Tenho um filho de 14 anos que apresenta alguns sintomas característicos de Transtorno Obsessivo-Comp

24 respostas
Tenho um filho de 14 anos que apresenta alguns sintomas característicos de Transtorno Obsessivo-Compulsivo - TOC e isso é tudo muito novo para ele e nós. Enquanto familiares, temos tido muita dificuldade para lidar com esses pensamentos e surgem muitas dúvidas sobre como agirmos diante das compulsões, as quais têm gerado muitos conflitos dentro do lar e, principalmente, impactado nos compromissos dele (inclusive, escolares) e os nossos. Tem algum tratamento para o TOC ou abordagem psicológica que seja considerada mais eficaz?
Olá, espero que esteja bem. Acredito que muitas abordagens da Psicologia serão eficazes no tratamento para o TOC. No entanto, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser considerada um tratamento eficaz para o TOC. O tratamento começa com uma avaliação detalhada do paciente e de seus sintomas para desenvolver um plano de tratamento personalizado. A TCC para o TOC geralmente envolve duas técnicas principais: a exposição e a prevenção de resposta (EPR) e a terapia cognitiva. A terapia cognitiva ajuda a pessoa a identificar e alterar seus pensamentos disfuncionais e crenças que contribuem para o TOC. Nesse caso, sugiro procurar um profissional que se sinta a vontade para iniciar um tratamento saudável tanto para seu filho quanto para sua família.

Olá, é necessário que o seu filho esteja com um acompanhamento médico psiquiátrico, para observar as demandas de medicamento e redução dos sintomas. Dessa forma, a psicoterapia apresenta mais evolução para ele. Qualquer psicólogo está apto a atender um paciente com transtorno obsessivo compulsivo, independente da abordagem. Por se tratar de um adolescente, é muito importante que haja uma empatia entre o psicólogo e o seu filho, dessa forma, os resultados são muito melhores para ele. Faça uma boa escolha! Qualquer necessidade estou disponível. Abraço
Olá, como vai? Espero que bem! Uma das abordagens mais eficientes por meio de sua comprovação cientifica devido as evidências é a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, ela oferece todo suporte e ferramentas necessárias para a investigação, diagnóstico e tratamento, forte abraço!
Olá. Existe tratamento para o TOC sim. Uma psicoterapia, podendo ser a TCC ou mesmo outra abordagem com um profissional que seja experiente e tenha um bom manejo clínico para ajudar a pessoa a trabalhar os sintomas do TOC e a lidar com esse transtorno. Em alguns casos, dependendo da gravidade e dos sintomas (que muitas vezes trazem angústia para a pessoa e também familiares) um psiquiatra, para um melhor acompanhamento e sendo necessário o uso de alguma medicação que possa ajudar a controlar os sintomas e aliviar o sofrimento do paciente.
Aconselho buscar uma ajuda psicológica em primeiro lugar para uma melhor avaliação do quadro clínico do seu filho. Um abraço. Estou à disposição.
Olá, imagino que esse momento seja bastante delicado para a família, o ideal é entender que todas as abordagens psicológicas vão ter eficácia no caso de seu filho, todas contam com ferramentas teóricas que possibilitam o profissional a trabalhar de forma adequada a trazer resultados, é válido ressaltar o fato de seu filho encontrar-se na adolescência buscar por um profissional com que seu filho se identifique é o ideal nesse momento, assim a evolução vai ocorrer de forma natural e eficiente, juntamente ao acompanhamento psicológico sugiro que busque orientações sobre questões bioquímicas com um médico psiquiatra. Espero que fique tudo bem e me coloco a disposição no que necessário.
Olá. A resposta é sim, existe um tratamento considerado mais eficaz. De acordo com a literatura cientifica mais recente, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a forma mais eficaz de tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) feito por um Psicólogo especialista, sendo recomendado também a visita a um Psiquiatra para avaliar a necessidade de uso de medicação para melhores resultados.
O seu filho está sendo dominado pela mente. Os pensamentos se transformam no sangue, nos músculos e ele é compelido a realizar rituais de Toc ou sofrer pela ansiedade gerada pelos pensamentos destrutivos. Ele precisa desenvolver a capacidade em observar os pensamentos e discernir os pensamentos destrutivos dos pensamentos construtivos. Esse é o caminho para ele se libertar da prisão do TOC.
Um abraço,
Lea
Oie,
Boa tarde, como está ?

