Boa noite Meu filho tem 4 anos e meio , tenho notado algumas coisas no comportamento dele e queria

25 respostas
Boa noite
Meu filho tem 4 anos e meio , tenho notado algumas coisas no comportamento dele e queria saber se é normal da idade ?

De uns dias p cá ele esquece de coisas que aconteceram naquele mesmo dia , mas isso não é toda hora ! Está participando das aulas por vídeo nesse período e ele tem muitaaa dificuldade em escutar a professora , os colegas e tem demonstrado um pouco de desinteresse nas atividades mais complexas , cansa logo , fica cantando conversando sozinho baixinho, faz isso cmg tbm quando estou falando algo importante , parece que vive no mundo da imaginação !
Quero ressaltar que a professora disse que na escola ele não é assim, fica mais tímido , ele é uma criança muito muito inteligente p idade todas as pessoas próximas ou que conversem com ele um pouco observam isso , muitooo criativo , colori muito bem ( qd quer) ama ama música , respira música , brinca de cantar e tocar o tempo todo

Tenho medo de déficit de atenção ( ele não é hiperativo de jeito nenhum) , sei que ele é pequeno p pensar nisso , mas fico angustiada
Não sei se é o momento de isolamento e algumas adversidades aqui em casa que possam estar influenciando esse comportamento
Será que é a idade ?
sim estes problemas podem ser dele e estarem sendo mais pronunciados devido a este isolamento.
Sugiro que após passar esta pandemia consulte com seu pediatra, ou se isto estiver te angustiando muito, agende consulta por telemedicina.
SE CUIDE CONTINUE EM CASA
Abraço
Dr Rubens Cat

Boa noite , em geral crianças pequenas com TDAH , tendem a ter um fluxo de movimento muito maior se comparado com outras crianças da mesma idade, é muito dificil conter tais crinças. No seu caso a propria professora falou que em sala de aula este comportamento não foi observado. Assim com o que foi descrito nao ha como fazer um diagnostico. Estamos atravessando um periodo muito delicado para todos , o isolamento social mexe com questões muito particulares e se adultos sofrem , as crianças também vão apresentar algum desconforto e como não possuem recursos emocionais bem desenvolvidos para externar o que lhes incomoda, talvez este seja o unico modo que ele coseguiu para mostrar seus descontentamentos. Seria interessante procurar algum profissional psicologo infantil , que possa lhe atender virtualmente, neste momento . Este profissional pode atenuar e lhe dar instrumentos para trabalhar sua angustia e ansiedade devido ao confinamento e expectativas dos adultos ao seu redor, que podem gerar involuntariamente este comportamento
Olá, Boa noite! Parece que você tem uma criança muito interessante em casa. Momentos de mudanças nítidas como esta dificilmente não trazem diferentes reações...em todos. Contudo, o mais importante agora é trabalhar saudavelmente com as circunstâncias. Todos da casa. Que tal começar com você mesma, uma vez que a mudança dos pais já pode causar uma grande mudança nos filhos? O mundo da criança é muito rico de imaginação e cada uma tem seu brilhantismo próprio. Claro que posso avaliá-lo (temos teleterapia), bem como toda a família, mas a criança precisa se sentir livre para isso. Um abraço! Sejam bem vindos!
Olá. A geração de hoje é muito diferente de tudo o que se viu no passado. Podemos dizer que vivemos a geração do “tem que fazer sentido”, pois as crianças de hoje são muito mais seletivas sobre aquilo que gostam ou não, e produzem comportamentos bastante distintos quando estão diante de cada uma delas. Você diz que ele ama musica e com certeza é o que faz sentido pra ele e possivelmente todo o resto não tem o mesmo apelo. Procure observar o comportamento dele diante das diversas atividades. Se precisar de ajuda procure um psicólogo com especialidade no atendimento infantil e ele poderá ajudar nesta observação. Não se preocupe, pois tudo indica que ele tem um talento que precisa ser visto e considerado. Qualquer dúvida, estamos a disposição. Fica em paz.

Olá, boa noite!
