Adolescentes pode usa sertralina e aripiprazol? Para tratar a depressão ou só terapia resolve? Ele t

22 respostas
Adolescentes pode usa sertralina e aripiprazol? Para tratar a depressão ou só terapia resolve? Ele tem 16 anos
Olá,
Estes medicamentos serão administrados segundo indicação psiquiátrica. Um adolescente que esteja passando por situação extrema pode ser indicado tais medicações sim. Parece assustador, mas as medicações evoluíram muito nos últimos anos. Precisam ser usados com parcimônia e vigilância conforme indicado. Atualmente os profissionais concordam que a conjugação de medicamentos psiquiátricos com psicoterapia trarão melhores os resultados. Muitas vezes é a medicação que dará suporte para que o tratamento pela fala possa evoluir.
Se tem dúvidas, pode buscar também a opinião de outro médico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130

A medicação age no Sistema nervoso central, cuida do biológico e a terapia da um suporte emocional para o paciente lidar com as questões e gatilhos que potencializam os sintomas tratados pelos remédios. O médico pode ir ajustando a medicação de acordo com a resposta do paciente. É importante o apoio da familia para a aderência ao tratamento. Nos dois primeiros dias pode ter um pico de sintomas pois o organismo está se adaptando ao mecanismo de ação dos remédios; é esperado que em cerca de 10 a 1 dias os efeitos já possam ser notados. Em casos leves a terapia é suficiente mas é o médico quem avalia. O importante é cuidar, iniciar o tratamento visando melhorar a qualidade de vida do paciente. Um abraço!
Olá tudo bem? Entre em contato com um médico psiquiatra para auxiliar você a verificar a necessidade e dosagem da medicação. Não use nenhum medicamento sem recomendação médica. Vale lembrar que a terapia complementar auxiliará você em complemento ao medicamento escolhido pelo seu médico. Ressalto que o autocuidado é fundamental! Cuide-se!
Olá, boa noite! A medicação é importante para complementar o tratamento da depressão. Para obter os resultados positivos e diminuir a dor emocional se faz necessário o tratamento medicamentoso com indicação medica e a terapia.
Olá. Em alguns casos apenas a terapia resolve. Mas é necessário a avaliação de um psiquiatra em conjunto com um Psicólogo para indicar o melhor tratamento.
Olá, boa noite! Dependendo de como o adolescente se encontra é possível que ele precise tomar alguma medicação sim, porém sempre com acompanhamento e prescrição do psiquiatra. Se você está com dúvidas em relação a medicação fale novamente com o médico. Em todos os casos a terapia deve acompanhar o tratamento mesmo que já estiver sendo medicado, já que o remédio ajudará com os sintomas e a terapia ajudará a identificar as razões para estes sintomas surgirem. Qualquer dúvida fica a disposição.
Impossível opinar sem um estudo diagnóstico do Jovem Marque com um psiquiatra para avaliar a necessidade da medicacao.O acompanhamento com o psicologo e sempre essencial mas pode necessitar da medicação. Boa sorte
A medicação vai ajudar a minimizar o incômodo que os sintomas trazem, mas não resolve o problema de fundo, que causa os sintomas. Tão logo retire a medicação, os sintomas voltarão. É importante que ele tenha um espaço em que se sinta seguro e à vontade para falar de tudo o que lhe incomoda. Procure um profissional em que você confie. Ele poderá lhe ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá , somente um psiquiatra mediante uma primeira avaliação poderá responder se é necessário , depende muito . Nem todo paciente com diagnóstico de depressão vai precisar de medicação psiquiátrica , alguns casos somente a terapia ajuda outros precisam dos dois em conjunto . Como também pode iniciar pela terapia e o psicólogo perceber a necessidade do acompanhamento do psiquiatra e encaminhar .
A medicação vai ajudar aliviar os sintomas , a minimizar e a terapia vai auxiliar a entender como começou, o que está por trás , a te dar um espaço de escuta e acolhimento .
Espero ter ajudado com sua dúvida
De qualquer forma o mais indicado é marcar com algum profissional da sua confiança e que se sinta bem :)
A depressão é uma experiência emocional muita antiga. Na Antiguidade, Hipócrates - o pai da medicina - denominou-a melancolia. Esta apresentava os sintomas, a saber: desânimo, irritação, impaciência, tristeza aguda, et. al.. Ele associava tal desordenamento à "bile negra". No Período Medieval, uma sintomatologia assemelhada foi classificada como acídia. Aliás, a acídia era muito comum entre monges - que tragados por um vazio interior - realizavam (em algumas circunstâncias) a "passagem ao ato". Ou seja, punham termo às suas vidas. Uso esta introdução histórica para defender o seguinte ponto: o recurso à medicação psiquiátrica deve ser visto como uma possibilidade quando o sujeito entra em um nível de sofrimento insuportável. Um padecimento que lhe conduz à paralisia e à ideação suicida. No entanto, o indivíduo não deve se abster de realizar a terapia. É a análise que irá explicitar porque sua constituição subjetiva o levou a gozar morbidamente com o estado depressivo. Quais as fraturas psíquicas pregressas conduziram o sujeito a uma configuração psicológica marcada por tamanho desamparo e desperança? É a travessia analítica que cria condições para que o analisante - em transferência com o psicanalista - entenda este estranhamento emocional.
Antes de passar por um psiquiatra, passe com um psicanalista de sua confiança, algumas sessões de análise lhe dará uma direção, depois de pelo menos seis meses de análise, recomendo um psiquiatra.Tudo é causa e efeito.
A sertralina e o aripiprazol são medicamentos que são usados para tratar a depressão, entre outros transtornos mentais. Eles podem ser usados por adolescentes, mas é importante que sejam prescritos e monitorados por um médico especialista.

