Perguntas do paciente (21)
-
Tenho receio de mostrar certas qualidades minhas por medo da rejeição e por elas serem facilmente b
Tenho receio de mostrar certas qualidades minhas por medo da rejeição e por elas serem facilmente bem invejadas no contexto brasileiro como dedicação ao que me proponho a fazer, inteligência, detalhista, pragmático, direto e me preocupar em vestir bem e cuidar de aparência que é um tabu entre os homens. Como diminuir esse medo de rejeição e zombaria social que pode me acometer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá...
O medo de rejeição pode fazer você esconder justamente as caracteristicas que fazem parte de quem você é. Na terapia podemos trabalhar esses pensamentos, questionar o medo do julgamento e desenvolver mais segurança para você mesmo, sem precisar diminuir suas qualidades. Nem toda diferença será rejeitada- e você não precisa viver tentando agradar a todos.
-
Contar números mentalmente faz mesmo descer as ondas cerebrais? Como acontece?? Mas aí contar de um
Contar números mentalmente faz mesmo descer as ondas cerebrais? Como acontece?? Mas aí contar de um número bem grande um números que leva vários minutos pra terminar? Isso faz mesmo diminuir ondas Rápidas e descer pra Alfa Profundo???
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Contar mentalmente pode ajudar a desviar a atenção e favorecer o relaxamento, mas não significa que, por si só, vai " baixar" as ondas cerebrais para Alfa profundo.
Quando a pessoa relaxa e reduz estimulos, maior a possibilidade de entrar em um estado de maior tranquilidade. Não é o tamanho do numero que determina isso, e sim o nivel de relaxamento alcançado.
-
Estou passando por uma fase de muita dúvida em relação aos meus sentimentos pelo meu namorado. Estam
Estou passando por uma fase de muita dúvida em relação aos meus sentimentos pelo meu namorado. Estamos juntos há quase 3 anos e, ultimamente, sinto que não tenho mais aquela animação ou aquela sensação gostosa que sentia antes. Isso tem me deixado muito ansiosa, porque eu não quero machucá-lo e também não quero terminar. Ao mesmo tempo, não me sinto desconfortável ou presa ao lado dele. Quando conversamos, muitas vezes é bom e consigo ficar conversando até tarde. Eu reconheço que ele é uma pessoa que me ama, cuida de mim, se preocupa comigo e demonstra isso muito pelas atitudes.
Tenho me perguntado se ainda o amo ou se estou confundindo amor com carência, rotina ou ansiedade. Quero entender meus sentimentos e, se for possível, quero recuperar o carinho e a conexão que sinto que perdi. Não quero fingir nem obrigar meus sentimentos, só queria entender o que está acontecendo comigo e saber se é possível voltar a sentir amor e entusiasmo pela pessoa que amo.RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É compreensível sentir essa dúvida, especialmente após quase 3 anos de relacionamento. A intensidade no início pode mudar com o tempo sem significar que o amor acabou. Tente observar seus sentimentos com calma, pergunte-se: quando estou com ele, sinto carinho, segurança, vontade de compartilhar a vida e de construir juntos? A terapia pode ajudar a diferenciar amor, rotina, ansiedade e carência, para que você consiga compreender melhor o que esta sentindo antes de tomar uma decisão.
-
Estou passando por um momento muito difícil,tenho depressão e pesquisei muito sobre crises de pânico
Estou passando por um momento muito difícil,tenho depressão e pesquisei muito sobre crises de pânico e fobia social,não estou conseguindo sair de casa sozinho mais,e não consigo fazer terapia online já comecei a tomar os medicamentos mais as pesquisas sobre os sintomas agravaram meu caso,está muito difícil pra mim,as pesquisas excessivas acabaram com meu psicológico, preciso sair dessa e voltar a ter uma vida normal,como reverter as ideias negativas lidas nas pesquisas?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sinto muito que você esteja passando por esse momento. A terapia cognitiva comportamental ajuda a identificar esses pensamentos, reduzindo a necessidade de procurar informações constantemente e retomar a confiança para enfrentar as situações aos poucos. Com o tratamento adequado, é possivel recuperar a sua qualidade de vida.
