Tenho 18 anos, atualmente na faculdade de Direito, existem apenas 2 coisas que eu gosto, que são can

5 respostas
Tenho 18 anos, atualmente na faculdade de Direito, existem apenas 2 coisas que eu gosto, que são canetas tinteiro e aviões, não tenho problema em falar em público mas não consigo me relacionar bem com pessoas, as vezes entro em pânico ao tentar falar com uma pessoa... acontece às vezes. As vezes fico triste. Ja me falaram (o dep. SOEP da minha época de escola) que eu teria algum transtorno ou síndrome - de depressão à asperger - e me aconselharam a procurar um psicólogo por fora ou um psiquiatra. sempre tive medo de procurar um especialista. Tenho medo de ficar em “rodinhas” de amigos mas não tenho problema algum à apresentar algum trabalho ou debater algum ponto de vista em sala ou para mais pessoas. Dizem que eu sou muito ignorante e “sincero” literalmente entre aspas, é oq me falam.
Oi, tudo bem? boa tarde! É importante procurar sim um psiquiatra, pois se concluída a Depressão, é uma doença que gera sofrimento e precisa de tratamento, agora se concluído Síndrome Asperger, esta em si não precisa de tratamento, mas se existem sintomas de sofrimento e/ou prejuízo junto à ela, como ansiedade extrema, fobia social estes sintomas sofríveis necessitam de tratamento também. Com a posterior melhoria em seus neurotransmissores aí posteriormente seria muito bom iniciar de forma adjuvante uma psicoterapia com psiquiatra ou psicólogo focado na empatia, teoria da mente ( leitura das pessoas e dos ambientes sociais) e etc conforme observado em seu caso pelo profissional que você acabar por procurar. =)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Fazer algum diagnóstico pelo o que relatou seria uma forma descuidada de proceder. Existem inúmeras possibilidades dentro de comportamentos como os que você cita, é preciso que você fale mais sobre sua história de vida e de suas questões que vão além dessas manifestações. Aconselho que procure um profissional de saúde mental para que elabore isso da melhor forma. Sei que às vezes é difícil e pode-se enfrentar momentos de resistência para procurar um profissional, mas é muito importante que você aposte no seu desejo e dê o primeiro passo. Espero ter contribuído!
Concordo com as colegas acima. Procure um psiquiatra para avaliar, diagnosticar e medicar, proporcionando alívio dos sintomas e você conseguir lidar com o problema de forma mais tranquila. A psicoterapia irá ajudar a compreender a situação - porque há momentos que consegue interagir (falar em público) e em outros não consegue (rodinha de conversa). O psicólogo irá auxiliar nessa busca por respostas, além de contribuir no entendimento e identificação dos pensamentos, comportamentos que devem ser alterados e no desenvolvimento de habilidades sociais, controle emocional para que consiga se relacionar, tendo assim uma vida mais saudável e feliz.
Olá, Tudo bem?
Embora não seja totalmente da minha área de atuação, eu sugeriria a você procurar um neurologista para um diagnóstico, para ser confirmado ou não o diagnóstico citado. Sugiro também, uma terapia com psicólogo, para você trabalhar essas questões comportamentais e emocionais, para que você consiga conviver de forma saudável com as pessoas a sua volta, sendo uma pessoa mais tranquila e com certeza, mais feliz.
Um abraço. Espero ter ajudado!
Olá! Não necessariamente esses comportamentos que relatou estão relacionados a algum transtorno. As vezes os diagnósticos são sugeridos de forma precipitada. Seria importante buscar um psicólogo para poder falar mais sobre você, a fim de alcançar maior autoconhecimento e lidar de uma forma melhor com as questões que te aflige.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Paulo Ricardo Ferreira

Paulo Ricardo Ferreira

Psicólogo

Fazenda Rio Grande

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 117 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.