Voltei com a minha ex a pouco tempo, e as coisas que ela fez no nosso tempo separados ainda vem na m

20 respostas
Voltei com a minha ex a pouco tempo, e as coisas que ela fez no nosso tempo separados ainda vem na minha cabeça grande parte do meu dia. Tenho medo de ter mais algo que ela não me contou, algo que ela fez no nosso tempo separados.
Acabo tendo muitos pensamentos intrusivos.
Como deixar isso para trás?
Você então além de saber ainda fantasia o que ela fez? Se vocês estavam separados, o que ela fez nesse meio tempo não lhe interessa não é mesmo? O ponto principal parece ter mais a ver com você sofrer disso que você chama de pensamentos intrusivos. Não há segredo, para deixar isso para trás somente com tratamento.

Olá, como são desgastantes esses pensamentos não é mesmo? Imagino que seu momento não esteja sendo fácil, mas é necessário enfrentar, a aceitação desse momento em que estiveram separados é um grande passo, o entendimento do momento em que estavam e a construção do que vivem e onde estão hoje será necessário para te auxiliar na elaboração desse processo de "deixar para trás" como você citou. Busque por um profissional qualificado que possa te acolher com empatia e auxiliar a desenvolver ferramentas que te ajudaram no manejo dessa situação e na construção de um relacionamento saldável e duradouro. Espero ter ajudado e me coloco a disposição no que necessário.
Olá! Se você está disposto a viver essa relação, procure focar no momento presente, na história que querem construir juntos. Caso a dificuldade em desligar do passado persistir, ficar pensando e fantasiado algo, procure ajuda... vive e seja feliz no hoje!
Olá! Que bom que você está procurando ajuda!
Acredito que o primeiro passo é você compreender que pensamentos não são fatos. Ao longo de todo um dia, temos diversos pensamentos (pensamentos fantasiosos, pensamentos sobre fatos, pensamentos sobre hipóteses...), alguns deles podem ser verdadeiros e outros não.
Desse modo, não quer dizer que já que você pensou que algo aconteceu, é verdade. Tente se lembrar disso quando esses pensamentos vierem a tona.
Além disso, você pode buscar ajuda de um psicoterapeuta cognitivo-comportamental.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica que se concentra em ajudar as pessoas a mudarem seus padrões de pensamento e comportamento disfuncionais, a fim de melhorar sua saúde mental e bem-estar. Os benefícios da TCC são muitos e podem incluir uma redução significativa dos sintomas de ansiedade, depressão e outras condições de saúde mental. Além disso, a TCC pode ajudar as pessoas a aprenderem habilidades de enfrentamento mais eficazes e a desenvolverem uma maior autoconsciência e autoestima. Outros benefícios incluem melhorias nos relacionamentos interpessoais e na qualidade de vida geral. A TCC é uma forma eficaz de terapia que pode ajudar as pessoas a lidar com uma ampla variedade de questões de saúde mental e emocional.
Fico à disposição!
Fique bem!
Olá! Lamento em saber que esteja tendo essas dificuldades, pensamentos intrusivos podem ser bastante angustiantes. Sentir essa espécie de "desconfiança" e "ciúme retrospectivo" é comum, muitas pessoas passam por isso. É importante aos poucos encarar esses pensamentos e preocupações pelo que são: pensamentos. São ideias que talvez estejam tentando te proteger, fazer você se sentir mais no controle do relacionamento, entre outras possibilidades. A mente humana tem como hábito manter esse tipo de pensamentos que nos alertam a possíveis perigos nas nossas relações. Ao mesmo tempo, é importante observar que são apenas ideias como qualquer outra (não exatamente verdades absolutas) e que, nesse momento, estão te fazendo sofrer ainda mais e/ou estão pouco baseados em fatos relevantes. Sei que pode parecer estranho a princípio, mas um primeiro passo pode ser simplesmente treinar observar os pensamentos intrusivos quando chegam e rotulá-los como apenas eventos mentais que você não controla, nada que precisa de uma resposta imediata, sabe? Apenas uma coisa que a mente está habituada a fazer automaticamente, como os olhos piscando. A psicoterapia é indicada para aprender a tolerar, entender a função e desconstruir esses pensamentos gradualmente, com o auxílio de um profissional para desenvolver essas habilidades. Com ela, você pode estar mais preparado quando os pensamentos surgirem e aprender a lidar com as crenças, comportamentos e emoções que vêm junto! Espero que encontre ajuda e fico à disposição!
Olá, que bom que você está se interrogando sobre isso que está te incomodando e atravessando sua relação com a namorada. Caso o que você descreveu esteja te atormentando de uma forma significativa, deixar isso para trás pode não ser tão interessante... Quem sabe você não segue escutando esses pensamentos e sensações que estão te afetando para pensar sobre sua forma de se relacionar com suas parcerias? Sobre suas questões com essa namorada para que dessa vez algo possa ser diferente? O que nos angustia diz de algum aspecto nosso que está sendo tocado no momento, e, portanto, pode servir de um ponto de partida para tratar de nossas questões... Questões que constantemente transitam em nossas relações sem nos darmos conta disso...
Olá, tudo bem por aí? Então, vamos começar compreendendo o seguinte, se os pensamentos continuam voltando de alguma, inclusive vocês os sentindo de forma intrusiva, é sinal de que de alguma coisa o corpo quer que você continue lembrando. Nosso organismo tem uma série de mecanismos desse tipo de "lembretes" para nos prevenir de perigos e evitar situações de risco, sendo boa parte deles oriundos da amígdala cerebral. A forma mais adequada e profissional para diminuir a intensidade dos pensamentos, ou os sintomas em decorrência dos mesmos, é realizando um bom processo de psicoterapia para elaborar melhor através da fala essas respostas somáticas que seu corpo está te dando. Se não existirem de fato mais motivos para desconfiança e medo, o processo de terapia irá de certo modo "reeducar" seu corpo para que compreenda que está tudo bem, e isso é feito através da fala e da troca com algum profissional. Faz sentido? Espero ter respondido sua pergunta, grande abraço e fica bem!
Imagino que se sinta bastante desgastado em lidar com esses pensamentos intrusivos diariamente. Não há uma fórmula ou jeito fácil de se livrar deles, é preciso entender de onde vem esses pensamentos, suas causas e a que eles servem. A partir do autoconhecimento é possível gerar mudança. E para isso somente através de um bom processo psicoterapêutico. Busque ajuda de um Psicólogo.
Esta situação reporta a um estágio de ciúmes e deve ser tratado com uma boa psicanalista. Estou à disposição. Não cobro as primeiras entrevistas e as demais quem define qto vai pagar é o próprio paciente. OK?
Olá.
Os comentários a seguir, são genéricos e certamente carecem de mais elementos. No entanto, mais que respostas prontas é preciso questionarmos o porquê de você se sentir desta maneira. São diversas as possibilidades de caminhos que podemos tomar para entender suas questões.

