Tenho uma tia (irmã gêmea da minha mãe) que é diagnosticada com bipolaridade, apesar da minha mãe

26 respostas
Tenho uma tia (irmã gêmea da minha mãe) que é diagnosticada com bipolaridade, apesar da minha mãe não ser diagnosticada com a mesma doença isso aumenta o meu risco para bipolaridade ou mesmo esquizofrenia?
Olá! Sim, há um risco. Contudo, não significa que você, obrigatoriamente, desenvolverá. Se você tem experimentado algum sintoma relacionado com bipolaridade ou esquizofrenia, não se auto-diagnostique nem auto-medicalize, pois isso é perigoso! Procure um profissional para auxiliá-lo(a) tanto no diagnóstico quanto no tratamento.

Olá. A existência de um familiar com algum transtorno mental pode aumentar as chances de que outros parentes possam vir a apresentar outros transtornos, mas isso não significa que necessariamente você também desenvolverá alguma doença, haja vista que outros fatores, como grau de parentesco, condições socioambientais, nível emocional são importantes para o surgimento de algum transtorno.
Olá, o fato de ter alguém próximo da família com esse diagnóstico, pode sim aumentar as chances de ser desenvolvido. Mas caso você não tenha nenhum sintoma parecido, não há o que se preocupar. Caso tenha, o melhor seria procurar um profissional adequado para avaliar o caso.
Muitos estudos já comprovam que em geral transtorno bipolar, pode vir sim de causa genética, não necessariamente você irá desenvolver, mas existe uma pré disposição maior. O ideal é que você tenha conhecimento da doença e se observe, caso perceba sinais, o quanto antes procurar ajuda médica é o ideal, porém não carregue tanto medo a ponto disso vir a te prejudicar. Hoje em dia o TB é tratável e em geral os pacientes conseguem controlar melhor seus sintomas.
Olá . Não há nada que comprove uma herança genética para transtornos mentais. Porém acho que você pode transformar sua pergunta em uma indagação sobre você, me parece que você gostaria de saber mais sobre você mesma. Procure um psicólogo ou psicanalista. Pode ser uma boa maneira de se tranquilizar e se conhecer melhor.
Ha possibilidade mas nao significa que vc ira ter, procure um profissional para que você possa tirar suas duvidas e conversar sobre suas fantasias quanto a doença.
Att.
Eduardo
A herança para transtornos mentais para alguns teóricos pode ser genético outro reforçado pelo ambiente. Porém a questão que mais me chama atenção é a sua preocupação ser fundamentada por quais motivos. Você gera esta questão a partir de sinais ou sintomas que percebe em você ou medos através de comparação? Procure um terapeuta para te orientar. Medos e inseguranças geram ansiedade e confusão frente a uma questão aberta.
Isso é apenas uma hipótese sua, não se configura como verdade absoluta. Porém, algumas teorias acreditam que transtornos mentais tem uma raiz genética também. A melhor sugestão no seu caso seria procurar um especialista da área para elucidar melhor essas suas duvidas.
Boa tarde, fique tranquila isto é uma hipótese não comprovada, e não se tem certeza de que seu caso é esquizofrenia portanto não acelere o estado de alerta. Procure conversar com seu medico e depois procure fazer psicoterapia com certeza irá te ajudar a encontrar novos caminhos e novas respostas as suas perguntas e entender melhor o que preocupa você. Peça ajuda a um psicologo!!
Olá, na verdade há uma pré disposição, mas não é uma certeza de que venha se manifestar, mas caso essas dúvidas estejam te trazendo angústias sugiro, procurar um psicólogo para buscar uma melhor qualidade de vida
Olá, há uma predisposição genética, mas isso não quer dizer que você irá desenvolver esse tipo sofrimento psíquico. Sugiro que procure um profissional habilitado, como um psicólogo, que poderá lhe ajudar a compreender melhor essa questão.
Olá. O melhor a se fazer é buscar uma orientação de profissional como um psicólogo e/ou psiquiatra para esclarecer as dúvidas. Talvez o seu medo de vir a ter um transtorno como esse deva ser trabalhado. Não existe uma certeza que você desenvolverá ou não, em grande parte depende das experiências de vida.
O transtorno bipolar é uma doença na qual existe interação entre fatores genéticos e ambientais. O fato de você ter alguém próximo com o transtorno indica que você tem a predisposição, mas não necessariamente que vá desenvolver o transtorno.
