Transtorno fóbico - ansioso extremamente grave pode apresentar sintomas psicóticos, como alucinações

9 respostas
Transtorno fóbico - ansioso extremamente grave pode apresentar sintomas psicóticos, como alucinações?
Cid: F40 e F29
Pelo que entendi você tem diagnóstico de Esquizofrenia e as alucinações são desse quadro e não do quadro de ansiedade.

Olá! São dois transtornos diferentes. CID F40 refere-se a "Transtorno Fóbico Ansioso" e De acordo com o "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" DSM V, apresenta os seguintes sintomas: 1. Medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação (p. ex., voar, alturas, animais, tomar uma injeção, ver sangue). 2. O objeto ou situação fóbica quase invariavelmente provoca uma resposta imediata de medo ou ansiedade. 3. 0 objeto ou situação fóbica é ativamente evitado ou suportado com intensa ansiedade ou sofrimento. 4. O medo ou ansiedade é desproporcional em relação ao perigo real imposto pelo objeto ou situação específica e ao contexto sociocultural. 5. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente com duração mínima de seis meses. 6. O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Como você pode ver não há referência a sintomas psicóticos, como alucinações.
Já o CID F29 refere-se à Esquizofrenia, doença caracterizada por sintomas psicóticos como delírios e alucinações. Pode ser que existam comorbidades, nesse caso o indivíduo apresenta sintomas que fecham critérios diagnósticos para os dois transtornos. Porém, quando for diagnóstico de Fobia apenas, não haverá a presença de sintomas psicóticos.

À disposição!
Neste caso, podemos classificar, de acordo com a intensidade dos sintomas em leve, moderado ou grave. Os episódios leves e moderados podem ser especificados quanto à presença ou não de sintomas somáticos e os graves quanto à presença ou ausência de sintomas psicóticos.
Os transtornos fobicos ansiosos,a ansiedade é desencadeada por situações determinadas,que não apresentam nenhum perigo real.(palpitações,impressão de desmaio,medo de morrer,medo de ficar louco),geralmente associada a uma depressao.Ja,no F29,há uma psicose ,não orgânica e não especificada.
O transtorno fóbico ansioso, CID F40, independente da intensidade, não apresenta sintomas psicóticos. Já o CID F29 -esquizofrenia - apresenta sintomas psicóticos, podendo ser alucinação ou delírio , ou apresentar os dois sintomas. No caso mencionado acima a pessoa apresenta sintomas psicóticos porque manifestar o transtorno de esquizofrenia.
Na verdade não independente da gravidade. Então as possíveis alucinações são decorrentes de outro problema isto é do Cid F29 Esquizofrenia e não do Cid F40 Transtorno Fóbico Ansioso.
Olá!
O Transtorno fóbico, independente da gravidade não causa alucinações. Este sintoma está relacionado ao outro transtorno, CID F29- Psicose não orgânica não especificada.
Um abraço!
Como essas classificações se referem ao instrumento do CID-10, referem-se a fenômenos, ao que é apresentado como sintomatologia, então é possível sim que uma mesma pessoa apresente estes dois transtornos a primeira vista, no caso F40 e F 29. Porém tratam -se de instrumentos utilizados soberanamente pela psiquiatria. Geralmente a abordagem da psicologia buscará contextualizar estes conjuntos de sinais e sintomas atrelando a outros fatores que fazem parte da vida do indivíduo, que está manifestando tais quadros e assim ter um entendimento mais abrangente do diagnóstico como um todo.
O Transtorno fóbico, não causa alucinações. O sintoma mencionado está relacionado ao outro transtorno, CID F29- Psicose não orgânica não especificada.
Existem outras características de investigação do processo do inconsciente, alucinações está relacionado a outras patologias psíquicas.É importante investigar a raiz traumática e outras condições.
Um abraço!