Tenho muito ciumes, o que devo fazer?

26 respostas
Tenho muito ciumes, o que devo fazer?
Você precisa dentro de um processo de auto reflexão, analisar em que nível isso atrapalha suas relações interpessoais e mais especificamente amorosas. E não se furtar caso chegue a conclusão da gravidade do quanto isto atrapalha sua vida buscar ajuda, de um profissional especializado da área psi.

Acredito que o ciúme é normal até certo ponto. Tudo em excesso pode com tornar-se patológico ou disfuncional. É interessante discorrer que, esse ciúme excessivo que você diz apresentar pode associar-se também a algum tipo de falta que você tenta preencher de forma inconsciente. Ex: carência na relação ainda ocorrida na infância dos país.
O ciumes é um sentimento que reflete uma insegurança diante da falta de controle da situação.
Recomendo buscar um tratamento Psicoterapêutico para entender e tomar consciência ao que este sentimento está vinculado na estória da sua vida.
Esse autoconhecimento lhe trará maior equilíbrio para lidar com suas relações afetivas e familiares.
Abraços
O ciúme excessivo pode ser um indicador de inseguranças derivadas de fatores reais (problemas no relacionamento, falta de confiança, traições etc); insegurança oriundas de conflitos internos como: baixa auto-estima, percepção de si mesmo como inadequado ou não merecedor do amor e afeto da pessoa "amada", ou então a concepção do outro como "propriedade privada", onde qualquer sinal de que o outro possa dar ou receber afeto fora do relacionamento a dois, pode significar uma ameaça de perda do "objeto" de desejo.
Sendo assim, entender em qual dessas origens se baseia esse sentimento torna-se fundamental. Se julgar necessário, busque um profissional especializado que possa auxiliá-lo!
Procure uma ajuda psicoterápica desde que o ciume esteja lhe causando prejuizos. Você aprenderá a se perceber e controlar seu comportamento. Ampliará seu nível de consciência e confiará em você elevando sua auti estima.
At.
Mônica Araújo!
Você deve fazer psicoterapia! Só assim você conhecerá melhor a sua funcionalidade, melhorará a sua autoestima e se sentirá mais segura (o). Crenças serão descaracterizada, desmistificada e seus pensamentos disfuncionais serão modificados e se tornarão assertivos. Simples assim!
Ciúmes em excesso é prejudicial em qualquer relacionamento, seja ele amoroso ou não. Procure ajuda com um psicólogo para descobrir qual a verdadeira causa desse ciúmes; insegurança, falta de auto confiança, experiências negativas ou outros fatores.
Boa sorte!
Você deve fazer psicoterapia individual para lidar melhor com o ciúmes. Terapia de casal também pode ajudar!
Seria interessante buscares uma melhora se há sofrimento. Isso é uma das questões possíveis que a psicoterapia aborda.
O ciumes apesar de poucas vezes admitido, é uma emoção comum, que faz parte do cotidiano das relações humanas. Reconhecer o ciume e lidar diretamente com ele é uma situação interna saudável, que acelera o processo evolutivo do autoconhecimento.
No entanto ele se torna patológico, quando perdemos a capacidade de fazer nossas escolhas. Assim sugiro buscar a ajuda de um Psicólogo que vai lhe ajudar a compreender e tratar.

Abraço
Tudo tem que ter um equilibrio, todo ser humano tem ciumes dentro equilíbrio e normal.Mas quando passa dos limites, onde um dos parceiros sufoca o companheiro, não da espaço, passa o tempo todo com idéias obsessivas em relação a tudo que seu companheiro esta fazendo ou deixa de fazer, ai e preocupante,não tem mais nada de amor, esta se tornando algo não muito saudável, que se não procurar ajuda só causará sofrimento para o casal.Procure ajuda com psicólogo, você sentira melhor e podera ser feliz em seu relacionamento e aspecto de sua vida Abraço
Como os colegas profissionais se posicionaram: o melhor caminho é olhar para dentro de si, refletir e ressignificar suas crenças, padrões e medos...

Em primeiro lugar, o ciúme é um sentimento normal e nobre. Quando amamos nos arriscamos e sentimos medo, mas nos sentimos feliz!
Como canta Nana Caymmi em "Chega de Tarde"
... Deus me livre e guarde do fantasma do ciúme e dos delírios da paixão!
Ciúme é o medo da perda, que todos sentimos em um relacionamento. Torna-se problemático quando em excesso, o ciumento vive um tormento tão grande, que para de viver sua própria e atormenta a do outro, provocando o abandono. É um círculo vicioso.

