TDAH deve ser tratado por ou Psiquiatra ou um Psicólogo?

16 respostas
TDAH deve ser tratado por ou Psiquiatra ou um Psicólogo?
O TDAH é um transtorno q atinge simultaneamente o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional do indivíduo. Estas áreas constituem objeto de trabalho de profissionais como psiquiatras e psicólogos. Uma vez diagnosticado, o paciente (criança, adolescente ou adulto) deve iniciar o tratamento multidisciplinar q abrange profissionais da área da saúde - psiquiatra, psicólogo, área pedagógica e os pais da criança ou adolescente.

Olá,
O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, demanda uma atenção multiprofissional. A primeira linha de atenção geralmente é terapêutica, com orientação de pais, sem grandes sucessos comportamentais é necessário o uso de medicamentos, os psicoestimulantes são a categoria de medicamento mais comum no tratamento do TDAH, como Venvanse e Ritalina.
Contudo, vale lembrar que é muito difícil um profissional fechar esse diagnóstico em idades muito precoces.
Recomendo que procure um profissional de sua confiança que esteja apto a fazer esse diagnostico e faça o acompanhamento.
Vale lembrar que quando bem tratado o TDAH, os sintomas desaparecem quase totalmente deixando apenas alguns traços comportamentais que podem ser aprimorados com a terapia Analítico-Comportamental.
Atenciosamente
Prezado!
Procure por um médico psiquiatra ou neurologista, logo em seguida fará uma avaliação Neuropsicologica para investigar as funções cognitivas para confirmar o diagnóstico e entrar com a medicação se necessário.
Abraços
Olá!!!
Como o colega falou se tem grandes ganhos com um equipe multiprofissional. Psicólogo, psiquiatra, psicopedagogo, terapeuta ocupacional... Tudo de acordo com a demanda da criança. O diagnóstico não pode ser confirmado antes da idade escolar, e apresentado em vários lugares, não só no ambiente escolar, por exemplo. Outro ponto importante é com relação à medicação: somente um médico pode receitar, e este diagnóstico precisa ser bem feito e observado os efeitos da medicação. O ideal é que os profissionais se conversem e troquem informações para ter o melhor diagnóstico. Preste atenção e procure tirar suas duvidas com eles. Hoje em dia é muito comum este diagnóstico, mas nem sempre confirmado quando bem analisado. Espero ter ajudado! Obrigada!
Conforme os demais colegas responderam o Tdah merece uma atenção interdisciplinar, na qual os profissionais possam juntos atender às demandas do paciente. Acrescento também o envolvimento da família junto ao atendimento para que a criança/jovem/adolescente possa ser compreendido em sua totalidade e que todos o ajudem nesse processo.
olá! O tratamento vai depender muito do prejuízo que os sintomas acarretam na vida da pessoa, da idade, do tipo do transtorno, da apresentação dos sintomas quer sejam predominantemente desatenta, hiperativa/impulsiva ou combinada (ambos). É interessante passar por um médico (neurologista/psiquiatra) que deverá encaminhar para uma avaliação neuropsicológica. Com esse resultado em mãos (relatório neuropsicológico) o médico fará os encaminhamentos necessários para psicopedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo, neuropsicólogo - para reabilitação ou outros que se fizerem necessários, além do apoio medicamentoso, se for o caso.
Olá ! O diagnóstico para TDAH deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, assim como seu tratamento. Hoje muito se fala em TDAH e já vi casos de pessoas se automedicarem por "acharem" serem portadoras de déficit de atenção por causa de pouca atenção e impulsividade. Procure profissionais experientes para o diagnóstico e tratamento. Abraços!
Atualmente o tratamento sempre precisa de um psicólogo uma vez que melhores comportamentos precisam ser aprendidos. As multiplas linhas de Psicoterapia tem multiplas contribuiçoes que precisam ser utilizadas para que o tratamento seja eficaz. Um famoso psiquiatra de Salvador, conhecido internacionalmente, foi corajoso ao declarar em suas palestra que " REMEDIOS NAO CURAM CONFLITOS".
Olá!
O ideal é um tratamento multidisciplinar ou seja é importante o acompanhamento de um psiquiatra e de um psicoterapeuta.

