TDAH, qual exame para saber se tem? Pois meu filho foi diagnosticado com isso só através de consulta

5 respostas
TDAH, qual exame para saber se tem? Pois meu filho foi diagnosticado com isso só através de consulta avaliação sem fazer exames
Um exame neuropsicológico com um neuropsicólogo pode ajudar a lhe responder isso.

Em primeiro lugar, é necessário que a criança apresente um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfira no funcionamento e em seu desenvolvimento. Para fazer o diagnóstico os sintomas precisam manifestar-se em dois ambientes distintos. Em geral, eles ocorrem em casa e na escola. Em segundo lugar, a avaliação neuropsicológica é recomendada como instrumento auxiliar para o fechamento do diagnóstico. Abraço
Olá! Tudo bem?

A avaliação de TDAH deve ser feita por um neuropsicólogo, que deverá encaminhar para um psiquiatra fazer o diagnóstico. Muitas vezes o diagnóstico não precisa de exames, mas isso não é verdade para todos os casos. Espero ter ajudado!
Olá! Tudo bem? A família já percebe algo diferente na sua criança e, quando esta vai para a escola, que é o primeiro local social frequentado pela criança, é lá que são feitas as observações que se destacam. A partir dessas observações, da família e principalmente da escola, onde a criança demonstra algum comportamento e ou dificuldades cognitivas que se destacam, a escola sinaliza para a família e solicita uma avaliação com um psicopedagogo. Esse, irá fazer uma avaliação fundamentado em uma anamnese e testes específicos para o levantamento das dificuldades cognitivas dentre outros, que irão nortear a família e a escola da necessidade, não só de avaliação com neuropediatra (só esse profissional poderá dar o diagnóstico), como também, fonoaudiólogo, psicólogo, TO (equipe multidisciplinar).
Muitas vezes, não precisa de diagnóstico, basta a mudança na conduta da professora, colegas ou da família... Cada caso é um caso. Afinal, pessoas são seres singulares.
Espero ter ajudado!
Fique tranquila, vai dar tudo certo com seu filho!!!

Olá! O neuropediatra geralmente faz uma avaliação clínica do paciente, levando em consideração os sintomas apresentados e o histórico médico. Além disso, ele pode solicitar exames complementares, como testes neuropsicológicos, EEG e exames de imagem cerebral para confirmar o diagnóstico de TDAH. É importante lembrar que cada caso é único e o tratamento é individualizado, podendo incluir medicação, terapia comportamental e acompanhamento multidisciplinar. Quanto à medicação, o neuropediatra baseia-se não apenas no informe psicopedagógico, mas também em sua experiência clínica e nas diretrizes terapêuticas recomendadas para cada caso. Em caso de dúvidas, é sempre importante buscar esclarecimentos com o médico responsável pelo acompanhamento do seu filho. E, se quiser esclarecimentos mais específicos, uma teleconsulta com um neuropediatra pode ser uma ótima opção. Espero ter ajudado! Fico a sua disposição para mais esclarecimentos!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800