-
Tenho muita dificuldade com foco, especialmente depois da pandemia. Até leitura, que era um dos meus
Tenho muita dificuldade com foco, especialmente depois da pandemia. Até leitura, que era um dos meus maiores prazeres quando mais novo, agora parece mais um fardo do que qualquer outra coisa, mesmo tentando muito. Como lidar com isso? Como não me render a vontade de 'instagramar' e ser mais produtivo? Sinto que tem atrapalhado muito minha vida acadêmica.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
È muito comum perceber uma queda no foco, especialmente após mudanças na rotina e no uso frequente das redes sociais. Tente começar com pequenos periodos de estudo sem celular, aumentando gradualmente o tempo.
Também pode ajudar estabelecer horários especificos para usar o instagram e deixar o celular longe durante a leitura. Se essa dificuldade estiver prejudicando significativamente sua vida acadêmica, uma avaliação psicológica pode ajudar a compreender melhor o que esta mantendo esse padrão.
-
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) pode causar uma percepção distorcida de eventos passa
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) pode causar uma percepção distorcida de eventos passados?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Sim, no TPB emoções muito intensas podem influenciar a forma como a pessoa interpreta e recorda situações passadas. Isso não significa inventar fatos, mas que lembranças podem ser percebidas de maneira diferente conforme o estado emocional do momento. Por isso o acopanhamento psicológico ajuda a compreender essas vivências com mais clareza.
-
Tenho uma sensação de vazio constante, um buraco no peito. Parece que nada me preenche, nem minha fa
Tenho uma sensação de vazio constante, um buraco no peito. Parece que nada me preenche, nem minha família, amigos, trabalho, etc. Já tomo remédio e faço terapia e mesmo assim esse vazio não vai embora. O que devo fazer? Me sinto perdida.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Essa sensação de vazio pode ter relação com sofrimento emocional profundo e nem sempre desaparece rapitadamente, mesmo com tratamento. O importante é continuar falando sobre isso com seu terapeuta e médico, porque ás vezes é preciso ajustar caminhos e trabalhar o sentido de vida, emoções e necessidades internas com mais profundidade. Você não esta sozinha nesse processo.
-
Tenho tido insônia nas últimas semanas, principalmente associada à ansiedade. O problema começou apó
Tenho tido insônia nas últimas semanas, principalmente associada à ansiedade. O problema começou após uma noite em claro, quando fui dormir muito tarde depois de estudar no tablet e não consegui dormir, o que me deixou bastante ansioso. Isso veio após semanas já ruins de sono por conta de uma alergia.
Depois disso, entrei em um ciclo em que a preocupação com o sono passou a atrapalhar. Consultei um psiquiatra e comecei Donaren 50 mg, tendo cerca de uma semana de melhora. Porém, um episódio em que um barulho atrapalhou meu sono (dormi só cerca de 2 horas) reativou a ansiedade. Desde então, ao deitar, fico ansioso com a possibilidade de não dormir.
Sempre tive um intervalo normal de 30 a 60 minutos para pegar no sono, mas agora esse tempo virou gatilho de ansiedade.
Minha higiene do sono está bem estruturada: desligo o celular às 20h, uso luz baixa e amarela, tomo banho antes de dormir, mantenho o quarto fresco e uso melatonina sublingual.
Durante o dia, a ansiedade é bem menor (às vezes nem penso nisso), mas à noite surge uma antecipação do problema.
O que eu poderia fazer?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá... Seu relato mostra como a ansiedade pode transformar o sono em um foco de preocupação. Quando isso acontece, além da higiene do sono, é importante aprender estratégias para diminuir a antecipação noturna e flexibilizar os pensamentos ligados ao medo de não dormir.
-
Tem como criar uma crença de prosperidade pronunciando mentalmente a crença que quero acreditar com
Tem como criar uma crença de prosperidade pronunciando mentalmente a crença que quero acreditar com lei da atração mentalmente ou talvez apenas escrever as frases pouco antes de deitar para dormir Mesmo se eu ainda não consigo acreditar na crença que eu quero criar antes de adormecer mas escrever também tem bom efeito ou é melhor pronunciar mentalmente até apagar no sono??