No início é relatado que o seu filho esquece das coisas que aconteceram no mesmo dia, sobre isso, eu precisaria de mais dados para analisar com a profundidade necessária sobre o ponto de vista psicológico. Sobre as aulas online: É importante salientar que todos nós estamos vivendo um momento difícil, em que tivémos que nos adaptar a uma mudança repentina na rotina. Sobre o novo método de aulas online em casa, é difícil obter a concentração necessária até para os adultos. Para as crianças, ainda mais com 4 anos e meio é extremamente difícil, pois nunca fizeram desta forma. Na situação de isolamento social, a criação de um modelo pedagógico, se tornou um desafio muito grande. Criou-se um cenário onde escola, pais e filhos estão vivenciando algo totalmente novo e ainda é difícil definir o que fazer e como fazer para a continuidade dos estudos. Como as crianças ( ainda mais com 4 anos e meio) nunca passaram pela experiência das aulas online, é esperado que haja uma certa resistência, afinal não tem como exigir atenção, concentração igual a exigida no ambiente escolar, pois em casa pode ter todos os recursos como brinquedos a disposição, tem a família, tv, e vários outros detalhes que acabam tirando a concentração e que são mais "interessantes" do que as aulas online. É esperado que ele demonstre desinteresse e que canse logo. Sobre "parecer que ele vive no mundo da imaginação": Com 4 anos e meio, as crianças ainda têm dificuldade de separar a realidade da fantasia, porque sua imaginação ainda é muito aguçada. Outro dado importante que foi ressaltado, é que a professora afirmou que na escola ele não é assim, ele consegue se concentrar e é muito inteligente. Me parece ser uma questão de adaptação as novas condições que vivemos devido a pandemia, porém, para termos a certeza disso, precisaria conhecer mais profundamente sobre vocês, sobre a rotina dele para um psico-diagnóstico e se necessário um tratamento. Me chamou a atenção quando foi ressaltado em seu texto sobre algumas adversidades que vem enfrentando. Isso sempre se reflete nas crianças. É preciso olhar para isso com a profundidade, carinho e atenção necessária para desenvolvermos juntas estratégias de enfrentamento melhorando assim a qualidade de vida de vocês. Qualquer dúvida me escreva, terei prazer em responder.
Um abraço!
Psicóloga e terapeuta de casal e familiar Isabel Rossetti
Querida mãe, gostaria de dizer que nesta fase do desenvolvimento infantil que seu filho está, faz parte do desenvolvimento emocional ter dificuldade em separar a realidade da fantasia, então às vezes pode ser que ele "embarque" em algum pensamento ou ideia e pareça "nas nuvens". Certamente, essa situação de isolamento social contribui também, afinal se é complicado para os adultos, para os pequenos fica mais difícil, uma vez que a rotina e o contato social foram impactados. Quando terminar esse período e se você ainda estiver receosa de que possa haver algo de estranho no comportamento dele, recomendo submetê-lo a uma avaliação neuropsicológica que abrange o desenvolvimento cognitivo e emocional com profundidade. Um abraço!
Oi mãe! Tudo bem? Para confortar um pouquinho posso lhe dizer que muitas mães e pais estão passando por situações semelhantes com as crianças em casa 24 horas por dia.
Aos 4 anos faz parte do desenvolvimento da criança misturar a realidade com a fantasia e em alguns momentos até parecer ausente, por exemplo: com esquecimentos sobre algo que fez ou falou, ou até mesmo durante uma conversa pode ser que ele mude o foco para outra coisa que lhe pareça mais atrativa no momento (nós adultos também fazemos isso).
Outro ponto importante é a mudança de rotina da criança e as aulas online, algumas dicas que podem lhe ajudar: programar pausas entre uma aula/atividade e outra para um lanchinho ou brincadeira. Antes da aula, incentive seu filho a escolher um brinquedo para assistir a aula junto com ele. Pare e perceba o ambiente: Onde ele tem assistido ás aulas: existem interrupções: sons, TV, familiares? Onde ele senta? A transmissão da aula é realizada por: computador, TV, celular? Como podemos transformar as aulas online (que podem não ser atrativas para ele), numa experiência sensorial gostosa com música, pintura e outras coisinhas que ele poderá se divertir?
Espero ter contribuído com esclarecimento. Fiquem bem. Abraço.
Boa tarde
Nessa fase de desenvolvimento misturar a realidade com fantasia e esperado, porém ter dificuldade para registrar os fatos seria necessário mais detalhes. Mas quando essa pandemia passar oriento a busca de profissional para fazer uma avaliação caso perceba que esse esquecimento continue. Abraços
Bom dia! Em tempos de Pandemia em que estamos vivendo penso ser as crianças as mais afetas, visto que toda rotina delas esta sendo virada de pernas pro ar, sem os pequenos entender o por que de não ir para escola por exemplo, não poder abraçar, evitar contato, exatamente o contrario do que sempre pregamos e sabemos ser importante para criança socializar, se adaptar e mostrar resultado principalmente nas tarefas escolares não é fácil. Penso que o ideal seja esperar e deixa-lo o mais a vontade possível e evitar cobranças, se persistir; penso que uma Terapeuta Ocupacional pode ajudar muito na organização da rotina desta criança na casa e se por preciso passar num psicólogo.