De início é preciso compreender que, na psicanálise, os pensamentos intrusivos são compreendidos como manifestações do inconsciente, que podem estar relacionados a conflitos e traumas emocionais não resolvidos. A psicanálise pode ajudar as pessoas que sofrem com pensamentos intrusivos a explorar as raízes desses pensamentos e entender por que eles surgem. Ao trazer esses conteúdos à consciência, a pessoa pode aprender a lidar melhor com eles e reduzir o desconforto que eles causam.

No entanto, seus pensamentos intrusivos estão ligados ao momento anterior ao reatar de sua relação de namoro. Fiquei me perguntado se seus pensamentos sobre sua namorada estão de fato relacionados ao que ela fez neste intervalo, digamos assim, ou a seus atos neste período. Digo isso porque muitas vezes projetamos em uma pessoa um sentimento, desejo ou característica que é nossa, mas que não queremos reconhecer.

Além disso, os homens podem sentir ciúmes de seus parceiros por várias razões, incluindo insegurança, medo da rejeição ou abandono, baixa autoestima ou problemas de confiança. Porém, acho importante ter em mente que nossa sociedade patriarcal pode contribuir para o desenvolvimento de relacionamentos conjugais possessivos. Isso porque o patriarcado, sistema social em que o poder e a autoridade são concentrados nas mãos dos homens, pode gerar inseguranças e desequilíbrios de poder nas relações íntimas. Em uma sociedade patriarcal, muitas vezes há uma expectativa cultural de que os homens têm mais poder e autoridade nas relações, o que pode levar a uma dinâmica em que o homem busca exercer controle excessivo sobre a parceira. Além disso, as expectativas culturais de gênero muitas vezes colocam pressão sobre as mulheres para serem submissas e obedientes aos homens, o que pode reforçar a dinâmica possessiva.

