Chorar por coisas inventadas na minha cabeça é sinal de algum problema?

24 respostas
Chorar por coisas inventadas na minha cabeça é sinal de algum problema?
Se isso lhe faz sofrer, é importante direcionar um cuidado maior a essa situação para melhorar a sua qualidade de vida :)

Olha é bom procurar ajuda de um profissional Psicólogo para investigar qual o motivo, oque está te causando sofrimento, quando o choro está associado a outros sintomas, ele deve ser observado com maior cautela. Se ele vir junto com um desanimo frequente,falta de vontade de se envolver em atividades que normalmente se envolvia, falta de voltade de sair de casa ou prazeres, é melhor procurar ajuda.
Pois o estresse intenso e crises de ansiedade podem estar por trás, onde a pessoa pode ter chegado a um limite de sofrimento emocional e o choro frequente é um sinal de estafa psíquica .
Uma dica que eu doi para os meus pacientes é fazer uma autocomparação. Perguntar -se ''Como eu estava nós ultimos meses ou anos? E o que tem acontecido que estou chorando mais e meu comportamento mudou ?
O ideal é sempre para e refletir o quanto se emocionar está prejudicando no dia a dia independente da frequencia que ocorre.
Espero ter ajudado e busque ajuda, pense na sua saude mental. Um abraço Psicóloga Janaine Gonçalves
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Isso me faz pensar que há algo (ou mais de um) que você teme bastante, e que um simples imaginar dessa questão/situação já lhe traz esse grande desconforto. Chorar por medo de que algo aconteça não é exatamente um problema, mas é importante entender oque está te deixando tão aflita e/ou triste, ao ponto de chorar por algo que não aconteceu de fato. Você me parece estar insegura que determinadas coisas aconteçam para estar se sentindo assim, então seria legal você poder falar sobre essas coisas, botar para fora tudo que te assusta e entristece para poder seguir em frente sabendo lidar com esses sentimentos sem deixar que eles te dominem, fazendo você chorar e perder seu controle emocional.
Olá! Seria interessante fazer uma investigação sobre o que tem influenciado esse comportamento. Para começar, seria bacana saber se você tem um lugar em que possa expressar suas emoções, não somente o choro, mas os demais afetos. Outro ponto seria observar o que te faz chorar, quais são os pensamentos predominantes nesse momento, e como eles se relacionam com o que você tem vivido. Um abraço!
olá! Perceba se há algum tema em especial que lhe faça sofrer nessas imaginações, elas estão relacionadas a algum fato ou situação real? Seria interessante falar mais sobre esse choro, como se sente após e como isto influencia no seu dia a dia.
Às vezes a realidade está tão difícil, que escapamos para a fantasia, porém, me parece que até na fantasia vc está encontrando tristeza. Procure uma rede de apoio que lhe ajude a se conectar com a realidade e que lhe acolha. Abraço.
Olá, seria importante vc olhar para oq gera esses pensamentos, eles surgem de onde? O que te faz ir para o mundo da imaginação, do pensamento e sair do mundo concreto? Integrar suas percepções, pensamentos e emoções de forma a te trazer bem-estar psíquico e físico. Fico à disposição ;)
Olá, na verdade seria importante escutar você, saber o que você diz que são invenções e o motivo desse choro.
Escutar para que lugar esses pensamentos te levam e por qual motivo é sempre vem seguido se choro. Sabe se esse choro é de alívio, de tristeza, de emoção. Chorar nem sempre é sinal de tristeza, mas precisamos entender o contexto do qual ele surge.
Te oriento procurar uma terapia e conseguir expor essas coisas para conseguir esclarecer aos poucos essas questões.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá! Veja, se você já reconhece que chora por "coisas inventadas", qual o objetivo disso? O que você "inventa" não são fatos, logo, não te ajuda em nada sofrer por algo que nem é concreto, é só imaginário. Busque ajuda para entender o porque você repete isso e para aprender maneiras saudáveis de lidar e interpretar as situações. Abraço
Olá! Não necessariamente. Mas é algo que precisa ser investigado. Quando crises de choro começam a acontecer de maneira frequente, mesmo sem um motivo aparente, quase sempre sinalizam que algo não está bem. Por isso, é importante ter cuidado. E parte desse cuidado envolve refletir sobre o momento atual da sua vida. Se mesmo após a reflexão você não conseguiu encontrar uma boa explicação para esses choros, busque a psicoterapia para lhe ajudar a fazer isso. Fica aqui a minha dica. Procure o quanto antes um profissional de Psicologia para avaliar sua saúde mental. Se forem identificados possíveis estressores em sua vida, ele poderão ser combatidos. Cuide-se bem!
