Tenho um filho que tem defict de atenção e ele esta estudando num colégio que tem turno integral,
9
respostas
Tenho um filho que tem defict de atenção e ele esta estudando num colégio que tem turno integral, ou seja fica o dia inteiro na escola e ele esta muito atrasado nas matérias gostaria de saber se não seria melhor ele estar em um colégio de turno normal e arrumar um professor particular para ele?
É interessante avaliar o motivo do atraso pois, não se pode dizer que estudar em um período integral seja a causa. Talvez fazendo algumas adaptações em sua rotina escolar, em uma parceria com a escola, muitos aspectos poderão ser minimizados.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O déficit de atenção faz com que a criança tenha dificuldades escolares, principalmente de leitura e compreensão de textos, além de poder prejudicar o processamento auditivo, fundamental para a compreensão de atividades de maior conteúdo e complexidade.
Por isso é fundamental que esta criança seja avaliada por um neuropediatra, psicólogo e fonoaudiólogo, a avaliação em conjunto poderá definir melhor o quadro deste déficit de atenção e qual a melhor opção para o aprendizado, na terapia fonoaudiológica poderá ter orientações de como otimizar a atenção da criança em sala de aula e estratégias para melhor aprendizado em crianças com esta dificuldade.
Por isso é imprescindivel o acompanhamento fonoaudiológico para melhor conduta.
Por isso é fundamental que esta criança seja avaliada por um neuropediatra, psicólogo e fonoaudiólogo, a avaliação em conjunto poderá definir melhor o quadro deste déficit de atenção e qual a melhor opção para o aprendizado, na terapia fonoaudiológica poderá ter orientações de como otimizar a atenção da criança em sala de aula e estratégias para melhor aprendizado em crianças com esta dificuldade.
Por isso é imprescindivel o acompanhamento fonoaudiológico para melhor conduta.
Seria interessante um trabalho psicológico a fim de entender o que se passa com este filho. O que o faz ir mal na escola? Gosta do ambiente? Tem curiosidade? Importante entender também as relações familiares, gravidez e inúmeros aspectos que um bom psicanalista pode ajudar.
Claro que também seria importante uma escuta desse filho, no que de fato ele quer. Não descarto também uma avaliação com um bom psiquiatra.
Claro que também seria importante uma escuta desse filho, no que de fato ele quer. Não descarto também uma avaliação com um bom psiquiatra.
Questões sobre filosofia que orienta a vida dos pais, a estruturação e valores da família - que incidem sobre o estilo de vida que se deseja para os filhos, a relação com o futuro, o espaço em que se vive - a filosofia quanto ao tempo, são fatores importantísimos a serem considerados quando vemos a epidemia de casos diagnosticados com TDAH. Tantas crianças e adolescentes sob medicação para conter a TDAH levanta a crítica de muitos especialistas em educação e psicologia. Vale considerar consuta a dois especialistas de áreas distintas antes e fechar diagnótico e prescrição terapêutica.
O déficit de atenção prejudica a memória e atenção, e memória e atenção são fundamentais para a aprendizagem. Recomendo uma avaliação fonoaudiológica para verificar se há alguma alteração na audição ou no processamento auditivo capaz de causar dificuldades em manter a atenção e memorizar as informações auditivas. É importante avaliar a linguagem oral (expressiva e receptiva), a leitura e a escrita. Como a leitura é muito exigida na aprendizagem, o deficit de atenção tem sido considerado um fator contribuinte nos problemas de linguagem escrita. A avaliação pedagógica pode analisar o método, o modo de estudo, as estratégias e recursos que possibilitem a criança a melhorar a aprendizagem. O acompanhamento médico também é muito importante.
