Boa tarde, depois que me tornei mãe me sinto incapaz de trabalhar fora, é como se eu não fosse conse

29 respostas
Boa tarde, depois que me tornei mãe me sinto incapaz de trabalhar fora, é como se eu não fosse conseguir exercer nenhuma atividade, como se eu não fosse saber fazer nada. Isso me causa uma sensação de nervoso e aceleramento. Possuo duas filhas a 1a eu trabalhava e voltei ao trabalho de forma normal a segunda eu saí do meu emprego e não me sinto capaz de voltar. Incapacidade, medo, nervoso tudo eu sinto. Fiz varias entrevistas mas acho que meu estado de nervos me atrapalharam. E minha cabeça só diz que eu não consigo.
Olá!
Me parece que você perdeu a confiança e motivação para estar no mercado de trabalho, isto pode ser por exaustão ou por motivos pessoais vinculado a alto-cobrança e insegurança. Mas o ideal é buscar a psicoterapia para entender melhor o que está acontecendo e por que está acontecendo isto com você.

Fico a disposição caso queira investigar e cuidar disto.

Prezada, saudações, como vai? Como você sem dúvida sabe, a maternidade envolve o trabalho de reconfigurar a própria identidade ela toda. Esse processo muitas vezes envolve a emergência de desejos ou inclinações frequentemente inconscientes. Pergunte-se se a maternidade, desta segunda vez, não suscitou em você a vontade de permanecer junto de sua família e de se tornar dona de casa. Tenho visto isso acontecer em minha experiência. Note que não se trata da viabilidade de um projeto assim, é claro que isso não é possível para muitas mulheres. Trata-se, na verdade, de tornar consciente um voto ou desejo que, se existir e permanecer não reconhecido, pode ser capaz de gerar os exatos sintomas que você relata, confundindo-se inclusive com uma síndrome de esgotamento. Um trabalho de introspecção, ou mesmo conversa com amigas, pode ser suficiente para ajudar a ganhar alguma clareza sobre si neste momento. Faço votos de melhoras, e me coloco à disposição para esclarecimentos se desejar.
Olá, a maternidade tende ser exaustiva e isso aumenta se vc não tiver uma rede de apoio.
Seria importante analisar o quanto de tempo se dedica aos cuidados dos seus filhos e o quanto isso te exige física e emocionalmente. Acredito que ao vir o segundo filho os cuidados dobraram, talvez por isso você se sinta menos capaz de trabalhar fora. Mas isso é uma hipótese que vem para mim a partir do seu breve relato. Seria importante levar sua preocupação a um profissional para avaliar melhor.
Fico à disposição.
Compreendo a sua dificuldade e espero acrescentar ao que já foi dito aqui pelos colegas terapeutas. Concordo que no seu caso seja necessário acompanhamento com psicólogo(a) para que você consiga elaborar o seu contexto atual de modo suficiente para concretizar realizações também na área profissional. Acredito que neste momento as suas experiências internas, como sentimentos e pensamentos, estão determinando o que você poderia conseguir ou não fazer em relação a conseguir um trabalho. Quantas vezes na sua vida você já conseguiu realizar alguma coisa que a sua 'mente' lhe dizia que não seria possível? Eu acredito que a sua resposta seja: "sim, algumas vezes". Percebe? O que a gente pensa são apenas palavras que ficam rondando em nossa 'cabeça'. Nada mais! É possível fazer coisas que são importantes mesmo com a nossa mente nos dizendo para não tentar, para se afastar, para adiar, etc. Estou a disposição para atendimento na modalidade on-line ou presencial (em Goiânia).
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Boa tarde!
A maternidade é linda, mas junto com ela as mulheres enfrentam um processo único que é sentido por cada uma de forma diferente. O puerpério é bastante desafiador e quando não há uma rede de apoio, se torna ainda mais difícil de ser enfrentado. Seria importante buscar a ajuda de um profissional, tendo um espaço de escuta para que possa compreender o que está gerando esse sentimento de incapacidade. Fico à disposição. Um abraço.
Olá, Percebo a sua dúvida e comparação em relação a primeira filha e a segunda. Você pode estar passando agora um momento na sua vida diferente e não entende porque esta se sentido desta maneira.
procure uma psicóloga com quem você posso expor todas as suas dúvidas ,falar dos seus sentimentos e emoções e do momento que esta passando. Sabe quando ficamos sozinhas tentando resolver os nossos problemas entramos num labirinto de angústia e não conseguimos sair mais. Uma psicóloga irá entender o que esta acontecendo e juntas vocês vão clareando e trazendo leveza para os seus desejos e necessidades.
Olá. Então, seria bom vc consultar um psicólogo para melhorar sua autoestima (que é para você voltar a gostar mais de você) e sua autoconfiança (que para você acreditar em você mesma e nas suas capacidades). Procure ajuda, você não precisa passar por isso sozinha, e acredite que é possível ter uma vida melhor. Se cuide
Você está em um momento de grande transformação em sua vida, a maternidade propicia mudanças significativas na vida das mulheres, porém, no meio de tantas mudanças e adaptações podem surgir algumas experiências não muito prazerosas, mas uma boa Terapia pode te ajudar muito na busca por respostas e auto conhecimento, sinta-se acolhida pela psicologia e fico a disposição caso deseje ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Psicologia de pais e filhos - R$ 200
Bom dia! Procure um profissional da área de Psicologia e este vai te ajudar com o que você está passando agora. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal. Estou à sua disposição.
Olá! A maternidade tende a sobrecarregar muito a mulher, principalmente quando ela é a principal responsável não somente pelos filhos, mas também por outros afazeres, como o trabalho doméstico. Além disso, a mulher também precisa de uma rede de apoio para que se sinta segura o suficiente para cumprir com todas as suas tarefas diárias. Talvez a questão não seja apenas o seu desempenho com relação ao trabalho, mas também o seu contexto. No seu caso, a psicoterapia seria importante para uma melhor compreensão desse contexto e dos sintomas apresentados.
Bom dia,

