Voltei com meu ex recentemente. E me sinto mal por não contar detalhes das coisas, as vezes acho qu

20 respostas
Voltei com meu ex recentemente.
E me sinto mal por não contar detalhes das coisas, as vezes acho que posso estar me sabotando. As pessoas que eu conversei me falaram que nem tudo se conta com detalhes, que não importa oque aconteceu dentro do “ficar”, mas mesmo assim tenho a sensação de estar estar enganando ele, mesmo não devendo satisfação doque eu fiz no tempo solteira. As vezes tenho vontade de falar, mas sei que ele não vai lidar bem e eu vou acabar sendo julgada. Como lidar com a culpa?
Olá! Seria importante você procurar ajuda de um psicólogo(a), no processo terapêutico, você poderá entender e lidar melhor com que aconteceu e com essa ambiguidade de pensamentos. À medida que você for se aprofundando em seu processo, poderá cuidar melhor de todas essas dúvidas que está enfrentando.

Deixo aqui uma dica de leitura que tenho certeza que irá lhe ajudar nesse momento onde o sentimento de culpa esta tão presente: "Não Acredite em Tudo que Você Sente"

Espero ter ajudado;

Com Carinho;
Vanessa Masson

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150

Olá, parasse ser algo que de fato está de incomodando bastante. Seria muito redundante a resposta que poderia dar aqui pra você. Porque são muitas variáveis envolvidas, tanto no âmbito individual, quanto no que se refere a própria relação. Acho que seria bem interessante que você procurasse fazer um acompanhamento psicológico, pode te ajudar muito a alinhar todas essas questões, qualquer coisa fico a disposição, obrigada.
Olá! Os relacionamentos são tão complexos, né? Fiquei aqui pensando em várias coisas: por que você se sente culpada? Como você está se sabotando? Por que seu ex não lidaria bem com o que você fez ou deixou de fazer? Por que o julgamento dele te afeta? Penso que essas respostas podem te ajudar a pensar em algum caminho para entender a sua dor. Sabe, não existe manual do relacionamento, ou da culpa, ou da dor. A gente tem que ir buscando nossos meios de lidar com nossos sentimentos, pensamentos, ações. Nesse sentido, eu sugiro que você procure um psicólogo para se aprofundar nessa dor e que assim você tenha um relacionamento mais leve com você mesma e com seu parceiro. Não deixe de se cuidar!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 200
Olá, seria interessante você observar o porque te incomoda o fato de você não ter contado para ele no período em que estavam separados... De onde vem essa culpa? Qual a necessidade/desejo que está por trás desta "culpa"? Porque acredita que precisa "ser perfeita" para não ser julgada?
Já pensou fazer terapia para lidar melhor com as suas emoções?
Oi! O passo mais importante é não se cobrar em atingir um ideal de "normalidade", pois isso não existe. Estamos todos em nosso próprio percurso, com nossas marcas, vivências, peculiaridades... portanto, não existe uma maneira "certa" ou "errada" de sentir ou agir, o que existe é a realidade que você vivencia e sua subjetividade e desejos diante dela. Nota-se que você vive um impasse, e talvez seja importante atravessá-lo, para si mesma e para o relacionamento. Acredito que a terapia poderá ajudá-la a trazer a tona alguns aspectos (pensamentos, emoções), que possam estar te governando e dificultando o atravessamento dessa situação. É falando em terapia que a gente cria espaços pra perceber algumas coisas! Espero ter ajudado.
Penso que a sua história quando não estava com o seu ex não precisa ser compartilhada com ele, só diz respeito a você, mas se está com dificuldades de lidar com o seu passado e se sente culpada por coisas que fez, é importante trabalhar esses temas na psicoterapia, caminho de auto-conhecimento e crescimento pessoal!
Concordo com a psicóloga Verônica. Sua vida quando você estava "solteira" não tem que ser necessariamente compartilhada com seu namorado. Por que? Porque você é uma pessoa adulta e o seu comportamento desta época só diz respeito a você. Mas provavelmente você mesma se condena, se sente culpada de algo que ele poderia não aceitar, ou mesmo diante da sociedade. Mas se foram suas escolhas, não hánecessidade de compartilhar algo que diz respeito somente a você. Mas, se a culpa pesar, procure um psicólogo para discutir o porquê dessa culpa, e como você se encara como mulher.
Com um psicólogo especializado.
Vc não está sozinha. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível culpa que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Olá! Imagino que essa situação esteja sendo difícil de lidar. Mesmo não precisando dar satisfação, você sente que deveria contar…
Que tal vocês conversarem sobre alguns tópicos e assim você decide se conta ou não?
- Vamos contar um para o outro o que fizemos nesse tempo separado?
- como vamos lidar com isso se sentirmos ciúme?
- nosso relacionamento está fortalecido o suficiente para lidarmos com o que pode acontecer se contarmos?
- nós queremos saber o que outro fez nesse período?
- o que poderia acontecer de pior se contarmos?
- o que pode acontecer de melhor se contarmos?
Você pode pensar nessas perguntas sozinh@ ou com a sua parceria.
Espero que isso possa te ajudar!
Fica bem
Olá! Parece que tem a crença, o pensamento de que não deve esconder nada do outro... e como você mesma mencionou nem tudo preciso contar em detalhes. Se isso está prejudicando sua relação, sentindo-se mal, sugiro que procure um psicólogo para ajudar a desconstruir esse pensamento distorcido. Psicólogo da linha terapia cognitiva comportamental pode te ajudar. Procure um psicólogo!
