É possível tratar compulsão alimentar com terapia? terapia de grupo nao é pra mim definitivament

13 respostas
É possível tratar compulsão alimentar com terapia? terapia de grupo nao é pra mim definitivamente
Olá! Há algumas formas de trabalho psicoterapêutico sobre compulsões em geral e a alimentar não é exceção. O trabalho em terapia grupal pode ser ótimo quando bem conduzido, mas tem limites consideráveis quando se trata de abordar problemas individualizados (além do formato ser bastante diferente). Compulsões alimentares tem características comuns a todas as pessoas quando se faz o diagnóstico, mas o processo terapêutico leva a intervenções diferentes. Nem todos agem da mesma forma e pelos mesmos motivos. Em psicoterapia comportamental se faz ma análise personalizada e contextualizada da compulsão alimentar, sendo bastante eficaz em adequar estratégias às possibilidades de cada um e se orientar para os resultados mais eficazes para cada paciente. Os manuais são adaptados às pessoas, ao invés de adaptar as pessoas aos manuais de atendimento. Os objetivos são definidos entre terapeuta e paciente, mas sempre buscando resultados a curto, médio e longo prazo.

Olá, obrigada por nos enviar a sua pergunta!

Sim! A compulsão alimentar pode ser tratada em terapia individual! Cada pessoa manifesta a compulsão alimentar de uma maneira apesar de existirem questões comuns como conflitos relacionados a auto-imagem e auto-estima.

O que eu sugiro é um tratamento multidisciplinar, destacando a importância de ser aconpanhada não somente pelo psicólogo mas também pelo nutricionista, médico e educador físico. Cada um vai te ajudar em uma área específica e em conjunto poderá ter um resultado mais efetivo e mais rápido!

Boa sorte!
Olá. Pelo visto você já tem alguma experiência pessoal na abordagem do caso que relata como seu sintoma. Em primeiro lugar para que qualquer intervenção psicológica ou psicanalítica tenha um bom resultado é preciso que haja confiança entre os envolvidos. A compulsão alimentar frequentemente vem em lugar de alguma outra coisa. Há a presença de uma voracidade e de uma não saciedade que se expressa pela ingestão constante de alimentos, mas que implica uma não satisfação em outros campos. O atendimento psicológico ou psicanalítico pode ajudar na direção dessa investigação e intervir não no sintoma mas na sua causa.
Olá, tudo bom?
A compulsão alimentar é uma das possíveis consequências de um processo ansiogênico muito forte, podendo ser causado por muitas variáveis (tensão, estresse, medo, etc.) A terapia individual, como você questionou, sem dúvida tem um papel fundamental para ressignificar o valor simbólico do alimento para você. Exstem muitos relatos de pessoas que conseguiram reverter quadros semelhantes com um acompanhamento terapêutico. Recomendo que escolha um(a) profissional que sinta segurança e que lhe passe confiança, e, se possível, também busque por um acompanhamento nutricional/endocrinológico, visto que a desregulação de alguns hormônios ou falta de vitaminas/sais minerais podem desencadear eventos de hiperfagia numa pessoa.
É sim. Com certeza. Já tive muitos pacientes com esta mesma questão, e vale a pena lembrar que a compulsão alimentar é na verdade um sintoma de algo mais profundo. Mas, uma coisa de cada vez. Procure seu tratamento com psicanalista ou psicólogo.
Abraço cordial
Olá! Cada indivíduo age e reage de diferentes formas. Alguns não se adaptam a terapia de grupo, pois sentem-se constrangidos por acharem que estão se expondo.. A terapia individual nestes casos acaba sendo mais produtiva pois o paciente poderá sentir-se mais acolhido levando-o entender o que comida representa em sua vida. Você tem fome de quê? Qual o real valor do alimento para você? Não posso deixar de frisar a importância de uma avaliação feita por equipe multidisciplinar como médicos, nutricionista e educadores físicos que irão orientá-lo para o melhor tratamento aliado sempre a uma terapia que o auxiliará neste caminho de descobrimento. Um abraço!
É possível tratar com a terapia. Há vários aspectos comportamentais que podem ser trabalhados para você superar a compulsão. Não se esqueça do nutricionista, para que você tenha uma reeducação alimentar regular e equilibrada.
As compulsões são possíveis de serem tratadas com a psicoterapia.
Sim. Muitas vezes a compulsão alimentar está relacionada com ansiedade. Sendo assim, na psicoterapia você aprenderia a manejar a sua ansiedade nas situações que mais lhe surge vontade de comer compulsivamente. Uma ferramenta também reconhecidamente eficaz nesse caso é a Hipnoterapia.
Compulsão alimentar na maioria dos casos é oriunda da ansiedade, como se fosse uma manifestação dessa, em psicoterapia é possível identificar as possíveis causas e iniciar o plano de tratamento terapêutico. Muitos psicólogos entendem a compulsão alimentar como alguma descompensação emocional e ao deixar isso vir a tona o tratamento será um sucesso! boa sorte na sua caminhada! e lembre-se... quem define seu caminho é você ♥ bjs
Sim, o trastorno alimentar pode ser tratado em psicoterapia, é interessante que este tratamento seja feito de forma multidisciplinar. Ou seja, buscando outros profissionais da área da saúde que podem ampliar o tratamento, como por exemplo um nutricionista.
Sim !
Como os colegas responderam a cima , os transtornos alimentares são passiveis de tratamento com a psicoterapia.
Para assim maiores compreensões e sentidos do que esta por trás de tal comportamento.
A terapia individual talvez seja uma opção para você experimentar.
Se não gosta de terapia em grupo, procure uma terapia individual. onde terá oportunidade de tratar de sua questões mais íntimas. Talvez seja mais indicado para falar sobre sua compulsão.
Procure agendar uma primeira entrevista para avaliar se é do que gostaria.
Te convidamos para uma consulta: Primeira entrevista psicológica - R$ 200