Acredito que seria interessante você fazer uma terapia com enfoque em entender o que se passa com você e como pode conciliar as diversas questões da sua vida, para assim melhorar a sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 110
Olá querida! Saudações de mãe para mãe e de mulher para mulher! Os dilemas que envolvem a maternidade e o trabalho/vida profissional são tema muito atuais na vida das mulheres contemporâneas. Eu trabalho com grupo de mães e esse é um tema bastante frequente. Como falaram os outros colegas a cima, são campos que apresentam diversos desafios principalmente quando precisam ser conciliado sem ou com pouca rede de apoio. Entender o que vc vivenciou nos últimos ambientes de trabalhos, como está sua relação com sua vida profissional, sua relação com a maternidade, identificar seus desejos, sentimentos de culpas e emoções envolvidas nessas buscas vai ajudar a lidar com a situação e te ajudar na inserção no mercado de trabalho, ou não, na decisão de trabalhar em casa e nos cuidados dos filhos, se esse for um desejo seu.
Se quiser conversar mais, fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Só você sabe o que está em jogo quando você se dispõe a sair de casa para trabalhar, o que deixa para trás e os riscos envolvidos. Pode ter certeza que a presença da ansiedade é um alerta, para que você se lembre que é preciso olhar para esses riscos. Não é o caso de reprimir esse sentimento, nem de super-valorizar o medo, e sim de encarar o que te deixa alerta. Algumas vezes é preciso firmar uma rede de apoio em quem confiar. Outras vezes é preciso trabalhar a própria auto-confiança. Saber que quando você está fora, alguém couida de suas filhas. Saber que quando você está fora, você estará disposta a cuidar de si mesma. A psicoterapia é um trabalho de olhar para fora e olhar para dentro. Tenho certeza que será capaz de encontrar uma saída. Procure ajuda ;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 220
Olá. Sentir-se insegura depois de um tempo fora do mercado de trabalho é compreensível, mas não permita que isso te incapacite e te faça não buscar sair dessa situação. Enfrentar esse medo é importante para superar a insegurança e aumentar sua autoestima. Saiba que o fato de ter ficado um tempo em casa não te torna incapaz. Você deve ter trabalhado muito em casa e isso só te faz ser ainda mais capaz de poder voltar a exercer qualquer outra função que se ache merecedora ou mesmo capaz. Lembre-se que você já conseguiu uma vez. Se ainda continuar muito difícil sair dessa situação, busque uma ajuda psicoterápica. Espero que consiga superar. Estou aqui à disposição.
Olá, a terapia poderá te ajudar bastante, recobrando sua autoconfiança e te ajudando a regular essas emoções que paralisam. Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 1
Olá, primeiramente, seja gentil com você mesma e não se cobre tanto. Imagino que esteja depositando muitas expectativas para encontrar um novo trabalho e para se recolocar no mercado, mas até que isso aconteça, você precisa cuidar de você. E como fazer isso? Aquietando um pouco seus pensamentos, tentando não colocar esse seu objetivo (voltar ao mercado), como a única prioridade de sua vida. Existem outras não é mesmo? Quais são? Quem sabe separar algum momento do seu dia, mesmo que seja mínimo, e assistir uma aula online de um assunto que acha interessante, dar uma caminhada, ter um gesto de autocuidado, reforçar o contato com pessoas, se socializar, até mesmo com intuito de reforçar sua rede de apoio e quem sabe receber até indicações...enfim...até que seu objetivo seja alcançado, viva um dia de cada vez e foque no aqui e agora. Espero ter ajudado, conte comigo.
A maternidade não somente provoca uma série de modificações corporais como também uma diversidade de emoções, e a sua condição psicológica após o nascimento da sua segunda filha pode ter interferido em seu humor e autoconfiança, e o sentimento de incapacidade é um estado emocional causado por insegurança.
É importante entender o que se passa dentro de você, o que desencadeou a persistência de emoções e sentimentos negativos em seu cotidiano, que a fazem questionar seu potencial, para que as devidas ressignificações aconteçam e você possa ter maior regulação emocional.
O ideal é procurar ajuda profissional para cuidar da sua saúde mental e poder viver sua melhor versão.
Um psicólogo e um psiquiatra irão te ajudar, boa sorte!
Sinto muito que esteja se sentindo assim, acredito que sua ansiedade (medos e preocupações) estejam te dominando hoje, porém o enfrentamento e exposição vão te dar o repertório necessário para provar a você mesma que talvez seus pensamentos atuais estejam errados.
Aconselho que se questione:
Que provas (evidências) você tem para acreditar que não consegue?
Que provas (evidências) você tem para acreditar que consegue?
E qual a hipótese mais realista para essa situação?
Talvez você chegue a conclusão que pode sentir um pouco de dificuldade no ínicio, até se adaptar, porém, com o tempo, as coisas vão ficando mais "normais", a nova rotina se instala e tudo se torna um hábito novamente.
Espero ter ajudado e me coloco à disposição para outras dúvidas que tiver.
Olá! É comum que algumas mulheres sintam essa insegurança e ansiedade após se tornarem mães, principalmente se houve uma pausa prolongada na carreira profissional. É importante lembrar que esses sentimentos não são sinais de fraqueza ou incompetência, mas sim uma resposta emocional natural a uma mudança significativa na vida.

