Tenho muito medo de assovio de vento,nuvens pezadas anunciando tempestade, fico atónita, praticamente

10 respostas
Tenho muito medo de assovio de vento,nuvens pezadas anunciando tempestade, fico atónita, praticamente desesperada. Como podem me ajudar??
 Tânia Maria Magalhães
Psicólogo
Contagem
Olá! Seu medo é bem localizado. Será que teve experiência(s) ruim(ns) com o assovio, tempestade? Ou passou por dificuldades justamente quando algo semelhante estava acontecendo? Podem haver associações assim ou ser algo inconsciente, quando uma coisa que aparentemente nada tem a ver com tempestade e assovio, "aparece" como sintoma nesses momentos. Procure um psicólogo, certamente uma escuta diferenciada vai te ajudar.
Exemplo: uma pessoa "do nada" começou a ter medo de elevador. Isso estava intimamente ligado ao fato de ela ter começado a visitar uma pessoa querida que estava hospitalizada em um andar mais alto do prédio. Todas as vezes que ela ia lá "eleva a dor". Sua dor aumentava. Então foi tratado o medo de perder a pessoa que estava doente e não o medo do elevador.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Jessye Almeida Cantini
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. O que você relata parece o que chamamos de fobia específica. Segundo os critérios diagnósticos, trata-se de um medo intenso e persistente que a pessoa reconhece como exagerado ou fora de contexto. Em suma, é um medo que a pessoa sabe que só ela tem e que os outros, ao contrário dela, lidam muito bem com a questão. Geralmente, as pessoas com fobia evitam as situações que temem ou as enfrentam com muito desconforto. A terapia cognitivo-comportamental e a terapia comportamental são as mais indicadas para esse tipo de caso, atuando diretamente sobre a fobia. O trabalho é baseado no que chamamos de dessensibilização sistemática, que consiste em trabalhar estratégias que lhe ajudem a lidar com a ansiedade, montar uma lista de situações que você teme (ordenada de situações mais fáceis para mais difíceis) e promover uma aproximação gradativa entre você e essas situações. Essa técnica foi elaborada nos idos de 1950 e até hoje é a que se mostra mais eficaz para os transtornos fóbicos. Att.
Olá!
É importante que você procure um profissional (psicoterapeuta cognitivo comportamental) para que faça um diagnóstico e possa iniciar tratamento.

Lilian Normanha Benedetti Cotrim
Prezada!
Independente de qualquer abordagem da Psicologia, você já descreve seus sintomas e está prejudicando em sua vida diária.
Procure por uma indicação do profissional que irá atende-lo de forma acolhedora e que você se sinta confortável e confiante no processo, para que você perceba de forma consciente sobre seus medos e ansiedades.
Abraços
Olá! De acordo com o seu relato, tudo indica que se trata de um quadro de fobia específica. No momento, a abordagem mais indicada para o tratamento desse tipo de fobia é a terapia cognitivo comportamental. O terapeuta irá te educar sobre o que é uma fobia específica, bem como irá prepará-la para as técnicas que poderão ser utilizadas no seu caso. Uma das mais comuns é a dessensibilização sistemática que visa trabalhar em estágios graduais de desconforto a sua fobia (desde a situação menos ansiogênica até a mais difícil de suportar). Essas intervenções irão reduzir e/ ou sanar seus sintomas, porém é importante que o terapeuta avance com você no sentido de compreender seus esquemas de comportamento e suas crenças sobre você, seu mundo e os outros.
 Adriana Velloso Buonfiglio
Psicólogo
São Paulo
Olá! Complementando a informação da Terapia Cognitivo Comportamental (que é de fato a mais indicada para tratamento de fobias e transtornos de ansiedade em geral), além da técnica de exposição gradativa para que você aprenda a lidar com situações que teme, em conjunto, são trabalhadas a suas formas de pensar frente aos barulhos de vento ou frente as nuvens carregadas de chuva, que você descreve (de modo a modificar sua percepção de perigo que é, na verdade, o que te gera desconforto/ medo que você refere).
 Julia Sereicikas Loyola
Psicólogo
São Paulo
Olá, o medo é um dos sintoma da ansiedade ou fobia de algo ou alguma coisa. O corpo reage de forma que altera o funcionamento da glândula suprarrenal e a produção de forma indevida dos hormônios chamados popularmente de hormônios do estresse que faz com que o indivíduo reaja podendo ter como sintomas consequentes: taquicardia, paralisação, agitação psicomotora e outras reações que possam vir acontecer. No entanto, com uma boa psicoterapia cognitiva comportamental há possibilidade de remissão do sintoma diante de resignificação do pensamento, enfrentamento da situação e outras técnicas.
 Ingrid Costa
Psicólogo
São Paulo
Olá! Levando em conta a sua descrição, seus sintomas atuais estão provavelmente mais relacionados a uma fobia específica, medo de uma determinada situação/ evento. O tratamento com a terapia cogntiva-comportamental tem se mostrado muito eficaz para casos como esse, bem como todos os demais ligados a ansiedade no geral.
Recomendo que busque um psicólogo que atue com esta abordagem que poderá te ajudar.
Boa sorte!
Olá! Um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
 Carina Lucion
Psicanalista, Psicólogo
Sarandi
Olá! como a colega falou seu medo pode estar ligado direta ou indiretamente ao que vc descreveu, um acompanhamento com psicólogo para avaliar o seu grau de ansiedade e lhe ajudar a superar seu medo!

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Tatiana Del Caro Paiva

Tatiana Del Caro Paiva

Psicólogo

Barão de Cocais

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.