Bom dia, temos em nossas memórias, vários quadros mentais que muitas vezes, foram influencias do ambiente onde vivemos, até mesmo filmes, noticiários e traumas em ambientes de briga e abusos de poder. O choro representa um pedido de socorro e uma sensibilidade que busca um acolhimento e um amparo de suas dores, e o profissional da saúde mental como o psicólogo que estuda e atua nestes mecanismos de defesa e seus pensamentos incongruentes, em que quando não cuidado só causa mais dores e mais conflitos. Procure um psicólogo que entenda este lugar e te direcione há novos pensamentos e reflexões que vc possa utilizar a inteligência e alimentar sua volição em uma vontade constante a resignificar e valorizar suas habilidades e potencialidades.
Olá! As nossas emoções são acionadas por nossos pensamentos e crenças. Provavelmente você está criando coisas que não te ajudam e que estão te fazendo sofrer. É importante que busque ajuda especializada para investigar melhor o que está acontecendo com você. A psicoterapia pode te ajudar a entender esses pensamentos e emoções e porque está agindo assim. Fico à disposição! Um abraço!
Olá! Você é muito imaginativa e vive intensamente suas fantasias como se elas fossem reais. Isso é bom? É mau? Pode ser bom por um lado, pois sua criatividade anda em alta, mas é mau porque a faz sofrer. Quem sabe se você escrevesse tudo o que imagina? Seria interessante colocar no papel e continuar imaginando. Não para sofrer, mas para dar uma volta por cima dessas imaginações e torná-las produtivas. Mas se você quiser dividir esses episódios com alguém sem julgamentos, procure um psicólogo. Poderá ter muitas revelações sobre você mesma!
Importante entender sua pergunta.... ela mesmo já te responde: são coisas inventadas. Te sugiro a começar uma terapia para verificar o que esta te sabotando. Obrigada
Se isso te causa algum sofrimento é importante investigar tanto a natureza das "coisas inventadas" quanto a natureza do choro. Acredito que você possa se beneficiar do auxílio psicológico para avaliação e intervenção.
Olá! Investigar esses pensamentos e entender o motivo de "aparecerem" na sua mente e lhe fazerem chorar é uma sugestão, pois o que pensamos norteia nosso comportamento e provavelmente se há sofrimento, tem algo a ser olhado mais atentamente, busque um psicólogo! Fico a disposição.
As suas fantasias podem ser um mecanismo de defesa para uma possível insatisfação. Existe o ideal e o real. Mas existe o meio termo onde pode se encontrar as possibilidades de realizações. Pra isso busque sua real necessidade. Algumas pessoas podem criar vários tipos de fantasia e muitas pessoas normais falam sozinhas, esporadicamente ou em algumas circunstâncias especiais como, por exemplo, viver só. Entretanto, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e mesmo transtornos psicóticos podem apresentar este tipo de sintomas. Seria recomendável uma avaliação psicológica. Aproveito para ressaltar que cada ser humano é único e singular, precisamos realizar uma anamnese/entrevista para concluir e damos seguimento ao plano de trabalho.
Sim, é um problema pois te incomoda, sugiro psicoterapia, boa sorte!
Não necessariamente, pois depende de que coisas estão sendo, do grau de incômodo que elas causam e o quanto isso impacta em sua vida. De certo modo, "chorar por coisas inventadas" mostra que teu cérebro está funcionando bem, pois ele (nosso cérebro) tem dificuldade em distinguir o que é realidade do que é fantasia (isso é algo normal, ocorre com todas pessoas). Isso é que faz com que você "viva como se fosse realidade" o que está imaginando. Porém, dificuldades em discriminar uma coisa (realidade) de outra (fantasia) pode acarretar problemas, tais como ansiedade desproporcional aos fatos, bem como irritação ou até mesmo sentimentos de tristeza.
Bom, se está te fazendo sofrer é um problema sim. Nosso cérebro tem dificuldade em distinguir realidade e fantasia; tanto que quando você vê um filme emocionante você chora apesar de saber que é apenas um filme. A mente é a mesma coisa. Nossos pensamentos e emoções são interligados; o que eu penso afeta a forma como me sinto e me comporto. Penso coisas tristes, sinto tristeza e choro. A questão é por que vc tem criado esses conteúdos tristes? Poderia por exemplo imaginar coisas alegres e o fato de imaginar tristezas pode estar relacionado a alguma questão sua.
Sim, nós chamamos de distorções cognitivas, ou seja, distorções do pensamento. Como você bem disse se você está chorando por algo que foi inventado pela sua cabeça ,isso é um sofrimento irreal e desnecessário. Por algum motivo você fica se punindo ou criando essas coisas para provocar um sofrimento próprio. A terapia te ajudaria muito a entender o porque ocorre isso e transformar.
Olá, seria interessante você poder contar pra uma profissional pelo que está chorando, pois essas coisas inventadas por você, são legítimas e precisam ser averiguadas em um processo psicoterapêutico psicanalítico. Fico à disposição!
Se para VOCÊ é um problema, sugiro que busque uma ajuda psicológica para entender porque isso é um problema para VOCÊ. aBRAÇO
Olá.
Não necessariamente. A questão é o que você avalia como importante ou não. O que está em voga é o seu sofrimento quanto a esses pensamentos.
Se te traz sofrimento, penso que sim. Minha orientação é procurar um psicólogo. Abraço