Como Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar na "rigidez social"?
4
respostas
Como Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar na "rigidez social"?
A rigidez social costuma estar menos ligada a falta de habilidade e mais a presença de crenças muito restritas sobre pertencimento, rejeição e controle. A TCC entende que, quando o indivíduo acredita que precisa agir de uma única forma para ser aceito, ele reduz drasticamente sua liberdade nas interações. Ao tornar essas crenças explícitas e testáveis, o processo terapêutico permite que a pessoa experimente novas formas de se posicionar, sem que cada interação seja vivida como uma ameaça. A flexibilidade social surge quando o sujeito deixa de interpretar o comportamento do outro como um julgamento constante e passa a tolerar a imperfeição inerente as relações humanas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A TCC ajuda na rigidez social ao identificar pensamentos automáticos do tipo só há uma forma certa de agir ou se eu errar, serei rejeitado, trabalhando a flexibilização dessas crenças. Por meio de reestruturação cognitiva, treino de habilidades sociais e exposições graduais, a pessoa aprende a interpretar sinais sociais de forma menos literal, tolerar incertezas nas interações e experimentar novos comportamentos, tornando-se mais adaptável, segura e espontânea nas relações.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar na rigidez social ao identificar e flexibilizar pensamentos automáticos inflexíveis que surgem em interações sociais, como regras internas rígidas (“tenho que agir assim”, “se eu errar, serei rejeitado”) e interpretações extremas do comportamento dos outros. Esses padrões aumentam ansiedade social, evitamento e dificuldade de adaptação.
Na TCC, trabalham-se reestruturação cognitiva, exposição gradual a situações sociais e treino de habilidades sociais, favorecendo maior tolerância à incerteza, leitura de nuances e respostas mais ajustadas. O objetivo é ampliar repertório, não mudar quem a pessoa é. Isadora Klamt Psicóloga CRP 07/19323
Na TCC, trabalham-se reestruturação cognitiva, exposição gradual a situações sociais e treino de habilidades sociais, favorecendo maior tolerância à incerteza, leitura de nuances e respostas mais ajustadas. O objetivo é ampliar repertório, não mudar quem a pessoa é. Isadora Klamt Psicóloga CRP 07/19323
A TCC auxilia na identificação de crenças sociais rígidas, no treino de habilidades sociais e na exposição gradual a situações sociais, favorecendo maior adaptação e redução da ansiedade em interações.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar na Síndrome do Esgotamento Profissional (Burnout ) ?
- Como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ajuda na rigidez cognitiva inflexibilidade cognitiva ?
- O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para rigidez cognitiva ?
- Para quem a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) é indicada?
- Quais são os objetivos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e da Psicologia Positiva juntas?
- Quem pode se beneficiar da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) ?
- Quais são as técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e do Mindfulness?
- Como a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) se diferencia da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tradicional?
- O que posso esperar de um programa da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) ?
- Quais são os componentes da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 182 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.