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá!
Escrever e repetir frases pode ajudar a direcionar o foco mental, mas a mudança de crenças acontece principalmente por meio das ações do cotidiano e da reestruturação cognitiva, ou seja, questionando pensamentos e construindo novas expreriências coerentes com o que se deseja fortalecer.
-
Quais são as técnicas de autocuidado psicológico que um paciente com linfoma pode incorporar em sua
Quais são as técnicas de autocuidado psicológico que um paciente com linfoma pode incorporar em sua rotina diária?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá...
Técnicas como: respiração profunda, rotina de sono, falar dos seus sentimentos com alguém de confiança, escrever o que sente e reservar momentos de relaxamento, como ouvir música, ler ou descansar podem ajudar no autocuidado psicológico.
-
A psicoterapia pode ajudar o paciente com linfoma a se preparar para o retorno ao trabalho após o tr
A psicoterapia pode ajudar o paciente com linfoma a se preparar para o retorno ao trabalho após o tratamento?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá... Sim. A psicoterapia pode ajudar o paciente com linfoma a lidar com inseguranças, ansiedade e expectativas relacionadas ao retorno ao trabalho, fortalecendo recursos emocionais para essa readaptação gradual e saudável.
-
Ultimamente to sentindo muita sensação de incapacidade sinto que nunca vou ser capaz ou suficiente p
Ultimamente to sentindo muita sensação de incapacidade sinto que nunca vou ser capaz ou suficiente pra nada na vida, e isso me gera crises de ansiedade, nunca fiz nada comigo , mais meus pensamentos são muito intenso quando penso essas coisas, querendo ser outras pessoas pra não ter que sofrer com nada na vida, crises de choro desespero tudo de ruim, e uma sensação que isso nunca vai parar ou mudar me sinto angustiada ansiosa por tudo todos os dias é uma luta mental, tenho ansiedade generalizada e acho que posso tá tendo depressao associado a ansiedade muito forte para eu ter esses pensamentos ruins o que isso poderia ser ? (Tomo medicação também antidepressivo e ansiolítico já faz 1)
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! O que você esta sentindo merece atenção e cuidado. Esses pensamentos de incapacidade e esse sofrimento intensos podem estar ligados ao aumento de ansiedade e também ao esgotamento mental. Mesmo tomando medicação, é importante conversar com o seu médico e buscar acompanhamento psicológico, porque isso pode ser trabalhado e melhorado. Você não precisa infrentar isso sozinha.
-
Estou a muito tempo sem falar com a minha namorada. Ainda gosto muito dela, mas eu não consigo falar
Estou a muito tempo sem falar com a minha namorada. Ainda gosto muito dela, mas eu não consigo falar sobre os meus próprios sentimentos e sinto que tenho magoado muito ela. É melhor insistir no relacionamento ou deixar ir de vez?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Pelo que você descreve, parece que ainda existe sentimento, mas também dificuldade em expressar o que você sente. Em muitos relacionamentos, a falta de comunicação pode gerar magoas. Talvez antes de decidir insistir ou terminar, possa ser importante refletir se há disposição de ambos para conversar com sinceridade e tentar reconstruir esse diálogo. Se sentir que essa dificuldade de falar sobre sentimentos se repete, buscar ajuda profissional também pode ser um caminho para se compreender melhor.
-
Eu tenho uma filha que acabou de fazer 18 anos, aos 16 ela conheceu um menino dois anos mais velho q
Eu tenho uma filha que acabou de fazer 18 anos, aos 16 ela conheceu um menino dois anos mais velho que ela , que sempre estava a me desrespeitar e desafiar no sentido de manipular minha filha contra mim, indo em minha casa na minha ausência enquanto trabalhava,
Falei com a família dele, e proibi ele de entrar em minha casa de novo, informei a família dele,
O que estava acontecendo e não queria minha filha com ele , minha filha continuou se encontrando escondido com ele , ele continuiu indo na minha casa até que um dia bom mais cedo e peguei ele dentro de casa. Expulsei ele de la e informei a família dele pessoalmente o que estava acontecendo,andei minha filha pro pai , por um tempo pra se afasta dele duas horas de viagem , passaram dois anos ela voltou morar comigo, e ele de alguma forma soube. Na pressão de não perder minha filha aceitei o namoro , em novembro do ano passado 2025.
