tenho problema em cumprir as 6 refeicoes diarias, faço apenas 3 (café da manha, almoço e jantar).

9 respostas
tenho problema em cumprir as 6 refeicoes diarias, faço apenas 3 (café da manha, almoço e jantar). Após o almoço tenho dificuldade em efetuar algum lanche (chego a ter ânsia quando insisto). e nao como em grande quantidade. Isso é considerado como algum distúrbio? A qual profissional devo recorrer?
Não se preocupe. Não há nenhum distúrbio alimentar por você se alimentar 3 vezes ao dia ao invés de 6. Os distúrbios alimentares mais conhecidos são anorexia, bulimia nervosa, transtorno de pica, entre alguns outros. Se seu hábito de se alimentar 3 vezes ao dia foi uma conduta alimentar ao longo de toda a sua vida não há problema algum. Entretanto, a qualidade nutritiva da alimentação deve requerer cuidado que apenas um nutrólogo pode aconselhar.

Oriento uma investigacao clinica primeiramente, laboratorial inclusive. Ha aspectos metabolicos, gastricos e neurologicos envolvidos no comportamento alimentar, centros de controle de fome e saciedade.
Acredito que essa questão deve se tornar uma preocupação somente na medida em que for verificado perda ou ganho de peso incomum, fome frente à recusa de alimentação ou se observar que esse hábito te atrapalha de alguma forma. Caso contrário, esse pode ser o funcionamento normal do seu organismo. Acredito que uma consulta ao nutricionista ajudaria a verificar sobre o balanceamento de sua nutrição e se esse profissional identificar outras questões envolvidas, como aspectos emocionais, ele mesmo pode realizar encaminhamento para o profissional competente.
Aconselho uma consulta com um nutricionista para uma melhor escolha dos alimentos e um acompanhamento psicológico, especificamente Cognitivo Comportamental para auxiliar na construção de novos hábitos sem que te cause este incomodo que está sentindo.
Devemos nos alimentar quando sentimos fome a princípio. A recomendação de 6 refeições diárias é genérica e pode não ser útil para todo mundo. Fracionar a ingestão de alimentos em várias vezes ao dia é indicado quando a pessoa perdeu seus sinais de fome e saciedade e precisa voltar a entrar em contato com seu corpo para regularizar isso. Talvez não seja o seu caso. Tudo depende de avaliar o que está comendo nessas 3 refeições, como se sente etc. Aparentemente não há problema algum com isso.
Não me parece um distúrbio, em princípio. Você ter alguma intolerância ou somente sentir desconforto com a ingestão de determinados. Procure um nutricionista para avaliar seu quadro, adequar a quantidade, número, alimentos e horários das refeições. Caso haja qualquer suspeita de maior necessidade o nutricionista irá encaminhá-lo a outros profissionais.
Não me parece uma questão de distúrbio alimentar, apenas uma questão de costume ou mesmo gosto de comer apenas 3 refeições diárias. É importante que você procure um nutricionista que fará uma base alimentar com os valores nutricionais diários para você. Caso a profissional observe algo a mais ele mesma te indicará para outros profissionais, como por exemplo o psicólogo.
O hábito de ter três refeições diárias não é um distúrbio alimentar se elas forem bem feitas, saciarem a pessoa. No entanto, chama a atenção essa cobrança para ter as seis refeições diárias. Recomendo que procure um psicologo para discutir a sua relação com a comida. Caso você tenha algum problema, como está desconfiando, ele poderá deixar isso claro e indicar outros profissionais, tais como nutricionista ou psiquiatra.
Por que sua preocupação com a quantidade de refeições te levam a pensar em distúrbio alimentar? Existe mais alguma coisa que está além do alimento que está lhe preocupando? Pense a respeito, A alimentação tem muito haver com afeto. Qualquer coisa me coloco a disposição para lhe esclarecer.