Seria necessário passar por atendimento com um profissional para falar mais a fundo, pois diversas perguntas emergem da sua dúvida como: Já houve cobrança dele por saber como foi seu período solteira ou ele abriu em detalhes para você como foi para ele? Qual você entende que seria a consequência futura de não contar para sentir que é necessário contar? Como contar com detalhes afetaria o relacionamento? Ambos devem estar cientes que os dois passaram um tempo solteiros e que estando dentro do relacionamento se faz necessário o respeito e a confiança mútua, se vocês voltaram e estão bem seria mais importante focar no que une e mantém o relacionamento saudável, se fosse importante e produtivo para a relação falar de outras pessoas e do tempo solteira provavelmente não haveria medo de contar. Comece um acompanhamento para lidar melhor. Abçs.
Olá! A culpa pode ter a ver com questões inconscientes que não queremos que apareça. Pode ser interessante buscar uma análise para entender o que será que você quer com isso de contar pra ele o que aconteceu durante a separação de vocês.
É preciso entender de onde vem sua necessidade de contar tudo sobre um período em que vocês não estiveram juntos. Por vezes, temos padrões rídigos de como funciona um relacionamento que são problemáticos quando causam sofrimento, como parece estar causando em você em seu relato. Estes padrões podem ser aprendidos observando pais e cuidadores ou diretamente na relação com eles. Algumas cobranças em estágios precoces da vida deixam marcas. Em outras situações ao longo da vida, podemos acabar nos relacionando com parceiros(as) que reiteram essas formas controladoras e tóxicas de se relacionar. A relação com o que vocês contam um ao outro é algo muito particular de cada casal, cada "contrato", mas minha preocupação é por estar gerando um conflito interno em você e o que seria essa necessidade tão grande de contar sobre seu período de solteira e o que ele não gostaria de saber, e como seria a compreensão dele sobre sua liberdade neste período, se ele seria ciumento ou te cobraria mais informações ou se afastar de pessoas com quem você sequer mantém relações mais.
Algumas perguntas para ajudar você nas reflexões: eu me sinto culpada exatamente do quê? De ter agido como uma mulher adulta, solteira, independente e dona das minhas ações? Fiz algo muito terrível para me sentir tão culpada assim? O que eu sinto é mais culpa de algo que fiz? Ou é mais medo do que eu acho que o meu namorado vai pensar de mim? Sugiro a Psicoterapia, para que você se sinta mais forte e menos dependente e eventuais julgamentos do seu parceiro.
A terapia pode ajudar a lidar com a culpa de várias maneiras. Primeiro, o terapeuta pode ajudá-la a entender por que ela se sente culpada e o que está por trás desses sentimentos. Isso pode ajudá-la a identificar e compreender melhor os seus sentimentos e ajudá-la a encontrar maneiras de lidar com eles. O terapeuta também pode ajudá-la a encontrar maneiras de se comunicar com seu ex de forma honesta e aberta, de modo que ela possa se sentir confortável em compartilhar informações com ele. Por fim, o terapeuta pode ajudá-la a desenvolver estratégias para lidar com a culpa e outros sentimentos negativos que possam surgir.
A culpa é uma emoção complexa e pode ser influenciada por diversos fatores. É importante reconhecer que você tem o direito de definir seus limites de privacidade e decidir o que compartilhar com seu ex. Se você está se sentindo mal por não compartilhar detalhes do seu passado, pode ser útil explorar esses sentimentos com um terapeuta para processá-los e encontrar maneiras saudáveis de lidar com a culpa. Lembre-se de que cuidar de si mesma e estabelecer limites saudáveis em relacionamentos é importante.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Olá! São tantas questões envolvidas no que escreveu. O que me chama a atenção é a confusão com os seus sentimentos e entender como você está se sentindo com esse relacionamento. A psicoterapia ajudará você a clarear o que está acontecendo, saber o que é seu, o que é dele e o que é do outros. A consciência, o autoconhecimento vai te ajudar a decidir o que fazer. Caso tenha fito sentido e queira conversar, estou a disposição.
Olá. Você vai precisar investigar esses sentimentos com mais qualidade para conseguir encontrar a resposta sobre o que deve fazer, já que não existe uma resposta certa. Penso que você consegue compreender que há questões emocionais a seres trabalhadas, pois existe um conflito e aparentemente um sofrimento. Minha orientação é iniciar processo de terapia. Abraço
Olá, tudo bem?
lendo sua pergunta fiquei me questionando o porquê dessa necessidade de contar pra ele. O que será que você imagina que irá ganhar com isso?
Será que, em algum lugar, há o desejo de encerrar a relação e, por isso, contar coisas que você parece entender que não precisam ser contadas?
Além disso, acho que precisamos pensar juntas no porquê vocês voltaram e como anda esse relacionamento.
Sugiro procurar um psicólogo.
Estou à disposição, caso tenha o desejo de entender melhor isso e outras questões que permeiam essa sua pergunta.
Um abraço.
Lidar com sentimentos de culpa em um relacionamento pode ser desafiador, especialmente quando se trata de decisões tomadas durante o tempo em que você estava solteira. É importante lembrar que você não é obrigada a compartilhar todos os detalhes do seu passado, especialmente se isso pode causar desconforto ou conflito no relacionamento atual. A comunicação aberta e honesta é importante, mas também é essencial respeitar sua privacidade e autonomia.

