Tenho uma filha com 3 anos e meio que mora com a mãe dela. Pois somos separados. Minha filha tem um

9 respostas

Tenho uma filha com 3 anos e meio que mora com a mãe dela. Pois somos separados. Minha filha tem um forte temperamento com a mãe, de não obediência e momentos de ataques (jogar as coisas contra a mãe ou no chão). Estou buscando uma forma de ter orientação sobre esse comportamento?
Olá,
Esses comportamentos de não obediência ou "birra" são bastante comuns em crianças desta idade, bem como sentimentos de frustração, sendo manifestados em comportamentos agressivos. Na verdade, há grande probabilidade de estar associada a forma em que se relaciona com as pessoas a sua volta. É interessante que se observe:
- Se a criança possui outros repertórios para conseguir o que deseja (por exemplo, se sabe conversar, fazer pedidos, se fazer compreender pelos adultos);
- Quais os modelos em que a criança recebeu para reagir a eventos estressantes;
- Quais as consequências de seu comportamento (será que ela consegue o que quer?)
Dentre outros pontos a serem observados.
De qualquer modo, é difícil identificá-los em alguns momentos, por estarmos envolvidos com o ambiente. Sugiro que procure um profissional, um psicólogo no caso, que ajude no tratamento da criança, para que produza harmonia da família e bem estar da criança.

Abraço!

Veja, as crianças testam o tempo todo os adultos. Vão experimentando como o outro reage a suas ações.
Ela provavelmente esta testando a mãe e onde serão os seus limites.
Até pode ser uma maneira que ela tenha encontrado de chamar a atenção dessa mãe.
Mas te aconselho procurar ajuda de um profissional da área de Psicologia para o melhor entendimento da conduta tanto dos pais quanto da criança. E assim obter uma orientação mais eficaz para vocês.
A separação é um momento de conflito com a criança, ela não entende porque seus pais estão separados e muitas das vezes de uma maneira inconsciente ela se sente culpada pela separação. Ela esta perdida.
É importante os pais conversarem e estabelecer limites e colocar regras. O que muitas das vezes acontecem que quando um dos conjugues tem a guarda compartilhada, quando o filho vai pra sua casa ele deixa a criança fazer tudo o que ela quer.
A criança precisa que o adulto coloque limite a ela estabeleça regras. E que a mesma regra que tem na casa de um, necessariamente tem que ter na casa do outro. Quando um não deixa o filho fazer algo ou não deixa ir a algum lugar, o outro não pode desautorizar.
Aconselho que os pais tenham amizades que não fale mal um do outro. Lembre-se que vocês dois o amam e suas atitudes são fundamentais para a formação de sua personalidade.
Abraços!
Joice
As crianças passam por diferentes fases ao longo do desenvolvimento. Uma das fases comum e testar limites, especialmente dos pais, para entender até onde podem ir. Muitas vezes, estes comportamentos são uma forma de expressar ou pedir algo. Vale a pena prestar atenção no que acontece depois destes comportamentos, quais são os ganhos e perdas que está tendo para manter este padrão.
Em caso de dúvida, necessidade de orientação, recomendo que procure um psicólogo que poderá te ajudar.
Boa sorte!
Vários fatores influenciam no comportamento (ações) da criança, é preciso averiguar em que momentos ocorrem estes comportamentos, quem estão envolvidos na situação, se os comportamentos não são para ter algum ganho secundário agindo desta maneira (ter mais atenção por exemplo), as vezes alguns comportamentos acabam sendo reforçados e não são percebidos. Porém é necessário começar a desenvolver certas habilidades com a criança para mostrar a ela que este não é o melhor comportamento a ser praticado.
Recebo muitos casos desses no meu consultório e acho importante os Pais se importarem de fato com essas "birras" recorrentes que tomam com o passar do tempo proporções maiores, porque isso ocasiona problemas nos outros ambientes que a criança transita. Se em casa, com os Pais ou Pai e mãe separados, responsáveis pela educação primária, 1º nível de hierarquia que a criança conhece, ela tem problemas de regras e limites, imagine como não será o comportamento desta criança no ambiente escolar, onde a educação é secundária ou em qualquer outro ambiente onde ela terá que seguir determinações de alguma espécie? Então, os Pais devem procurar um Psicólogo para que a criança e Pais sejam acompanhados e devidamente orientados. Boa sorte.
Boa noite pai,
Sua filha tem este comportamento com vc?
O que vc faz de diferente da mae?
Será que ela pode agir da mesma forma?

Por enquanto está é a forma que sua filha sabe reagir ao sentimento que ela tem no momento, que você está nomeando de: temperamento forte e momentos de ataque, mas é importante identificar os sentimentos e achar um caminho melhor pra eles.

Que tal vcs ajudarem ela ? Será que ela está confunsa nos sentimentos e não sabe o q fazer ?

O q acha de uma ajuda de um psicólogo infantil para vcs ajudarem sua filhota ?
Espero ter feito sentido pra vc ????
Beijinhos
Dra Mariana Goytacaz
Psicóloga especializada em Coaching Infantil
Geralmente recebo muitos pacientes com essa queixa, querendo trazer as crianças para o consultório, porém, como terapeuta familiar, procuro avaliar se há a necessidade de trabalhar com a criança, ou se é melhor fazer orientação aos pais sobre a fase que conhecemos como a crise dos 2 anos, ou a 1ª versão da adolescência, que começa dos 2 anos e pode se estender até os 4 anos.
Se quiser mais detalhes sobre esse tema, leia o artigo que escrevi na minha página do facebook: Psicóloga Ivana, esse post foi publicado em 19/10.
Coloco-me à disposição.
Por volta dos dois anos de idade até mais ou menos quatro anos, as crianças tendem a desenvolver comportamentos que chamamos comumente de "birra" justamente por que nesta idade os pais tendem a corrigir posturas antes permitidas, por que era bonitinho, porque a criança era muito pequena para ser corrigida etc.O fato é que esse confronto entre limite e permissividade faz com que algumas crianças desenvolvam formas de dizer não à imposição do limite e apresentem esse comportamento agressivo e a birra. No seu caso, em particular, existe uma ou muitas questões devido à separação dos pais. Pode ocorrer que sua filha sinta a pressão ou a permissividade mais de um lado que de outro e esteja querendo chamar a atenção, mas como não sabe se expressar por meio de palavras, se comporta assim. Existem muitas outras possibilidades que podem estar levando sua criança a se comportar de tal forma. Converse abertamente com a mãe da criança sobre isso e estabeleça padrões de limites e comportamentos.