Uma abordagem eficaz para lidar com essa situação é buscar apoio psicológico, como a terapia cognitivo-comportamental, que pode ajudá-la a identificar e modificar pensamentos negativos e crenças limitantes que possam estar afetando sua autoconfiança. Além disso, pode ser útil conversar com outras mães que já passaram pela mesma situação e obter informações sobre suas experiências e estratégias para lidar com a transição de volta ao trabalho.

Outras sugestões incluem fazer um planejamento cuidadoso da rotina diária, com tempo para trabalho, cuidados com as crianças e autocuidado, para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Considere também começar com atividades menos estressantes e gradualmente progredir para desafios maiores à medida que você se sente mais confiante em suas habilidades. Lembre-se de que cada passo é importante e que a jornada de volta ao trabalho pode ser gradual e envolver tentativa e erro. Um forte abraço!
Oi tudo bem? E comum passar por varios momentos ao longo da carreira, mas se nao esta conseguindo por medo, desanimo ou qualquer outro fator, e muuito importante que compreenda os fatores e possa lidar com os mesmos buscando tambem sua plenitude na carreira. Importante buscar ajuda de um profissional para entender o que esta acontecendo.
Olá! Assim como gravidez é de uma maneira, o puerpério também acontece de maneira diferente. Seria interessante olharmos para a maternidade e para como você lida com isso. As vezes esquecemos que há um indivíduo além do papel de mãe. Olhar com mais atenção e carinho para você com tudo aquilo que você já foi e ainda é pode ser muito bacana!
Olá! Sou psicóloga Cognitiva Comportamental, e é muito importante que vc saiba que seus pensamentos e crenças irracionais podem realmente atrapalhar seu desempenho durante as entrevistas, para ter auto confiança novamente sugiro que busque atendimento psicológico, se cuida. Estou a disposição, força!
Olá! A maternidade não é fácil e nem romântica como pintam por aí. É algo complexo e que modifica toda a vida da mulher que se tornou mãe. Acredito que precise fortalecer sua autoconfiança e autoestima, cuidar da ansiedade que isso está lhe causando. Procure ajuda profissional, cuide de você. Forças, querida.
Boa tarde, tudo bem? Sinto muito por você se sentir assim, imagino que seja algo bem doloroso. A maternidade é algo que demanda muito de nós e acabamos em alguns momentos nos deixando de lado. A terapia seria um ambiente em que podemos reconstruir sua autoestima e autoconfiança, para que esses sintomas deixem de existir. Entender o porquê eles surgem é o primeiro passo desse processo. Fico a disposição para falar mais sobre. Se cuide ok?!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 100
Compreendo que, desde que se tornou mãe, você tem sentido uma grande dificuldade em trabalhar fora. Surge uma sensação de incapacidade e medo, acompanhados de nervosismo. Mesmo tendo retornado ao trabalho depois do nascimento da primeira filha, ao sair do emprego após o nascimento da segunda, você não se sente capaz de voltar a trabalhar. Esse sentimento de incapacidade e nervosismo têm interferido em suas entrevistas, e sua mente só diz que você não é capaz.

