Vou fazer 18 anos em novembro e às vezes me sinto muito mal, me corto e tenho pensamentos suicidas.

25 respostas
Vou fazer 18 anos em novembro e às vezes me sinto muito mal, me corto e tenho pensamentos suicidas. Os meus pais são meio preconceituosos com psicologia, então não tenho como pedir ajuda pra eles. Eu posso marcar uma consulta no psicólogo ou só eles podem fazer isso pra mim por eu ainda não ter 18?
Ola! Voce poderá ir sozinho a uma consulta psicoterapeutica, mas é importante sinalizar, mesmo que eles não "acreditem" na psicologia sobre suas necessidades e urgência em buscar tratamento para suas demandas emocionais! Acredito que a necessidade de buscar "aprovação" sobre seus passos pode ser indicador de um quadro emocional instável, vulnerável e de dependência emocional. Não desista ou procrastine esse movimento! Abraço

Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais para serem atendidos.
Ola. Neste caso você precisa ter autorização dos seus pais. Aconselho você a conversar com eles e explicar o seu momento pedindo auxílio com um profissional. Boa sorte. Abraços
Seu sofrimento é evidente; todos os colegas te aconselham pedir ajuda,eu também; peça ao teu pai,tua mãe, alguma outra pessoa da família, converse na escola ou outro local que você e sua família frequente, mostre essas respostas aos teus pais;mas não desista de pedir ajuda,nunca desista de si ;em algum lugar alguém te ouvirá.
De acordo com o estatuto do ECA, o adolescente pode buscar sozinho ajuda de um profissional de saúde quando esse percebe a necessita de ajuda e os pais e ou responsáveis recusam ouvi-lo. Após o acolhimento, o profissional deve pegar todos os dados dos responsáveis, entrar em contato e dar um parecer do motivo da consulta.
Converse com seus pais, peça para ir ao médico e ele fará o encaminhamento para Psicologia. Se não conseguir, converse com algum familiar ou alguma pessoa que seus pais ouvem. Na escola, pode procurar um profissional para te auxiliar. Vai conseguir! Continue sempre pedindo ajuda. Em último caso, Conselho Tutelar.
Olá! Sim, você pode procurar ajuda sem seus pais, recomendo que você faça isso assim que puder. Uma vez que estiver com seu psicólogo ele poderá inclusive te ajudar a incluir gradativamente os seus pais no tratamento, ou seja, te ajudará naquilo que você tem dificuldade. Não deixe de procurar ajuda.
Procure uma pessoa de sua confiança e deixe seus pais saberem como você realmente se sente , faça com que eles entendam suas necessidades, e procure a ajuda o quanto antes de um psicólogo. Seus pais por mais " preconceituosos " que sejam, com certeza irão aceitar sua necessidade. Boa sorte!!!
Para atender menores de idade é obrigatória a autorização do maior responsável legal. Sugiro que converse com seus pais e explique sobre a sua necessidade. Pode solicitar a um profissional que converse com eles para explicar melhor sobre a gravidade da situação, desta forma, pode ser que eles se dêm conta do risco. Talvez eles sejam resistentes à psicoterapia devido ao estigma que ainda existe. Procurar por pessoas que eles confiam e pedir ajuda para que compreendam também pode ajudar. Há possibilidade de conversar com profissionais da escola onde estuda e, a orientação pela busca da psicoterapia vindo da escola, pode ser melhor aceita por eles. Sugiro que faça o quanto antes.
Sugiro que converse com seus pais para que a leve a um atendimento médico, que consequentemente irá indica-lá ao processo psicoterápico , pois Medicina e Psicologia andam juntas.
Atenciosamente!
Monica Araújo
O preconceito de seus pais citado por voce com certeza se tornará nulo em virtude da gravidade de sua situação. A partir do momento que voce resolveu socializar suas queixas neste ambiente, é evidente que esteja sofrendo e precisando de apoio. Primeiramente deixe seus pais cientes disso e se não for atendido busque outros meios, como por exemplo a escola, o conselho tutelar, os parentes mais próximos. A UNIVALI tem serviço psicológico gratuito e atendem crianças e adolescentes e saberão dar encaminhamento no seu caso.
Olá! O que você pode fazer é uma sessão com um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta e buscar dele um laudo, mostrando a importância de seu tratamento e levar aos seus pais, pois somente com a autorização deles você poderia prosseguir com o tratamento. Paz e bem!
É triste nos depararmos com situação de preconceito ou desinformação. Tente uma séria conversa com eles, sozinhos. Caso não dê certo, tente a mediação da escola ou do Conselho Tutelar. Com saúde não se brinca. Você tem direitos. Manifeste seu mal estar. Seja confiante: a percepção e a verbalização de que algo não vai bem com você já é um passo na direção da cura.
É um consenso de que necessita de ajuda urgente, então:
1 - Seus pais devem estar cientes de tudo que se passa com você, procure sensibilizá-los sobre seu sofrimento e necessidade de tratamento profissional;
2 - Não aceitando lhe acompanhar numa psicoterapia, deve buscar a ajuda de alguém de confiança que lhe ajuda a convencê-los da importância e urgência de tratamento devido aos sintomas;
3 - Se pessoas próximas não conseguirem lhe ajudar, busque ajuda em alguém na escola, uma professora empática, uma coordenadora pedagógica, etc;
4 - Não dando certo, peça para que lhe acompanhem a uma consulta médica, que poderá lhe encaminhar para tratamento psiquiátrico e ou psicológico;
5 - Se ainda não funcionar, só resta recorrer ao ECA via posto de saúde, conselho tutelar, vara da juventude.
A situação é grave. Precisa conversar com seus pais sobre o que vc está sentindo. Sugira uma consulta com algum médico, que certamente indicará tratamento psicoterápico para vc.
Boa sorte e não desista de procurar ajuda.
O fato de VC perceber que não está bem já é o início da sua melhora,significa que esta ciente que quer e necessita de ajuda,o medico da familia pode lhe ajudar ate encaminhar para um psicologo,conversar com alguem da sua confiança sobre essa situação na escola ou com alguem da família, enfim VC tem que compartilhar essa sua angustia com alguem de confiança para chegar em um atendimento com um tecnico especializado.
Abra o seu coração aos seus pais, conte a eles sobre o seu sofrimento. Se eles não te levarem a um profissional, assim que você tiver 18 anos procure uma clinica escola que possa receber atendimento gratuito, mas não deixe de procurar ajuda,
Um abraço,
Léa
Conhecendo bem seus pais e constantado que eles não te darão suporte necessário, converse com algum parente de confiança como: avó, tio, irmão (maior), ou professor, eles te ajudarão​ achar uma solução, ou pelo menos terá autorização de seus pais para você ter tal parente como acompanhante, pelo menos na primeira consulta seja com Psicólogo ou Clinico. Depois que conseguir este primeiro atendimento poderá ser mais fácil se aproximar num diálogo com seus pais, principalmente com ajuda próprio psicólogo. Muito importante sempre conversar com pessoa de confiança sobre seus sentimentos, e nunca tomar nenhuma decisão sozinha (o).
Olá...o preconceito com relação a qualquer tipo de ajuda relacionada à saúde mental ainda é bastante comum. A falta de informação pode impedir que muitas pessoas busquem ajuda, assim como seus pais. Sendo menor de 18 anos você só poderá ser atendida com o acompanhamento do pai ou da mãe. Converse com seus professores, se possível com a coordenadora da escola, ou procure uma assistente social em posto de saúde mais próximo da sua casa. Você também pode falar com algum parente mais próximo, tios, tias, primos ou até mesmo vizinhos. Todas essas pessoas poderão de alguma forma mediar a comunicação entre você e seus pais. Tenho certeza que encontrará alguém disposto a te ajudar. Abraços.
Olá! Seria importante se abrir com seus pais, explicar suas angustias e diga que precisa de ajuda, com certeza esse preconceito será deixado de lado.
Um abraço!
Entendo que os seus pais sejam preconceituosos quanto à psicologia. Isso é muito comum.