Olá! Dentre as causas do transtorno bipolar pode-se citar fatores genéticos, alterações em algumas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores estão envolvidos. Sabe-se também que fatores ambientais e hormonais podem influenciar no desenvolvimento do quadro, contudo, ter um parente com qualquer transtorno mostra apenas uma predisposição a desenvolver, ou seja, não é uma sentença de que você o terá. Mas é importante registrar que, caso você esteja tendo sintomas ou alterações de comportamentos importantes, é essencial que busque psicóloga e/ou psiquiatra para uma avaliação mais aprofundada do seu caso. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Olá, herdamos da nossa família a genética e lá estão todas as pré-disposições que você tem para todas as doenças. Isso não significa que você vai desenvolver essa patologia. É importante cuidar da saúde mental, se afastar de qualquer substância psicoativa, e na manifestação de uma instabilidade emocional procurar ajudar para prevenir o agravo de qualquer doença psíquica. Abraços. Samantha Otero.
Ter um bipolar na Família pode te dar uma pré disposição para desenvolver a doença, mas não necessariamente significa que você irá, além disso, tem outros fatores, sociais e psicológicos que podem interferir.
Há a possibilidade de até 25% de confirmação. Se notar sintomas parecidos com de sua tia, procure um psicólogo imediatamente para orientação como proceder
Olá, existe sim a questão do fator genético preponderar transtornos, porém não é uma verdade absoluta, apenas aumenta as chances. Caso constate que tem oscilação de humor e que percebe algumas características de comportamento parecidas com a da sua tia, aconselho a procura de um psiquiatra. Contudo, se não percebe nenhum sintoma, não há com o que se preocupar.
Existe predisposição genética, mas isto não significa que você desenvolverá este transtorno. Caso você esteja com sintomas procure um profissional da área para que ele possa entender melhor o quadro e esclarecer maiores dúvidas.
O fato de haver uma vulnerabilidade genética não significa que a pessoa vá desenvolver determinada doença. As doenças mentais em sua maioria são biopsicosociais. É como o diabetes II, vc tem a genética, mas se cuidar da alimentação, fizer exercicios,etc vc nao desenvolve a doença. No caso do TAB entram a influencia do meio externo, contingencias da vida, questões emocionais, etc. Então a genética é apenas um fator. Isso se vc recebeu essa hereditariedade que também não se sabe.
Mesmo havendo fatores genéticos, não é isso que determina ou garante que você terá ou deixará de ter uma doença. Nesse caso, não gosto nem da nomeação de doença, e sim de uma condição psíquica. O que realmente importa, arrisco em dizer, são suas escolhas subjetivas. Importante questionar o que é isso que vem do outro e o que é isso diz respeito à sua singularidade, sabendo se descolar dessas condições!
Bom dia! Então, a genética tem uma função importante para "repassar" várias características, porém, no tocante a transtornos mentais, os aspectos ambientais dificilmente são levados em jogo nas pesquisas. Por essa razão, acredito ser muito importante que você procure auxílio de um psicólogo(a) para ajudar-lhe a compreender o que é seu e o que é do outro. Não sei se é seu caso, mas muitas vezes conviver com pessoas que tem bipolaridade não tratada pode ser algo muito duro e difícil... Enfim, procurar ajuda, ser acolhida mas suas necessidades é fundamental!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, boa tarde!
Não há comprovação alguma de que a bipolaridade sucederia de causas genéticas ou orgânicas. Caso você apresente algum sintoma que acredite estar relacionado ao transtorno bipolar, te aconselho a buscar um profissional que possa te auxiliar melhor com este diagnóstico e tratamento. Caso não, fique tranquila. Na maior parte dos casos, estes transtornos apresentam sinais, de algum modo, desde muito cedo.
Boa sorte!
Pode ser que sim, mas também pode ser que não, portanto se você sentir alguma coisa seria interessante você buscar tratamento. Sou psicóloga e psicanalista e estou à disposição!
Sim, há um risco mas isso não significa que você desenvolverá. Cuide do estresse e não use drogas pois são fatores desencadeantes.
Olá! Embora o fator genético possa sim influenciar no desenvolvimento desses quadros, há outros critérios envolvidos que podem contribuir para o surgimento ou não. Observe-se e, caso perceba algum sinal ou sintoma que possa indicar uma psicopatologia, busque ajuda profissional para avaliar e, se precisar, te fornecer ou orientar para o tratamento adequado.