Chorar por coisas inventadas na minha cabeça é sinal de algum problema?

27 respostas
Chorar por coisas inventadas na minha cabeça é sinal de algum problema?
 Annie Gonçalves
Psicólogo
Aracaju
Se isso lhe faz sofrer, é importante direcionar um cuidado maior a essa situação para melhorar a sua qualidade de vida :)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olha é bom procurar ajuda de um profissional Psicólogo para investigar qual o motivo, oque está te causando sofrimento, quando o choro está associado a outros sintomas, ele deve ser observado com maior cautela. Se ele vir junto com um desanimo frequente,falta de vontade de se envolver em atividades que normalmente se envolvia, falta de voltade de sair de casa ou prazeres, é melhor procurar ajuda.
Pois o estresse intenso e crises de ansiedade podem estar por trás, onde a pessoa pode ter chegado a um limite de sofrimento emocional e o choro frequente é um sinal de estafa psíquica .
Uma dica que eu doi para os meus pacientes é fazer uma autocomparação. Perguntar -se ''Como eu estava nós ultimos meses ou anos? E o que tem acontecido que estou chorando mais e meu comportamento mudou ?
O ideal é sempre para e refletir o quanto se emocionar está prejudicando no dia a dia independente da frequencia que ocorre.
Espero ter ajudado e busque ajuda, pense na sua saude mental. Um abraço Psicóloga Janaine Gonçalves
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Augusta Olivério
Psicólogo
São Paulo
Isso me faz pensar que há algo (ou mais de um) que você teme bastante, e que um simples imaginar dessa questão/situação já lhe traz esse grande desconforto. Chorar por medo de que algo aconteça não é exatamente um problema, mas é importante entender oque está te deixando tão aflita e/ou triste, ao ponto de chorar por algo que não aconteceu de fato. Você me parece estar insegura que determinadas coisas aconteçam para estar se sentindo assim, então seria legal você poder falar sobre essas coisas, botar para fora tudo que te assusta e entristece para poder seguir em frente sabendo lidar com esses sentimentos sem deixar que eles te dominem, fazendo você chorar e perder seu controle emocional.
 Felipe de Oliveira Pessoa
Psicólogo
São Paulo
Olá! Seria interessante fazer uma investigação sobre o que tem influenciado esse comportamento. Para começar, seria bacana saber se você tem um lugar em que possa expressar suas emoções, não somente o choro, mas os demais afetos. Outro ponto seria observar o que te faz chorar, quais são os pensamentos predominantes nesse momento, e como eles se relacionam com o que você tem vivido. Um abraço!
 Heloisa Helena Kizys
Psicólogo
São José dos Campos
olá! Perceba se há algum tema em especial que lhe faça sofrer nessas imaginações, elas estão relacionadas a algum fato ou situação real? Seria interessante falar mais sobre esse choro, como se sente após e como isto influencia no seu dia a dia.
Às vezes a realidade está tão difícil, que escapamos para a fantasia, porém, me parece que até na fantasia vc está encontrando tristeza. Procure uma rede de apoio que lhe ajude a se conectar com a realidade e que lhe acolha. Abraço.
 Lidiane Vilela Marcondes
Psicólogo, Terapeuta complementar
São José dos Campos
Olá, seria importante vc olhar para oq gera esses pensamentos, eles surgem de onde? O que te faz ir para o mundo da imaginação, do pensamento e sair do mundo concreto? Integrar suas percepções, pensamentos e emoções de forma a te trazer bem-estar psíquico e físico. Fico à disposição ;)
 Laissa Sobrinho
Psicólogo
Caxias Do Sul
Olá, na verdade seria importante escutar você, saber o que você diz que são invenções e o motivo desse choro.
Escutar para que lugar esses pensamentos te levam e por qual motivo é sempre vem seguido se choro. Sabe se esse choro é de alívio, de tristeza, de emoção. Chorar nem sempre é sinal de tristeza, mas precisamos entender o contexto do qual ele surge.
Te oriento procurar uma terapia e conseguir expor essas coisas para conseguir esclarecer aos poucos essas questões.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá! Veja, se você já reconhece que chora por "coisas inventadas", qual o objetivo disso? O que você "inventa" não são fatos, logo, não te ajuda em nada sofrer por algo que nem é concreto, é só imaginário. Busque ajuda para entender o porque você repete isso e para aprender maneiras saudáveis de lidar e interpretar as situações. Abraço
Olá! Não necessariamente. Mas é algo que precisa ser investigado. Quando crises de choro começam a acontecer de maneira frequente, mesmo sem um motivo aparente, quase sempre sinalizam que algo não está bem. Por isso, é importante ter cuidado. E parte desse cuidado envolve refletir sobre o momento atual da sua vida. Se mesmo após a reflexão você não conseguiu encontrar uma boa explicação para esses choros, busque a psicoterapia para lhe ajudar a fazer isso. Fica aqui a minha dica. Procure o quanto antes um profissional de Psicologia para avaliar sua saúde mental. Se forem identificados possíveis estressores em sua vida, ele poderão ser combatidos. Cuide-se bem!
Bom dia, temos em nossas memórias, vários quadros mentais que muitas vezes, foram influencias do ambiente onde vivemos, até mesmo filmes, noticiários e traumas em ambientes de briga e abusos de poder. O choro representa um pedido de socorro e uma sensibilidade que busca um acolhimento e um amparo de suas dores, e o profissional da saúde mental como o psicólogo que estuda e atua nestes mecanismos de defesa e seus pensamentos incongruentes, em que quando não cuidado só causa mais dores e mais conflitos. Procure um psicólogo que entenda este lugar e te direcione há novos pensamentos e reflexões que vc possa utilizar a inteligência e alimentar sua volição em uma vontade constante a resignificar e valorizar suas habilidades e potencialidades.
 Andréa Macagnani
Psicólogo
Maringá