Boa sorte!
Concordo com a fala dos colegas sobre o acompanhamento multiprofissional no tratamento do TDAH, reforço apenas a necessidade de introdução da Avaliação Neuropsicológica, que permite, não apenas o diagnóstico, mas a diferenciação de um distúrbio secundário a um quadro de ansiedade, nervosismo ou mesmo preocupações, além de possibilitar estimar o grau de preservação e o de comprometimento das funções cognitivas.Possibilitando o reconhecimento de problemas e o encaminhamento e intervenção adequados pela equipe multidisciplinar, com acompanhamento
de família e escola( no caso de crianças).
olá! Depende de cada caso e como se manifesta as reações de TDAH, uma equipe multidisciplinar é sempre bem vinda para atingir objetivos de uma forma assertiva! Nem sempre psiquiatra é necessário, quase sempre neurologista sim, devido a medicação, e outros profissionais como psicólogo, psicopedagogo, neuropsicólogo, professor particular, atividade física... entre outros são necessários. Mas é importante lembrar que há prioridades, não se deve sobrecarregar, ainda mais se for em idade escolar. Estabeleça prioridades e boa sorte! Qualquer dúvida estou a disposição!
Olá! O TDAH é uma síndrome neurocomportamental e afeta diferentes áreas da vida da pessoa. Se você tem tdah deve perceber bem isso, não é mesmo? Desta forma, um tratamento multidisciplinar com psiquiatra ou neuropsiquiatra, neuropsicólogo, psicólogo comportamental e psicopedagogo poderia ser ideal. Porém, há que se considerar as particularidades de cada caso, as reais possibilidades do paciente e também os impactos que o transtorno pode estar causando na vida deste. Através de uma avaliação neuropsicológica identificamos déficits cognitivos e alterações comportamentais advindos do transtorno. Assim, com base no exame clínico do médico, juntamente com as considerações da avaliação são possíveis orientações mais adequadas para o tratamento. Espero ter ajudado. Boa sorte.Abraço!
O TDAH, deve ser tratado pelos dois profissionais. Pelo psicólogo, porque este irá oferecer suporte emocional e trabalhar na pessoa que possui o transtorno, habilidades importantes para ela conviver melhor com esta condição, que a acompanhará a vida toda. Já o psiquiatra, irá atuar na parte neuronal e biológica do paciente, receitando medicamentos necessários ao mesmo, devido às alterações na região frontal do cérebro do TDAH, que promovem as dificuldades em prestar atenção,de memória, no autocontrole, organização e planejamento.
O tratamento de TDAH é uma combinação de orientação aos pais e professores, com medicamentos e uso de técnicas específicas utilizadas com o portador do transtorno.
Portanto é necessária a busca de um médico - psiquiatra ou neurologista - o qual fará uma avaliação do quadro clínico para confirmar o diagnóstico e indicará outros profissionais no tratamento, conforme o quadro clínico, dos quais esses profissionais poderão ser um psicólogo e um fonoaudiólogo, neste caso, quando há simultaneamente algum quadro de dislexia também.
Vale salientar que a colaboração e participação ativa da família e da escola é fundamental no tratamento.
Olá! Conforme mencionado acima, o tratamento mais indicado costuma ser o multiprofissional. É importante que seja feita uma avaliação cognitiva e a partir daí, os tratamentos serão planejados. O psiquiatra irá verificar a necessidade do medicamento e o psicólogo atuará com psicoterapia e com a estimulação cognitiva de modo geral.
Deve ser tratado pelo psiquiatra e pelo psicólogo simultaneamente, se possível.