A minha filha tem 18 anos, dificuldade de terminar tarefas e se atrasa muito dificuldade nas aulas matematica,

23 respostas
A minha filha tem 18 anos, dificuldade de terminar tarefas e se atrasa muito dificuldade nas aulas matematica, se distrai facilmente, e muito estressada e morde a boca sera que ela tem defice de atençao?
Pelo que você descreve, parece que ela está bastante ansiosa, sentindo o peso de algum estresse e tendo dificuldades de se concentrar. Embora essas dificuldades possam estar relacionadas ao que se chama de Transtorno de Déficit de Atenção, é muito difícil afirmar isso só pela descrição.

Sugiro que você indique a ela buscar um apoio psicológico - sendo ou não um caso de TDA/H, me parece que ela pode se beneficiar imensamente de uma atenção, um acolhimento e uma boa escuta terapêutica.

Olá, esses sintomas que você relatou podem ser frutos de diversos fatores, para melhor avaliação sugiro que você busque o auxílio de um neuropsicólogo que poderá realizar avaliações adequadas para saber exatamente o está ocorrendo no momento, além disso, é importante recorrer à ajudar de um médico (clinico geral, psiquiatria ou neurologista), que poderá também investigar possíveis causas orgânicas.Vale destacar que o diagnóstico de déficit de atenção ou TDAH como também é conhecido é feito por uma equipe multidisciplinar (psiquiatra ou neurologista, psicólogo, fono, psicopedagogo). Um abraço
Baixo Desempenho Escolar, pode estar relacionado com Ansiedade, Depressão, Dificuldade no Processamento das informações. A Hiperatividade, Falta De Atenção, podem ser dois sintomas de outro quadro clínico, ou apenas, ou planejamento escolar, antes de culpabilizar a criança, é necessário, identificar como é o planejamento das aulas, se tem muitos alunos dentro da sala, que dificulta o professor ensinar e colocar a sala em ordem, muita bagunça pode prejudicar o aprendizado escolar.
Avaliar o comportamento da Criança é necessário, disponibilizar acesso ao profissionais, um trabalho em equipe, Médico, Psicólogo, realizar avaliações com testes psicológicos e também avaliar o pais, muitos pais com quadro de depressão e ansiedade, influenciam no bem estar da criança ou adolescente.
Para uma avaliação mais precisa, é necessário uma consulta a um profissional. Porém, nem sempre o baixo desempenho na escola e nas atividades é indicativo de um transtorno. Pode haver, muitas vezes, a ausência de algo que a motive ou ainda outros fatores envolvidos. Portanto, mais uma vez, o aconselhável é procurar um profissional da área. Espero ter ajudado.
Ola, a fase escolar, principalmente aquela fase em que os pais cobram bons resultados geram nos jovens ansiedade e muitas vezes baixo desempenho. Nao sei se sua filha está se preparando para o vestibular ou Enem, mas a idade parece indicar essa fase de transição da adolescencia para a idade adulta e ai é importante para ela o acompanhamento de um psicólogo para ouvi-la nesse momento, e investicar o que acontece com ela, e a partir dela, pois, não é possivel dar um diagnóstico para este caso sem antes fazer uma avaliação psicológica e se for necessário será encaminhada para realizar exames com outros profissionais de saúde para descartar ou confirmar a sua hipotese de deficite de Atenção. Grata por sua pergunta, boa sorte!
Acredito que há esse dignóstico no entanto esse transtorno em minha clínica tem si mostrado enquanto um deslocamento, inconsciente, de atenção, pois não raro o paciente se perguntado não sabe dizer o porquê de ter perdido a atenção.
Há várias abordagens, a que eu trabalha visa possibilitar uma análise em conjunto com o paciente para que ele possa desejar e descobrir como deixar de desviar a atenção. Fico a disposição.