Nesse sentido, é preciso questionarmos as normas e estereótipos tradicionais associados à masculinidade, e explorar novas formas de ser homem que não estejam limitadas pelos padrões rígidos da sociedade. Isso envolve a criação de uma nova concepção de masculinidade que seja mais diversa, inclusiva e saudável para todos os homens.
A gente só consegue ficar preocupado com coisas que a gente acha que são problemáticas. Às vezes é o trabalho nas crenças, na flexibilização delas, por exemplo, e até na permissão que a gente se dá para avaliar a vida de perspectivas diferentes, a única coisa que permite que paremos de perceber ameaças que nos deixam mal, com preocupação, e todo tipo de sentimento negativo, como são os ciúmes ou a sensação de não ter controle sobre algo que, talvez, não é para ter.
Até que ponto a gente não avalia a realidade de perspectivas "emprestadas", que não nos pertencem? Você gosta da tua forma de pensar, por exemplo, no que tange ao comportamento pessoal e sexual de uma mulher com quem você tem um relacionamento?
Olá, tudo bem?
Certamente questões como essa são difíceis e sensíveis, você deve procurar terapia, de preferencia de orientação psicanalítica que vai te ajudar a aprofundar nestas questões e elaborá-las da melhor maneira possível.
Fico a disposição, abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 210
Olá. Interessante sua questão, muitas pessoas devem se identificar com ela. É comum se sentir inseguro quanto ao que o outro fez ou poderia fazer. Afinal de contas, é impossível estar o tempo todo com quem amamos. Mesmo se vivêssemos colados na pessoa, não saberíamos o que passa na sua cabeça. Sei que é um exagero, mas basta pensar assim para entender que não existe o que possa ser feito para ficar 100% seguro sobre o comportamento alheio. Uma relação saudável é construída com base em confiança, respeito e amor. São pilares essenciais. Porém, se ela demonstra ser alguém que - enquanto esteve junto com você - não traiu sua confiança, talvez o problema esteja mesmo com você. Como falei no início, insegurança todos temos, - mas às vezes ela é exagerada. Procure um profissional para falar mais profundamente sobre o assunto. Abraço!
A partir do momento que resolveu retomar a relação é preciso tentar deixar o que passou em seu devido lugar. Ou seja, no passado. Não é fácil, mas necessário.
Se está difícil, sugiro que procure um profissional que, através da psicoterapia, possa te ajudar a adquirir mais autoconfiança e "olhar para frente".
Fico à disposição.
Boa noite!
Se você está disposto a viver essa relação, procure focar no momento presente, na história a partir de agora e não no passado. Mas se estiver muito difícil mesmo assim, busque ajuda para você se entender. Abraço!
Olá, espero que esteja bem. Entendo que esteja passando por um momento difícil e esses pensamentos intrusivos podem afetar sua saúde mental. É comum que em situações de separação, haja um processo de reflexão e análise de comportamentos passados, tanto seus quanto da outra pessoa envolvida.
No entanto, é importante lembrar que a reconciliação pressupõe um novo começo e um voto de confiança. É natural que você sinta insegurança em relação ao que aconteceu no período em que estiveram separados, mas é importante que vocês tenham uma conversa aberta e honesta sobre o assunto, para que possam esclarecer as dúvidas e reconstruir a confiança na relação.
Além disso, considerar a possibilidade de buscar ajuda profissional de um psicólogo para te ajudar a lidar com esses pensamentos pode ser uma opção valiosa para o seu bem-estar emocional.
Espero ter te ajudado.
À disposição
Abraço
É normal ter pensamentos intrusivos sobre o passado de um parceiro após uma separação. É importante comunicar suas preocupações com sua ex e buscar maneiras saudáveis de lidar com esses pensamentos, como aconselhamento individual ou de casal com um profissional de saúde mental. A prática de técnicas de gerenciamento do estresse e da ansiedade também pode ser útil.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Olá, entendo que os pensamentos intrusivos sobre o passado com sua ex estejam afetando você. O EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) pode ser uma abordagem útil para trabalhar esses pensamentos. Ao reprocessar as memórias traumáticas ou perturbadoras relacionadas ao término anterior, é possível reduzir a intensidade emocional associada a elas. Isso pode ajudar você a lidar com esses pensamentos intrusivos e permitir que você se concentre no presente de forma mais saudável. Recomendo procurar um psicólogo especializado em EMDR para ajudá-lo nesse processo e desenvolver estratégias para deixar esses pensamentos para trás e construir uma base sólida em seu relacionamento atual.
Olá, minha orientação é iniciar processo de psicoterapia, pois somente assim é possível entender melhor o que está acontecendo e buscar ferramentas para lidar com essa questão. Infelizmente não há uma resposta simples e direta, será preciso entender melhor seus sentimentos e pensamentos. Abraço
Lidar com pensamentos intrusivos sobre o passado da sua ex pode ser desafiador, mas é importante focar no presente e no futuro do relacionamento. Comunicação aberta e honesta pode ajudar a dissipar esses temores. Além disso, técnicas como a TFT (Terapia do Campo do Pensamento) podem ser úteis para reduzir a ansiedade e promover o equilíbrio emocional, trabalhando para desafiar e substituir pensamentos negativos. Considerar a terapia individual também pode proporcionar um espaço seguro para explorar e superar esses sentimentos.