A utilização de medicamentos para tratar a depressão em adolescentes é um assunto complexo e é importante considerar vários fatores, como a gravidade dos sintomas, a resposta a outros tratamentos e possíveis efeitos colaterais, antes de tomar qualquer decisão.

É importante lembrar que, em geral, é recomendado que a terapia seja utilizada como primeira linha de tratamento para a depressão em adolescentes, pois ela pode fornecer ferramentas para lidar com as emoções e os problemas que estão causando a depressão, além de ajudar a prevenir recaídas.

Além disso, é importante que os pais e os cuidadores dos adolescentes estejam envolvidos no processo de tratamento, para que possam ajudar a monitorar a evolução e garantir que o tratamento esteja funcionando da melhor maneira possível.

Em resumo, é importante que o tratamento da depressão em adolescentes seja realizado por especialistas, com uma abordagem multidisciplinar, levando em conta as necessidades individuais do adolescente. A combinação de medicamentos e terapia pode ser uma abordagem eficaz, mas é importante que a decisão seja tomada com cuidado e depois de uma avaliação completa.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
O tratamento para depressão pode ser feito combinando medico (psiquiatra) e psicólogo e em alguns casos, dependendo da intensidade dos sintomas, a medicação é uma boa aliada, porém, entenda que para iniciar o tratamento medicamentoso é necessário uma avaliação e prescrição médica caso seja realmente necessário. Mas, muitas vezes somente o acompanhamento psicológico da sustentação para que os sintomas diminuam e o paciente consiga restabelecer sua saúde mental mantendo o tratamento, mas para isso precisa procurar um especialista e iniciar o tratamento.
Olá! A indicação do uso de remédio psiquiátrico é de acordo com cada caso. Por essa razão, não uma resposta correta para sua pergunta. Caso o seu filho não faça psicoterapia, indico fortemente que comece, pois o tratamento psiquiátrico deve ser acompanhado de um tratamento psicológico. Dúvidas, estou à disposição! Abçs
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Depende, cada caso deve ser avaliado individualmente, considerando o contexto e a singularidade de cada sujeito. Há casos em que a terapia é o suficiente e não há necessidade de intervenção medicamentosa.
A adolescência é uma fase de transição da fase infantil para a fase adulta. A psique esta ajustando a intensidade das experiências vividas, mais que pensar sobre o uso ou não de medicamentos, escute este adolescente e principalmente avalie e na medida do possível apoia suas questões. Busque um psicanalista para ajudar e escutar este adolescente que precisando apenas ser ouvido.
Entendo sua preocupação. É uma questão delicada que merece atenção e cuidado. A decisão de usar medicamentos, como a sertralina e o aripiprazol, no tratamento da depressão em adolescentes deve ser tomada em conjunto com um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou um médico especializado em saúde mental infantil e adolescente. Esses profissionais têm a experiência necessária para avaliar a situação de forma abrangente, considerando os sintomas do adolescente, a gravidade da depressão e outros fatores relevantes. A terapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), é frequentemente uma parte fundamental do tratamento da depressão em adolescentes. A terapia pode ajudar o adolescente a compreender e lidar com seus sentimentos, ensinar habilidades de enfrentamento e oferecer apoio emocional. Em muitos casos, a terapia pode ser suficiente para tratar a depressão, especialmente quando é leve a