A algum tempo eu sinto que não me encaixo no "meu" grupo de amigos, sinto que eles não me querem por

42 respostas
A algum tempo eu sinto que não me encaixo no "meu" grupo de amigos, sinto que eles não me querem por perto, que não gostam de mim, eu perdi um pouco de motivação mas dempre gostei de ficar bem isolado e recentemente no meio de uma aula eu fiquei pensando em querer morrer, em querer sumir, isso seria algo relacionado com depressão?
Obs: eu já pensei em sumir algumas vezes, mas em morrer foi a primeira vez
 Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sua descrição, de fato, abrange alguns dos sintomas característicos dos estados depressivos, tais como falta de motivação, pessimismo, insegurança e angústia. Acrescente-se ainda um fator bastante preocupante, que é o seu relato da ideação suicida. Aconselho que procure um psicólogo de sua confiança a fim de iniciar um processo psicoterapêutico. Esse tratamento pode lhe ajudar a entender os fatores que desencadearam a depressão, reduzir seus sintomas e trabalhar os eventos que o levaram a desenvolver este problema.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Provavelmente está com um início de depressao. Sugiro a terapia o quanto mais rápido. O emdr e brainspotting, terapias mais recentes tem dados bons resultados. Se essa crise intensificar sugiro o auxílio medicamentoso.
 Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André, SP
Seria bem legal vc procurar um acompanhamento psicologico para analisar o por que esta se sentindo assim e juntos vcs conseguirem trabalhar a situação, as vezes um olhar neutro traz muita compreensão a vc, e vc pode modificar algumas situações ... estou no abc se precisar e estiver por perto me deixo a disposição...um grande abraco espero que as coisas se ajeitem.
 Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Busque atendimento psicológico para que você consiga ter mais clareza do porque você vem se sentindo assim de uns tempos pra cá sem dúvidas a terapia te ajudará muito! Boa sorte
 Marilza Rozalen
Psicólogo, Terapeuta complementar
Osasco
Sentimentos de isolamento ou de exclusão, em muitos casos, podem ser indícios de depressão, mas é necessário uma investigação mais profunda pois podem estar ligadas a outros fatores de origem inconsciente. De qualquer maneira, qdo surgem pensamentos de ideação suicida deve se compreender a gravidade e intensidade da desestruturação emocional e procurar um bom profissional da área torna se imprescindível para uma busca de soluções mais apropriadas e restabelecimento do equilíbrio psicofísico. Dessa forma, você poderá construir uma melhor qualidade de vida e buscar um sentido maior com relação a própria vida.
Olá! Este é um pensamento que pode acontecer sim durante a depressão. Mas isso não é um diagnóstico, lembre-se. Todos nós mudamos durante a vida, o que indica que temos ciclos. Se você se percebe num momento mais introspectivo é porque talvez você precise de espaço para se escutar interiormente, o que não quer dizer que pensamentos autodestrutivos façam sentido. Mas a mente tem a natureza de MOVIMENTO, isto é, ela pode projetar situações positivas e negativas (saudáveis ou não). O ponto aqui é: investigar o funcionamento da mente para que, ao invés de do ego te controlar, sua consciência (cada vez mais ampla e positiva pelo autoconhecimento e bondade) controla o ego ou canaliza a energia do ego. E porque há mecanismos de defesa que são inconscientes, precisamos de ajuda. Terapia EMDR pode ser uma ótima opção. Um abraço!
Boa tarde! Os sintomas que o senhor descreve fazem parte das síndromes depressivas. Pensar em acabar com a própria vida sugere uma maior gravidade, com necessidade de atenção médica imediata. A psicoterapia sem dúvida o ajudará, mas os medicamentos anti-depressivos provavelmente precisarão ser prescritos o quanto antes.
