Sempre fui bem humorada, motivada e determinada. Mas, desde o final de 2016 sinto que não sou mais essa

26 respostas
Sempre fui bem humorada, motivada e determinada. Mas, desde o final de 2016 sinto que não sou mais essa pessoa. Não me lembro da última vez em que estive feliz, não tenho ânimo para a faculdade ou trabalho ou qualquer coisa, perdi um relacionamento de 5 anos nesse período. Posso estar com depressão?
Certamente o que você compartilhou comumente faz parte do quadro de muitas pessoas com depressão. Contudo, observe se o que você tem feito até então tem mudado seu estado. Para termos resultados diferentes é preciso criarmos condições diferentes. Não significa, porém, que você deve fazer isso sozinha. O fato é que há tratamento, há como reestabelecer a saúde mental com um trabalho sério e criterioso. Os gatilhos do estado em que você se encontra podem ser dessensibilizados com a Terapia EMDR. Este é um tratamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Sinta-se livre para entrar em contato. Forte abraço!

Sim, um dos sintomas da depressão é a falta de ânimo e energia para as tarefas diárias, e perda de interesse em coisas que antes despertavam prazer e satisfação. Observe também se sente falta de perspectiva/esperança, baixa autoestima, alterações no sono (falta ou excesso), alterações nos hábitos alimentares, pois estes são também sintomas de depressão. Profissionais da saúde como psicólogo e psiquiatra podem ajudar você neste momento. Com a terapia, é super possível você recuperar o prazer e alegria na vida, e construir para si uma vida que valha a pena ser vivida!
Terminar um relacionamento tão longo certamente é um luto muito grande. Importante pensar com psicólogo os porquês do término desse relacionamento e quais motivos levam a tamanha dor e desamparo sem essa pessoa em sua vida. Certamente as origens de sua dor são de muito antes, esse relacionamento pode ser atualizado. Talvez você não esteja sabendo cuidar de você. Busque um bom Psicólogo.
Se sintomas como humor deprimido e/ou anedonia (falta ou diminuição do prazer em atividades que geravam mais prazer no passado) estiverem associadas a outros sintomas (no minimo 4) como por exemplo, alteração na alimentação, alteração no sono, perda de energia e motivação, sensação de vazio, desesperaça, irritabilidade, pensamento de morte por mais de duas semanas, sim você pode estar com Depressão. Esse Transtorno Mental tem tratamento e a Terapia Cognitivo Comportamental tem boa eficácia na extinção dos sintomas segundo a literatura científica.
Olá. O diagnóstico de depressão deve ser feito com muita atenção e cuidado, entretanto, a falta de ânimo é sim um dos sintomas, assim como a relação com a perda de algo importante. Sugiro que busque uma avaliação psicológica para melhor compreensão do que está sentindo, o psicólogo (a) poderá te auxiliar. Duas ou três sessões psicológicas são suficientes para o fechamento dessa avaliação e indicação do melhor tratamento a fazer. Fico a disposição. Gislaine Chaves.
Mudanças não esperadas mesmo que sejam necessárias, podem afetar diretamente a nossa vida, e podem alterar a dinâmica psico emocional.
Recomendo consultar um Psicológo e relizar Psicoterapia para autoconhecimento.
Acredito que lhe ajudará na busca do equilíbrio e melhora na sua vida pessoal, familiar e familiar.
Abraços
Qualquer pessoa geneticamente e psicologicamente vulnerável à depressão está sujeita a desenvolver este transtorno, ao ser exposta a fatores desencadeadores, como por exemplo, o que você citou: término de relacionamento amoroso.

Estes "gatilhos"propiciam o desenvolvimento de sintomas nas áreas de humor, cognição e comportamento, típicos do transtorno depressivo.

Pelo seu relato isto já vem acontecendo, inclusive com prejuízos na sua vida acadêmica, laboral e social.

Não há tempo a perder! É importante procurar ajuda especializada com profissional da área da Psicologia para auxiliá-la a atravessar este período de dificuldades de forma a ter dias mais proveitosos e felizes.

Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
O ideal seria você procurar um profissional presencialmente, para ele te ouvir, te compreender, tirar algumas dúvidas que possam vir e chegar a um diagnóstico correto
Acredito que mais do que procurar um diagnóstico para o que está passando no momento, seria bom você falar sobre essas transformações que está vivendo, colocando em palavras os seus sentimentos e as mudanças que está passando, o que elas significam para você. Em relação se está com depressão ou não, é preciso ter um certo cuidado e atenção quanto a isso. O termo depressão foi muito banalizado nos últimos tempos, mas nem tudo é depressão. Às vezes a angustia e a tristeza por si mesmo podem causar mais sofrimento do que a depressão. Procure um psicólogo e/ou um psiquiatra. Eles poderão lhe ajudar a identificar o que está acontecendo quanto ao que nomeia de depressão. Tenha em mente que independente do diagnóstico que receba, o foco teve ser sempre a sua saúde.
Olá, A depressão afeta tanto o estado fisiológico, comportamental e psicológico, ressignificar o que te faz sofrer é o caminho para superação, a busca pelo tratamento psicológico e psiquiátrico é muito importante onde você poderá ter o conhecimento da causa. Abraços!
É possível, porém sugiro realizar uma consulta para um possível psicodiagnóstico.
Cuide-se. Algo mudou e precisa ser revisto.
Pode ser depressão sim, mesmo quando é leve pode trazer uma série de consequências que acabam fazendo você deixar sonhos e objetivos de lado. Todo quadro depressivo deve ser investigado melhor por um Psicólogo ou Psiquiatra, não espere para buscar ajuda. Quando o desânimo aparece deixamos de se alimentar direito seja pelo excesso ou falta de apetite, se exercitar, o sono se torna irregular ou conseguir aproveitar os prazeres da vida, isso já te dá um sinal que precisa ver o que acontece. Não deixe a depressão destruir seus sonhos, sempre podemos recomeçar, muitas vezes, até mais forte.
Olá! É possível que você viva sim um transtorno depressivo.

