Sou diagnosticada com TOC e TAG, é normal possuir algumas estereotipias quando se está muito ansiosa

27 respostas
Sou diagnosticada com TOC e TAG, é normal possuir algumas estereotipias quando se está muito ansiosa ou isso é característica apenas do autismo?
Quando fico ansiosa tbm fico sensível a sons (principalmente falas um pouco mais altas) da vontade de fugir (sinto q fossem me atacar), seria parte do conjunto da ansiedade?
As estereotipias são movimentos repetitivos geralmente com o objetivo da autorregulação e para se sentir mais calmo. Muitas pessoas tem estereotipias, porém elas são mais evidentes em pessoas com TEA, elas podem trazer algum prejuízo ou não, depende do caso. Quanto a sensibilidade a sons ela pode sim estar relacionada a ansiedade, isto acontece em alguns casos. Espero ter ajudado!

A estereotipia pode fazer parte de traços de uma pessoa com TEA , mas para um diagnostico mais elaborado e pontual é necessario um profissional , psicologo e para TEA um neuropsicologo. O Toc gera muita ansiedade e desconforto , a sensibilidade aaos sons é tb, uma caracteristica, se acompanhada de pensamentos intrusivos , o desconforto do processo , acaba por fragilizar o ndividulo , tornando-o mais sensivel a certos sons, gerando tambem evitaçoes( de lugares, objetos e tb de locais com muito barulho), muitas duvidas, sobre assuntos diversos, medo de contaminaçoes , e outros mais. Mesmo assim se vc esta tomando medicação é tm interessante procurar um terapeuta , inumeras sao as abordagens com sucesso , desde a terapia conginita , EMDR, psicanalise, e outras tantas, é interessante vc ler um pouco e procurar um terapeuta com a a abordagem que mais apresentou respostas as suas duvidas. Espero ter ajudado.!
Olá querida! Não daria para chamar de esteriotipias e sim de sintomas esse desconforto em relação a sons mais altos. Provavelmente os sons mais altos te remete a vivências passadas da infância ou adolescência que não estão ainda a nível da consciência. Sugiro que busques um acompanhamento psicológico. Te garanto que irá te fazer bem...
Abraço carinhoso!
As esteriotipias podem sim estar relacionadas à ansiedade, pois são movimentos que, de certa forma, direcionam o estresse da mente para o corpo. Porém, seria interessante uma avaliação do caso com um psicólogo e/ou psiquiatra.
Um abraço
Olá, boa noite e obrigado por compartilhar parte de suas vivências.
Os sintomas que pontuou fazem parte sim da ansiedade.
Em relação a estereotipias elas podem sim serem causadas por ansiedades, são movimentos repetitivos com o objetivo de uma autorregulação, ou seja, diminuir a ansiedade e buscar um equilíbrio.

TRATAMENTO: Para o tratamento é interessante pensar que precisa de um psicólogo e fazer psicoterapia, assim acompanha-la e aliviar as causas da ansiedade e também ensinar técnicas para o controle da mesma.
Pode se dar por auto regulação ansiosa, oque ajuda a relaxar a mente quanto ao estresse provocado por alguma condição ou momento. Tem periodos na adolescências ou e na infância que podem ocorrer, independente da preocupação com algum diagnóstico associado. Nem todo nossas reações comportamentais por exemplo, são por existência de alguma patologia.
A partir do seu relato, levanto a hipótese de que essas estereótipias sejam uma maneira de controlar aquilo que te deixa tensa e ansiosa. Colecionar diagnósticos de TOC, Ansiedade e Autismo talvez não seja o melhor caminho. Por isso sugiro que você direcione o seu foco de atenção aos gatilhos da sua Ansiedade na tentativa de elaborar respostas mais elaboradas em vez do comportamento estereotipado. Um acompanhamento Psicológico de qualidade vai te ajudar bastante neste sentido. Abraços.
Oi... penso que os sintomas que você descreve tem muito a ver com a ansiedade. O diagnóstico é necessário para um tratamento medicamentoso mais assertivo mas ele não define quem você é. A melhor maneira de se compreender, tanto os sintomas quanto á própria ansiedade, é buscando a ajuda de um bom tratamento psicológico. Nesta época em que vivemos, sintomas de ansiedade também estão se manifestando, por isso, estamos atendendo on line ok? Um abraço.