abc

Danilo Cruz
Bom dia! Não necessariamente. É supostamente precipitado apontar diagnósticos apenas a partir do relato de quadros sintomáticos pois, seria necessário a análise de questões subjetivas, dados que somente ela poderia fornecer. Desta forma, sugiro que, se ela estiver de acordo, que inicie com análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) da escolha da mesma.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Alguns sintomas podem dar a entender aparentar ser um déficit de atenção, bem como apresenta traços de ansiedade, não dá para fazer um diagnóstico através desse relato, seria muito precoce...o ideal é procurar um psicólogo para ver se existe a necessidade de uma avaliação mais precisa e se é preciso encaminhar para uma avaliação neuropsicológica.
Olá. Parabéns por notar os comportamentos que sua filha tem e buscar saber mais sobre isso!
Embora seja muito importante procurar um profissional Psicoterapeuta (que irá mapear melhor a que os comportamentos estão ligados e também se existe um contexto específico onde ela se distrai), é importante também lembrar que a pessoa não é o comportamento que tem. Geralmente o indicado é aceite a pessoa e transforme o comportamento, por isso antes de dar um diagnóstico é necessária a avaliação profissional, pois em alguns casos o tratamento pode ser mais simples do que se imagina. A PNL costuma ser uma ótima ferramenta para trabalhar ressignificados, especialmente se o comportamento de distração e atrasos estiverem mais ligados ao contexto do estudo ou outro específico. Espero ter colaborado.
Olá, os sintomas descritos podem estar relacionados a varias questões e para poder identificar oque de fato vem ocorrendo para gerar esses sintomas, o ideal é fazer uma avaliação psicológica
Os sintomas podem confundir muito os pais e por isso é tão importante consultar um profissional. Com o diagnóstico certo é permitido iniciar o tratamento mais adequado. A avaliação psicológica é muito eficaz e contribui muito na investigação, descoberta e tratamento.
O déficit de atenção tem relação com causas genéticas e esta associado/afeta as funções neurológicas desde o nascimento.
Os sintomas de estresse e morder a boca pode indicar um quadro de ansiedade. A psicoterapia é muito benéfica neste caso, ajudando a eliminar os sintomas.
Não fique na dúvida, consulte um especialista!
Pode ser muitas coisas, se há sofrimento por parte dela ligado a esses fatores, que você elencou e nomeou como problemas, é interessante procurar fazer um psicodiagnóstico. Procure um psicólogo.
Olá. Antes de se levantar a hipótese de qualquer diagnóstico, é importante que se possa compreender uma série de outros elementos na vida do sujeito. “Estar distraído” e por vezes atrasado em compromissos, não quer dizer que se esteja com algum transtorno. Pela descrição da idade da sua filha, talvez ela esteja ansiosa, a adolescência é um período de muitas transformações. Então, às vezes poder falar sobre isso, pode ser interessante para ela, afinal, nem tudo se pode dividir com os pais, sobretudo nesta fase. Deste modo, sugiro que busque o auxílio de um psicólogo; caso se necessário, este mesmo poderá fazer uma avaliação apropriada.
Acho que nesta idade sua filha precisa passar por um acompanhamento psicologico se isso a encomodar e sentir que precisa de ajuda, As vezes os Pais tambem podem passar por uma orientacao de Pais para entenderem suas ansiedades com relacao aos filhos e como conduzir mehor as situacoes.
Olá! Isso precisaria ser avaliado. Lembre-se que cada um tem um tempo e inteligência lógica não é a única inteligência (Ver Teoria das Inteligências Múltiplas). Contudo, a possível pressão que ela sofre em relação a isso pode sim causar um quadro de ansiedade. Uma avaliação cuidadosa te dará uma terapêutica também mais precisa. Um abraço!
A adolescência pode ser uma fase muito difícil na vida de uma pessoa. São muitos conflitos e necessidades de autoafirmação. A dificuldade que ela sente em algumas matérias, como matemática, contribuem para o quadro de ansiedade, levando a se sentir ainda mais insegura. Com certeza uma avaliação e um acompanhamento psicológico irão beneficiá-la.
Quando a situação de aprendizagem e estudos não andam bem, o melhor o quanto antes e buscar atendimento especializado.
Olá. Não é possível fazer uma avaliação por aqui dos sintomas, o melhor a se fazer é procurar um psicólogo para uma melhor avaliação. Atenciosamente
Um acolhimento emocional com psicólogo pode ser um bom começo. Conhecendo sua filha será possível avaliar e ajudar.
Sua filha pratica esportes? Tem pais esportistas e tranquilos? A convivência faz com que os filhos repitam os nossos comportamentos. Sugiro uma terapia familiar para entenderem o porque do comportamento e buscar mudanças no grupo familiar.
Olá! Procure um/a neuropsicólogo/a para avaliação do caso. Um abraço!
Olá! Baseado nas informações que você compartilhou, é possível que sua filha possa ter Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta principalmente a capacidade de atenção e concentração, podendo causar dificuldade em acompanhar tarefas, falta de organização, impulsividade e hiperatividade (embora nem sempre esses sintomas estejam presentes). É importante salientar que somente um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou um psiquiatra, pode realizar uma avaliação criteriosa e diagnóstico.

Sugiro que você busque uma avaliação com um desses profissionais para uma melhor investigação sobre a situação da sua filha. Além disso, existem tratamentos que ajudam a controlar os sintomas do TDAH, incluindo terapias comportamentais, medicamentos e o aconselhamento psicológico.
Não é possível dizer apenas através da sua pergunta, é preciso que ela faça uma avaliação. Abraço