Se alguém fica muitos anos sem se relacionar, pode ter ações que seriam classificadas como coisa de

9 respostas
Se alguém fica muitos anos sem se relacionar, pode ter ações que seriam classificadas como coisa de gente louca, esquisita? Pode não desenvolver senso ético, crítico, opiniões próprias, raciocínio, pode falhar em todas as habilidades humanas?
Louco ou esquisito são termos muito pejorativos para serem atribuídos as pessoas. Não existem loucos, existem pessoas com neuroses e transtornos não tratados. Ficar muito tempo isolado do mundo, somente cabe a eremitas ou a religiosos cuja fé exige esta atitude. Não se desenvolver moralmente é uma falha na formação da personalidade e não ter opinião própria é uma deficiência do self. A colocação exposta sugere a necessidade de uma longa psicoterapia. Procure um profissional terapeuta que com certeza vai lhe possibilitar encontrar um caminho para uma qualidade de vida melhor.

Olá,
Com certeza o isolamento exagerado faz com que seja mais difícil se relacionar com outras pessoas de forma saudável. É importante ter tempo para si mesmo, principalmente se for com a intenção de refletir, rever a própria vida, as relações com o mundo. Mas o ser humano é um ser sociável, que precisa e se desenvolve através das relações. Mesmo que seja difícil, é importante se relacionar. Se estiver com muita dificuldade, procure um psicólogo e veja se é o caso iniciar uma terapia, pode te ajudar bastante. Boa sorte.
Vivemos em um meio social e a sociedade é feita de interações, ou seja somos forçados a interagir o tempo todo, seja por motivos de trabalho, estudo, lazer. Ou seja, se a pessoa busca o isolamento ela se priva desse exercício de como saber se relacionar. Ela pode ter dificuldades sim relacionais, mas pode também procurar ajuda psicológica para entender os motivos do isolamento, se derivam de baixa auto-estima, medo de rejeição, ou simplesmente do fato de gostar de estar sozinha. O ponto de equilíbrio é o ideal e pode ser conseguido com terapia. Boa sorte.
O isolamento exagerado produz muitos sofrimentos, entre eles pode ser respostas inadequadas nas relações. Aprendemos a nos relacionar passando pela experiência. Os afetos se constróem quando interagimos com outros. Hoje isso tem sido um dos mais difíceis desafios, pois de alguma forma, devido a vida estar tão corrida, sobra pouco espaço para os afetos. A psicoterapia é um espaço rico para isso também ser modificado, pois na relação com o profissional já é trabalhada a socialização.
Permito-me inverter a causalidade na sua pergunta. Não é o isolamento que lhe criou as dificuldades que você lista, mas aposto que a sua pessoa, sua visão do mundo, enfim, você de um ponto de vista holista, deve estar carregad@ de experiências negativas, desde a infância, o que lhe impediu de se relacionar, pois os encontros de uma pessoa como você acontecem diferentemente do que a gente almeja. Poucas pessoas tem a força para compartilhar com você o que você viveu e expressa, de forma inconsciente, no seu comportamento.

Recomendo mudar de ponto de vista, não procurar defeitos em você nem lamentar o isolamento mas trabalhar para você se sentir melhor nesta vida. Automaticamente você vai se relacionar com mais éxito.

Este trabalho que recomendo pode ter muitas formas. A mais óbvia é sentar com um@ profissional de psicoterapia emocional, chamada de humanista ou centrada na pessoa, ou de psicanálise. Sem dinheiro, você pode se informar pela leitura para se entender melhor. Abraç
estou de acordo com a colega acima. Psicóloga Sueli.
Olá, respondo sim para todas as suas perguntas, pois o isolamento não é algo natural e saudável para nós, seres humanos. No entanto, percebo que sua questão vai muito além de uma simples resposta sim ou não. Em primeiro lugar: o que te levou a esse isolamento? Qual a visão que você tem sobre as outras pessoas? Quais são as suas necessidades pessoais? Há uma gama de perguntas que podem ser respondidas através da psicoterapia. Acredito que no caso citado, seria bacana uma avaliação.
Boa sorte!

Sueli Doniseti
Se afastar da convivência com outras pessoas não é um hábito saudável. Porém, é normal que você busque se relacionar com outras pessoas que acrescentem à sua vida. O afastamento do convívio social pode, juntamente com outros sintomas, se caracterizar um Transtorno Psiquiátrico, porém, é necessário realizar uma avaliação psicológica ou psiquiátrica para identificar o que está acontecendo e, dessa maneira, te passar as orientações de quais profissionais poderão lhe ajudar.
Oi! A interação social é algo que pode ser aprendida, não se preocupe. Procure um psicólogo. Ele vai ajudar! Boa sorte!