A Síndrome de Asperger se desenvolve com o tempo? Os sintomas do autismo podem se tornar mais evid

23 respostas
A Síndrome de Asperger se desenvolve com o tempo?
Os sintomas do autismo podem se tornar mais evidentes conforme o crescimento da pessoa? Por exemplo: ter mais sintomas aparentes quando se é adulto, do que quando se era criança.
Olá, tudo bem?

A síndrome de Aspenger é uma categoria dos transtornos do neurodesenvolvimento e Como toda patologia dessa classe é algo congênito, ou seja, a criança nasce nesse espectro e normalmente é mais visível após os 3 anos e com um diagnóstico mais preciso após os 5 anos. Porém já temos métodos eficazes que já se consegue ter pré diagnósticos mesmo quando a criança é bem pequena. Já uma criança no espectro autista com comprimento significativo da fala, por exemplo. As vezes ela pode falar algumas palavras até os 3 anos e depois ela para de falar. O Aspenger é considerado um altista de auto funcionamento e normalmente não tem a fala comprometida então é bem possível que se note somente quando chega na adolescência. Mas depende muito do caso e da pessoa.

Fico a disposição para maiores esclarecimentos.

Olá, na verdade não se desenvolve com o tempo, ocorre que muitas vezes somente se percebe o diagnostico n fase adulta devido ser tão suave os sintomas.
Mas é importante entender bem o diagnostico, pois há outros transtornos que apresentam sintomas parecidos, nunca faça seu próprio diagnostico, procure por um especialista no assunto.
Abçs
Olá, interessante a sua pergunta, pois o que normalmente ocorre na realidade clínica é a indagação contrária a sua, eu explico o porquê:
O asperger (‘autismo leve’) é um transtorno do neurodesenvolvimento tipicamente percebido até mesmo antes da criança entrar na escola, sendo mais evidente nos períodos iniciais da escolarização, devido a dificuldade de socialização e comportamentos atípicos.
Mas como eu mencionei, o asperger apresenta sintomas do autismo numa categoria mais leve, ou seja, mais difícil de ser percebido por um olhar desatento, tendo mais chances de chegarmos a adultice sem um diagnóstico adequado.
Se ele desenvolve com o passar do tempo? Diria que depende. O asperger (sem comorbidades) não “aparece” na fase adulta (pois é um transtorno do neurodesenvolvimento que ocorre nos primeiros anos do desenvolvimento, lembra?), mas se a sua pergunta é sobre comportamentos e/ou dificuldade social, pode ser que sim (Qualquer transtorno mental não tratado pode virar uma “bola de neve” - um problema maior).
Aqui vai o meu conselho: Procure ajuda de um psicólogo, ele pode avaliar essa hipótese que você tem para buscar o tratamento mais adequado. O que não podemos é sofrer com a dúvida!
Espero ter esclarecido a sua pergunta, caso tenha mais dúvidas sobre essa e outras questões, entre em contato, adorarei ajudá-lo(a). : )
Olá, tudo bem com você? Vou responder às suas perguntas de forma pontual, ok? A síndrome de asperger não se desenvolver com o tempo. Sobre os sintomas se tornarem mais evidentes conforme o crescimento da pessoa, tem mais haver com a observação do outro sobre essa pessoa, do que de fato sobre sintomas existente no quadro da síndrome. Depende muito do processo relacional que essa pessoa possui. Lembra que somos pessoas diferentes reagindo a mesma situação de formas distintas? A minha sugestão é a procura de um profissional para compreender melhor o contexto no qual essa pessoa está inserida e seus sintomas para uma maior qualidade de vida. Espero ter esclarecido um pouquinho, me coloco a disposição para maiores contatos. Boa sorte!
O TEA ,é um transtorno do neurodesenvolvimento que é possível já ser diagnosticado antes dos 18 meses .Se não tratado os sintomas pioram na adolescência , devido às grandes demandas da idade . Na fase adulta, tem os seus agravantes com as responsabilidades. Estou a disposição .
Os principais sintomas de Asperger estão relacionados com as interações sociais, pode acontecer de as demandas das interações com crianças não ser um desafio para a pessoa, mas as interações da vida adulta serem mais complexas. Mas sugiro um acompanhamento psicológico pra entender o caso.
Olá, tudo bem? O asperger (hoje categorizado dentro do transtorno do espectro autista) é categorizado dentro do transtorno do neurodesenvolvimento, e como todos os transtornos que estão nessa classe o ser humano nasce nesse espectro.
Portanto, partindo desta ideia, podemos entender que o aspenger é como um autismo leve/sútil. Isso faz com que quando bebê ou criança os sinais se façam também leves ou sutis, e ao se desenvolver, os sinais se tornam mais visível.
Cada profissional olha de formas diferentes, uns irão avaliar que o comportamento foi desenvolvida quando mais velhos, outros vão dizer que foi falta de estimulação.
Enfim, gosto bastante da ideia de encaminhar a um profissional, pois utilizamos alguns materiais que vão ajudar a entender a questão comportamental, e por que esses comportamentos se tornaram mais visíveis na adolescência. Sendo assim, criamos estratégias para desenvolver repertório para essa pessoa.