Existe sim, acompanhamento psicológico é imprescindível para que ele possa se fortalecer e encontrar ferramentas para lidar com os sintomas em casos de crises, e identificar os gatilhos que lhe causarem as crises.
Quanto a abordagem, cientificamente, não existe um estudo que aponte para qual abordagem é melhor para determinado transtorno.
Uma relação terapêutica também é sobre dois seres humanos se relacionando, então para além da abordagem, é importante que o paciente possa se sentir confortável e possa confiar naquele profissional.
Todas as abordagens são eficientes no que se diz respeito a tratamento e acompanhamento, o que vai mudar é o que o paciente vai se identificar melhor.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Boa noite, o primeiro passo é entender o que é o TOC, pois isso ajuda a entender de maneira racional o que é preciso ser feito e dar condução para formas de tratamento. A terapia cognitiva comportamental (TCC) pode ser considerada eficaz no tratamento, porém a participação ativa dos pais no processo é de extrema importância.
Olá, espero que esteja bem!
Existe tratamento para o TOC através do acompanhamento psicológico. E no que se refere a psicologia, a abordagem da Terapia Cognitiva-comportamental, tem resultados significativos no tratamento do TOC.
A Terapia Cognitiva-comportamental, auxilia o paciente a desenvolver habilidades para lidar de forma assertiva com os sintomas. Além disso, por conta dele ainda ser adolescente, a família também pode ser convidada a participar de algumas sessões para também compreender melhor sobre o transtorno e como lidar com ele.
Espero que você encontre o que busca!
Fique bem!
Olá! Muito obrigado pela pergunta! Deve estar sendo um momento bastante complexo para você e sua família. A adolescência é um momento da vida do sujeito propenso a aparições de sintomas, como os obsessivos compulsivos, visto a necessidade de reestruturas tudo que se viveu na infância e construir, aos poucos, a vida adulta. A Psicanálise é uma teoria que estudou muito as questões da obsessividade e possui uma gama de intervenções e manejos possíveis para acolher seu filho, buscar explorar os efeitos do sintoma que ele apresenta e ir além, na tentativa de entender o que está acontecendo que a saída psíquica que ele tem encontrado está sendo traduzida nesse sintoma. Fazer ele se apossar na própria história, dos próprios medos e desejos pode trazer, como consequência, uma diminuição sintomática significativa. Caso queira entender mais, conversar, fico a tua disposição. Grande abraço!
Boa tarde, espero poder ajudar. A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é um modelo psicoterápico com base em evidências e que se destaca no âmbito das Ciências Comportamentais Contextuais (CBS). O foco da ACT está na identificação de pensamentos e sentimentos que funcionam como obstáculos para uma vida significativa e busca transformar a relação estabelecida com estas experiências de modo suficiente para que elas deixem de determinar a direção da vida da pessoa. A ACT é reconhecida pela American Psychological Association - Society of Clinical Psychology (Div. 12), com evidências empiricamente apoiadas para Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Para além da abordagem, é importante que qualquer pessoa que busque um tratamento tenha uma boa transferência com o/a profissional. É a transferência e o manejo dela pelo profissional que pode dar alguma garantia de sucesso no tratamento. Digo garantia pois, diferente de muitos colegas que vem aqui prometer mundos e fundos sobre determinada abordagem ser "cientificamente comprovada" ou qualquer outra besteira desse nível, simplesmente não há garantias que esse ou aquele tratamento irá funcionar. Também fica complicado dizer que esse ou aquele tratamento funciona sem ter escutado primeiramente a pessoa que está nessa situaçâo.
Dito isso, esse tipo de quadro nosológico opera como uma defesa frente a determinados pensamentos ou ideações, vindo o ato obsessivo como uma substituição desses pensamentos visando aliviar o sofrimento a eles implicado. É de suma importância que ele possa ter um atendimento com um/a profissional que se sinta a vontade para elaborar as relações entre os pensamentos e seus atos obsessivos. Lembre-se que a palavra obsessão vem do latim obsessus, que também cabo o sentido de sitiado, invadido. Ou seja, é algo que o toma de assalto, que o invade e sua não realização implica em ameaça desse conteúdo indesejável emergir.Em alguns casos mais graves pode ser necessário o tratamento medicamentoso, mas antes de levar seu filho em um psiquiatra, penso ser de grande valia que ele possa primeiro ter um espaço junto a um/a psi que se sinta à vontade para elaborar a necessidade dos rituais e repetições que esteja fazendo.
Olá! É muito importante que exista um tratamento para os sintomas de TOC, além de, claro, um diagnóstico que comprove se o que seu filho tem é TOC mesmo (às vezes pode ser algum sintoma de ansiedade ou mesmo algumas manias). A melhor abordagem para esses casos é a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental). De qualquer modo, vale a pena procurar ajuda logo, porque a tendência, se não tratado, é que os sintomas aumentem e prejudiquem ainda mais a pessoa e os que estão ao seu redor. Mas o lado bom é que tem tratamento e que você percebeu e está procurando ajuda. Fico à disposição.
Olá! Imagino a dificuldade de vocês. O TOC, assim, como vários outros transtornos psicológicos, acabam afetando toda a dinâmica familiar. O TOC é um transtorno que é tratado com medicação, prescrita por um psiquiatra e Terapia Cognitivo Comportamental, realizada por um terapeuta, seja psicólogo ou psiquiatra que tenha formação na abordagem.
Recomendo também a leitura de um livro: Vencendo o Transtorno Obsessivo Compulsivo. Nesse livro tem um capítulo inteiro destinado a família do portador de TOC, além de vários capítulos com todos os sintomas do TOC. A leitura do livro não substitui o tratamento, mas pode servir como base para compreensão do transtorno e essa compreensão pode auxiliar no tratamento.
Bom dia
A psicoterapia indicada para tratamento psicológico do TOC pela OMS é a terapia comportamental.
A terapia com maior evidência cientifica é a exposição e a prevenção de resposta (EPR) que é pratica da terapia cognitivo comportamental. E quando estiver diante de seu terapeuta pergunte se ele trabalha com essa terapia (EPR).
Olá! Além da psicoterapia para ele, é importante que a família dê apoio significativo para que o ajude a lidar com o transtorno.
A Terapia Cognitivo Comportamental possui técnicas para o tratamento do TOC que são cientificamente comprovadas, mas entenda, a família precisa estar junto com ele para que o tratamento seja eficaz.
À disposição!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc) - R$ 180
O tratamento para TOC pode envolver uma equipe multidisciplinar, sendo que psiquiatra e psicólogo são os profissionais pelos quais indico iniciar o tratamento. Todas as abordagem em psicoterapia estão aptas a trabalhar TOC, sendo que a TCC é atualmente mais reconhecida por seus resultados. Minha orientação é, independentemente da abordagem, buscar um profissional com o qual a família se sinta bem e satisfeita. Abraço
Olá, imagino que esteja sendo um momento de grande sofrimento a todos vocês e fico feliz que estejam procurando ajuda para lidar com essa questão, que possui tratamento e possibilidade de melhora. Existem tratamentos e um deles é a Terapia Cognitivo Comportamental, que possui diversos estudos comprovando a sua eficiência e é uma das terapias mais indicadas pelos psiquiatras atualmente.

