Transtorno fóbico - ansioso extremamente grave pode apresentar sintomas psicóticos, como alucinações

9 respostas
Transtorno fóbico - ansioso extremamente grave pode apresentar sintomas psicóticos, como alucinações?
Cid: F40 e F29
Pelo que entendi você tem diagnóstico de Esquizofrenia e as alucinações são desse quadro e não do quadro de ansiedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! São dois transtornos diferentes. CID F40 refere-se a "Transtorno Fóbico Ansioso" e De acordo com o "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" DSM V, apresenta os seguintes sintomas: 1. Medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação (p. ex., voar, alturas, animais, tomar uma injeção, ver sangue). 2. O objeto ou situação fóbica quase invariavelmente provoca uma resposta imediata de medo ou ansiedade. 3. 0 objeto ou situação fóbica é ativamente evitado ou suportado com intensa ansiedade ou sofrimento. 4. O medo ou ansiedade é desproporcional em relação ao perigo real imposto pelo objeto ou situação específica e ao contexto sociocultural. 5. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente com duração mínima de seis meses. 6. O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Como você pode ver não há referência a sintomas psicóticos, como alucinações.
Já o CID F29 refere-se à Esquizofrenia, doença caracterizada por sintomas psicóticos como delírios e alucinações. Pode ser que existam comorbidades, nesse caso o indivíduo apresenta sintomas que fecham critérios diagnósticos para os dois transtornos. Porém, quando for diagnóstico de Fobia apenas, não haverá a presença de sintomas psicóticos.

À disposição!
Neste caso, podemos classificar, de acordo com a intensidade dos sintomas em leve, moderado ou grave. Os episódios leves e moderados podem ser especificados quanto à presença ou não de sintomas somáticos e os graves quanto à presença ou ausência de sintomas psicóticos.
Os transtornos fobicos ansiosos,a ansiedade é desencadeada por situações determinadas,que não apresentam nenhum perigo real.(palpitações,impressão de desmaio,medo de morrer,medo de ficar louco),geralmente associada a uma depressao.Ja,no F29,há uma psicose ,não orgânica e não especificada.
O transtorno fóbico ansioso, CID F40, independente da intensidade, não apresenta sintomas psicóticos. Já o CID F29 -esquizofrenia - apresenta sintomas psicóticos, podendo ser alucinação ou delírio , ou apresentar os dois sintomas. No caso mencionado acima a pessoa apresenta sintomas psicóticos porque manifestar o transtorno de esquizofrenia.
Na verdade não independente da gravidade. Então as possíveis alucinações são decorrentes de outro problema isto é do Cid F29 Esquizofrenia e não do Cid F40 Transtorno Fóbico Ansioso.
Olá!
O Transtorno fóbico, independente da gravidade não causa alucinações. Este sintoma está relacionado ao outro transtorno, CID F29- Psicose não orgânica não especificada.
Um abraço!
Como essas classificações se referem ao instrumento do CID-10, referem-se a fenômenos, ao que é apresentado como sintomatologia, então é possível sim que uma mesma pessoa apresente estes dois transtornos a primeira vista, no caso F40 e F 29. Porém tratam -se de instrumentos utilizados soberanamente pela psiquiatria. Geralmente a abordagem da psicologia buscará contextualizar estes conjuntos de sinais e sintomas atrelando a outros fatores que fazem parte da vida do indivíduo, que está manifestando tais quadros e assim ter um entendimento mais abrangente do diagnóstico como um todo.
O Transtorno fóbico, não causa alucinações. O sintoma mencionado está relacionado ao outro transtorno, CID F29- Psicose não orgânica não especificada.
Existem outras características de investigação do processo do inconsciente, alucinações está relacionado a outras patologias psíquicas.É importante investigar a raiz traumática e outras condições.
Um abraço!

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Mariana Miguel

Mariana Miguel

Psicólogo

Campinas

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Amanda Mendes

Amanda Mendes

Psicólogo

Maricá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Transtornos fóbicos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.