Desde que me conheço falo muito sozinha, tenho longos discursos, reflexões, como se estivesse a falar

11 respostas
Desde que me conheço falo muito sozinha, tenho longos discursos, reflexões, como se estivesse a falar verdadeiramente com alguém isto sempre que estou sozinha...adoro estar sozinha por isso, me reencontro, desde criança, muitas vezes tive uma vida um tanto solitária, será que vem daí o distúrbio?
Não necessariamente. Um distúrbio está diretamente relacionado a comprometimentos sociais, pessoais, laborais ou familiares, por exemplo, e que tragam algum tipo de sofrimento. Falar consigo é uma maneira de elaborar questões que você se depara nos seus contextos do dia a dia. Algumas pessoas conseguem elaborar melhor quando falam em voz alta, outras optam por diálogos internos.
Caso perceba que alguns fatores estejam lhe trazendo comprometimentos nas áreas citadas acima, pode ser interessante procurar um profissional que auxilie nas suas estratégias comportamentais para lidar melhor com estas situações.

Em um primeiro momento lendo seu relato não me parece que você possui algum distúrbio.
Conversar sozinha é mais comum do que você imagina e precisamos desse tempo sozinho para nos organizarmos internamente, "por a cabeça no lugar".
Alguns fazem isso pensando silenciosamente, outros "pensam alto" falando em voz alta.
O fato de você ser mais solitária também não é um problema ou distúrbio, mas sim um traço da sua personalidade. Isso só será um problema a ser tratado a partir do momento que te gerar sofrimento e angustia. Caso contrario não há nada com o que se preocupar.
Agora se você deseja compartilhar os pensamentos e ter uma ajuda externa para lidar com as questões que você tem pensado ou para conseguir lidar com alguma outra questão que está te causando sofrimento, então é interessante procurar um psicólogo.
Forte abraço!
Olá, pela sua descrição, falar só não é um distúrbio, isso até te ajuda a organizar seus pensamentos, a mudança só é necessária caso você não esteja feliz, o que não parece que é o caso. Então continue falando só e se alguém te chamar de louca ou qualquer coisa assim diga que é essa pessoa que precisa de tratamento, pois você está bem. Caso queira mudar aí sim procure uma ajuda terapêutica, caso queira também compartilhar seus pensamentos com alguém.
Me parece que não tem a ver com distúrbio e sim com um aspecto social, já que mencionas ter tido uma infância mais solitária. Minha sugestão é que te questiones se não está no momento de vc dividir tudo isso que se passa no teu mundo interno com outras pessoas. Viver o social é dar e receber saúde!
Abraço!
Aparentemente com os detalhes do seu relato, não preenche os critérios de um distúrbio. No entanto, sugiro que busque um profissional de saúde mental para outros aspectos que nem sempre estão em evidência para o paciente.
Talvez seja interessamte você ter alguem que possa lhe ajudar a elaborar esses pensamentos e reflexoes que você diz fazer quando está só...
Att.
Eduardo
Olá! Lendo o seu relato observo que você tem longos papos com você, é uma maneira de dialogar, de externar, de sair do pensamento...só será preocupante se te trouxer algum prejuízo na vida, nos seus relacionamentos interpessoais( se observar que está se isolando das demais pessoas ou evitando contato).
Observe que ao fazer estes diálogos você deve chegar a alguma conclusão de algum fato ( e esta pode ser a forma que encontrou de pensar algumas questões).Lembrando que se causar incômodo sugiro procurar ajuda especialiazada com a psicoterapia. Abraço.
Concordo com os profissionais anteriores.
Falar consigo mesmo, em voz alta, é muito salutar, ao contrário do que você imagina! Até é recomendável, para organizar melhor as idéias e ajudar a refletir. Nem todos têm o dom de refletir! É interessante também escrever o que se passa em sua mente. É bastante salutar ver suas idéias e seus diálogos interiores se objetivando no papel. Continue assim.
Um abraço
Talvez a pergunta não seja se isso é um distúrbio, e sim se afeta negativamente suas relações, seu bem estar. Se sim, uma terapia buscando entender o sentido dessa conduta poderia ser muito válida.
Concordo com os colegas acima. Não vejo como um distúrbio, mas vale ressaltar se seu nível de isolamento lhe gera algum impacto, visto que somos sociáveis e em tudo que fazemos precisamos nos relacionar de alguma forma.
Olá
Falar sozinha não se configura num distúrbio. Naturalmente se algumas pessoas presenciarem isso, pode ser meio constrangedor para você, especialmente se fizerem algum comentário crítico a respeito.
Porém, se você considerar que isso está impactando negativamente na sua qualidade de vida, procure um psicólogo, ele certamente lhe ajudará nesse processo.
Boa sorte