Estou casada a 29 anos e ultimamente não estamos conseguindo nos entender ,estamos intolerantes um
12
respostas
Estou casada a 29 anos e ultimamente não estamos conseguindo nos entender ,estamos intolerantes um com o outro ,brigamos por qualquer coisa a terapia nos ajudaria?
Sim, a psicoterapia de casal - seja em que abordagem for -, será sempre de grande importância para o casal e individualmente. Na psicanálise abordamos as questões do afeto, espontaneidade, julgamentos, valores e fantasmas internos. Portanto, sempre teremos uma compreensão da individuação do outro. A compreensão parcial do cônjuge, certamente, é motivo de sérios conflitos entre o casal, ainda mais quando há um tempo maior de convivência e o amor foi afetado sem que ambos se dessem conta, no momento devido. Mas sempre há chances quando se busca ajuda.
Tudo de bom!
Tudo de bom!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim! A Terapia cognitivo-comportamental utiliza um enforque com base nas habilidades para ajudar os casais com problemas a aumentar sua satisfação conjugal. Assim como acontece em outras intervenções comportamentais, as habilidades necessárias para modelo, ensaio de comportamento e feedback corretiva. As sessões de terapia recorrem os dois membros do casal, exceto na avaliação inicial, e durante o curso da terapia, quando forem abordados aspectos individuais, como a falta de adesão. A premissa básica da terapia conjugal cognitivo-comportamental é que a satisfação conjugal pode ser aumentada treinando os cais na redução das interações conjugais negativas e aumentar as positivas.
Sim, a Terapia de Casal poderá ajudar vocês a compreender em que fase do Ciclo de Vida vocês estão, os desafios inerentes a cada fase, padrões de comunicação disfuncionais e modelos passados de geração para geração que acabam afetando o funcionamento do Casal e da Família como um todo. Muitas vezes, o acúmulo de mágoas de anos de casamento acaba por soterrar o amor, o companheirismo e o respeito mútuo e um trabalho em conjunto com um Terapeuta de Casal possibilita muitas vezes o reencontro desses sentimentos fundamentais para uma conjugalidade saudável. Aproveitem a crise como uma oportunidade de transformação!
Certamente a terapia de casal seria uma excelente proposta, desde que ambos estejam dispostos para tal.
A comunicação truncada entre os cônjuges, quando mediada por terapeuta especializado(a), acaba por ser decodificada, facilitando o bom entendimento e a melhor sintonia entre eles.
A comunicação truncada entre os cônjuges, quando mediada por terapeuta especializado(a), acaba por ser decodificada, facilitando o bom entendimento e a melhor sintonia entre eles.
A terapia seja de casal ou individual facilitarão essas angústias vividas pelo casal. Se você percebeu que algo está mudando em suas vidas, procure o profissional especializado para que os conflitos não prejudiquem mais a relação. Procure completar o que está faltando em vocês.
Att.,
Mônica Araújo!
Att.,
Mônica Araújo!
Eventualmente sim, aceitar um terceiro informado como interlocutor confiável do casal, fora das suas relações sociais e de família, pode vir a ser muito útil em muitos aspectos, mas não é uma garantia, como qualquer processo terapêutico será sempre uma oportunidade à ser explorada em direção a uma melhor compreensão individual e do casal, no interior do momento psicológico que se encontram, é uma ferramenta que bem utilizada sempre trará resultados, mas não necessariamente cumprirá com nossas expectativas.
Sim, a terapia de casal ajudaria. Após um tempo, o relacionamento sofre transformações e a psicoterapia de casal ou individual, ajudaria para que olhe para si e compreenda nossa posição em relação ao outro. Cordialmente, Renato Guimarães
O casamento passa por diversas etapas e muitas vezes a rotina, os filhos, o trabalho acabam por ocupar um lugar de destaque, deixando em segundo plano o cuidado com o casal. Quando essas questões se estabilizam, muitas vezes na época em que os filhos saem de casa, o casal se vê de novo a sós. Uma nova rotina precisa ser criada e nesse processo alguns desentendimentos podem vir à tona. A crise pode ser uma oportunidade de um recomeço, de uma reconstrução. Parece-me que a questão é investigar os motivos dessa intolerância. Acima mencionei uma eventual situação, mas o que será que vem acontecendo e há quanto tempo que tem causado essa dificuldade em lidarem e aceitarem um ao outro? A terapia de casal é muito profícua quando ambos decidem apostar nessa ferramenta como um meio de enfrentar e encontrar uma solução conjunta para uma mesma questão.
