Estou casada a 29 anos e ultimamente não estamos conseguindo nos entender ,estamos intolerantes um

12 respostas
Estou casada a 29 anos e ultimamente não estamos conseguindo nos entender ,estamos intolerantes um com o outro ,brigamos por qualquer coisa a terapia nos ajudaria?
Sim, a psicoterapia de casal - seja em que abordagem for -, será sempre de grande importância para o casal e individualmente. Na psicanálise abordamos as questões do afeto, espontaneidade, julgamentos, valores e fantasmas internos. Portanto, sempre teremos uma compreensão da individuação do outro. A compreensão parcial do cônjuge, certamente, é motivo de sérios conflitos entre o casal, ainda mais quando há um tempo maior de convivência e o amor foi afetado sem que ambos se dessem conta, no momento devido. Mas sempre há chances quando se busca ajuda.
Tudo de bom!

Sim! A Terapia cognitivo-comportamental utiliza um enforque com base nas habilidades para ajudar os casais com problemas a aumentar sua satisfação conjugal. Assim como acontece em outras intervenções comportamentais, as habilidades necessárias para modelo, ensaio de comportamento e feedback corretiva. As sessões de terapia recorrem os dois membros do casal, exceto na avaliação inicial, e durante o curso da terapia, quando forem abordados aspectos individuais, como a falta de adesão. A premissa básica da terapia conjugal cognitivo-comportamental é que a satisfação conjugal pode ser aumentada treinando os cais na redução das interações conjugais negativas e aumentar as positivas.
Sim, a Terapia de Casal poderá ajudar vocês a compreender em que fase do Ciclo de Vida vocês estão, os desafios inerentes a cada fase, padrões de comunicação disfuncionais e modelos passados de geração para geração que acabam afetando o funcionamento do Casal e da Família como um todo. Muitas vezes, o acúmulo de mágoas de anos de casamento acaba por soterrar o amor, o companheirismo e o respeito mútuo e um trabalho em conjunto com um Terapeuta de Casal possibilita muitas vezes o reencontro desses sentimentos fundamentais para uma conjugalidade saudável. Aproveitem a crise como uma oportunidade de transformação!
Certamente a terapia de casal seria uma excelente proposta, desde que ambos estejam dispostos para tal.
A comunicação truncada entre os cônjuges, quando mediada por terapeuta especializado(a), acaba por ser decodificada, facilitando o bom entendimento e a melhor sintonia entre eles.
A terapia seja de casal ou individual facilitarão essas angústias vividas pelo casal. Se você percebeu que algo está mudando em suas vidas, procure o profissional especializado para que os conflitos não prejudiquem mais a relação. Procure completar o que está faltando em vocês.
Att.,
Mônica Araújo!
Eventualmente sim, aceitar um terceiro informado como interlocutor confiável do casal, fora das suas relações sociais e de família, pode vir a ser muito útil em muitos aspectos, mas não é uma garantia, como qualquer processo terapêutico será sempre uma oportunidade à ser explorada em direção a uma melhor compreensão individual e do casal, no interior do momento psicológico que se encontram, é uma ferramenta que bem utilizada sempre trará resultados, mas não necessariamente cumprirá com nossas expectativas.
Sim, a terapia de casal ajudaria. Após um tempo, o relacionamento sofre transformações e a psicoterapia de casal ou individual, ajudaria para que olhe para si e compreenda nossa posição em relação ao outro. Cordialmente, Renato Guimarães
O casamento passa por diversas etapas e muitas vezes a rotina, os filhos, o trabalho acabam por ocupar um lugar de destaque, deixando em segundo plano o cuidado com o casal. Quando essas questões se estabilizam, muitas vezes na época em que os filhos saem de casa, o casal se vê de novo a sós. Uma nova rotina precisa ser criada e nesse processo alguns desentendimentos podem vir à tona. A crise pode ser uma oportunidade de um recomeço, de uma reconstrução. Parece-me que a questão é investigar os motivos dessa intolerância. Acima mencionei uma eventual situação, mas o que será que vem acontecendo e há quanto tempo que tem causado essa dificuldade em lidarem e aceitarem um ao outro? A terapia de casal é muito profícua quando ambos decidem apostar nessa ferramenta como um meio de enfrentar e encontrar uma solução conjunta para uma mesma questão.
A terapia de casal poderia auxiliar o casal a perceber e a trabalhar o que tem levado o casal a se desentender nos últimos anos. O filosofo Heráclito já afirmava a ideia de que não se entra duas vezes no mesmo rio, pois já não se é mais o mesmo rio e nem o mesmo homem. Nossas percepções, concepções e expectativas mudam ao longo de nossa trajetória e isso pode provocar desencontros na relação. Podemos dizer que nos casamos com muitas pessoas diferentes na mesma pessoa no decorrer dos anos, sem falar que nos modificamos também, e isso pode provocar algumas desarmonias nos relacionamento conjugal. A terapia de casal pode ajudar a identificar os ajustes que se fazem necessários em virtudes dessas mudanças, identificando o que está disfuncional na relação.
A terapia pode ser uma oportunidade de um outro tipo de comunicação. Um espaço neutro com um mediador pode ajudar a construir um outro tipo de diálogo, seja para compreender o que está se passando nesta relação, nos afetos assim como nas questões individuais que possam estar interferindo na vida do casal.
Olá, a terapia de casal é indicada quando o casal está passando por uma crise ou deseja aprimorar o bem-estar conjugal. Assim, considerando o seu relato, penso que esse formato de terapia seria o mais indicado, visto que o espaço terapêutico poderia contribuir de maneira bastante positiva para a melhora no relacionamento. Fico à disposição, caso tenha outras dúvidas. Até logo!
Olá
Vocês já percorreram um longo caminho juntos. Ao longo desses anos muitas coisas mudaram. Vocês mudaram!
E aí ocorrem as crises.
A posição mais corajosa quando o casal não está conseguindo resolver seus problemas, é procurar o apoio de um psicólogo.
Vale a pena!
Boa sorte