É normal uma criança de seis anos não reconhecer cores? Sou professora, mas estou trabalhando com ed

11 respostas
É normal uma criança de seis anos não reconhecer cores? Sou professora, mas estou trabalhando com educação infantil a três anos, tirando o fato do daltonismo, fiquei com essa dúvida, pois algumas crianças aprendem as cores rápido, mas um em especial não conseguiu ainda.
As crianças aos seis anos de idade já são capazes de reconhecer as cores sim. Inclusive já estão em fase de alfabetização. Nesse caso, seria importante uma avaliação psicopedagogica, para detectar outras dificuldades de aprendizagem que a criança venha a apresentar, eencaminhar para outros especialistas que se facam necessarios, como um neuropediatria. Fundamental também uma avaliação médica com oftalmologista, para descartar problemas de visão.

Olá!
Com está idade a criança já consegue reconhecer cores e quando isso não acontece é necessário que investigue o por quê, levando esta criança a um profissional para detectar se há algum transtorno ou coisa do tipo. Sem esquecer que deve tbm considerar e procurar saber se no convívio familiar ou social houve estímulos nesse sentido. Investigar com oftalmo, neurologista e/ou Psicopedagogo.
Espero ter ajudado de alguma maneira, Boa sorte!
Olá! Tudo bem?
De acordo com o Denver, crianças com aproximadamente 5 anos já reconhecem e nomeiam 4 cores. É importante notar se esta criança apresenta além da dificuldade com cores, com outras categorias semânticas, de nomeação e reconhecimento destas. Se esta criança apresentar dificuldade em relação as outras crianças, é importante que este faça uma avaliação multiprofissional sobre aprendizagem. Passar por uma avaliação fonoaudiólogica para compreender as questões da área, neurologista e oftalmologista, para excluir algumas possibilidades desta dificuldade encontrada.
Aos 6 anos a criança já deve reconhecer e nomear as cores. Seria importante uma avaliação de um neuropediatra e de um oftalmologista inicialmente.
Olá! De acordo com os estudos das Neurociências, os bebês a partir dos 3 meses já percebem as cores. Nomeá-las é um processo longo e se estende até os 3 anos, e precisa ser estímulado, ou seja, para que a criança saiba nomear as cores, os adultos precisam ensiná-las, e a criança só fixará o nome das cores por meio de exercícios. Se a criança teve os estímulos necessários e ainda não identifica as cores é necessário fazer uma avaliação com o médico oftalmologista, para verificar se a criança não está com a visão "embaçada". Se o médico constatar que não tem problemas de visão, deve-se fazer uma avaliação Neuropsicológica para identificar o nível de memorização a aprendizagem. Estou à disposição, Denise A. Wendland, neuropsicóloga.
A partir dos 4 anos, as crianças já são capazes de diferenciar e nomear cores. Para saber o que acontece com a aprendizagem ou nomeação de cores, assim como relatos coerentes da fala, é importante saber mais sobre o cotidiano da criança em questão.
Olá, professora!
Peça para os pais levar a criança ao oftalmo e pediatra para sanar a dúvida de transtorno na saúde e também a uma psicopedagoga para sanar dúvidas quanto ao transtorno de aprendizagem.
Em geral, crianças de 6 anos já sabem identificar algumas cores com segurança.
Muito importante passar sua observação para os pais, sua posição de educadora à criança pode ser de grande valia para o crescimento saudável dela.
Em primeiro lugar, comunicar á família, a sua valiosa observação á respeito da situação. Pois, o bebê com 3 meses de idade já percebe as cores. Porém, dar os nomes á elas já é um processo mais complexo, pois exige estímulos. Então, dizendo o nome das cores, nos objetos, frutas, roupas, é uma maneira de estimular, pois através da repetição, é que se memoriza. Se mesmo assim, com todos os estímulos não responder, a ajuda de um profissional como oftalmo e neuropediatra é muito importante, pois se não for o caso para esses profissionais eles com certeza encaminharão para um especialista.
Nessa idade a criança já é capaz de reconhecer cores primárias
Boa noite!
Professora, antes de pensar em algum tipo de transtorno ou dificuldade, solicite uma avaliação oftalmológica para descartar algum problema de visão.
Se der negativo, solicite uma avaliação psicopedagógica, normalmente as crianças aos três anos já sabem nomear as cores. Você precisa observar também se só essa dificuldade que ele tem.
Por exemplo dificuldade em nomear números, vogais, figuras geométricas. ..
Boa noite, querida. Antes de tudo, quero de parabenizar por estar atenta e buscar informações para melhor ajudar ao aluno.
Nesta idade, como as colegas já ressaltaram, a criança já é capaz de reconhecer as cores. Contudo, sabendo que cada indivíduo tem seu tempo, é importante que outras habilidades sejam investigadas. Sugiro, inicialmente, o encaminhamento a um psicopedagogo.