Essa semana ele desrespeitou meu esposo chamando ele de babaca e a mim também , fui tomar satisfações e ele saiu andando .
Continua manipulando minha filha contra mim.
O que eu poderia fazer pra que ela pudesse enxergar que esse menino não é futuro pra ela , que um homem que desrespeita família pode respeitar ela agora mas que no futuro pode fazer pior com ela . Meu esposo proibiu ele em casa.
E eu não quero ele mas com ela . Só não falei isso a minha filha com medo de perde lá pra sempre.
Ela está cega por ele. E não escuta .
O qué posso fazer ?
Ele tem espectro autista.e uma família totalmente desistruturada .
E eu criei minha filha em uma bolha, na igreja, com todos valores familiares, respeito. E valores morais .o que posso fazer?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Entendo o quanto essa situação deve estar sendo dificil e angustiante para você como mãe. Quando os filhos chegam á maioridade, muitas vezes tentar proibir ou confrontar diretamente pode acabar afastando ainda mais. O mais importante agora é manter o diálogo aberto com sua filha, demonstrar preocupação e acolhimento, sem julgamentos, para que ela se sinta segura em conversar com você. Ao mesmo tempo, é importante manter os limites dentro da sua casa e reforçar os valores que você acredita. Se preceber que a situação esta trazendo muito sofrimento para vocês, buscar apoio psicológico pode ajudar sua filha e refletir melhor sobre as relações e fortalecer a autonomia emocional dela.
-
Meu filho tem 3 anos e 5 meses,começou esse ano na creche e não está se adaptando,ele chora o tempo
Meu filho tem 3 anos e 5 meses,começou esse ano na creche e não está se adaptando,ele chora o tempo todo a professora diz que nada distrai ele,nem mesmo a parquinho,ele só para de chorar quando me vê,só fica bem na escola se eu estiver com ele na sala,não sei o que fazer,se eu saio da sala e começar a chorar e não faz mais nada. Qual a orientação?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Pelo que você descreve, pode ser uma dificuldade de adaptção e ansiedade de separação, que é relativamente comum nessa idade, principalmente quando a criança inicia a creche. O ideal é fazer uma adaptação gradual, com despedidas curtas e consistentes, ajudando a criança a entender que você sempre volta. Se o choro persistir por muito tempo ou houver outros sinais de sofrimento, pode ser importante buscar uma avaliação psicologica infantil para orientar melhor esse processo.
-
Tenho passado por problemas sérios devido à minha baixa autoestima. Recentemente, acabei traindo meu
Tenho passado por problemas sérios devido à minha baixa autoestima. Recentemente, acabei traindo meu namorado porque fui elogiada por outra pessoa; como isso nunca tinha acontecido antes, ouvir aquelas palavras foi maravilhoso para mim. Comecei a me relacionar com essa pessoa, mas logo percebi que tudo aconteceu porque busco incessantemente a aprovação alheia.
Meu namorado me elogia e sempre faz minhas vontades, mas parece que nada é suficiente para suprir o que carrego desde a infância. Sofri muito com críticas da família e de outras pessoas sobre o meu corpo. Agora, além desse trauma, enfrento outra crise: meu namorado descobriu a traição e me perdoou, mas sinto que o amor acabou e eu não consigo parar de pensar na outra pessoa.
Apesar disso, não consigo terminar por medo de ficar sozinha, já que sinto uma necessidade de 'atenção total'. Além disso, tenho medo de terminar meu curso e ficar ociosa, pois quando não estou ocupada, começo a ter pensamentos ruins. Para completar, sinto dificuldade em conseguir um emprego por ser excessivamente tímida. É um mix de emoções e não tenho ideia do que fazer para melhorar tudo isso..RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Obrigada por confiar e compartilhar sua história. Percebo que há muitas questões importantes, envolvendo autoestima, relacionamentos e medo da solidão. A terapia pode ser um espaço seguro para trabalhar tudo isso com calma.