A terapia de casal poderia auxiliar o casal a perceber e a trabalhar o que tem levado o casal a se desentender nos últimos anos. O filosofo Heráclito já afirmava a ideia de que não se entra duas vezes no mesmo rio, pois já não se é mais o mesmo rio e nem o mesmo homem. Nossas percepções, concepções e expectativas mudam ao longo de nossa trajetória e isso pode provocar desencontros na relação. Podemos dizer que nos casamos com muitas pessoas diferentes na mesma pessoa no decorrer dos anos, sem falar que nos modificamos também, e isso pode provocar algumas desarmonias nos relacionamento conjugal. A terapia de casal pode ajudar a identificar os ajustes que se fazem necessários em virtudes dessas mudanças, identificando o que está disfuncional na relação.
A terapia pode ser uma oportunidade de um outro tipo de comunicação. Um espaço neutro com um mediador pode ajudar a construir um outro tipo de diálogo, seja para compreender o que está se passando nesta relação, nos afetos assim como nas questões individuais que possam estar interferindo na vida do casal.
Olá, a terapia de casal é indicada quando o casal está passando por uma crise ou deseja aprimorar o bem-estar conjugal. Assim, considerando o seu relato, penso que esse formato de terapia seria o mais indicado, visto que o espaço terapêutico poderia contribuir de maneira bastante positiva para a melhora no relacionamento. Fico à disposição, caso tenha outras dúvidas. Até logo!
Olá
Vocês já percorreram um longo caminho juntos. Ao longo desses anos muitas coisas mudaram. Vocês mudaram!
E aí ocorrem as crises.
A posição mais corajosa quando o casal não está conseguindo resolver seus problemas, é procurar o apoio de um psicólogo.
Vale a pena!
Boa sorte
Vocês já percorreram um longo caminho juntos. Ao longo desses anos muitas coisas mudaram. Vocês mudaram!
E aí ocorrem as crises.
A posição mais corajosa quando o casal não está conseguindo resolver seus problemas, é procurar o apoio de um psicólogo.
Vale a pena!
Boa sorte
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu marido não me beija mais e principalmente na hora da relação não tem beijos. Pra mim é um balde de água fria. O tesão não é o mesmo ….. O que faço? As vezes cobro coisas básicas e me sinto mal
- Sou casada com um adicto em recuperação. A minha duvida é se o adicto nunca mais vai se interessar por sexo. Se a droga inibe o desejo, mesmo depois dele parar de usar drogas
- Eu e minha namorada somos bem diferentes em relação aos gostos, e ela todo fim de semana briga comigo porque não quero assistir as mesmas séries com ela. Eu gosto de fazer outro tipo de coisa, e mesmo ficando perto dela enquanto ela assiste ela só reclama e diz que eu tenho que assistir com ela e que…
- Ótimo dia a todos estamos casados a 29 anos, minha esposa estava se relacionando com outro a uns 4 meses e tudo foi confirmado inclusive por ele mesmo, o que devo fazer já que não estou certo da separação de imediato
- Poderia o mesmo psicólogo fazer a terapia individual dos membros de um casal ou afetaria a imparcialidade? Exemplo prático: minha esposa gostaria de fazer terapia no mesmo profissional que eu escolher para mim.
- Olá, estou atualmente tendo um problema sobre ciúmes, minha namorada é incrível, e adoro nossa relação, porém ela é amiga de um ex ficante que costuma mandar mensagens inconvenientes, e costuma visitar ela, ela diz que não tem nada com ele, porém eu fico com ciúmes, ela alegou que eu deveria confiar…
- Casada a um ano e meio, já nos relacionamos a 5 anos. Meu esposo sempre foi "casado com a mãe" sempre soube e começamos uma linda jornada juntos de evolução. Eu me doei muito para a relação, coloquei meu saco de cimento contra o saco de arroz dele. E caminhamos. Obviamente pesou. Fui a pessoa que desenvolveu…
- Meu marido é muito ciumento não sei o que fazer, estamos juntos há 1 ano e meio, ele reclama de minhas roupas, pedi até pra trocar quando tem decotes, tem ciúme de meus colegas de trabalho, toda vez que eu to no horario e almoço ele quer fazer chamada de vídeo pra ver quem está do lado. pega meu celular…
- É possivel uma pessoa se transformar por causa do álcool?
- Geralmente meu namorado não sabe o que dizer nos momentos que estamos conversando por mensagens. Por ele não conseguir se comunicar eu fico estressada e triste, pois parece que estou sozinha nos momentos que preciso dele. Por isso, guardo muita coisa pra mim e ultimamente tenho ficado triste em qualquer…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Terapia de Casal
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.