Querida mãe,
Se faz necessário uma avaliação dessa criança com um especialista, especialmente um neuropediatra. Talvez possa ser um quadro de TDA. Seria interessante levá-lo para fazer uma avaliação da audição também. Para tudo tem tratamento. Dará tudo certo. Abraço. Att. Samantha.
Olá, mãe! Vivemos uma situação extremamente diferente do já vivido e conhecido com esta pandemia. Só isso pode deixar adultos e crianças inseguros, angustiados. Agora é o momento para buscar um ambiente mais tranquilo, tentar brincar com seu filho, conversar com ele a respeito do que estão vivendo, aproveitar a habilidade dele e cantarem. Caso tenha irmãos da mesma faixa etária ampliar as brincadeiras, se tiver espaço físico incentiva-lo a correr, pular. Convidá-lo a lerem juntos, a conversarem a respeito do livro. Pintar, desenhar. Explorar mais o lado infantil, lúdico, relembrar sua infância, ensinar as brincadeiras que você tinha. Presta atenção nos seus problemas e tentar resolvê-los. Passado esse momento de pandemia aí sim, você e o restante da família vão observar melhor essa criança e se persistirem às dificuldades procurar ajuda de um psicólogo. Tente relaxar brincando mais com ele. Boa convivência!
Estamos vivenciando um acontecimento atípico no mundo (isolamento), então é natural desencadear alguns comportamentos diferentes, sugiro adaptar essas aulas de um jeito lúdico, para assim a criança ter interesse nas atividades, ele está esquecendo ou não tem interesse por ser algo robótico? Nesta idade a criança aprende brincando, e é difícil mantê-lo em uma atenção concentrada se ele não tem o prazer em fazer.
Recomendo uma mudança na rotina e nas atividades e caso não houver uma adaptação, neste caso uma avaliação com o pediatra, neurologista e psicólogo. Abs
Concordo com o Dr. Rubens Cat.
Em primeiro lugar, vc poderia refletir se o comportamento e o qt mudou após toda essa mudança social que estamos vivendo. E também, com tao pouca idade que ele tem, sem ter o contato presencial, talvez fique sem importância ou sem sentido a atividade que está fazendo , em relação a atenção nas aulas on line. Vale a pena tentar outras estratégias com ele para chamar a sua atenção e conseguir de forma mais lúdica desenvolver a sua compreensão.
Olá,

É importante entender que na vida de uma pessoa “tudo participa de tudo” e as situações vividas estarão sempre relacionadas. O que quero dizer é que fatores particulares da família, isolamento social na Pandemia, distanciamento dos colegas e professora, ter 4 anos, entre outras coisas, certamente tem contribuição para o que vc vem percebendo no comportamento dele.
Um profissional da psicologia pode te ajudar nesse momento a diminuir sua angústia em função do que tem percebido e a te orientar no dia a dia em como lidar com as situações apresentadas.
A psicoterapia não precisa ser necessariamente com a criança, muitas vezes as orientações dadas aos pais contribuem muito com o contexto de vcs. O psicólogo procurado analisará qual o melhor caminho para o contexto de vcs como família.
Bom dia mãe! Bom, teu filho tem habilidades peculiares bem interessantes e com a pandemia é natural alguns comportamentos estarem em demasia (alterados), outros serem descobertos habilidades que antes não tiveram oportunidade para se observar, enfim.. Quanto mais cedo puder se investigar o quanto estes repertórios comportamentais podem ou não estar de fato afetando o seu desenvolvimento melhor, então sugiro que quando acalmar mais este período, agende com um neuropediatra e se puder com um neuropsicólogo a fim de tirar suas dúvidas e assim a senhora poderá ter um perfil mais adequado e poderá ajudar o seu filho no detalhes que possa estar interferindo em seu desenvolvimento.
Bom dia! Seria aconselhável uma avaliação neuropsicológica.
Olá mamãe, realmente esse é um momento muito delicado que estamos vivendo, imagina para nós adultos e o mais difícil com certeza é para o seu filho, sugiro que nesse momento entre no mundo da imaginação para você conhecer mais esse repertorio porque o nos assusta e quando não conhecemos a situação e depois que passar tudo isso tente marcar uma consulta para lhe ajudar com as informações que você estará levantando, ok? Porque é normal nessa idade a criança ficar no mundo da fantasia.
Boa sorte!
