• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Normalmente a pressão imposta pelas pessoas que convivem é um dos principais desafios de quem possui altas habilidades. Apesar delas possuírem facilidade em uma área, acadêmica por exemplo, não…

 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem? Essa é uma pergunta delicada e muito bonita, porque toca num ponto que mistura neurociência, emoção e pertencimento. Sentir-se segura em grupos sociais, para uma mulher autista,…

Sim, mas geralmente de forma limitada. Pessoas autistas podem aprender a alternar entre tarefas ou organizar atividades de forma estruturada, mas realizar múltiplas tarefas complexas simultaneamente…

Olá, como vai?
As mudanças de rotina podem intensificar muito os desafios da multitarefa em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) porque alteram a previsibilidade que organiza…

Não é possível entender o comportamento de alguém apenas a partir de um diagnóstico. É importante lembrar que nem tudo precisa de um “porquê” lógico. Nem todas as experiências humanas cabem em…

Crianças no espectro podem desenvolver habilidades de rotina, autonomia e regulação emocional por meio de estrutura, previsibilidade e apoio terapêutico. O foco está em potencializar a funcionalidade…

As diferenças de comunicação podem causar ruídos. O autista tende a se expressar de modo mais direto e objetivo, o que pode ser percebido como frieza ou rigidez. No entanto, essa forma de falar…

A cognição social é investigada por meio de testes que analisam empatia, reconhecimento de expressões, compreensão de intenções e teoria da mente. Essas avaliações ajudam a entender como o cérebro…

Uma mulher autista pode explicar sua condição de forma direta e clara, enfatizando como percebe o mundo e o que precisa para se sentir confortável. Por exemplo, pode dizer que seu cérebro funciona…

Na visão da psicanálise, a clínica do “autismo” é uma clínica da invenção
Em vez de forçar adaptação, o analista:
-Observa as invenções que a criança/sujeito já cria para se regular