É possível se esquecer um evento que não causou nenhum trauma ou problema. Um dia normal, como por e

28 respostas
É possível se esquecer um evento que não causou nenhum trauma ou problema. Um dia normal, como por exemplo, uma festa infantil, em meio aos familiares e amigos e esquecer até que foi apresentado a alguém?! ???? Isso pode ser um problema de saúde? ????
Boa tarde, é possível sim esquecer de algum evento sobretudo quando é um dia cheio de trabalho; isto não é sinônimo de um problema de saúde, as vezes os compromissos diários ocupam tanto a mente que acabamos esquecendo algo menos significativo para nos naquele determinado momento. Quando acontece pode ser que nosso dia dia está muito estressante e precisamos parar um pouco, isso pode ser um alerta para revemos os nossos compromissos e desacelerar antes que se torne mais complicado e precisamos recorrer aos médicos e ou psicólogos. espero ter ajudado

Se isto está acontecendo esporadicamente pode ser sinal de cansaço ou distração, mas se é algo rotineiro precisa de uma atenção especial, pois o estresse do dia a dia pode estar interferindo na sequência lógica dos seus pensamentos. Se for algo que esteja te incomodando muito procure ajuda de um neurologista e até mesmo de um psicólogo.
Sim, isso acontece e é perfeitamente normal. Freud, trouxe a idéia, da existência do inconsciente nas pessoas. Lá ficariam estas memórias esquecidas ou retiradas das lembranças (conscientes). A razão de não lembrar de tudo, não pode ser definida antecipadamente. Pode ser por falta de relevância ou mesmo pelo excesso dela, como por exemplo, um sujeito que esquece de um acidente que sofreu (sem perder a consciência no evento), só retomando a lembrança a partir da chegada no hospital. Este "apagamento" o protege da lembrança traumática. Analisar os significados que envolvem os esquecimentos, dará a possibilidade de responder sobre estes estranhos acontecimentos que acontecem com as pessoas.
Olá! O evento que você usou para exemplificar a situação do lapso de memória não é alarmante. Entretanto, convido-o a observar com que frequência você está esquecendo fatos corriqueiros e simples, isto pode ser um sinal de stress e ainda dá tempo de buscar ajuda e desacelerar. Outro ponto importante, procure tomar consciência do que você realmente está evitando.
Além das possibilidades colocadas pelos colegas, uma outra hipótese é a de uma tentativa de expressão do inconsciente. O inconsciente tem uma forma própria de expressar o que está “escondido” na mente e o esquecimento pode ser uma maneira de trazer isso à consciência e pode estar relacionado à situações vivenciadas na sua relação com as pessoas deste evento. Seria preciso uma análise mais detalhada, mas talvez isso já te deixe mais tranquilo.
Ah sim seja bem vindo você é normal. A gente esquece mesmo e pode ser que nem mesmo memória você formou desse dia. Mas isso nem importa. O que importa é porque você está se preocupando com isso nesse momento... se é tão significante para você tirar tempo para isso, talvez tenha muito mais coisa envolvida. Minha sugestão: busque ajuda de um psicólogo da sua região, ele vai te ajudar a entender o que realmente você precisa. Forte abraço.
Concordo com o colega Renato Rocha, o que está sendo mais relevante para nós psicólogos no seu relato, é a importância que está dando a um evento aparentemente normal.
Procure um profissional da psicologia para avaliá-lo melhor.
Boa sorte
Olá, esquecer é normal, mas o ideal é começar a perceber a periodicidade desse esquecimento. Às vezes pode ser somente a correria do dia a dia.
Não é um sinal de problema de saúde. Provavelmente stress, dia agitado, preocupações, ansiedade não o deixaram reter esse momento. Nossas lembranças são seletivas e vc provavelmente estava concentrado em outras coisas!
Olá, Boa tarde!! Sim, naturalmente não lembramos de tudo que nos aconteceu, nosso cérebro é muito inteligente em captar e organizar os eventos do nosso dia a dia, porém quando lidamos com situações difíceis ou traumáticas, nosso próprio sistema de regulação interna pode utilizar recursos para nos proteger como: luta, fuga, congelamento e colapso (não vou me aprofundar por aqui).
Mas o que podemos entender como trauma ou uma situação difícil? Todos somos diferentes, o que pode ser difícil para mim, pode ser tirado de letra por você, podemos viver em uma mesma família e nos relacionar de forma diferente com a mesma situação.
Diante de situações traumáticas, nosso sistema de sobrevivência entra em ação para nos defender, geralmente essas situações estão relacionadas à acontecimentos muito antigos em nossa vida, por exemplo como na infância, uma criança não tem o mesmo desenvolvimento cognitivo de um adulto, assim como suas defesas. Quando essa criança entende que sua "defesa" foi eficaz em determinada situação, pode reproduzi-la em outros momentos difíceis, com o tempo pode se tornar desproporcional.
Essas informações são associadas a nível inconsciente, podendo ter como resultado a dissociação, que são esses momentos de "esquecimentos ou distanciamento da situação".
Caso essa situação relatada esteja te causando incômodos ou prejuízos em sua vida, oriento que procure ajuda psicológica com direcionamento para as abordagens neurocerebrais: Brainspotting ou EMDR, podendo aprofundar suas questões e verificar tais associações.
Olá, tudo bem?!
É possível sim! Dentro do contexto que você citou, parece um esquecimento comum. As vezes vamos em lugares onde não queríamos estar, muito trabalho, problemas a resolver e etc. Essas situações podem tirar nossa concentração e o esquecimento pode acontecer.
Porém, se isso vier acontecendo com frequência, é bom ligar o alerta, e procurar um profissional para tirar qualquer dúvida.
Fique bem.
Mauricio Cardoso.
Esquecimento é algo que pode acontecer a qualquer pessoa.
Entendo sua preocupação, mas esquecer coisas do nosso dia a dia é algo normal. Se lembrasemos de tudo o que acontece não seria nem saudável, por isso nossa memória é seletiva e sofre interferências do nosso cansaso, das preocupações e de nossa atenção.
Boa tarde!
Isso não é necessariamente uma doença pode ser opcional, podemos reservar na memória aquilo que é mais importante. Coisas normais do cotidiano podem cair no esquecimento.
Tem pessoas que fazem a reserva de cada detalhe pela memória já temos outras que não se recordam de fatos importantes, mas isso não representa em alguns casos uma doença mais sim de interesse ou grau de importância.
Pode sim, é normal, mas se começar a se repetir com frequencia é necessário buscar uma ajuda de um profissional para uma avaliação mais pormenorizada.
É possível sim, entretanto você deve observar a frequência de "esquecimentos" que possam lhe ser "banais". Se for frequente é importante buscar um profissional especializado. Abraço.
O esquecimento de acontecimentos pouco relevantes são necessários para que possamos ter espaço aos fatos novos. Porém, muitas lembranças são guardadas inconscientemente e podem vir à tona quando necessárias a algum novo momento de vida. Dependendo da idade, o esquecimento de fatos recentes fica cada vez mais evidente. O importante é observar se há esquecimentos graves recorrentes. Importante avaliar com profissional se algo se passa a nível físico.
De maneira geral não é um problema, isso vai depender da periodicidade, se for um evento esporádico é normal, especialmente no mundo acelerado em que vivemos, estando com bastante estresse, cansado, sobrecarregado pode acontecer, o cérebro tem um número limite de informações que guarda por dia, quando existe um número muito grande de informações que normalmente o estresse e a ansiedade ficam bombardeando de informações, o que é menos relevante é descartado. Quando é algo que acontece com certa frequência é importante procurar um profissional para investigar.
Olá. Nós temos vários níveis de memória e normalmente não conseguimos lembrar de tudo o que acontece conosco. Pelo seu breve relato não é possível diagnosticar nada, na verdade por aqui é impossível. Agora se for algo que está te incomodando, procure um psicólogo para fazer uma avaliação psicológica. Atenciosamente.
Sim, é possível não lembrar de um evento, mas tem um porquê. E importante é querer saber sobre isso. A pergunta já está feita, agora agende uma primeira entrevista com uma psicanalista e se aventure na tentativa de procurar uma resposta. Você vai se surpreender.
Até lá!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá! Sim, isso acontece e é perfeitamente normal, observe com que frequência você está esquecendo fatos corriqueiros e simples, isto pode ser um sinal de stress, busque ajuda para lidar melhor com este fato e desacelerar. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Oi oi...
A principio normal um esquecimento ou outro, considere como foi o seu dia, os seus últimos dias, correria, demanda de trabalho, estresse, cansaço podem ajudar no esquecimento das coisas.
Abraço.
Olá, nosso cérebro comporta vários tipos de memórias: memória de curto prazo, memórias de trabalho, memória semântica, memória episódica, etc. Entretanto, nosso cérebro é incapaz de guardar todos os fatos que nos acontecem, por isso, esquecemos. Esquecemos por questões afetivas também como uma forma de nosso cérebro nos defender por danos emocionais traumáticos. A amnésia global transitória, por exemplo, é um fenômeno de esquecimento de fatos específicos, como hospitalizações, acidentes, violências. Existem doenças também que podem provocar esquecimentos como Alzheimer e transtornos das funções executivas como o TDAH. É importante que você agende uma consulta com um profissional de psicologia para melhor abordar essas questões e tirar todas as suas dúvidas. No mais, permaneço disponível pra uma escuta qualificada, além de psicanalista, mestra em psicologia, também sou especialista em neuropsicologia e posso te acompanhar.