O ciumento precisa procurar ajuda de um profissional.
Ele sofre emocionalmente, por:
a- ser ciumento;
b-sentir-se culpado e inadequado por sê-lo;
c- temer e sentir que o seu ciúme pode machucar o outro;
d- deixar-se dominar por ideias fantasiosas.
Olá,
ciumes muitas vezes explicita nossa insegurança sobre algo ou alguém, pode ter a ver com questões mal resolvidas anteriormente, ou das próprias ficções que a cabeça cria vão virando historias tão mirabolantes que os sentidos sobre o que é real e o que é imaginação se perdem
Procure um psicologo para discutir essas questões, será muito bom para você.
Boa sorte
Att,
O ciúme é decorrente de um processo de baixo auto estima, diminuição da auto confiança, insegurança ... todo esse processo decorrente da formação da personalidade desde os primeiros anos de vida. Não é simples livrar-se dessa emoção. É necessário uma terapia profunda. Sou psicólogo com formação em EMDR, terapia de dessensibilização e reprocessamento, que faz incursões profundas nos pensamentos negativos sobre si mesmo, arraigados e ao mesmo tempo favorece a instalação de crenças positivas. Pode ser que na sua consciência não explícita tem uma crença negativa "não tenho valor". Através do EMDR é possível eliminar progressivamente esse pensamento e implantar a crença "tenho valor". Tornando a pessoa mais segura e capaz de confiar em si e no outro.
Aconselho a fazer uma avaliação psicológica para avaliar o seu nível do ciúmes. O sentimento de ciúmes é normal quando a pessoa consegue controlar, mas pra chegar ao ponto de atrapalhar suas relações interpessoais, indicaria uma análise.
Já que você identifica que tenha ciúmes, tente refletir e buscar uma compreensão sobre isso. O que desencadeou ter ciúmes? Ciúmes do que e de quem? Nem sempre as pessoas tem ciúmes dos parceiros, pode ocorrer de ter ciúmes no circulo familiar... como você não especificou, sugiro que faça uma avaliação com um(a) psicólogo(a) para que o profissional lhe ajude a aliviar e compreender esse situação e o porque desencadeou na sua vida. Superar faz bem e ajuda no amadurecimento individual, familiar e social. Espero ter ajudado!!! Estimo melhoras!!!

Forte Abraço!!!
A minha opinião é simples. Ter ciumes é sinal de baixa auto-estima, mesmo se ela não se manifeste em outros setores da vida. Mas normalemente se manifesta de maneira diversa. Baixa auto-estima geralmente vem da educaçâo autoritária, humilhante para a criança.

Se a sua pergunta foi para você alimentar a visão que ciume é um tipo de doença que so pode combater, como se fosse um virus ou um fungo, lhe decepciono.

Você pode melhorar os seus sentimentos com entendimento de você mesm@ e com disciplina.

Se você tem condições para consultar um@ profissional, vai ser mais fácil. Recomendo a psicoterapia tipo humanista (centrada na pessoa) ou existencial, fenomenológica etc. (não a cognitivo-comportamental) ou a psicanálise. A terapia tem que chegar aos seus sentimentos, tem que ser "profunda". Ela serve para você completar o seu desenvolvimento que foi deshumanizado na sua infância.

Lhe desejo sucesso.

Recomenda-se
Se o seu ciúmes te atrapalha, procure o quanto antes um psicólogo para te ajudar a resolver as questões que te deixam tão insegura. Felicidades!
O ciúme que trás sofrimento e que toma proporções de desequilíbrio nas suas relações, pode ser relacionado a insegurança e auto estima baixa.
Outro dado perigoso é a falsa ideia de controle que o ciúme excessivo pode gerar.
Busque um profissional da psicologia para que através da psicoterapia você possa se conhecer melhor e conduzir seus relacionamentos com qualidade.
Abraços.
Se isso está lhe trazendo sofrimento, deve procurar ajuda. Nesse caso, procure um Psicanalista na sua região.
Todos nós temos nossas "sombras", nosso lado "ruim", se é que podemos chamá-lo assim. No entanto, precisamos entender que a forma como nossos comportamentos/ sentimentos se manifestam tem uma razão de ser. A psicoterapia poderá ajudá-lo a compreender melhor tudo isso e, a partir desse entedimento, as mudanças serão favorecidas.
O ciúme pode ser por vários motivos o importante é fazer uma avaliação com um psicólogo e uma terapia de descoberta do seu eu.
Espero ter ajudado
Fique bem
Olá, bom dia!
O primeiro passo é saber se esse ciúmes nasce em você ou na relação. O ciúmes pode estar relacionado a diversos temas, como insegurança, a história de seus relacionamentos passados, traumas e até mesmo sua história familiar. Para que você possa entender melhor esse ciúmes e aprender a lidar melhor com ele, eu aconselho que você busque uma ajuda psicoterapêutica.
O ciume em excesso pode acabar com relações por motivos muito banais. Em muitos relacionamentos o ciume funciona como um tempero para apimentar a relação, e até um certo ponto ele é positivo se ministrado de maneira correta, mas o exagero em muitas delas pode estragar e definitivamente acabar de vez uma relação. O recomendado é você buscar um atendimento psicológico e trabalhar terapêuticamente o porquê e a causa de todo esse ciúme, o que lhe incomoda tanto? quais são suas inseguranças?
Cuide-se!
Não existe uma explicação única para ter muitos ciúmes. Cada sujeito tem sua história, e a partir disso é possível afirmar que uma investigação singular das suas questões pode levar a elaborar melhor esse sentimento. Cada caso é um caso... E pra todos eles, é importante que se acolha as questões dentro de cada singularidade.
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!