Vou ser bem direta com você. A ansiedade em determinados níveis já é uma resposta em si de que algo não está indo bem. Ansiedade subtratada vira uma máquina de sintomas. Há uma forma eficaz para o rebaixamento da ansiedade e sintomas físicos relacionados. Terapia EMDR + Pain management. ENtre em contato e saiba mais.
Olá! Se sentir incomodada com sons pode ter relação com a inquietação gerada pela ansiedade, o que causa irritação. A estereotipia é uma tentativa de autoregulação, que pode surgir pela necessidade de se acalmar, baixar a ansiedade. Busca ajuda! Tem formas de te ajudar a viver melhor. Procura um psicólogo. Um abraço!
Olá! A ansiedade pode esta ativando esses sintomas. A estereotipia pode fazer parte de uma pessoa com TEA, mas nesse caso, me parece que esta mais ligada a ansiedade. O indicado seria uma consulta com um psicologo para um diagnostico mais assertivo. Espero ter ajudado um pouquinho, melhoras.
Olá! O quadro relatado dá a impressão de que o neurotransmissor da adrenalina (luta/fuga) está em ênfase, comum também nas crises de ansiedade.
Não é característica apenas dos pacientes diagnosticado com autismo, mas também inerente aos seres humanos quando estão utilizando as por relaxamento, ou em alguma outra situação.
Olá. Não entendi muito bem o seu diagnóstico, se foi de autismo, ou só Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que são ambos transtornos de humor. O que o TEA tem de sintomas constitui muito de esteriótipos mesmo, por isso sempre é bom procurar um profissional para esclarecer suas dúvidas. Pelo que me relatou, hipersensibilidade a sons e vontade de fugir são sim sinais de ansiedade, e o seu corpo tem reagido a isso. Seria necessário saber da onde vem a ansiedade, talvez diferencie os três transtornos, e você se conheça melhor para saber em qual deles você se enquadra.
Bom dia! Na sua pergunta você comenta de sua ansiedade. No meu ponto de vista você já esta dando a resposta. Primeiro tem que baixar a ansiedade para poder ver seus outros sintomas, que tal vez sejam associados. Mas para saber com certeza precisa ter uma avaliação. Procure um psicólogo de sua confiança. Eu atendo online. A sua disposição!
Olá,
O Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG) é caracterizado, como o próprio nome diz, por uma ansiedade exacerbada, que gera um desequilíbrio emocional muito forte. Quando isso ocorre, é preciso encontrar formas de se reorganizar e minimizar o sofrimento vivenciado. Uma das maneiras de realizar isso é criando alguns comportamentos, que você denominou de estereotipias. Porém, na realidade são formas de auto controle, fundamentais para um momento de desespero como esse.
Com a ansiedade elevada, os nossos sentidos também ficam mais sensíveis, como se todo o corpo ficasse em alerta para um possível ataque. Provavelmente é por isso que os sons te incomodam.
O tratamento mais eficaz para o TOC e a TAG são medicamentos prescritos por um psiquiatra e um processo psicoterápico com um psicólogo qualificado para que você possa conhecer mais profundamente os motivos que te leva a produzir tanta ansiedade.
Espero ter te ajudado! Boa sorte nesse percurso!
Um abraço
A vontade de fugir, a sensibilidade com sons e as estereotipias podem surgir sim em casos de transtornos de ansiedade, no seu caso, o TOC e o TAG. A fuga pode surgir como uma forma de negação daquela realidade considerada difícil para o sujeito, sendo que, nesse caso, ele enxerga os desafios de forma amplificada, enquanto que enxerga sua capacidade de enfrentamento de forma subestimada. Já a sensibilidade aos sons é uma reação fisiológica que pode aparecer em alguns indivíduos durante crises de ansiedade, é uma resposta adaptativa com função de proteção. E as estereotipias podem surgir como formas de alívio dessa ansiedade, na medida em que um movimento repetitivo libere energia acumulada ou mesmo funcione como um ritual supersticioso. A ansiedade funciona como um alarme que acende frente aos sinais de perigo, porém, o prejuízo ocorre quando esse alarme fica sensível demais, ou seja, quando ele toca sem necessidade aparente. Será necessário fazer um trabalho profundo de autoconhecimento. Entender quais são os gatilhos para você ficar ansiosa, quais são os pensamentos obsessivos, quais são os comportamentos compulsivos, quais são as suas interpretações disfuncionais diante de cada evento da vida, quais são seus reais desejos e necessidades. E, assim, possibilitar estratégias de enfrentamento mais adequadas. Possibilitar caminhos que te levem a atender suas necessidades emocionais, que te levem a realizar seus desejos, a enfrentar seus medos, a aprender técnicas de relaxamento e a se apropriar de você mesma e flexibilizar crenças enrijecidas e prejudiciais. Fico á disposição para maiores dúvidas!