Essa situação pode estar relacionada a conflitos emocionais e a um questionamento interno sobre seu papel de mãe e suas habilidades profissionais. É importante compreender que ser mãe traz mudanças significativas na vida, mas também é possível conciliar a maternidade com uma carreira profissional de maneira saudável.

Eu recomendaria buscar ajuda profissional, como um psicólogo, para explorar esses conflitos internos, identificar pensamentos limitantes e desenvolver estratégias para lidar com o nervosismo e aumentar a confiança em suas habilidades. Eles poderão ajudá-la a encontrar um equilíbrio entre ser mãe e exercer uma atividade profissional, além de fornecer suporte emocional durante esse processo.

Lembre-se de que cada pessoa tem sua própria jornada e é importante respeitar seu ritmo. Ao buscar o apoio adequado, você poderá trabalhar na superação desses desafios e encontrar um caminho que permita conciliar a maternidade com a realização pessoal e profissional.
Poxa sinto muito. Tenho confiança de fazendo processo terapêutico você vai ter mais clareza do que está acontecendo e encontrar caminhos para se desenvolver. Abraço
OLá, me parece que você aflorou nessa segunda gestação uma forte crença de incapacidade e que esta te trazendo ansiedade. Procure uma terapia para ter mais confianca e retornar ao trabalho.
Olá, tudo bem? Compreendo o que diz. Tornar-se mãe é uma experiência de mudança profunda, que pode trazer à tona uma variedade de emoções e desafios. Mesmo não sendo a primeira filha, tudo muda a cada experiência. A sensação de incapacidade e o medo de não conseguir desempenhar atividades fora de casa são preocupações válidas.
Primeiramente, é importância considerar que esses sentimentos podem ser influenciados por uma combinação de fatores, incluindo mudanças hormonais pós-parto, ajustes no papel de mãe e pressões sociais e culturais sobre as expectativas em relação à maternidade e ao trabalho. Com base nisso, recomento que você considere uma avaliação médica para descartar outras possíveis causas que possam estar contribuindo para esses sentimentos e que mereçam atenção e tratamento.
Além disso, é fundamental reconhecer que é natural e comum sentir-se nervosa diante de entrevistas de emprego e desafios profissionais, especialmente após um período de afastamento do mercado de trabalho. A autoconfiança pode ser afetada nesses momentos, mas é importante lembrar-se de suas habilidades e experiências anteriores, que continuam sendo valiosas.
Se esses sentimentos de incapacidade e nervosismo estão interferindo significativamente em sua qualidade de vida e nas suas oportunidades profissionais, considerar a psicoterapia pode ser uma opção benéfica. Durante as sessões é possível explorar esses sentimentos, identificar padrões de pensamento negativos e desenvolver estratégias para aumentar a autoconfiança e enfrentar esses desafios de maneira mais eficaz.
Havendo interesse pelo tratamento, entre em contato comigo, me mande uma mensagem e marque uma consulta. Estou aqui para oferecer apoio e orientação durante as sessões. Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, psicóloga Adriana de Araújo