 Cássia Soares de Almeida
Psicanalista, Psicólogo
Osasco
Olá! Sinto que você está dizendo que se sente sozinho, deslocado no meio das pessoas. Que não consegue encontrar motivação dentro de você para interagir com o outro a sua volta. É um indício de depressão, de que está difícil para você dar um sentido não só para a relações com outro, mas, para própria vida não é mesmo? Acho importante você poder falar sobre o que sente, sobre o que lhe angústia no intuito de entender o que faz com que você se isole, não só do outro, mas de tudo que as circunstâncias do dia a dia lhe apresenta e exigem de você uma resposta.
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
Pela sua descrição, seus sintomas me levam a acreditar que esteja com Depressão. Porém algumas disfunções hormonais também poderão apresentar o mesmo sintoma, sugiro que busque um clínico e faça alguns exames de sangue.
A depressão é uma resposta emocional caracterizada por sentimentos de desesperança e tristeza, baixo estima, pessimismo, motivação reduzida, processos de pensamentos mais lentos, retardo ou agitação psicomotora, distúrbio do sono, apetite e estimulacao sexual.
Seu pensamento de morte, me sugere que você busque um Psiquiatra e um Psicologo, ambos poderão ter uma ideia mais assertiva do que possa ser.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Prof. Maria Consolata Pappacena
Psicólogo
Rio de Janeiro
Prezado Boa Noite!
Pelo seu relato você pode estar desencadeando sintomas da depressão. É preciso entender o que esses sintomas querem lhe dizer.
Conforme os relatos de meus colegas busque ajuda de um psicólogo e de um psiquiatra. Comece por um destes profissionais na qual depois um deles poderá estar lhe encaminhando em conjunto com outro profissional.
O tratamento psicológico ajuda a tratar a origem do problema.
Não desista de você!
Sucesso!
Maria Consolata Pappacena
Olá, pode ser sim. Sugiro que procure um psicólogo e um psiquiatra para investigar melhor o que está acontecendo com você. A psicoterapia pode te ajudar bastante a entender o motivo de você se sentir assim e como se fortalecer. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
 Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
De fato, parece mesmo um estado depressivo, mas a rigor, para ser considerado uma depressão, seria um estado que duraria mais de 6 meses. Pessoalmente, eu considero que alguém depressivo passa por esse estado melancólico durante anos, às vezes, quase uma vida. Pequenos momentos de melancolia nos tornam pessoas mais profundas, mas um estado de melancolia permanente pode esvaziar os sentidos que encontrávamos para a vida e minar gradativamente nossa vontade de viver. Mas há algo peculiar na sua vontade de morrer, não tenho certeza, mas parece um desdobramento da vontade de desaparecer, sendo assim, é possível que tenha algo a ver com a forma como você se enxerga, bem como pode haver mais coisas associadas ao estado pelo qual você está passando, como fatores externos (ambiente e/ou perdas significativas, por exemplo).
Você não precisa deixar que a melancolia seja preponderante na sua vida, tenta uma terapia com um profissional psi com quem você se identifique.
Um abração e estou à disposição para tirar quaisquer dúvidas!
Busque ajuda profissional, pensamento intrusivos de morte precisam de atenção e cuidado. Quanto mais cedo você busca ajuda de um psiquiatra e um psicologo antes você conseguirá superar e estar no controle da vida. Se cuide!
 Daniela Sarmento
Psicólogo
Rio de Janeiro
Os pensamentos que descreveu, certamente merecem atenção.. mas não se desespere, procure um psicólogo(a) na sua região e conte a ele(a) como se sente...