moderada. É importante enfatizar que cada caso é único, e não existe uma abordagem única que funcione para todos. A decisão de usar medicamentos deve ser baseada em uma avaliação individual e na relação risco-benefício. O profissional de saúde mental irá considerar o que é melhor para o adolescente, levando em conta sua saúde geral, história médica e necessidades específicas. Além disso, o apoio da família desempenha um papel crucial no tratamento da depressão em adolescentes. Estar presente, ouvir e demonstrar compreensão podem fazer uma diferença significativa no processo de recuperação. Lembre-se de que a depressão é uma condição tratável, e com o apoio adequado, ter a oportunidade de superar esse desafio.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 230
A decisão de utilizar sertralina e aripiprazol no tratamento da depressão em adolescentes deve ser cuidadosamente avaliada por um profissional de saúde mental, como um psicanalista ou terapeuta. A terapia pode ser eficaz no tratamento da depressão, permitindo que o adolescente explore e compreenda melhor suas emoções, pensamentos e desafios pessoais. Em alguns casos, um profissional de saúde mental pode considerar a utilização de medicações, como a sertralina e o aripiprazol, como parte do tratamento.

Entretanto, a decisão de iniciar qualquer tratamento, incluindo o uso de medicamentos, deve ser baseada em uma avaliação completa das necessidades individuais do adolescente e nas diretrizes clínicas atuais. Não é apropriado tomar decisões de tratamento sem o envolvimento de um profissional qualificado. Portanto, é essencial procurar um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e para discutir as opções de tratamento disponíveis para o adolescente. O bem-estar do jovem deve ser a prioridade ao considerar a melhor abordagem para lidar com a depressão.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da depressão - R$ 160
Depende muito de caso a caso, mas é essencial que seja feita terapia em conjunto do uso da medicação. A medicação é indicada em casos mais graves ou quando os sintomas depressivos estão muito persistentes. Mas a respeito de um adolescente usar esse medicamento, não é contra indicado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 250

Olá, o uso de medicamentos psiquiátricos em adolescentes enfrentando situações extremas será cuidadosamente determinado por uma avaliação psiquiátrica. É compreensível que a ideia de medicação possa parecer intimidadora, mas é importante reconhecer que os tratamentos farmacológicos avançaram significativamente. Eles devem ser administrados com cautela e sob estrita supervisão médica. Atualmente, há um consenso entre os profissionais de saúde mental de que a combinação de medicamentos psiquiátricos com psicoterapia oferece resultados mais eficazes. Frequentemente, a medicação serve como um suporte essencial, permitindo que o tratamento psicoterapêutico progrida de maneira mais efetiva. Se você tem dúvidas ou preocupações, é válido considerar a opinião de outro médico para mais esclarecimentos. Como psicóloga, estou à sua disposição para discutir essas questões, oferecer suporte psicoterapêutico.
A resposta é sim, se prescrito por um médico.
Alguns casos severos, ou com particularidades, precisam da administração desses ou outros medicamentos, associados a psicoterapia.

Somente o psiquiatra saberá quais prescrever

Depressão na grande maioria dos casos não se resume apenas ao aspecto bioquímico. As questões psicológicas interferem profundamente. Não descarte a psicoterapia como meio de fortalecimento emocional para superar os desafios que a vida sempre irá trazer.