-
Tenho 35 anos e perdi minha mãe de forma repentina há quase um ano. No começo, achei que a tristeza
Tenho 35 anos e perdi minha mãe de forma repentina há quase um ano. No começo, achei que a tristeza fosse diminuindo, mas sinto que estou cada vez mais 'travada'. Não sinto prazer nas coisas que amava, sinto uma culpa constante por não ter feito mais por ela e um vazio que parece não ter fim. Choro todos os dias e me sinto exausta, sem ânimo para trabalhar ou sair com amigos. Como saber se o que estou vivendo ainda é o processo natural do luto ou se isso já se transformou em uma depressão?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Perder alguém tão importante de forma repentina pode tornar o processo de luto muito intenso. Quando a tristeza persiste, com a sensação de vazio, culpa ou perda de intersse pelas atividades, pode ser um sinal de que esse sofrimento precisa de mais apoio. A psicoterapia pode ajudar a elaborar o luto e cuidar desses sofrimentos para que, aos poucos, a vida volte a ter sentido.
-
Como saber se estou em um relacionamento abusivo ou se é apenas uma fase ruim?
Como saber se estou em um relacionamento abusivo ou se é apenas uma fase ruim?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! " uma fase ruim costuma ser pontual e envolve esforço mútuo para melhorar. Já em um relacionamento abusivo há padrões repetitivos de desrespeito, controle, manipulação, humilhação ou medo. Se você sente que precisa se diminuir, tem medo da reação do outro ou vive em constante tensão, isso é sinal de alerta. Falar sobre o que você esta vivendo pode ajudar a clarear".
-
Conheci meu noivo há mais de 3 anos, mas pessoalmente tem poucos meses. Desde então, estou tendo dif
Conheci meu noivo há mais de 3 anos, mas pessoalmente tem poucos meses. Desde então, estou tendo dificuldade de lidar com o fato de ele ter sido casado e ter filhos. Os filhos não são um problema para mim, gosto deles — até porque eu também tenho uma filha que ele trata como dele, já que ela não tem presença do pai biológico.
Mas o fato de saber que ele sempre vai ter contato e uma ligação com a ex me machuca muito. Não estou sabendo lidar com isso. Na minha cabeça, nunca vou ter essa ligação forte com ele; ele sempre vai ter um sentimento forte pela mulher que deu a ele o papel de pai? Sem contar que a mãe dele não para de falar dela, e isso me incomoda muito.
Sou 18 anos mais nova q ele, sinto q não tenho maturidade ainda pra lidar com um relacionamento aonde a pessoa ja foi casada a tnts anos antes.
Mais não quero desistir desse relacionamento.RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Obrigada por compartilhar algo tão importante . É compreensivel que você se sinta insegura diante de uma história que já existia antes de você - isso costuma despertar comparações e medos, principalmente quando ainda estamos construindo nosso lugar na relação. O vinculo dele com a ex existe por causa dos filhos não necessariamente por sentimento amoroso. A relação que vocês constroem é unica e pode ser forte de uma forma diferente, criada no presente entre vocês dois. Esses incomodos mostram mais uma necessidade de segurança emocional do que falta de maturidade. Na terapia podemos trabalhar essas inseguranças, fortalecer sua confiança e ajudar você a se sentir mais tranquila dentro da relação, sem precisar desistir dela.
-
Porque quando vejo a pessoa que gosto me da forte crises de ansiedade.
Porque quando vejo a pessoa que gosto me da forte crises de ansiedade.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Quando vemos alguém de quem gostamos, nosso corpo pode entrar em "modo alerta" porque a situação é emocionalmente importante. Isso acelera o coração, aumenta a tensão e pode gerar pensamentos de insegurança, o que é sentido como ansiedade.
Se for algo muito intenso, vale buscar ajuda para entender e aprender a lidar melhor com essas reações.
Autor
Perguntas frequentes
-
Olá, o clinico geral solicitou uma ultravaginal, mas ainda possuo o hímem intacto. Ele disse que não
O ultrassom transvaginal oferece imagens detalhadas do útero e ovários, mas…