Tenho 48 anos e desde de pequena tenho dificuldades de aprender. Até hoje tenho serias dificuldades

21 respostas
Tenho 48 anos e desde de pequena tenho dificuldades de aprender. Até hoje tenho serias dificuldades de compreender o que leio. Isso sempre atrapalhou minha vida. Também sempre tive os sentidos muito sensíveis, principalmente a
audição. Fico muito incomodada e perturbada com barulhos, ruídos, todo tipo de som. Fui uma criança muito ansiosa e a ansiedade piorou depois da fase adulta. Todos esses sintomas pioram muito depois
que tive o Câncer de mama e passei por todo processo de químioterapia radioterapia.
Que profissional deve procurar para ter a certeza do meu diagnóstico e ter o devido tratamento?
Olá! Sugiro que você faça primeiro uma avaliação psiquiátrica e psicológica. Você passou por um processo bastante delicado, para o tratamento do câncer e, com certeza, isso te causou muito sofrimento emocional. Existe ainda o fato de você ter mencionado que é muito ansiosa. Talvez o psiquiatra passe alguma medicação para você tomar, mas com toda certeza você precisará de um acompanhamento psicológico. Posteriormente sugiro uma avaliação psicopedagógica para a questão da "dislexia".
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130

Boa tarde!
A queixa relatada pelo que entendi, iniciou desde a infância, com sintomas de dificuldades de aprendizagem. Algumas crianças com dificuldades escolares, apresentam como comorbidades, alguns sintomas como insegurança, sentimento de menos valia e ansiedade. Uma boa leitura garante o acesso a todos os saberes. Ao contrário disso, quando temos dificuldades de leitura e interpretação, todos os processos de aprendizagem ficam mais difíceis. O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para avaliar e diagnosticar essa dificuldade, caso apresente um transtorno como a dislexia, por exemplo. Claro que não podemos descartar o lado emocional ,não só dessa dificuldade, mas de todos os processos difíceis passados ao longo de sua história. O psicólogo poderá acompanhar a sua trajetória e ajudar da melhor forma possível.
Olá. Pelo seu histórico relatado, sugiro um acompanhamento multidisciplinar. O profissional que você decidir procurar primeiro, seja psicopedagoga psicologo, fonaldiologo, psiquiatra e ainda sugiro o neurologista, desde que ele tenha ouvidos para sua queixa, poderá encaminhá-la para uma avaliação completa multidisciplinar. Ao meu ver é o procedimento mais completo e com maior probsbilidafes de acerto e de te ajudar. Neste momento de sofrimento para você.
Olá! Sugiro que passe por uma avaliação neuropsicopedagógica/neuropsicológica para diagnosticar as causas das suas dificuldades. Esse profissional poderá avaliar, fazer a reabilitação dessas habilidades prejudicadas e fazer os devidos encaminhamentos a outros profissionais se for necessário. Estou à disposição para esse trabalho. Atenciosamente e sucesso!
Olá!
Você precisa procurar um Psicopedagogo para as questões relacionadas ao aprendizado e um Psicólogo para as questões emocionais.
Sugiro que você converse com seu médico para que ele possa te ajudar nessa busca.
Fique tranquila que existem profissionais que podem te ajudar.
Caso queira, agende uma consulta.
Grande abraço.
Olá, como você esta?
Inicialmente, indicaria uma conversa com seu médico, explicando essa situação, ele, muito provavelmente lhe encaminhará a busca por um psicologo com o enfoque clinico voltado para a terapia cognitiva comportamental, e após a avaliação desse profissional, caso o mesmo veja a necessidade, a busca pelo auxilio psicopedagógico para o tratamento das dificuldades voltadas para a área da aprendizagem.
Espero que tenha lhe ajudado.
Você passou por toda a vida escolar sem avaliação psicopedagógica, sem acompanhamento na dificuldade de compreender a leitura, sem investigar a hipersensibilidade a sons e vive com essas dificuldades até hoje.
Somado aos processos difíceis que deve passado com o tratamento do câncer e na sua vida, você deve procurar primeiro um psiquiatra e um psicólogo para tratar primeiro as questões emocionais. Em seguida, fonoaudiólogo e psicopedagogo para as dificuldade de aprendizagem e a sensibilidade a sons.

Oi, vc precisa de ajuda psicopedagógica para te ajudar a preencher as lacunas da alfabetização.
Olá!
Te aconselho a procurar um psicólogo para fazer uma avaliação. Você passou por um processo muito estressante e isso te causou muito sofrimento emocional. Espero ter ajudado. Fico à disposição se quiseres conversar mais sobre o tema.
Olá, sugiro que procure um psicoterapeuta analítico comportamental com experiência em processos atencionais e aprendizagem.

