Sim tenho um filho que tem comportamentos muitos estranhos tem alturas que fala sozinho outras que parece

5 respostas
Sim tenho um filho que tem comportamentos muitos estranhos tem alturas que fala sozinho outras que parece que esta vai lutar com alguem e por vezes torna se agressivo, o que posso fazer?
Olá! Não necessariamente isso significa que seu filho viva um transtorno. A questão da idade que seu filho tem iria influenciar em muito a questão disso ser ou não um transtorno.

Se falamos de uma criança isso pode ser um comportamento de jogo ou brincadeira - embora ainda possa ser relacionado a alguns transtornos dada às situações em que isso aparece. Caso isso se trate de uma pessoa mais velha isso pode estar relacionados a questões mais complexas.

Caso queira discutir a situação, fico à sua disposição.

Olá!

Antes de maiores discussões, é importante observar o contexto em que esta situação ocorre: (1) a idade de seu filho, (2) a situação ambiental em que este comportamento acontece, (3) se há alguma alteração clínica como febre, infecções, e até mesmo uso de alguns medicamentos, (4) personalidade prévia do filho, (5) histórico familiar de algum transtorno psiquiátrico.

Na dúvida, converse isso com algum profissional pessoalmente. Certamente será melhor elucidado!
Procure um psiquiatra. Se for criança ou adolescente, procure por um especialista na infância. O psiquiatra é o especialista para avaliar se os comportamentos são esperados para a idade, entender o contexto é orientar você sobre como proceder e, se for o caso de um transtorno, qual o melhor tratamento.
Olá! Se você está se sentindo incomodada com essas situações, indico que você busque profissionais que possam fazer avaliações mais precisas sobre os comportamentos do seu filho. Acredito que um psiquiatra e um neuropsicologo possam te auxiliar de imediato.
Até os 6 anos de idade, a criança vive um estágio do desenvolvimento no qual ela ainda não distingue muito bem o que é fantasia dela e o que é realidade, é um estágio natural do desenvolvimento humano que não configura, por si só, uma patologia. Posteriormente, a criança pode lançar mão de imaginar situações (como situações de luta) para se divertir e se ela tiver claro para ela que é só uma brincadeira, que o que ela imagina não é realidade concreta, está tudo bem, é apenas uma brincadeira. Com relação às agressividade, todos temos agressividade em nós desde crianças, a questão é o que fazemos com ela. Imagino que haja contextos nos quais surgem essa agressividade, nesses contextos podemos observar o significado dessa expressão de agressividade. De toda forma, para te responder com maior precisão, eu precisaria de mais informações sobre o que está acontecendo.
Um abraço!