É natural sentir-se tentada a compartilhar tudo com seu parceiro, mas lembre-se de que nem todas as informações precisam ser reveladas para manter um relacionamento saudável. Você tem o direito de reservar partes do seu passado para si mesma, desde que isso não afete negativamente o relacionamento.

Quanto à Terapia do Campo do Pensamento (TFT), essa abordagem terapêutica pode ser útil para lidar com sentimentos de culpa e ansiedade. A TFT combina a estimulação de pontos de acupuntura com técnicas de psicoterapia para ajudar a aliviar emoções negativas e promover o equilíbrio emocional.

Em sessões de TFT, você poderia explorar os sentimentos de culpa associados a não compartilhar detalhes do seu passado com seu parceiro. O terapeuta poderia ajudá-la a identificar e desafiar pensamentos negativos, como a crença de que você está enganando seu parceiro, e trabalhar para substituí-los por pensamentos mais realistas e compassivos.

Além disso, a técnica de tapping da TFT pode ser usada para reduzir a ansiedade e o desconforto emocional associados a esses sentimentos de culpa. Ao estimular pontos de acupuntura específicos enquanto foca nos sentimentos de culpa, você pode experimentar uma redução na intensidade dessas emoções e uma sensação de alívio.

Em última análise, é importante buscar o equilíbrio entre a comunicação aberta e honesta com seu parceiro e o respeito à sua própria privacidade e bem-estar emocional. Se os sentimentos de culpa persistirem e afetarem significativamente seu bem-estar, considerar a ajuda de um terapeuta treinado em TFT ou outra abordagem terapêutica pode ser benéfico.