Vocês irão trabalhar sua autoestima, seus relacionamentos e suas questões.. você vai se sentir muito melhor.

Esqueça o diagnóstico por enquanto, depressão é coisa séria, mas precisamos ter cautela no diagnóstico, pra não banalizar e nem gerar ansiedade... Apenas comece a sua terapia.

;)
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa noite, a descrição que voce faz do seu estado emocional requer muita atenção e precisa de acompanhamento de um medico psiquiatra e de um psicologo/a; È importante não deixar passar muito tempo porque a descrição que voce faz do estado de saude e dos pensamentos suicida mostram que está precisando de ajuda, sozinha não vai conseguir sair do estado deprimido no qual vc se encontra. Bom caminho se precisar entre em contato. Bom caminho.
OLá, concordo com os colegas sobre a necessidade de buscar ajuda psicológica com urgência. É preciso avaliar se a depressão está lhe fazendo sentir-se só ou é o isolamento que está levando à depressão. Pode também ser que um problema está retroalimentando o outro.

Se há bastante tempo que gosta de ficar isolado, é provável que esse problema surgiu primeiro. Um psicólogo irá ajudá-lo a superar as dificuldades e sair da depressão. E provavelmente, devido à gravidade e urgência, será indicado a intervenção de psiquiatra para a depressão e risco suicida.

Cuide-se, há tratamento, não é necessário ficar nessa situação, muitas pessoas passam por isso e conseguem superar.
Espero ter ajudado.

Psicóloga Roberta Bouchardet
 Augusto Cézar de Souza
Psicólogo
Lauro de Freitas
Um dos sinais e sintomas da depressão se chama "restruturação cognitiva", onde a forma de se avaliar os eventos no nosso dia-a-dia muda de maneira a dar algum tipo de contextualização pessimista, catastrófica ou evitativa (como que evitando rejeição ou avaliação negativa). Quando isto se tora um hábito, é imprescindível que você procure avaliar junto a um psicólogo.
 Soraya Magalhães P. Homem
Psicanalista, Psicólogo
Armação dos Búzios
Mais importante do que o diagnóstico é a verificação de que, sim, vc está em sofrimento. Realmente incomodado com sua situação. o que pode impulsionar vc a querer morrer por um lado, ou a finalmente buscar uma análise.
Já que chegou a este site, creio que escolheu pedir ajuda ao invés da primeira opção né?!? Se já teve a coragem de dar o primeiro passo, vamos ao segundo?
Oi, isso é bem preocupante, estes pensamentos estão relacionados a depressão, você deve procurar um médico com urgência, e ajuda psicológica, não espere estes pensamentos voltarem.
Abçs
 Luciana Arb Comparato
Psicólogo
São Paulo
Boa tarde!
Seu relato mostra um “pedido de ajuda”.
Não deixe de procurar um profissional para trabalhar com você estas questões que estão te afligindo.
 Ana Colli
Psicólogo
São José do Rio Preto
Olá! Pelo seu relato pode ser sim o início de depressão. Por isso é importante buscar terapia o quanto antes para entender o que está levando você a esse quadro. Viver com esses sentimentos e pensamentos é muito ruim... Sugiro que quando esses pensamentos depreciativos e suicidas vieram a sua mente, pense o quanto é importante para as pessoas que estão a sua volta.
Fique bem! Você é importante para muitas pessoas!
 Fernanda Santos
Psicólogo
Belém do Pará
Olá,
Possivelmente esteja relacionado a algum quadro clínico (depressivo ou similar) por apresentar sofrimento, sim. Como você perguntou 'Isso seria algo relacionado com depressão?' suponho que, possivelmente sim, com base no que você relata no funcionamento do seu dia a dia. Mas é possível reverter, em acompanhamento psicológico com especialista em saúde mental, você poderá obter além da escuta e o acolhimento, orientações sobre saúde mental. A depressão afeta a percepção, o sentimento interno do sujeito e também interfere nas relações sociais quando o individuo se apresenta queixoso por sua visão de mundo e seus sentimentos comprometidos. Algumas vezes a presença constante de pensamentos negativos, ideação mórbidas ou pessimismo, torna a convivência social comprometida (em caso de depressão ou outras condição 'psíquica' em sofrimento). Mas é possível que com um bom trabalho interdisciplinar, com profissionais especializados e experientes consigam auxiliar para que seja mais viável reverter esta condição que você apresenta (nesse momento).
 Lucas Avelar de Oliveira
Psicólogo
Londrina
Olá! Sinto muito por estar vivenciando momentos tão difíceis. Você descreveu sintomas que, embora façam parte da depressão, sozinhos não podem ser usados para diagnóstico. Mas independente de ter ou não um diagnóstico, o que você está vivendo é real e parece ser necessário alguma ajuda, seja com um psicólogo, um psiquiatra ou mesmo os dois. Espero que fique bem, abraços!
Olá! O seu relato indica algumas características da depressão. Assim como os colegas acima mencionaram, também sugiro que procure um psicólogo para ajudar a entender o que está acontecendo e a superar esse momento.
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Pelo o seu relato, esses pensamentos angustiantes são característicos de um quadro depressivo. Sugiro procurar um médico psiquiátrico e um psicólogo(a). Um abraço!
 Sarah Simões
Psicólogo
Brasília
Olá, o acompanhamento psicológico pode te ajudar a entender quais a variáveis que influenciam na forma como você vem se sentindo e comportando. No processo terapêutico será investigado o que desencadeou a depressão (caso seja esse o diagnóstico), além de reduzir os sintomas e trabalhar os eventos que o levaram a desenvolver este problema. Dessa forma, aconselho que procure um psicólogo e ou psiquiatra de sua confiança a fim de iniciar um tratamento.
 Ricardo Alexandre Ribeiro
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! Independente do diagnóstico de depressão, minha sugestão é que você busque o autoconhecimento com a companhia de um psicólogo que poderá te dar a orientação necessária neste momento. Busque um profissional que você se sinta bem e lhe transmita confiança. A compreensão da mente e da experiência dos pensamentos é aquilo que pode nos libertar do sofrimento e nos conectar com nossa verdadeira essência. Um abraço.
Sim, pode ser depressão.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Oi! Como voce está hoje?
Sinto muito pelo que voce está passando, e pelo seu relato parece esta passando por um momento muito difícil e de muita dor, passando por vários ambitos de sua vida e relações.
Antes de tudo, parabéns por ter escrito aqui. Já é um sinal que você quer melhorar. A única pessoa que vai te tirar dessa situação é você mesma. O tratamento psiquiátrico e psicológico se faz necessário.
A única pessoa que vai te tirar dessa situação é você mesma.
Recomendo, assim como os colegas aí de cima, que voce procure ajuda psicológica para entender melhor o que está causando todas essas sensações, que são sim importantes sinais de alerta.
Buscar ajuda especializada será fundamental para atravessar este processo e fazer dele um processo menos solitário.