Até breve!
Olá! Vários fatores podem levar ao esquecimento, quais sejam: ansiedade, estresse, privação de sono, medicamentos, etc. Porém cabe lembrar que todos os dias recebemos uma gama enorme de informações e nossa memória recente pode não reter tudo. O incômodo do seu relato pode mostrar uma necessidade de olhar para si mesmo/a e buscar ajuda profissional se os episódios de esquecimento continuarem. Abraço. Esther Araújo
Esquecer é algo normal em nossa vida, porém se o esquecimento for constante, sugiro que procure fazer uma avaliação com um profissional qualificado.
Pode ser normal se não teve um sigificado importante para você, caso contrário, é um problema a ser visto com um psicólogo e talvez um neuro.
Ola, boa tarde!

Na verdade é muito mais possivel esquecer de eventos que nao geram trauma ou estresse do que o contrario..... Isso porque para causar uma marca significa que tem que ser importante.....aos contrario das coisas corriqueiras, que muitas vezes, podem ser esquecidas justamente por nao serem significativas.
Porém, existem inumeros contextos para "esquecimentos", e a melhor maneira de responder sua pergunta é te escutando melhor! Procure um analista/terapeuta que possa te entender melhor e faca voce se sentir mais segura em relacao a sua duvida, ok?

Um abraco
A princípio o evento de esquecer em si é normal, mas pode ser um problema dependendo de como você está significando isso. Se saber que é normal não te faz mais pensar ou se preocupar com isso, então tudo certo.