Um grande abraço
Atenciosamente
Diego Raizi
Ola, não se desenvolve com o tempo, assim como também não aumenta ou diminui características, o mais comum é que diminua com o acompanhamento especializado em autismo, como por exemplo Aba terapia
Olá!
Como dito pelos colegas é importante que a partir de um diagnóstico por profissional da área se possa engajar em tratamento para que o caso tenha uma melhor evolução!
Veja, atualmente a Síndrome de Asperger está sendo mais debatida e estudada para que surjam melhores tratamentos e profissionais qualificados. Respondendo sua pergunta: Não desenvolve com tempo a criança nasce com a Síndrome que apresenta características que pode ser delicado diagnosticar. Equipe multidisciplinar composta por Neurologista ou Psiquiatra, Psicólogos Clínicos e Escolares poderão concluir o diagnóstico que ainda devem incluir ainda, investigações como no convívio familiar/escolar e profissional, além das aplicações de testes.
Próxima resposta: Em períodos de transição, muita coisa pode mudar.
Por exemplo:
– o adolescente que que esteja se tornando independente:
– o homem/mulher que se torna pai/mãe pela primeira vez;
– um problema sério de relacionamento;
– mudança de casa, cidade, ou emprego;
– chegada da aposentadoria.

Neste caso, acabam por apresentar um quadro de ansiedade extrema, como Burn-out ou um desconforto de ordem psicoemocional que não consegue ser solucionado com a terapia tradicional.
A pessoa ja nasce com a sindrome. Nao se desenvolve com o passar do tempo. O diagnostico não é tao simples. Exige a ação de equipe multidisciplinar. As pessoas com Síndrome de Asperger têm dificuldade em “ler” outras pessoas. Reconhecer ou entender os sentimentos e intenções dos outros. Expressar suas próprias emoções. Logo o individuo sem tratamento pode ter maiores dificuldades que uma outra pessoa que teve tratamento desde a primeira infancia.
Olá, tudo bem? Obrigada pelo questionamento. O Asperger pode ser diagnosticado mais tardiamente do que o Autismo, pelo fato de os sintomas serem menos perceptíveis. O que pode ter ocorrido neste caso, é que a percepção de sintomas pode ter sido feita mais tardiamente, mas que a pessoa sempre teve características que a levassem ao desenvolvimento deste transtorno. Espero ter ajudado! Obrigada!
O quanto antes procurar um tratamento melhor. Os sintomas podem se acentuar ao longo do tempo, caso não tenha um acompanhamento profissional.
Um abraço
A síndrome de Asperger é categorizado dentro dos transtornos do neurodesenvolvimento, então não irá se desenvolver com o tempo, porém em virtude de sintomas mais leves pode ser diagnosticado mais tardiamente. Quanto mais cedo o diagnóstico melhor será o prognóstico.
Bom dia . O transtorno de asperger , autismo leve , atualmente se diagnosticado precocemente , pode contribuir para a melhora de algumas estereotipias , principalmente quando submetido aos tratamentos necessários , porém mesmo na fase adulta necessitará de algum tipo de suporte .Deve ter acompanhamento por toda vida , e há casos , que conseguem levar a vida com menos prejuízos .
Boa tarde!
Esse transtorno, atualmente quanto precocemente for diagnosticado as chances de tratamento serão melhores.