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***

 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim, pode ser relacionado a depressão, mas também pode não ser. Para ter um diagnóstico é preciso ter uma avaliação em consulta. Abraço.
 Adriana Fernandes
Psicólogo
Cotia
Olá!
Sinto muito que esteja passando por isso!
Nesse momento é bem importante procurar ajuda psicológica para compreender melhor o que está acontecendo, é necessário uma avaliação mais abrangente para entender se é o caso de depressão, quais situações que está vivenciando nesse momento que podem estar despertando esses sentimentos!!
Abç e conte comigo!!
Olá! Primeiramente sinto muito que esteja passando por isso, pois consigo imaginar o quanto está te causando dor e sofrimento. Pelo seu relato é possível perceber que você é uma pessoa mais retraída e não existe nada errado nisso. Afinal, cada pessoa tem um tipo de comportamento. A questão que entendo que deva ser observada com cuidado está no fato de estar cada vez mais isolado e com alguns pensamentos de ideação suicida. Existe uma diferença entre se isolar por um período curto de tempo e depois retomar a convivência com as pessoas aos poucos e isolar-se numa intensidade excessiva por um longo período de tempo. O segundo fato pode estar sim ligado a depressão, mas só é possível ter certeza realizando uma análise cuidadosa do caso. Nesse caso é necessário que você busque auxílio de um Psicólogo imediatamente, pois com a psicoterapia você terá oportunidade de entender melhor o que está acontecendo e buscar o tratamento adequado. Uma sugestão que te dou é evitar ficar sozinho, principalmente quando estiver com sintomas de tristeza, solidão, angústia. Estar perto de alguém que você confia, mesmo que você não queira conversar sobre o que está sentindo pode ajudar a lidar melhor com essa fase.
Parabéns por ter procurado ajuda através desse meio. Espero que inicie logo a psicoterapia.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Fernando Ladeira
Psicólogo
Arapongas
A princípio pode ser sim um princípio de depressão, mas somente um profissional pode te dar essa resposta. Mesmo que você ache que não é depressão, procurar um psicólogo vai ajudar a entender melhor seus pensamentos e emoções.
 Ludmila Nogueira
Psicólogo
Curitiba
Sim, os sentimentos que você está descrevendo podem, de fato, estar relacionados à depressão ou a um quadro de angústia emocional profunda. A sensação de não se encaixar, sentir que os outros não te querem por perto, perder motivação e começar a ter pensamentos sobre sumir ou morrer são sinais que merecem atenção e cuidados.