Falta pontuar se a aula é individual e por quanto tempo a criança mantém a atenção, em média. Os comportamentos de uma criança mudam conforme a fase que vive. Artigos publicados indicam que uma criança tem atenção por até 20 minutos, depois se distrai se não tiver atividades. Assim, a professora ministrar aula online também não é atrativos para alunos de maneira geral, porque ela não responde a estímulos individuais durante a aula ou porque a interatividade é bem menor via vídeo (sem contato físico, sem cheiros e sem olhares direto). A imaginação é um item a ser explorado via vídeo terapia com os pais, para analisar a adequação com o desenvolvimento padrão. Sala de aula e casa são ambientes diferentes e as crianças recebem estímulos diferenciados, o que deveria esperar comportamentos diferentes também. Seria interessante avaliar também o nível de ansiedade dos membros da família. Os esquecimentos podem ser registrados para avaliação, afinal seria esperado uma falta de atenção em ambientes com menos estimulação do que o habitual. Sugiro um atendimento regular com um psicólogo para dirrimir dúvidas e fazer um acompanhamento do desenvolvimento regular. No mais, parece que a criança está reagindo bem a essa situação de pandemia.
Ainda é cedo para qualquer parecer.
Esteja com ele sem expectativas, cobranças ou comparações.
Depois que "nossas" vidas voltarem ao normal, aguarde seu retorno para a vida escolar e quem sabe, alguma observação da escola.
Fique tranquila.
Se precisar, me chame.
Olá, boa noite! Entendo que agora com esse isolamento estamos mais próximos e ficamos naturalmente mais atentos aos movimentos que nossos filhos apresentam. Se te conforta, ainda é muito cedo para dar qualquer diagnóstico, pois seu filho, bem como a professora comentou anteriormente, não apresenta esse comportamento em sala, sendo assim, pensando que nós adultos também estamos nos adaptando a um novo contexto, trabalho home office, atividades virtuais, leva um tempo para que seu filho também se adapte a esta nova rotina. De esse tempo para ele e para você também, se preferir estamos atendendo por vídeo, se precisar entre em contato com um profissional para ajuda-la e orientá-la. Espero ter ajudado.
Olá!
Tua preocupação advém desta observações em condições adversas. Pode ser que seu filho lance mão de mecanismos psíquicos para se isolar destas condições e preservar alguma estabilidade/tranquilidade interna. O mundo imaginário e fantasioso é muito comum nesta época. Muitos adultos relatam terem tido amigos imaginários que os acompanhavam em tudo, não é mesmo?
Parece que ele tem muita sensibilidade à arte, ou seja, que ele possui um mundo interno bastante rico que aparece nas cores dos desenhos e no gosto por música.
O importante é se manter atenta aos fatores estressantes que o isolamento pode exacerbar inclusive nos adustos e procurar medidas para amenizá-los. Se tuas preocupações não cederem busque um profissional da psicologia (mesmo por atendimento à distância) para avaliar a situação e contribuir para lidar com a mesma. E quando o isolamento social for afrouxado, observar se estas situações do seu filho se mantém proeminentes.
Olá. É difícil dar uma afirmativa conclusiva sobre este assunto e dúvida questionada, sem fazer uma anamnese ou coleta de dados mais ampla.Mas o que pode ter mexido sem dúvida com as emoções é o fato de estarmos vivendo hoje, o que nunca se viveu em toda a história. Isolamento social, afastamento, perdas.Se adultos tem dificuldades de concentração em faculdade on line, imagina quem escuta e vê tudo sem compreender direito ao seu redor e nem sempre escapa do estresse. A criança sabe e testemunha uma ameaça à vida ou à integridade e segurança e experimenta medo, terror ou impotência. Onde pode aparecer desinteresse por atividades significativas e com sentimentos de afastamento e alienação dos outros, dificuldades para se concentrar ou lembrar, culpa por ter sobrevivido, quando outros não sobreviveram e evitação de atividades que trazem à mente o evento traumático (onde pode ser o afastamento repentino dos colegas, escola e professora), ou outros.
Bom dia. Acredito que valha a pena uma avaliação on line de telemedicina com um psiquiatra infantil, neurologista infantil ou um psicólogo bastante experiente, sempre on line. Não o tire de casa em virtude da pandemia. Entretanto, esse comportamento me chama atenção, pode ser desde um stress em virtude do confinamento até um diagnóstico de autismo leve. Vale a pena investigar, mas não é uma emergência... ele está bem e saudável, portanto não o tire de casa. Estamos neste momento tendo a possibilidade de nos olharmos com mais cuidado, às vezes vc apenas agora teve a oportunidade de perceber coisas que antes em virtude da falta de tempo não se atentava. É isso é muito bom. Tenha calma, isso não é um diagnóstico, mas ao percebermos mudanças importantes de comportamento em nossos filhos, vale a pena irmos atrás, sim. Sempre com total segurança.
Espero ter ajudado.
Um abraço,
Olá mamãe!!!
Existem várias questões que trás através da sua fala, mais no momento o que te oriento é procurar um profissional específico como: um psicólogo (a) qua faça psicoterapia infantil e orientação de pais.
@elianalealpsiedu.
Um abraço!!!