É difícil dizer de acordo com os dados apresentados, fora a questão de que não importa em si as opiniões apresentadas, a escolha é inteiramente sua, porém realizar uma terapia e um estudo de campo na escola pode ajudar a compreender como seu filho se lida com a situação presente, e talvez por isso achar mecanismos de aprender melhor, não importando as dificuldades
Suas suspeitas são pertinentes, no entanto, precisam ser fundamentadas. Verifique efetivamente como ocorre a dinâmica escolar (aulas, intervalos, atividades lúdicas, recreativas, equipe técnica disponível) diante do quadro apresentado, um cotidiano com muitas atividades pode contribuir para a exacerbação da sintomatologia.
é necessário fazer um diagnóstico de tudo que pode estar causando esse atraso escolar , podem haver outras variáveis que podem estar dificultando a aprendizagem do seu filho, seria importante um diagnóstico psicopedagógico este poderá futuramente intervir e /ou encaminhar para outros profissionais .
O Turno integral pode contribuir para o aumento do esforço e a estafa que o acometido de TDAH passa , por ter o transtorno, uma vez que cança mais rapidamente que os outros pelo esforco maior em manter-se concentrado. Mudar o ambiente e a pressão emocional, de cobrancas, equilibrando as exigências e limites de forma saudável, podem contribuir para o relaxamento psíquico. Aulas particulares costumam ajudar bastante pois fazem o realce para o foco dos conteúdos(onde o desatento tem limitação), a partir da função do ensinante, funcionando como uma ferramenta de suporte ao estudante com desatenção.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Levei meu filho, 11 anos, ao neurologista, levei tbm relatório da escola e da psicóloga, ambos relatando desconfiança de TDAH. O Neu solicitou f300 e eletroencefalograma, mas não passou avaliação neuropsicológica. Receitou atentah, disse que se ele realmente tivesse TDAH iria melhorar na concentração,…
- Tenho 31 anos, suspeitas de TDAH. Em uma consulta online e breve, o psiquiatra receitou atentah 18mg, essa dose é o suficiente para um adulto?
- Bom dia,tenho uma filha de 11 anos está no 6 ano do fundamental,ela estuda pras provas e atenciosa nas aulas e na hora de fazer os testes e as provas não consegue responder,fica muito nervosa a mão começa suar,o que pode ser,aí resultado não consegue tirar notas boas o que faço.estou muito preocupada…
- Meu filho de 7 anos, está tomando o Venvanse a 10 dias, e seu sono está péssimo. Há algo que possa ser feito para ajudá-lo a dormir? Apesar da pouca idade ele é extremamente consciente do que acontece e diz que a medicação o ajuda muito na escola e acalma sua cabeça. Ele tem TDAH e TOD, já com laudo.
- Eu tenho TDAH, e eu estava tomando ritalina por alguns meses, era ótimo, meu dia era muito produtivo,mas depois de um tempo eu vinha sentindo como se o efeito estivesse passando 3 horas depois, conversei com minha psiquiatra e ela trocou para a Ritalina LA, mais eu não sinto o mesmo efeito que a ritalina,…
- ola me chamo monique e tenho 27 anos, minha pergunta é, qual profissional tenho que procurar para saber se tenho TDAH, pois trenho dificuldade nas areas de todas digo todas as materias, nao consigo absorver nada .
- olá, gostaria de saber se tem como realizar o diagnostico de tdah sem a avaliação neuropsicologica?
- Faz um tempo que sinto problemas de esquecimento, diminuição do meu raciocínio, sinto isso desde que comecei a tomar gabapentina e pregabalina pra fibromialgia. Tem sentido isso? Como resolver?
- Sempre suspeitei de ter TDAH, pois tenho muitos sintomas semelhantes e agora com a internet as pessoas começaram a conhecer sobre e todos que trabalham comigo, uma amiga que o esposo tem, falam que eu tenho... O único sintoma que acho que não tenho seria o hiperativo, não me considero uma pessoa assim,…
- Levei meu filho na neurologista por indicação da escola estar desconfiando dele ter TDAH (eu tbm já suspeitava por diversos motivos). A neurologista pediu um mapeamento (eletroencefalograma) dizendo que era pra descartar outras patologias... Mas eu pesquisando vi que o diagnóstico do TDAH é clínico e…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 469 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.