É importante destacar que esses pensamentos de querer sumir ou de desejo de morte não devem ser ignorados, mesmo que você não tenha tido planos concretos ou ações em relação a isso. Eles são sinais de sofrimento psicológico intenso, e o mais importante nesse momento é procurar ajuda para entender melhor o que está acontecendo com você e como pode lidar com isso de forma saudável.

Possíveis Relacionamentos com a Depressão:
Sentimento de Desconexão e Isolamento:

Você menciona que sente que não se encaixa no seu grupo de amigos e que eles não gostam de você. Esse sentimento de desconexão social é comum em episódios depressivos. A depressão pode gerar uma percepção distorcida da realidade, fazendo com que você veja as relações de uma maneira mais negativa ou como se fosse rejeitado pelas pessoas ao seu redor, mesmo que não seja o caso.
A tendência de se isolar também é um sintoma da depressão. Muitas vezes, quem está com depressão sente que é mais fácil estar sozinho, pois pode parecer que o contato com outras pessoas exige mais esforço emocional.
Perda de Motivação:

A falta de motivação para fazer atividades cotidianas, inclusive aquelas que você costumava gostar, é um sintoma clássico de depressão. Isso pode afetar tanto a vida social quanto o trabalho ou estudo.
Pensamentos de Morte:

Pensamentos sobre sumir ou morrer não devem ser ignorados, mesmo que sejam passageiros. A diferença entre um pensamento e um desejo de suicídio é significativa, mas ambos merecem atenção. Se os pensamentos de morte persistirem ou se agravarem, ou se você sentir que está ficando sem recursos para lidar com isso, é essencial buscar ajuda imediata.
Pensamentos suicidas são sinais de que a pessoa está em grande sofrimento emocional e pode precisar de intervenção profissional.
O Que Você Pode Fazer?
Procure Apoio Psicológico:

O primeiro passo é procurar um psicólogo ou psiquiatra para entender o que está acontecendo com você. Um psicólogo pode ajudá-lo a identificar as causas emocionais e comportamentais desse sofrimento, enquanto um psiquiatra pode avaliar a necessidade de um tratamento medicamentoso, caso os sintomas de depressão sejam mais intensos.
Falar com Alguém de Confiança:

Embora você tenha mencionado um certo afastamento social, tentar se abrir com alguém que você confie (um amigo, um familiar) pode ser um alívio emocional significativo. Muitas vezes, compartilhamos o sofrimento com outras pessoas e isso ajuda a colocar as coisas em perspectiva.
Foque em Cuidados Básicos:

Alimentação e sono: A depressão pode afetar o apetite e o sono. Tente manter uma rotina alimentar equilibrada e dormir o suficiente, pois isso pode ajudar a melhorar seu humor e energia.
Exercício físico: Mesmo que você não se sinta motivado, o exercício físico tem efeitos comprovados no alívio de sintomas depressivos, liberando substâncias químicas no cérebro que melhoram o humor (como a endorfinas).
Fazer um Diário ou Desabafar:

Escrever sobre o que você está sentindo pode ajudar a organizar seus pensamentos e a processar melhor as emoções. Muitas pessoas encontram alívio e clareza ao colocar seus sentimentos no papel.
Atenção aos Pensamentos Suicidas:

Caso você tenha pensamentos mais graves sobre suicídio ou desaparecimento, procure ajuda imediata. Ligue para um centro de apoio (como o CVV no Brasil — telefone: 188) ou procure ajuda em um hospital ou clínica. Não há vergonha em buscar ajuda quando você está se sentindo assim.
Quando Buscar Ajuda Profissional Imediata?
Se você continuar tendo pensamentos sobre a morte ou pensamentos suicidas, é fundamental buscar ajuda o mais rápido possível. A depressão pode ser tratada com sucesso com psicoterapia, medicação e apoio social, mas é importante não enfrentar isso sozinho.