A Síndrome de Asperger foi incorporada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e corresponde ao autismo de alto funcionamento, ou seja, os indivíduos apresentam o intelecto preservado e os sintomas são mais brandos. A pessoa já nasce com a síndrome, e os sintomas e a gravidade variam de pessoa para pessoa. O TEA não tem cura, mas quanto mais cedo for iniciado o tratamento especializado, o processo de inclusão e as adaptações curriculares na escola, a pessoa poderá desenvolver seu potencial e integrar-se à sociedade de forma satisfatória.
Não, se o diagnóstico estiver correto, com o tempo as demandas sociais e nossos papéis no mundo vão se tornando mais exigentes e na adolescência essas dificuldades acabem aparecendo mais, por isso aparentemente os sintomas podem parecer que começaram depois. Mas é um transtorno do desenvolvimento. Ao se observar o passado dessa criança pode se observar que ela sempre teve dificuldade com seus pares e se relacionava bem com adultos, entre outras características.
Olá, Talvez fique mais evidente algumas características, já que a pessoa começa a prestar mais atenção em si, e a se comparar com outras pessoas. Em crianças, na escola por exemplo, pode-se notar questões referente a dificuldades na comunicação e socialização que é colocada pelos professores. As características do Aspeger sempre estiveram presentes o que muda, é que foi dado mais atenção à elas.
Olá! Sua pergunta está relacionada aos transtornos globais do desenvolvimento. Algo acontece que interrompe o desenvolvimento do sujeito em algum momento, geralmente na primeira infância. Há graus diferentes de sintomas dentre eles, mas o diagnóstico precoce é importante para que seja possível “prosseguir” com esse desenvolvimento da melhor forma possível. Tais diagnósticos não iniciam na idade adulta. O que pode acontecer é a pessoa ter sintomas brandos que não foram percebidos, sendo notados somente em fases mais tardias do desenvolvimento.
Olá! A síndrome de asperger ou - como é chamada desde 2013 - diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) de alta funcionalidade faz parte do espectro do autismo. Hoje a concepção mais aceita é de que a ocorrência de TEA depende de fatores hereditários (i.e., genéticos) e ambientais (i.e., contexto da mãe durante a gravidez), portanto não se desenvolve ao longo da vida do indivíduo diagnosticado. Entretanto, as dificuldades atribuídas ao autismo podem ser amenizadas ou agravadas de acordo com a intervenção que a pessoa recebe. É comum que no caso do TEA de alta funcionalidade, os sinais de autismo (e.g., dificuldades de socialização, interesses restritos e incomuns) se tornem mais evidentes em idade escolar, quando as demandas sociais e acadêmicas aumentam.
Olá, a síndrome de Asperger não se desenvolve com o tempo, pois trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento podendo identificada já nos primeiros primeiros anos de vida. Mas, é possível que seja identificado mais tardiamente se comparado ao autismo, pois os sinais são mais difíceis de serem observados.
Se o paciente fizer as terapias multidisciplinares corretamente desde a sua infância, o esperado é que ele melhore seu repertório e não o inverso. Porém devemos considerar que cada autista tem suas particularidades e não conseguimos prever o que poderá ou não ocorrer.