Olá! As nossas emoções são acionadas por nossos pensamentos e crenças. Provavelmente você está criando coisas que não te ajudam e que estão te fazendo sofrer. É importante que busque ajuda especializada para investigar melhor o que está acontecendo com você. A psicoterapia pode te ajudar a entender esses pensamentos e emoções e porque está agindo assim. Fico à disposição! Um abraço!
 Lilian Beatriz Zucca
Psicólogo, Psicanalista
Caraguatatuba
Olá! Você é muito imaginativa e vive intensamente suas fantasias como se elas fossem reais. Isso é bom? É mau? Pode ser bom por um lado, pois sua criatividade anda em alta, mas é mau porque a faz sofrer. Quem sabe se você escrevesse tudo o que imagina? Seria interessante colocar no papel e continuar imaginando. Não para sofrer, mas para dar uma volta por cima dessas imaginações e torná-las produtivas. Mas se você quiser dividir esses episódios com alguém sem julgamentos, procure um psicólogo. Poderá ter muitas revelações sobre você mesma!
 Vanessa Fellini
Psicólogo
Foz do Iguaçu
Importante entender sua pergunta.... ela mesmo já te responde: são coisas inventadas. Te sugiro a começar uma terapia para verificar o que esta te sabotando. Obrigada
Se isso te causa algum sofrimento é importante investigar tanto a natureza das "coisas inventadas" quanto a natureza do choro. Acredito que você possa se beneficiar do auxílio psicológico para avaliação e intervenção.
 Anna Carolina Silva
Psicólogo
Curitiba
Olá! Investigar esses pensamentos e entender o motivo de "aparecerem" na sua mente e lhe fazerem chorar é uma sugestão, pois o que pensamos norteia nosso comportamento e provavelmente se há sofrimento, tem algo a ser olhado mais atentamente, busque um psicólogo! Fico a disposição.
As suas fantasias podem ser um mecanismo de defesa para uma possível insatisfação. Existe o ideal e o real. Mas existe o meio termo onde pode se encontrar as possibilidades de realizações. Pra isso busque sua real necessidade. Algumas pessoas podem criar vários tipos de fantasia e muitas pessoas normais falam sozinhas, esporadicamente ou em algumas circunstâncias especiais como, por exemplo, viver só. Entretanto, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e mesmo transtornos psicóticos podem apresentar este tipo de sintomas. Seria recomendável uma avaliação psicológica. Aproveito para ressaltar que cada ser humano é único e singular, precisamos realizar uma anamnese/entrevista para concluir e damos seguimento ao plano de trabalho.
Sim, é um problema pois te incomoda, sugiro psicoterapia, boa sorte!
 Stefano Caberlon
Psicólogo
Porto Alegre
Não necessariamente, pois depende de que coisas estão sendo, do grau de incômodo que elas causam e o quanto isso impacta em sua vida. De certo modo, "chorar por coisas inventadas" mostra que teu cérebro está funcionando bem, pois ele (nosso cérebro) tem dificuldade em distinguir o que é realidade do que é fantasia (isso é algo normal, ocorre com todas pessoas). Isso é que faz com que você "viva como se fosse realidade" o que está imaginando. Porém, dificuldades em discriminar uma coisa (realidade) de outra (fantasia) pode acarretar problemas, tais como ansiedade desproporcional aos fatos, bem como irritação ou até mesmo sentimentos de tristeza.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Bom, se está te fazendo sofrer é um problema sim. Nosso cérebro tem dificuldade em distinguir realidade e fantasia; tanto que quando você vê um filme emocionante você chora apesar de saber que é apenas um filme. A mente é a mesma coisa. Nossos pensamentos e emoções são interligados; o que eu penso afeta a forma como me sinto e me comporto. Penso coisas tristes, sinto tristeza e choro. A questão é por que vc tem criado esses conteúdos tristes? Poderia por exemplo imaginar coisas alegres e o fato de imaginar tristezas pode estar relacionado a alguma questão sua.
Sim, nós chamamos de distorções cognitivas, ou seja, distorções do pensamento. Como você bem disse se você está chorando por algo que foi inventado pela sua cabeça ,isso é um sofrimento irreal e desnecessário. Por algum motivo você fica se punindo ou criando essas coisas para provocar um sofrimento próprio. A terapia te ajudaria muito a entender o porque ocorre isso e transformar.
 Nadia Carvalho Orizio
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, seria interessante você poder contar pra uma profissional pelo que está chorando, pois essas coisas inventadas por você, são legítimas e precisam ser averiguadas em um processo psicoterapêutico psicanalítico. Fico à disposição!
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Se para VOCÊ é um problema, sugiro que busque uma ajuda psicológica para entender porque isso é um problema para VOCÊ. aBRAÇO
Olá.
Não necessariamente. A questão é o que você avalia como importante ou não. O que está em voga é o seu sofrimento quanto a esses pensamentos.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Se te traz sofrimento, penso que sim. Minha orientação é procurar um psicólogo. Abraço
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Chorar por coisas que você imagina pode ser uma expressão normal de emoções, especialmente se essas histórias tocam em temas significativos para você, como dor, perda ou amor. Muitas pessoas têm reações emocionais intensas ao se envolver em fantasias, e isso não necessariamente indica um problema.
Entretanto, se você perceber que essas emoções estão interferindo em sua vida diária ou causando sofrimento significativo, pode ser útil refletir sobre o que essas fantasias representam. A imaginação vívida e a capacidade de se emocionar profundamente são características comuns em pessoas sensíveis ou criativas.
Se essas experiências se tornarem excessivas ou prejudiciais, considerar conversar com um profissional de saúde mental pode ajudar a explorar esses sentimentos e encontrar maneiras saudáveis de lidar com eles. Estou à disposição para agendar uma consulta, caso você sinta que precisa de apoio adicional!
 Fabiola Soares
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia!

