Tenho um filho que tem defict de atenção e ele esta estudando num colégio que tem turno integral,

9 respostas
Tenho um filho que tem defict de atenção e ele esta estudando num colégio que tem turno integral, ou seja fica o dia inteiro na escola e ele esta muito atrasado nas matérias gostaria de saber se não seria melhor ele estar em um colégio de turno normal e arrumar um professor particular para ele?
É interessante avaliar o motivo do atraso pois, não se pode dizer que estudar em um período integral seja a causa. Talvez fazendo algumas adaptações em sua rotina escolar, em uma parceria com a escola, muitos aspectos poderão ser minimizados.

O déficit de atenção faz com que a criança tenha dificuldades escolares, principalmente de leitura e compreensão de textos, além de poder prejudicar o processamento auditivo, fundamental para a compreensão de atividades de maior conteúdo e complexidade.
Por isso é fundamental que esta criança seja avaliada por um neuropediatra, psicólogo e fonoaudiólogo, a avaliação em conjunto poderá definir melhor o quadro deste déficit de atenção e qual a melhor opção para o aprendizado, na terapia fonoaudiológica poderá ter orientações de como otimizar a atenção da criança em sala de aula e estratégias para melhor aprendizado em crianças com esta dificuldade.
Por isso é imprescindivel o acompanhamento fonoaudiológico para melhor conduta.
Seria interessante um trabalho psicológico a fim de entender o que se passa com este filho. O que o faz ir mal na escola? Gosta do ambiente? Tem curiosidade? Importante entender também as relações familiares, gravidez e inúmeros aspectos que um bom psicanalista pode ajudar.
Claro que também seria importante uma escuta desse filho, no que de fato ele quer. Não descarto também uma avaliação com um bom psiquiatra.
Questões sobre filosofia que orienta a vida dos pais, a estruturação e valores da família - que incidem sobre o estilo de vida que se deseja para os filhos, a relação com o futuro, o espaço em que se vive - a filosofia quanto ao tempo, são fatores importantísimos a serem considerados quando vemos a epidemia de casos diagnosticados com TDAH. Tantas crianças e adolescentes sob medicação para conter a TDAH levanta a crítica de muitos especialistas em educação e psicologia. Vale considerar consuta a dois especialistas de áreas distintas antes e fechar diagnótico e prescrição terapêutica.
O déficit de atenção prejudica a memória e atenção, e memória e atenção são fundamentais para a aprendizagem. Recomendo uma avaliação fonoaudiológica para verificar se há alguma alteração na audição ou no processamento auditivo capaz de causar dificuldades em manter a atenção e memorizar as informações auditivas. É importante avaliar a linguagem oral (expressiva e receptiva), a leitura e a escrita. Como a leitura é muito exigida na aprendizagem, o deficit de atenção tem sido considerado um fator contribuinte nos problemas de linguagem escrita. A avaliação pedagógica pode analisar o método, o modo de estudo, as estratégias e recursos que possibilitem a criança a melhorar a aprendizagem. O acompanhamento médico também é muito importante.
É difícil dizer de acordo com os dados apresentados, fora a questão de que não importa em si as opiniões apresentadas, a escolha é inteiramente sua, porém realizar uma terapia e um estudo de campo na escola pode ajudar a compreender como seu filho se lida com a situação presente, e talvez por isso achar mecanismos de aprender melhor, não importando as dificuldades
Suas suspeitas são pertinentes, no entanto, precisam ser fundamentadas. Verifique efetivamente como ocorre a dinâmica escolar (aulas, intervalos, atividades lúdicas, recreativas, equipe técnica disponível) diante do quadro apresentado, um cotidiano com muitas atividades pode contribuir para a exacerbação da sintomatologia.
é necessário fazer um diagnóstico de tudo que pode estar causando esse atraso escolar , podem haver outras variáveis que podem estar dificultando a aprendizagem do seu filho, seria importante um diagnóstico psicopedagógico este poderá futuramente intervir e /ou encaminhar para outros profissionais .
O Turno integral pode contribuir para o aumento do esforço e a estafa que o acometido de TDAH passa , por ter o transtorno, uma vez que cança mais rapidamente que os outros pelo esforco maior em manter-se concentrado. Mudar o ambiente e a pressão emocional, de cobrancas, equilibrando as exigências e limites de forma saudável, podem contribuir para o relaxamento psíquico. Aulas particulares costumam ajudar bastante pois fazem o realce para o foco dos conteúdos(onde o desatento tem limitação), a partir da função do ensinante, funcionando como uma ferramenta de suporte ao estudante com desatenção.