Tenho 39 anos, voltei a estudar recentemente. Tenho dificuldades e muita falta de atenção, perco o

8 respostas
Tenho 39 anos, voltei a estudar recentemente. Tenho dificuldades e muita falta de atenção, perco o foco constantemente e me vejo longe em pensamentos. Gostaria de um especialista que possa me ajudar, qual o melhor a procurar?
Você é bastante jovem para achar que pode ser por causa da idade. Pode ser que você tenha o pensamento acelerado, preciso saber se o estudo que você esta fazendo é prioridade na sua vida. Somente após uma triagem poderá ser feito um diagnóstico. Procure um psicólogo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A atenção consiste na seleção da informação necessária, processamento dos programas seletivos de ação e manutenção de um controle permanente de tais processos. O desenvolvimento da atenção passa pelo desenvolvimento de mecanismos cerebrais inibitórios. Portanto é necessário uma avaliação e intervenção neuropsicológica que podem identificar as defasagens e organizar um tratamento de reabilitação ou habilitação das funções cerebrais que estejam interferindo em sua capacidade de atenção. A psicoterapia entra como uma ferramenta de tratamento neuropsicológico que também utiliza atividades para auxiliar na habilitação cerebral. Procure um médico neurologista e um psicólogo especialista para uma bateria de avaliação Neuropsicológica. Com uma equipe multidisciplinar, o seu tratamento terá um sucesso efetivo.
Em casos de dificuldade de atenção/concentração é fundamental passar por uma investigação. Procurar um neuropsiquiatra, realizar um avaliação neuropsicológica para investigar o funcionamento cognitivo. O tratamento pode ser uma intervenção de reabilitação e/ou tratamento com psicoterapia cognitivo-comportamental.
Do ponto de vista da saúde mental, rebaixamento do humor (humor depressivo ou deprimido) e estresse/ansiedade devem ser os primeiros pontos a serem investigados como causa para falta de concentração e/ou memória. Afastadas as causas orgânicas pelo seu clínico geral, consulte um psicólogo de sua confiança. Particularmente sou contra especialismos de primeiro momento, nada substitui um bom clínico; médico e psicologo.
Bom dia. Existem 03 especialidades principais que podem lhe ajudar: neurologista, psiquiatra e psicólogo. Mesmo sendo profissionais com títulos da especialidade você precisará encontrar um que tenha o conhecimento em Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade. O passo seguinte será você passar por uma avaliação minuciosa para conseguir identificar se é um TDAH ou não e caso seja um TDAH, se existe algum outro transtorno associado. A avaliação correta deve ser realizada por um médico (entrevista de anmese minuciosa) e por um psicólogo especialista no assunto (que irá fazer uma bateria de testes psicológicos e entrevistas específicas). Com todas essas informações os profissionais poderão te sugerir o tratamento (se será necessário alguma medicação ou se o trabalho da psicoterapia com enfoque na terapia cognitivo-comportamental) já será o suficiente. Abraço
Um neurologista podera ajudá-la no caso de um possível Transtorno de déficit de atenção. Entretanto, um psicóloga poderá ajudar a identificar o que está acontecendo e mantendo sua falta de atenção.
Procure um psiquiatra que tenha experiência em Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. Após uma avaliação poderá realizar um tratamento bem sucedido e resolver essas dificuldades na aprendizagem. Não perca tempo e termine por prejudicar os seus objetivos! A psicoterapia vai te ajudar a recuperar a auto confiança com também corrigir os seus problemas cognitivos (Terapia Cognitiva Comportamental, AT, PNL).
Um psicólogo com a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental pode ser um profissional relevante para essa questão. Além de uma avaliação construída com você sobre seu momento atual, ele fará uso de técnicas que contribuem para o melhor aproveitamento do seu tempo, maior organização, redução de procrastinação e distração e maior equilíbrio cotidiano nas suas áreas da vida.

Especialistas

Ana Carolina Praça Cirino

Ana Carolina Praça Cirino

Psicólogo

Rio de Janeiro

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Paola Alves

Paola Alves

Psicólogo

Campinas

Kristhian Schneider

Kristhian Schneider

Generalista

Belo Horizonte

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.