TDAH, qual exame para saber se tem? Pois meu filho foi diagnosticado com isso só através de consulta
4 respostas
TDAH, qual exame para saber se tem? Pois meu filho foi diagnosticado com isso só através de consulta avaliação sem fazer exames
Um exame neuropsicológico com um neuropsicólogo pode ajudar a lhe responder isso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em primeiro lugar, é necessário que a criança apresente um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfira no funcionamento e em seu desenvolvimento. Para fazer o diagnóstico os sintomas precisam manifestar-se em dois ambientes distintos. Em geral, eles ocorrem em casa e na escola. Em segundo lugar, a avaliação neuropsicológica é recomendada como instrumento auxiliar para o fechamento do diagnóstico. Abraço

Olá! Tudo bem?

A avaliação de TDAH deve ser feita por um neuropsicólogo, que deverá encaminhar para um psiquiatra fazer o diagnóstico. Muitas vezes o diagnóstico não precisa de exames, mas isso não é verdade para todos os casos. Espero ter ajudado!

Olá! Tudo bem? A família já percebe algo diferente na sua criança e, quando esta vai para a escola, que é o primeiro local social frequentado pela criança, é lá que são feitas as observações que se destacam. A partir dessas observações, da família e principalmente da escola, onde a criança demonstra algum comportamento e ou dificuldades cognitivas que se destacam, a escola sinaliza para a família e solicita uma avaliação com um psicopedagogo. Esse, irá fazer uma avaliação fundamentado em uma anamnese e testes específicos para o levantamento das dificuldades cognitivas dentre outros, que irão nortear a família e a escola da necessidade, não só de avaliação com neuropediatra (só esse profissional poderá dar o diagnóstico), como também, fonoaudiólogo, psicólogo, TO (equipe multidisciplinar).
Muitas vezes, não precisa de diagnóstico, basta a mudança na conduta da professora, colegas ou da família... Cada caso é um caso. Afinal, pessoas são seres singulares.
Espero ter ajudado!
Fique tranquila, vai dar tudo certo com seu filho!!!


Especialistas

Joana Benito

Joana Benito

Psicólogo

Rio de Janeiro

Maria Inês Santana de Oliveira

Maria Inês Santana de Oliveira

Psicólogo, Terapeuta complementar

Aracaju

Luzlaine Araújo de Carvalho

Luzlaine Araújo de Carvalho

Psicanalista, Psicólogo

Campinas

Grazieli Bartz

Grazieli Bartz

Psicólogo

Florianópolis

Erlaine Chaves Machado

Erlaine Chaves Machado

Psicólogo

Valinhos

Madelaine Beleboni

Madelaine Beleboni

Psicólogo, Psicopedagogo, Psicanalista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 264 perguntas sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.