Estamos casados a 4 anos e temos um filho de 3. Sempre fui fechado sobre meus sentimentos e acabei de
12
respostas
Estamos casados a 4 anos e temos um filho de 3. Sempre fui fechado sobre meus sentimentos e acabei de descobrir que estava sendo traido a algumas semanas. Ela diz que não quer que nosso casamento acabe mas nao sabe se ainda me ama. Quero ela de volta, a terapia ajudaria?
A terapia de casal pode contribuir bastante, se vocês perceberem que realmente tem sintonia e que o amor ainda existe. Um terapeuta de casal pode fazer um diagnostico estrutural do relacionamento e descobrir onde se encontra o conflito conjugal. Apos essa anamnese estrutural, ele vai propor o tipo de terapia que vocês precisam para melhorar o relacionamento. abs
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, se ambos sentem vontade de retomar a relação é possível que a terapia de casal lhes auxiliem. Sentimentos, mágoas e frustrações não ditas acumulam tensão na relação e podem provocar um distanciamento tão grande culminando, inclusive, com uma separação. É preciso falar e ser ouvido, compreendido na totalidade do ser e não apenas naquilo que se espera um do outro. A terapia pode ser uma via de autoconhecimento do casal e facilitadora de um diálogo franco propiciando uma abertura na muralhas que podem ter sido erguidas pelo afastamento, desapontamentos e distanciamento, e assim, resgatar a aproximação do casal com verdadeira intimidade.
A terapia de casal tem como objetivo auxiliar os envolvidos no entendimento do que esperam e projetam no relacionamento, pode ter como intenção a reconciliação, mas nem sempre esta meta será atingida. Ao longo do tratamento o casal pode chegar à conclusão de que será melhor a separação, quando ambos poderão então definir as bases do novo relacionamento.
Busquem a terapia e juntos poderão encontrar e ajustar aquilo que fez com que o relacionamento se desgastasse, assim terão chance de continuar com um relacionamento mais seguro, claro e maduro.
Busquem a terapia e juntos poderão encontrar e ajustar aquilo que fez com que o relacionamento se desgastasse, assim terão chance de continuar com um relacionamento mais seguro, claro e maduro.
A terapia de casal, ajuda desde que ambos estejam na mesma sintonia, em prol do casamento e
dispostos a fazerem renúncias para que o casamento volte a se consolidar.
Acho válida a terapia de casal neste momento, com a terapia vocês tomarão a melhor decisão, o que for melhor para vocês.
dispostos a fazerem renúncias para que o casamento volte a se consolidar.
Acho válida a terapia de casal neste momento, com a terapia vocês tomarão a melhor decisão, o que for melhor para vocês.
Sim. A terapia de casal muito tem ajudado para que o casal possa superar as diferenças que dificultam ter um relacionamento adequado se os dois entendem que querem manter o relacionamento. Recomendo que façam terapia de casal. Abs,
Sávio Chaul
Sávio Chaul
O importante é o que você quer, não tem nenhuma vergonha em lutar por aquilo que queremos. A terapia individual ou de casal é muito importante neste momento de desestruturação no relacionamento, vai ajudá-los a se reestruturarem como casal.
Olá, sim, a terapia de casal poderá ajudar ambos a superarem as dificuldades dessa fase, ajudá-lo a compreender as diversas causas desse comportamento da sua esposa (pois normalmente o casal e até a própria pessoa que fez isso tem dificuldade em perceber). Uma vez identificadas saberemos o que se deve trabalhar na relação. Além disso, claro, um bom terapeuta de casal deverá ajudá-la o a superar e perdoar a traição e também auxiliar a sua esposa a compreender melhor por quais motivos ela está tendo dúvidas em relação ao que ela sente por você. Não se aflija antes do tempo, pois infelizmente é muito comum que com o acúmulo de conflitos e mal entendidos, um ou ambos os parceiros passem a ter a impressão de não amar mais o outro e essa também é uma tarefa da TC, ajudá-los a resolver essas questões para que possam se sentir mais motivados para recuperar a relação e acredite, se ela mesma já mencionou estar interessada em manter o casamento, essa probabilidade é significativamente maior! Abs
A terapia de casal é indicada quando os dois querem buscar uma solução para uma situação problema. Crises acontecem em todos os relacionamentos, e se a vontade dos dois é de superar tudo isso, o espaço terapêutico pode contribuir muito nessa fase, estabelecendo novos acordos, fazendo se ouvirem e identificando qual a razão pela qual chegaram a tal circunstancia.
