Tenho uma filha de 2 anos que há 8 meses está indo a escola. Na sala há 4 professoras porém minha

8 respostas
Tenho uma filha de 2 anos que há 8 meses está indo a escola.
Na sala há 4 professoras porém minha filha se apegou apenas a 1 de tal forma que quando a mesma não está na sala minha filha chora e fica chamando pela mesma o tempo todo.
Conosco ela é super extrovertida e alegre.
O que faço?
A fase em que sua filha se encontra ainda é muito cedo para definir qualquer tipo de diagnóstico. Concordo com colegas de profissão acima que segundo o que foi colocado no texto não aparenta ser um transtorno. Nesta fase as crianças se apegam normalmente a um professor com quem elas se identificam, mas claro que se este professor falta não pode ser motivo da criança se sinta desta forma. Converse com o psicopedagogo da escola para encontrar formas de que sua filha se sinta confortável durante a aula, procure um psicólogo infantil se a situação continuar a se repetir mesmo após conversar com os professores .
Abraços!

Por ser uma criança com apenas 2 anos, nao há como avaliar se existe alguma dificuldade ... Parece-me um apego a esta professora que, provavelmente, foi mais afetuosa com sua filha ... Vale pedir ao colegio para observa-la com os amigos também ...

Sds ...
O que ocorre é que sua filha, está em processo de adaptação num ambiente que até então era desconhecido para ela. O fato de ter eleito uma das professoras como pessoa de confiança é positivo, pois configura que a profissional é atenciosa com ela.
Fique tranquila...esse processo faz parte do desenvolvimento.
Continue atenta e participativa na vida escolar da sua filhota.
A criança precisa ter uma figura de apego a quem ela estará mais próxima. Em casa provavelmente esta figura é representada pela mãe, ou pai. Com a evolução do desenvolvimento infantil a necessidade da presença desta figura vai diminuindo e vai culminar na independência e autonomia da criança. Aos dois anos a necessidade desta figura de apega ainda é muito grande. No ambiente escolar a criança também vai buscar esta figura de apelo principalmente por estar em ambiente diferente ao lar. Mas naturalmente ao longo da adaptação a necessidade da presença da figura desta professora irá desaparecer gradativamente. Converse sempre com a equipe psicopedagógica da escola para acompanhar a evolução desta adaptação.
Não vejo grandes problemas devido a idade dela. Afinidade todos nós temos, mais as crianças não tem problemas em demostrar.

Não acredito ser um "problema".
Vamos observar de perto ok?
Olá! Olha, isso não caracteriza um problema em si. Na idade em que sua filha está é normal que manifeste apego e identificação a determinadas pessoas e outras não - como foi o caso de somente uma das professoras. O ambiente escolar ainda é um meio desconhecido e ela talvez não sinta segurança de ficar "sozinha" - quando fica sem a professora eleita - por isso ela chora, tem medo, mas isso é normal. O ideal é que as outras professoras interajam e se tornem também esse ponto de referência, o que vai se consolidando aos poucos. Continue participando da vida escolar da sua filha, se houver alterações maiores procure um especialista infantil para esclarecimentos e acompanhamento.
Entrar em contato com as outras professoras para que elas possam conquista-lá e observar o que a fez apegar-se a professora específica, identificando isso, fazer com que as outras professoras a conquistem.
Concordo com minha colega Valéria, avalio inicialmente como um processo de socialização normal, a questão do apego é uma questão importante nesta idade, se observar outro fato que se pareça anormal, nós psicólogos e psicopedagogos estaremos aqui para te ajudar como um problema de aprendizagem.