A sua saúde mental é muito importante, e não há vergonha em procurar apoio. Esses sentimentos, mesmo que pareçam pesados ou difíceis de compartilhar, são sinais de que o tratamento e o suporte podem ser essenciais para a sua recuperação.

Lembre-se de que você não está sozinho e pode encontrar maneiras de lidar com esse sofrimento. Se precisar de mais ajuda ou quiser falar mais sobre como começar a buscar ajuda, estou à disposição!
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Pode, como pode não ser relacionado com depressão, somente esse pensamento não é suficiente para dizer de um quadro depressivo. Além disso, pode ser interessante pensar e falar mais sobre essa sensação de não se encaixar em algum grupo, não se encaixar nessas relações. Falar sobre o que não se encaixa e como que se encaixaria pode ser interessante.
Em uma terapia com algum psicólogo poderá falar sobre o que significa esse pensamento de morrer com um outro sentido que não somente o de uma possível depressão.
Espero ter ajudado, fico à disposição.
 Sammy Carralas
Psicólogo
Rio de Janeiro
É muito corajoso da sua parte falar sobre esses sentimentos, e quero que saiba que estou aqui para te ajudar a entender o que está acontecendo e encontrar formas de lidar com isso. O que você descreve — a sensação de não se encaixar no grupo de amigos, o isolamento, a falta de motivação e os pensamentos sobre sumir ou morrer — pode estar relacionado a um quadro de depressão ou a um estado de desesperança profunda. Vamos explorar isso juntos.

A sensação de não pertencer ao grupo ou de não ser aceito pelos amigos pode ser muito dolorosa. Às vezes, isso está ligado a pensamentos como 'Eles não gostam de mim' ou 'Eu não sou bom o suficiente', que podem ser distorções cognitivas comuns em quadros de depressão. Você mencionou que sempre gostou de ficar isolado, mas a falta de motivação e os pensamentos sobre sumir ou morrer sugerem que algo mudou. O isolamento pode ser tanto uma preferência pessoal quanto um sintoma de depressão, especialmente quando vem acompanhado de sentimentos de tristeza, desesperança ou vazio.

Esses pensamentos sobre morrer ou sumir são um sinal importante de que você está passando por um sofrimento intenso. Eles podem ser um alerta de que a depressão está afetando sua visão de si mesmo e do futuro. É crucial levar esses pensamentos a sério e buscar ajuda para lidar com eles.

O primeiro passo é avaliar se esses sintomas estão relacionados a um quadro de depressão ou a outro transtorno emocional. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a fazer essa avaliação e sugerir o tratamento mais adequado. Vamos trabalhar para identificar e questionar os pensamentos que estão contribuindo para essa sensação de desencaixe e desesperança. Por exemplo, se você pensa 'Eles não gostam de mim', podemos explorar as evidências reais disso e buscar outras interpretações possíveis.

A falta de motivação é um sintoma comum da depressão, mas pequenos passos podem ajudar a quebrar esse ciclo. Vamos criar um plano para reintroduzir atividades que já trouxeram prazer ou sensação de realização, mesmo que no início pareça difícil. Vamos explorar técnicas para lidar com os pensamentos sobre sumir ou morrer. Isso pode incluir práticas de mindfulness, exercícios de respiração ou a criação de um plano de segurança para momentos de crise.

Apesar de você se sentir isolado, é importante lembrar que não está sozinho. Vamos pensar em pessoas ou recursos que possam te apoiar nesse momento, seja um familiar, um amigo de confiança ou um grupo de apoio. Esses pensamentos e sentimentos são sinais de que você está passando por um momento difícil, mas eles não definem quem você é. A depressão pode distorcer nossa visão de nós mesmos e do mundo, mas com o tratamento certo, é possível recuperar a esperança e a motivação.

