Como saber se uma pessoa está simplesmente deixando de gostar de algo,mudando de interesses,ou se realmente

6 respostas
Como saber se uma pessoa está simplesmente deixando de gostar de algo,mudando de interesses,ou se realmente houve uma redução na capacidade de sentir prazer nas coisas?
A resposta é Psicoterapia!
Existem épocas na vida que passamos por processos de auto questionamento, que muitas vezes são acompanhados por períodos de dúvidas internas e introspecção. É um processo natural de amadurecimento psíquico. Acontece não somente na adolescência, mas mesmo na maturidade ou em momentos que passamos por alguma perda significativa ou momentos de decisão e por aí vai!
Mas o desinteresse repentino também pode ser um sintoma de depressão ou stress.
Seja como for, a Psicoterapia tem papel importante no auxílio a estes questionamentos e autodescoberta.

Abraço

Anedonia é perda da capacidade de sentir prazer, normalmente um sintoma de depressão.
Contudo, sempre que estamos fazendo um diagnóstico é importante também saber o contexto e o histórico da pessoa, pois conforme a pergunta, pode ser que a pessoa esteja passando por um momento de reflexão, questionando antigos valores e fontes de prazer em sua vida, a própria mudança pode causar uma certa estranheza.
Seria muito indicado a busca de uma psicólogo para uma avaliação mais criteriosa e caso seja necessário, um psiquiatra também.
A psicoterapia é uma ótima oportunidade de autoconhecimento e de ajuda, não apenas para tratamento.
Um abraço,
Shirley Miguel
Um dos sintomas da depressão como hipótese é a perda dos interesses em geral, a desmotivação cuja vontade para fazer as coisas vai ficando a desejar. É muito importante investigar com uma avaliação a fim de eliminar ou tratar esta hipótese pois os sintomas podem evoluir. Cuide-se!
Uma conversa com especialista, psicologa(o) ou psiquiatra vai responder esta sua pergunta. Abraço!
Anedonia, de forma resumida, é a perda da capacidade de sentir prazer. Portanto, deixar de sentir prazer em uma determinada atividade e manter o prazer em outras, não é necessariamente anedonia. Entretanto, seu interesse no assunto pode ser um indicativo de um sofrimento psíquico relacionado a isso e por si só justificaria buscar ajudar para entender o que está acontecendo. Fique em paz!
Uma pergunta chave é: há um humor mais deprimido em relação à atividades que te traziam prazer e agora não trazem mais? E essa resposta pode ser compreendida durante o processo psicoterápico. Autoconhecimento e psicoeducação são ferramentas essenciais para termos consciência se existe algo de errado acontecendo ou é uma fase natural do ciclo de vida. Procure psicólogo para iniciar este processo de descoberta, cuide-se! ;)