Chamar de problema é algo complicado mas talvez sim, possa ser uma questão, um medo, algo a ser escutado em psicoterapia.
 Daiane Silva de Souza
Psicólogo
Porto Alegre
Olá! Essa é uma pergunta delicada e muito importante — porque por trás dela existe dor, confusão e talvez até vergonha de sentir algo que parece “sem sentido”.

Imaginar cenas tristes, criar histórias na cabeça e acabar chorando por elas não significa, por si só, que há um problema. Muitas pessoas com imaginação intensa e sensibilidade emocional vivem isso em algum grau. A mente cria, e o corpo sente — mesmo que a situação não tenha acontecido de verdade.

Mas quando isso começa a acontecer com frequência, a tomar tempo demais ou causar sofrimento real, vale olhar com mais cuidado. Às vezes, essas histórias imaginadas carregam algo simbólico: um medo, uma perda não elaborada, um desejo de expressar emoções que não encontraram espaço na vida real.

Penso que a pergunta mais importante não é “isso é um problema?”, mas “o que será que essa fantasia está tentando me mostrar?”. A psicoterapia pode ser um caminho pra entender melhor o que tu estás sentindo — e por quê.

Se quiseres conversar sobre isso, fico à disposição. Teu sentimento merece ser levado a sério.

Especialistas

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Valdir Guilherme Inácio

Valdir Guilherme Inácio

Psicólogo

São Roque

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 116 perguntas sobre Avaliação psicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.