é normal sentir uma diminuição dos pensamentos obsessivos e se sentir um pouco menos angustiado após

15 respostas
é normal sentir uma diminuição dos pensamentos obsessivos e se sentir um pouco menos angustiado após descobrir que esses pensamentos são resultado de TOC? especialmente TOC sexual?
Olá! Primeiro é necessário saber se você recebeu um diagnóstico médico e se está em tratamento. Em algumas situações ao receber o diagnóstico é possível que as angústias diminuam o que não significa que você melhorou, mas que comece a compreender a causa dos seus sintomas. É importante neste caso fazer um acompanhamento psicoterapêutico que poderá contribuir com a diminuição dos sintomas e até mesmo extinção. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.

A partir do momento que seus comportamentos se tornam conscientes, seus hábitos tendem a mudar, mas é importante investigar o que pode ter desenvolvido o possível TOC.
Procure acompanhamento psicológico para auxiliá-lo a identificar a origem desses pensamentos obsessivos.
Nomear um sofrimento por meio de um diagnóstico tem efeitos clínicos e organizadores imediatos. Isso não significa, necessariamente, uma melhora. A diminuição é consequência dessa organização, mas ele será temporária caso não seja tratada. É necessário tomar cuidado para não achar que a doença é uma espécie de mal que te assombra ou um defeito genético/químico/metafísico. Tratar um sofrimento como TOC demanda empenho, mas é algo possível e relativamente comum.
Olá! Se você está em terapia é normal. Se não está, pode ser um alívio temporário por descobrir a doença. Diagnóstico é bom para compreensão mas tratamento e melhora duradoura apenas com terapia mesmo.
Sim, é normal. A palavra-chave aqui é "entendimento". Quanto mais nos conhecemos, entrando em contato com nós mesmos, mais nos aproximamos de um lugar de tranquilidade.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá. Sim, pode acontecer.Entender, nomear, organizar de alguma forma o que sentimentos tem efeitos terapeuticos. Para algumas questões essa etapa é suficiente para provocar mudanças, porém não é assim para todas as situações, frequentemente há mais trabalho a ser feito após o entendimento. Abraço.
Olá!
Se você foi avaliado e diagnósticado por um profissional, pode considerar essa possibilidade. Porém sentir isso não se trata de uma evolução no quadro, pode dizer respeito a sua conscientização sobre o que está acontecendo, quando temos uma justificativa para nossos "problemas " é normal sentirmos alívio e uma diminuição da angústia.
É indispensável continuar acompanhando com os profissionais de saúde.
O nome permite integrar a estranheza do sintoma em nossa concepção de si. Ela entretanto não deixará de existir e virá novamente à tona com a intensidade de antes. O único caminho para ter a neurose obsessiva verdadeiramente tratada é o de uma boa psicanálise.

É comum sentir alívio e diminuição da angústia ao descobrir que os pensamentos obsessivos, especialmente no contexto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), têm uma base médica. Esse entendimento pode reduzir a culpa, ansiedade e confusão associadas a esses pensamentos intrusivos, permitindo à pessoa perceber que eles são sintomas de uma condição neuropsiquiátrica e não reflexo de seus verdadeiros desejos. No entanto, é essencial destacar que a descoberta do diagnóstico é apenas o início, e o tratamento eficaz do TOC muitas vezes envolve terapia, medicamentos ou uma abordagem combinada, proporcionando suporte contínuo para lidar com os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Sim, é comum que uma pessoa sinta um certo alívio ou diminuição da angústia ao identificar que seus pensamentos obsessivos são resultado do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

Descobrir que esses pensamentos são sintomas de uma condição mental, como o TOC, pode proporcionar um senso de entendimento e validação. Muitas vezes, as pessoas que sofrem com pensamentos intrusivos e obsessivos, especialmente relacionados a questões sexuais, podem sentir vergonha, confusão e angústia por causa desses pensamentos persistentes e intrusivos.

Ao receber um diagnóstico de TOC, a pessoa pode compreender que esses pensamentos não são um reflexo de seus desejos reais ou caráter, mas sim sintomas de uma condição médica. Isso pode ajudar a diminuir a ansiedade e a sensação de isolamento, permitindo buscar tratamento e apoio adequados.