Primeiro é importante que busquem avaliação psiquiátrica e psicoterapia para o seu filho. Na terapia é importante que seja feita uma primeira sessão com os pais para que passem as situações e dificuldades que vêm ocorrendo. Nesse momento, trabalho para identificar as obsessões e comportamentos que estão acontecendo. No TOC, ocorre um ciclo em que um incidente desencadeia pensamentos obsessivos negativos ou catastróficos. Isso causa desconforto emocional, levando a uma necessidade de neutralização por meio de rituais mentais (como verificações, comportamentos repetitivos). Esses rituais trazem alívio temporário, mas também mantêm o ciclo e a preocupação constante em evitar as obsessões. Sendo identificado esses padrões é feito um trabalho para romper esse ciclo e trazer comportamentos que auxiliem e interrompam os rituais, amenizando o sofrimento gerado.

Junto do tratamento com o jovem é importante que seja feito uma psicoeducação de todo esse modelo para os pais e explicado formas de atuar diante desse transtorno, pois o apoio e acompanhamento dos pais tem papel primordial e é muito importante para ajudar a interromper os rituais e não reforça-los. Além disso, caso o sofrimento seja muito grande é também recomendado que os pais procurem psicoterapia para eles também.

Trabalho com a Terapia Cognitivo Comportamental, como disse, uma das terapias mais indicadas pelos psiquiatras e com ótimo resultado com o tratamento do TOC, e também atendo adolescentes. É uma terapia que tem seu tratamento focado nos pensamentos automáticos e comportamentos disfuncionais que mantém o transtorno como as tentativas de neutralização, antecipações catastróficas, verificações e na flexibilização de crenças disfuncionais. Fique à vontade para entrar em contato comigo se tiver alguma dúvida ou se quiser marcar uma consulta.
Olá,

Compreendo que lidar com os sintomas de um possível Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) em seu filho pode ser desafiador e impactante para toda a família.A terapia de família pode ser valiosa para entender melhor como os sintomas do TOC estão impactando as dinâmicas familiares. Trabalhar em conjunto para desenvolver estratégias de apoio pode fortalecer os laços familiares e criar um ambiente mais compreensivo.

É essencial também, buscar a ajuda de um profissional especializado em saúde mental, como um psicólogo clínico. O tratamento pode incluir terapia individual, terapia familiar e, em alguns casos, medicamentos prescritos por um psiquiatra.
Caso sinta necessidade de discutir mais detalhes ou receber orientações específicas para o caso do seu filho, estou disponível para agendar uma consulta. A compreensão e o apoio emocional são fundamentais nesse processo.
Olá, busque uma profissional da psicologia que lhe inspire confiança pra cuidar do seu filho e orientar vocês, os pais. Qualquer abordagem da psicologia é eficaz pra lidar com o TOC, o importante é seu filho confiar e se sentir seguro com a profissional.
Espero ter lhe ajudado.
Olá! Conforme mencionado pelos colegas acima, a TCC (terapia cognitivo comportamental) possui protocolos de tratamento e evidencias cientificas com excelentes resultados no manejo dos sintomas do TOC. Também, o acompanhamento psiquiátrico é fundamental. Muito importante vc também estar buscando apoio e mais informações sobre o tratamento e principalmente para a familia que é muito impactada neste contexto. Fique a vontade para me procurar, caso queira mais informações. Um grande abraço!