Meu mestrado no Laboratório de Psicologia Experimental na USP foi sobre processos atencionais, aprendizagem e comportamento humano complexo.

Fico a disposição.
Olá
Sugiro que você procure um especialista em dificuldades de aprendizagem para fazer toda a bateria de testes. Ha uma condição especifica que se chama Sindrome de Irlen e estes portadores sofrem com leitura, atenção e sao sensorialmente muito sensíveis!
Olá!
Bom dia!
Primeiro, nunca é tarde para aprender. A alfabetização para adultos é diferente e ocorre mais rápido que para crianças em idade própria. A dificuldade de concentração e por não ter se alfabetizado na infância vêm de alguns fatores não comuns hoje. Um bloqueio, um trauma, sabemos que até 1988 a educação era bem tradicional e muitas crianças naquela época abandonaram a escola por conta do modelo de ensino. Sou psicopedagoga e atuo com alfabetização para adultos... caso tenha interesse de mais detalhes, fico à disposição na modalidade online. Abraço virtual.
A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com vários fatores, tais como: o ambiente físico, contexto de vida, métodos pedagógicos, distúrbios cognitivos ou emocionais ou presença de uma disfunção neurológica associadas a algum comprometimento no funcionamento de áreas do cérebro. Esses distúrbios vem associado a problemas de atenção, ansiedade, agitação e falta de concentração. Faz-se necessário uma avaliação com os seguintes profissionais: neurologista, psicólogos, psicopedagogos, psiquiatra e até mesmo fonoaudiólogos.
Olá, seria interessante passar por uma avaliação psicológica e uma avaliação com psicopedagoga, com certeza esses profissionais irão lhes encaminhar para outros profissionais se for necessário.
Olá, seria interessante você procurar por uma equipe multidisciplinar composta por Psicopedagogo e Psicólogo, à princípio. Assim, você poderá passar por uma avaliação e consequentemente receber atendimento psicopedagógico/psicológico e também ser encaminhada para outros profissionais, se for o caso.
Minha sugestão é que você realize uma avaliação neuropsicológica, pois assim poderão ser traçadas intervenções adequadas a sua queixa.
Olá querida, continue firme. Você é uma guerreira e vencedora!
Sugiro que você faça uma avaliação com um profissional médico Neurologista Psiquiatra para um possível diagnóstico. Fique tranquila! Vai dar tudo certo! Você é muito forte!
Te desejo muito sucesso e tudo de melhor!
Um abraço. Espero tê-la ajudado.
Faça Avaliação Multidisciplinar.
Olá, primeiramente parabéns por reconhecer a necessidade de buscar ajuda, esse é o primeiro passo muito importante para qualquer tratamento.
Possivelmente um Psicólogo conseguirá lhe auxiliar, tanto em suas questões emocionais, quanto identificar os comportamentos que lhe causam sofrimento, assim como também lhe encaminhar para profissionais que sejam necessários em um trabalho multidisciplinar.
Espero ter te ajudado e não desista de buscar ajuda!
Olá, boa noite.
A psicopedagogia estuda as dificuldades e transtornos relacionados a aprendizagem. Através da avaliação psicopedagógica é possivel obter a hipótese, caso seja um transtorno, o acompanhamento deverá ser constante e caso seja uma dificuldade, com o trabalho psicopedagógico provavelmente o sujeito conseguirá ultrapassar esta fase. Penso ser importante anexar na avaliação: o teste de sindrome de irlen, para não confundir com a dislexia. O psicopedgogo que adquiriu formação em psicanálise ou psicologia, estará apto a perceber o funcionamento psíquico e emocional. Da mesma forma com a dislexia. As vezes faz-se necessário solicitar o neuropsicológico. E caso seja o desejo do paciente ter o diagnóstico, este levará para o médico,(Psiquiatra, ou neurologista,ou neuropediatra) o parecer psicopedagógico.
Olá, acredito que você precisa verificar a questão da ansiedade, pois é algo que nos paralisa de forma muito ampla, um Psiquiatra pode te ajudar, porém o Psicólogo vai te auxiliar a encontrar o que te traz tanta ansiedade, o que a desencadeia. A terapia Psicológica é muito benéfica nestes casos, assim como em tantos outros. O Psicopedagogo trabalharia especificamente com as questões de aprendizagem , podendo avaliar e te ajudar a entender porque tais dificuldades estão presentes em tua vida e posteriormente à avaliação traçaria um plano terapêutico para você. Abraço!!