Mas será que os seus pais sabem a diferença entre psicólogo e psiquiatra? Um psicólogo é um profissional formado em Psicologia, enquanto um psiquiatra é um médico, um profissional formado em medicina com especialização em psiquiatria.

Um psiquiatra é um profissional perfeitamente adequado e completamente capacitado para ajudar você com as dificuldades que você relatou.

E, talvez, os seus pais tenham menos resistência a agendar uma consulta com um profissional que seja médico, e não psicólogo.

É bastante possível, inclusive, que o médico psiquiatra indique um tratamento com psicólogo! Nesse caso, ele pode se aliar a você e ajudar a explicar a necessidade para os seus pais, desmistificando um pouco esse preconceito.

Vale a pena tentar!

Boa sorte!
Olá! Seria muito importante se você conseguisse se abrir com seus pais em relação ao que vem sentindo. Caso seja difícil para você nesse momento, penso que seria ótima idéia você procurar uma psicóloga que pudesse te auxiliar a resolver tal questão. Att, Sandra Romão
Recomendo que você abra aos seus pais o que está lhe acontecendo. Muito provavelmente eles buscarão ajuda profissional (de um médico, por exemplo) e através deste serão orientados a também procurar um psicólogo para lhe atender.
Uma outra alternativa é buscar ajuda no seu local de estudo. Os profissionais de tal local também poderiam orientar os seus pais sobre a ajuda que você está precisando atualmente.
O importante é não continuar a passar por tal sofrimento só.
Olá, Eu concordo com os colegas de que precisa da autorização dos seus pais, porém, caso não consiga diálogo com eles pode procurar um Profissional Psicólogo que com certeza ele irá te auxiliar com seus pais e fará todo encaminhamento necessário para seu tratamento.
Sugiro que seja breve, pelos seus relatos é grave e necessita de apoio e tratamento urgente.
Abraços!
Olá ! Entendo que deve estar sendo um momento muito difícil para você, principalmente para dialogar com seus pais, o mais importante é que você tem consciência que precisa e quer ajuda, isso já mostra um sinal de saúde.
A autorização dos pais ainda é necessária, se não conseguir conversar com eles, procure uma orientação aonde você estuda, talvez eles consigam te ajudar e orientar. Qualquer outra questão estou disponível.