Se você se sentir confortável, podemos marcar uma sessão para explorar isso mais a fundo e traçar um plano para te ajudar a se sentir melhor. Você não precisa passar por isso sozinho, e estou aqui para te apoiar nesse processo. O que acha?
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Sim, o que você está sentindo pode estar relacionado com depressão. A ideação suicida, ou seja, pensar em querer morrer ou sumir, é um sintoma importante e que merece atenção. Outros sintomas que você descreve, como a sensação de não se encaixar no seu grupo de amigos, sentir que não te querem por perto, e a perda de motivação, também podem indicar um quadro depressivo.

Outros sintomas comuns de depressão na adolescência incluem:

Tristeza

Irritabilidade

Ansiedade

Alterações de humor

Cansaço constante

Falta de interesse ou prazer nas atividades diárias

Problemas de memória e concentração

Alterações no sono e no apetite

Sentimento de culpa

Isolamento social

É importante procurar ajuda profissional para que um médico ou psicólogo possa avaliar seus sintomas e fazer um diagnóstico preciso. O tratamento para depressão na adolescência geralmente envolve psicoterapia e, em alguns casos, o uso de medicamentos antidepressivos.

Se você está tendo pensamentos suicidas, procure ajuda imediatamente. Você pode conversar com alguém de confiança, como um familiar ou amigo, ou procurar um profissional de saúde mental. Você também pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), através do telefone 188, para conversar com um voluntário.

Se você está enfrentando esses desafios, disponibilizo-me para uma consulta, onde poderemos aprofundar suas preocupações e delinear um plano de tratamento individualizado.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! Se estás preocupado com tua saúde mental, teu isolamento e as consequências disto, o ideal é conversar com teus pais, pedir ajuda, trocar ideias e caso seja possível, iniciar tratamento psicológico. Existem Centros de Atenção Psicossocial que também podem acolher tua situação. Busque ajuda.
Olá! Antes de tudo, quero te agradecer por confiar e compartilhar algo tão delicado. Não é fácil falar sobre sentimentos de solidão, de não pertencimento e, principalmente, sobre pensamentos de querer sumir ou morrer. Isso, por si só, já demonstra coragem e um desejo real de entender o que está acontecendo com você.

Esses sentimentos que você descreveu — a sensação de não se encaixar, a impressão de não ser querido pelo seu grupo, a vontade de isolamento e a perda de motivação — podem sim estar relacionados a sofrimento emocional, e são sinais de que talvez algo precise de atenção. Quando surgem, especialmente acompanhados de pensamentos sobre sumir ou morrer, é importante olhá-los com carinho e seriedade.

A depressão pode se manifestar de diferentes formas, e por vezes começa justamente por esse tipo de tristeza mais persistente, sensação de inadequação, desesperança ou vontade de desaparecer. O surgimento dos pensamentos sobre não querer mais viver, mesmo que tenha sido pela primeira vez, não deve ser ignorado. Eles indicam que seu sofrimento atingiu um ponto em que merece ajuda.

Isso não significa necessariamente que você está "definitivamente" com depressão, mas já é um sinal de alerta para procurar alguém de confiança para conversar sobre isso — pode ser um familiar, um amigo próximo, ou mesmo um profissional de saúde mental (psicólogo, psiquiatra). Existe tratamento, existe acolhimento, e existe saída para esse tipo de dor.

Fica aqui um convite: busque alguém para dividir esses sentimentos. Você não está sozinho, e merece cuidado. Pedir ajuda é um passo fundamental — e é sinal de força, não de fraqueza.

Se você sentir que esses pensamentos estão ficando mais frequentes ou difíceis de lidar, não hesite em procurar atendimento imediatamente. Existem serviços especializados e pessoas prontas para te escutar e te apoiar.