No entanto, mesmo com o alívio inicial ao reconhecer a causa dos pensamentos obsessivos, o tratamento do TOC pode ser um processo contínuo. É recomendável buscar ajuda profissional, como um psicólogo ou psiquiatra especializado em saúde mental, para desenvolver estratégias de enfrentamento, terapia cognitivo-comportamental e, se necessário, considerar a possibilidade de medicação para gerenciar os sintomas do TOC de forma eficaz.

Sim, é normal sentir uma diminuição dos pensamentos obsessivos e uma redução da angústia ao descobrir que esses pensamentos são resultado de TOC, incluindo o TOC sexual. Compreender que esses pensamentos são parte de uma condição médica e não refletem desejos pessoais reais pode aliviar a ansiedade. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente recomendada para tratar o TOC, proporcionando estratégias para lidar com os sintomas.
Olá, tudo bem?

Acredito que seja normal sim, quando você diz que se sente um pouco menos angustiado, é provável que esteja experenciando mais sentimentos de autocompaixão, tratando-se com mais gentileza e preocupação agora que entende que possui um transtorno, e que esses pensamentos não são reflexos de quem você é, mas sim de uma condição médica.

Identificar um transtorno é um primeiro passo para seu tratamento, e sim, um passo muito importante. Eu recomendo que você continue com um acompanhamento psicológico, de profissionais com abordagens como TCC e ACT, que se mostram altamente eficazes para o tratamento do TOC.

Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Bom dia! Para algumas pessoas, receber um diagnóstico pode ter um efeito de diminuição da ansiedade e até de possíveis sentimentos de culpa vivenciados em relação aos sintomas, o que pode auxiliar na redução de sintomas e sofrimento vivenciado pela pessoa. No entanto, é importante compreender que obter qualquer diagnóstico tem a simples função de guiar um tratamento da maneira mais efetiva, sendo apenas o início de um processo que será conduzido de forma individual e personalizada. A terapia é fundamental para proporcionar estratégias de redução de sintomas a longo prazo e saúde emocional.
Olá, tudo bem? Sim, é normal sentir algum alívio ou diminuição da angústia após entender que os pensamentos obsessivos são sintomas de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), inclusive no caso do TOC sexual. Quando uma pessoa percebe que esses pensamentos intrusivos e preocupações excessivas são parte de uma condição de saúde mental reconhecida, ela pode sentir um senso de validação e compreensão.

A descoberta de que os pensamentos são sintomas de TOC pode trazer alívio porque confirma que não estão relacionados a desejos ou comportamentos reais, mas sim a uma condição médica tratável. Isso pode ajudar a reduzir a culpa, a vergonha e a confusão associadas aos pensamentos obsessivos, proporcionando uma explicação mais clara para esses sintomas.

Além disso, entender que os pensamentos são parte do TOC pode abrir caminho para o tratamento adequado. Ter um diagnóstico claro permite que a pessoa busque ajuda profissional e tenha acesso a intervenções eficazes, como terapia cognitivo-comportamental (TCC) e, em alguns casos, medicação.

No entanto, é importante notar que o alívio inicial após o diagnóstico pode não ser duradouro e que o tratamento contínuo pode ser necessário para gerenciar os sintomas do TOC a longo prazo. A terapia pode ajudar a pessoa a desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis, aprender a lidar com os pensamentos obsessivos e reduzir a interferência do TOC em sua vida diária.

Se você está experimentando pensamentos obsessivos, ansiedade ou outros sintomas que interferem em sua vida, é importante buscar ajuda profissional de um psicólogo, psiquiatra ou outro profissional de saúde mental qualificado. Eles podem avaliar sua situação, fornecer um diagnóstico adequado e criar um plano de tratamento personalizado para ajudá-lo a lidar com seus sintomas.
Olá! Caso tenha recebido o diagnóstico de TOC de um profisssional, e esteja trabalhando as questões relacionadas ao TOC, é possível sim obter estes resultados. Na TCC trabalhamos com psicoeducação e alguns exercícios para evidenciar as situações e você ser melhor esclarecido quanto aos pensamentos disfuncionais. Mas caso não esteja sendo acompanhando por um profissional, é importante que o faça.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!