Contudo, essa nao é a única possibilidade. O engajamento pessoal em um relacionamento tão longo nos leva a dar sentido à nossa vida em base da relação e a perda desse relacionamento leva a consequente perda de sentido na vida.

Assim como você disse, anteriormente você era uma mulher alegre e disposta. Talvez seja questão de reencontrar-se.

O tratamento psicológico com uma base mais reflexiva pode bastante eficaz à sua situação vivida.

Caso tenha mais dúvidas ou queira conversar, fico a sua disposição.
O que você relatou, pode sim ser um sintoma de depressão, PORÉM para determinarmos o que realmente esta acontecendo no seu momento atual , eu sugiro uma avaliação mais especifica, para orientar a conduta do tratamento . Esta avaliação pode ser feita por um psicoterapeuta ou por um psiquiatra.

De qualquer forma, se você está observando este incômodo na sua vida, a procura de um profissional de saúde mental , me parece altamente indicada. Fico à disposição, ( Andrea Schneider: psicóloga, Gestalt-terapeuta. RJ/RJ )
Me parece que nos últimos tempos muitas coisas aconteceram.O fim de um relacionamento pode nos causar uma tristeza significativa.Em determinados períodos de nossas vidas certas situações e acontecimentos nos colocam diante do inesperado e das incertezas.No seu caso me parece que seria interessante se vc assim o desejar procurar um profissional, para te ouvir .Te possibilitando lidar com estes momentos difíceis e delicados.
Você relata o fim de um relacionamento de 5 anos e parece associar esta perda ao seu estado atual de desânimo. A perda de um relacionamento amoroso é sempre algo muito doloroso, comparável a perda por morte de pessoas queridas. Para superar esta perda é preciso uma elaboração, um trabalho do psiquismo, muito semelhante ao luto. Um tratamento psicanalítico pode ajudar neste processo, além de possibilitar a emergência de questões inconscientes que trarão luz a seu cado.
Pelo seu relato é possível levantar a hipótese que esteja ainda passando pelo luto dessa perda. Seria um luto patológico que requer tratamento, uma vez que pode estar te levando a um estado depressivo. Recomendo que procure um psicólogo para uma avaliação mais detalhada, caso seja necessário ele irá recomendar uma avaliação psiquiátrica também. Cuide-se.
Sim, pode ser depressão, através do seu relato podemos deduzir que existe uma falta de disposição/energia e uma tristeza que não passa, esses são alguns sintomas da depressão, porém para um diagnóstico mais preciso e correto recomendo que você procure por um profissional da saúde mental.
Você está sem esperança! Pode ser que primeiro veio a desesperança e isso ocasionou o fim do relacionamento, ou vice-versa. O fato é que a desesperança gera um desanimo muito grande. Será preciso resgatar a esperança em si mesma, em seu potencial e também a esperança no mundo. Para começar a engrenar nestes dois sentidos, para dentro e para fora, observe a qualidade de seus pensamentos, e jogue no "lixo", os destrutivos é disfuncionais e alimente-se daqueles que são construtivos e em prol do seu desenvolvimento,
Um abraço,
Léa
Você tem sintomas de transtorno depressivo e deve procurar um psicólogo para diagnóstico e tratamento. Sugiro avaliação da saúde geral com um médico clínico geral para descartar algum outro problema de saúde. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Ola
Os sintomas que você descreve podem estar relacionados com depressão, mas isso não significa que você esta com uma depressão. O ideal seria você procurar um(a) psicologo(a) para falar sobre essas questões e verificar possibilidades de tratamento. Mesmo que não seja diagnosticada com depressão se está te trazendo sofrimento seria importante um tratamento psicológico.
Olá,
Lendo os seus sintomas e vendo que você terminou um relacionamento de 5 anos, é provável que esteja vivendo o luto desse namoro. É normal se sentir triste e desamparada nesta situação. Tem chances da origem dessa dor se encontrar antes mesmo desse término. O importante, agora, é que você busque uma ajuda psicoterápica, para que possa trabalhar essa dor, as causas emocionais desses sintomas e, assim, passar por esse luto de uma forma mais leve.
Boa noite. O ideal é você procurar um psicologo, ele poderá avaliar seu caso e dar o parecer, você diz ter terminado um relacionamento. O termino de relacionamento envolve muitos sentimentos, dores, e angustias. Busque se cuidar, não se permita estar em um lugar de desvalorização. Faça terapia com um profissional que você possa se sentir segura para contar todas as suas angustias.
É possível que seja depressão sim. No entanto, além de buscar um psicólogo, é importante que você marque uma avaliação com um médico pois muitas vezes causas orgânicas podem figurar sintomas de doenças psiquiátricas como a depressão.
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
Se sintomas como humor deprimido e/ou anedonia (falta ou diminuição do prazer em atividades que geravam mais prazer no passado) estiverem associadas a outros sintomas (no minimo 4) como por exemplo, alteração na alimentação, alteração no sono, perda de energia e motivação, sensação de vazio, desesperança, irritabilidade, pensamento de morte por mais de duas semanas, sim você pode estar com Depressão.