Você é importante. Sua vida tem valor. E há caminhos de apoio e recuperação, mesmo quando tudo parece difícil ou solitário.
O que você descreve pode estar relacionado a um quadro depressivo. A sensação de não pertencimento, a perda de motivação, o isolamento e principalmente o pensamento de querer morrer, mesmo que recente, são sinais de alerta emocional importantes.
Procure ajuda profissional o quanto antes , psicólogo e psiquiatra, para uma avaliação completa e início de tratamento.
Não enfrente isso sozinho: converse com alguém de confiança sobre o que está sentindo (amigo, familiar ou profissional).
Se os pensamentos de morte voltarem ou aumentarem, busque ajuda imediata ,ligue para o 188 ou vá até um pronto atendimento.
Evite o isolamento: mesmo sem vontade, tente manter contato com pessoas e atividades que lhe tragam algum conforto.
Esses pensamentos são sintomas de sofrimento psicológico tratável, não um sinal de fraqueza. Com acompanhamento adequado, é totalmente possível melhorar e recuperar o sentido de vida.
Dra. Mislene Domenek
Psicólogo
Itatiba
Pelo seu relato, você parece ter algumas distorções de pensamento (especialmente quando você diz que sente que não te querem por perto). Na psicoterapia poderá ser feita uma melhor avaliação destes pensamentos e reestruturação cognitiva. Talvez esta forma de pensar possa afastar ainda mais as pessoas à sua volta. Podem ocorrer pensamentos de morte em situações que tragam desesperança, porém é essencial que você busque por um Psicólogo (preferencialmente da abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental), para assim evitar o agravamento do quadro.
 Larissa Zani
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? O que você descreve é algo que merece bastante cuidado, e é importante dizer isso com clareza e respeito. Sentir que não se encaixa, perceber os outros como distantes ou indiferentes e ir, aos poucos, se isolando pode ser muito doloroso, principalmente quando isso começa a afetar o sentido de pertencimento. Quando esses sentimentos se prolongam, a mente pode entrar num estado de desgaste silencioso, em que a motivação diminui e o isolamento deixa de ser apenas uma preferência para virar uma forma de proteção.

O ponto que merece atenção especial é esse pensamento de querer morrer ou sumir que surgiu durante a aula. Mesmo que tenha sido a primeira vez que apareceu de forma mais direta, isso não deve ser minimizado. Muitas vezes, esses pensamentos não surgem porque a pessoa realmente quer deixar de existir, mas porque a dor emocional ficou grande demais naquele momento, e a mente buscou uma saída para interromper esse sofrimento. É como se o cérebro dissesse “assim não dá mais”, ainda que sem um plano ou intenção clara.

Isso pode, sim, estar relacionado a um quadro depressivo ou a um processo depressivo em desenvolvimento, especialmente quando vem acompanhado de sensação de não pertencimento, perda de sentido, isolamento e pensamentos recorrentes de desaparecer. O fato de você já ter pensado em “sumir” antes indica que esse desconforto não é totalmente novo, apenas encontrou uma forma mais intensa de se manifestar agora. Você consegue perceber o que estava passando pela sua cabeça naquele momento da aula? Foi uma sensação de vazio, de exclusão, de cansaço de tentar se encaixar? Esses pensamentos voltaram depois ou ficaram restritos àquele episódio?

É muito importante que você não carregue isso sozinho. Se você já faz terapia ou tem algum acompanhamento psicológico, esse conteúdo precisa ser levado com toda a honestidade possível, sem medo de julgamento. E se você ainda não tem acompanhamento, buscar ajuda profissional é um passo essencial. Caso em algum momento esses pensamentos se intensifiquem, fiquem mais frequentes ou venham acompanhados de vontade de se machucar, procurar ajuda imediata é fundamental. No Brasil, o CVV atende gratuitamente pelo número 188, 24 horas por dia, oferecendo escuta e apoio nesses momentos.

Nada disso define quem você é, mas sinaliza que algo dentro de você está pedindo cuidado, escuta e espaço para existir. Esse sofrimento tem nome, tem tratamento e pode ser trabalhado com segurança. Caso precise, estou à disposição.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1238 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.