Como você comentou no início da pergunta, sobre ser fechado quanto aos seus sentimentos, sua esposa deve ter enfrentado nestes poucos anos de casamento, todo o contrário do que se deseja em um relacionamento: apoio, afeto, confiança, compartilhamento, companheirismo. Essa condição pode ter fragilizado o relacionamento, despertando uma carência que de algum modo a incentivou a procurar alguém fora. Embora seja muito frustrante a descoberta da traição, toda crise pode ser uma grande oportunidade de crescimento e fortalecimento. Depende como as pessoas envolvidas encaram e se dão conta.Quero mencionar q o seu "fechamento" às emoções foi um comportamento aprendido ao longo da infância e como todo comportamento, pode ser modificado, já q identifica como o mesmo lhe trouxe prejuízo. Você vai precisar de ajuda para resolver essa dificuldade, mas não se desanime. É possível mudar. Aconselho,antes de pensarem no término definitivo, tratarem o relacionamento e se darem uma chance.
Logo apos a descoberta de um relacionamento extraconjugal , os parceiros tem um trauma emocional devastador para os parceiros e eles podem ter pensamentos , emoções e comportamentos caóticos.
Cada casal assume uma forma unica e diferente para lidar com a situação, que dependem de alguns fatores como a fase do ciclo de vida do casal e individual, dos valores que foram abalados e do ambiente social e familiar . Quando exis te afeto e a relação é satisfatória, esta crise pode ajudar o casal a ultrapassar esta etapa se dedicarem se a fazer mudanças necessárias que que precisam, sendo ajudados com a terapia de casal . Nao desistam do crescimento.
Cada casal assume uma forma unica e diferente para lidar com a situação, que dependem de alguns fatores como a fase do ciclo de vida do casal e individual, dos valores que foram abalados e do ambiente social e familiar . Quando exis te afeto e a relação é satisfatória, esta crise pode ajudar o casal a ultrapassar esta etapa se dedicarem se a fazer mudanças necessárias que que precisam, sendo ajudados com a terapia de casal . Nao desistam do crescimento.
Olá! A terapia de casal poderá beneficiar sim os dois, no sentido de reavaliar as necessidades de cada um e ambos assumirem a responsabilidade diante das escolhas que precisarão ser feitas. Por ser um processo que requer o engajamento dos dois, caso sua esposa decida não participar, penso que ainda assim seria interessante para você uma terapia individual.
Boa tarde. A terapia de casal pode ajudá-los a compreender o tipo de sistema que está envolvido no relacionamento. É importante que ambos estejam dispostos a fazer.Descobrir até que ponto cada um pode ir, perceber os sentimentos que provoca no outro assim como falar dos próprios sentimentos na relação. Caso não seja possível esse encontro, sugiro que procure uma psicoterapia individual.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu marido não me beija mais e principalmente na hora da relação não tem beijos. Pra mim é um balde de água fria. O tesão não é o mesmo ….. O que faço? As vezes cobro coisas básicas e me sinto mal
- Sou casada com um adicto em recuperação. A minha duvida é se o adicto nunca mais vai se interessar por sexo. Se a droga inibe o desejo, mesmo depois dele parar de usar drogas
- Eu e minha namorada somos bem diferentes em relação aos gostos, e ela todo fim de semana briga comigo porque não quero assistir as mesmas séries com ela. Eu gosto de fazer outro tipo de coisa, e mesmo ficando perto dela enquanto ela assiste ela só reclama e diz que eu tenho que assistir com ela e que…
- Ótimo dia a todos estamos casados a 29 anos, minha esposa estava se relacionando com outro a uns 4 meses e tudo foi confirmado inclusive por ele mesmo, o que devo fazer já que não estou certo da separação de imediato
- Poderia o mesmo psicólogo fazer a terapia individual dos membros de um casal ou afetaria a imparcialidade? Exemplo prático: minha esposa gostaria de fazer terapia no mesmo profissional que eu escolher para mim.
- Olá, estou atualmente tendo um problema sobre ciúmes, minha namorada é incrível, e adoro nossa relação, porém ela é amiga de um ex ficante que costuma mandar mensagens inconvenientes, e costuma visitar ela, ela diz que não tem nada com ele, porém eu fico com ciúmes, ela alegou que eu deveria confiar…
- Casada a um ano e meio, já nos relacionamos a 5 anos. Meu esposo sempre foi "casado com a mãe" sempre soube e começamos uma linda jornada juntos de evolução. Eu me doei muito para a relação, coloquei meu saco de cimento contra o saco de arroz dele. E caminhamos. Obviamente pesou. Fui a pessoa que desenvolveu…
- Meu marido é muito ciumento não sei o que fazer, estamos juntos há 1 ano e meio, ele reclama de minhas roupas, pedi até pra trocar quando tem decotes, tem ciúme de meus colegas de trabalho, toda vez que eu to no horario e almoço ele quer fazer chamada de vídeo pra ver quem está do lado. pega meu celular…
- É possivel uma pessoa se transformar por causa do álcool?
- Geralmente meu namorado não sabe o que dizer nos momentos que estamos conversando por mensagens. Por ele não conseguir se comunicar eu fico estressada e triste, pois parece que estou sozinha nos momentos que preciso dele. Por isso, guardo muita coisa pra mim e ultimamente tenho ficado triste em qualquer…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Terapia de Casal
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.