Ola,
Sim as pessoas com TOC possuem algumas condutas de estereotipia, e parece melo seu relato que tem tudo a ver. Importante seguir o tratamento médico e manter-se em terapia.
abç
Para um psicodiagnóstico adequado a partir dos sintomas que você relata, sugiro que agende uma consulta com médico psiquiatra que atue de modo integrado com um psicologo a fim de estabelecer seu tratamento. Recorrer à internet para respostas rápidas pode aumentar a ansiedade e não necessariamente contribui para sua saúde psíquica e qualidade de vida.
Os sintomas que você falou e vários outros fazem parte do "pacote" de ansiedade. Porém os sintomas não tem um padrão, por exemplo, numa determinada situação você pode apresentar vontade de fugir, em outra pode ser sudorese excessiva e em outra taquicardia. E por não ter padrão, acredito que lhe dá essa noção de estereotipia, mas tudo o que você traz são sintomas de ansiedade. Espero que você já faça tratamento, pois pode viver de uma maneira mais leve e até sem esses sintomas. Abraços!
Eu diria que é esperado, não normal. Os sintomas acima citados fazem parte da ansiedade. Sugiro que faça tratamento psicoterápico para que consiga viver de maneira autônoma e com maior qualidade de vida.
Boa tarde, querida, comportamento semelhante às estereotipias do autismo (TEA) se apresenta nos transtornos ansiosos da Psicopatologia, nos quais o TOC e o TAG estão enquadrados. Quando uma pessoa com TOC está ansiosa e quer canalizar essa ansiedade, para ter algum controle sobre a própria vida, ela desenvolve os chamados "rituais". Um exemplo de ritual é: antes de sair de casa a pessoa fica muito ansiosa, então tem que ir no banheiro, caso não for, não consegue sair de casa. Ademais, no banheiro tem que ter certeza que fez tudo, e até se questiona se já fez o necessário, e isso pode fazer com que se atrase nos compromissos. Outro relato que já presenciei, é de antes de dormir, o indivíduo tem que verificar se todas as portas estão trancadas, três vezes, para ter certeza. Caso contrário, não irá conseguir dormir, sendo que dormir significa um tipo de perda de controle sobre a vida; porque naturalmente para se adormecer, tem que sair do estado de alerta. No TAG também é presente comportamentos para canalizar a ansiedade como balançar a perna. Sobre os sons altos que você tem sensibilidade, isso é natural, porque também é um aspecto que você não tem controle; e se não pode controlar, se esquiva (foge) da situação. Recomendo que procure um(a) profissional psicólogo(a), porque se você sentir que o TOC e o TAG estão atrapalhando sua vida, você pode ter o auxílio necessário para diminuir os sintomas que lhe incomodam ou até os extinguir, podendo obter maior bem-estar na sua vida.
Olá,
Pode ser sim todo um conjunto de sensações causadas pela ansiedade. Quando pensamos em ansiedade e seus sintomas temos que levar em consideração a experiência singular de cada pessoa sobre a ansiedade.
Abs
Olá! Está relacionado sim... Sugiro que procure um psicólogo da linha terapia cognitiva comportamental para ajudar com técnicas adequadas para conseguir ter o controle da ansiedade, dos comportamentos e pensamentos gatilhos que identificar no processo terapêutico.
Olá! Os sintomas que você relatou parecem estar relacionados à autorregulação emocional, o que é presente em casos de TAG e TOC. Nesse caso, é possível explorar algumas técnicas de manejo e regulação emocional para situações como essa. Não deixe de consultar um profissional especializado. Espero tê-lo(a) ajudado(a)!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 110
Olá, todos os sintomas estão relacionados a ansiedade ou uma forma de defesa. Sugiro iniciar acompanhamento psicológico para tratamento desses sintomas a fim de lidar com esse sofrimento e ter uma vida mais saudável. Estou a disposição. Melhoras! Um abraço.
Olá. Movimentos repetitivos podem estar relacionados a TOC e TAG, já que são mecanismos de regulação da ansiedade, embora mais observados em pessoas com TEA.