Eu amo uma pessoa com esquizóide, conversar com ela é como querer quebrar uma parede com o próprio

9 respostas
Eu amo uma pessoa com esquizóide, conversar com ela é como querer quebrar uma parede com o próprio corpo. Como posso ter uma relação saudável e fazer ela se sentir a vontade comigo apesar de apresentar as características da doença?
Olá! Relacionamentos são fontes de prazer e sentido nas nossas vidas, contudo, não podemos nos esquecer que potencialmente são igualmente fontes de desprazer e frustração.

Antes de levar em consideração o relacionamento com uma pessoa esquizóide, considere que todos os relacionamentos carregam problemas e que não há essa normalidade. Seu companheiro trará as dificuldades que ele carrega para a relação e você as suas, assim como em qualquer relacionamento.

A distância e o sentimento de rejeição estarão presentes e também estarão as alegrias e descobertas. Mas exatamente por saber que existem restrições à intimidade para uma pessoa esquizóide, isso pode ser inclusive uma vantagem, pois você saberá que não se trata de uma questão pessoal e que ele precisa da distância e de tempo para elaborar aquilo que ele sente. Não se trata de você compreender o que deve fazer, mas acalmar-se e esperar menos.

Caso tenha alguma dúvida, fico à sua disposição.

Olá querida, imagino que você já tenha se informado sobre o funcionamento esquizóide, mas para além de um diagnóstico, é importante que essa relação conte com o acolhimento e parceria natural de dois seres humanos que desejam estar juntos, porém, com características diferentes.
É importante que você esteja bem consigo mesma e nesse relacionamento para que consiga encontrar soluções cada vez mais adequadas para às problemáticas que são comuns aos relacionamentos e que podem se agravar devido às características esquizóides.
O equilíbrio entre a proximidade e o respeito ao espaço pessoal é fundamental. Para isso, será necessário que você desenvolva sua sensibilidade. O vínculo forte entre vocês pode contribuir muito para isso!
Olá! Independente dos relacionamentos, o mais importante é estarmos de bem consigo mesma, e saber o motivo pelo qual estamos nesse relacionamento, aconselho procurar uma ajuda psicológica para conseguir lidar com algumas questões direcionadas com a patologia da pessoa que estas, para saber qual a melhor maneira de agir e para que vocês consigam mantem um relacionamento saudável. Fico a disposição!
Olá! Para ter um relacionamento com uma pessoa com personalidade esquizoide é importante ter paciência, bom humor e se manter aberto para ouvir as necessidades da pessoa, pois para ela relacionamentos são difíceis de entender. Talvez algumas consultas de terapia de casal sejam úteis para ajudar vocês a desenvolver uma comunicação saudável sobre as necessidades e desejos de cada um, com respeito e parceria.
Boa tarde
A personalidade esquizoide, assim como qualquer outro transtorno, tem suas peculiaridades e graus de comprometimento mental, social, profissional e de relacionamentos. A melhor maneira de manter um bom relacionamento é o esclarecimento do quadro. Uma Terapia de Casal ou individual pode ajudar bastante. Deve-se levar em conta que nos relacionamentos, de maneira geral, sempre haverá questões a serem resolvidas!
A comunicação entre duas pessoas seja um casal ou outra dupla pode encontrar entraves, levando-se em conta as particularidades de cada uma das pessoas envolvidas. Em se tratando de uma delas ter essa personalidade esquizo mais do que nunca deve-se buscar ajuda, também informações e orientações para levar o relacionamento conjugal da melhor forma; trata-se de algo bem importante e que merece atenção e ajuda profissional. Sugiro a busca da terapia seja para o casal ou mesmo para você que relata a dificuldade, assim a dupla acaba se adequando e tendo benefícios a partir do conhecimento que decorre do processo terapêutico seja ele individual ou do casal.
Pessoas com transtorno de personalidade esquizoide são emocionalmente distantes e apresentam pouco ou nenhum interesse por relacionar-se com outras, inclusive sexualmente. Muitas vezes interagem no máximo com seus familiares em primeiro grau.

Como ocorre em outros quadros psiquiátricos, o grau de comprometimento é variável mas, SE o diagnóstico estiver correto, você deve sobretudo diminuir suas expectativas quanto a ter um relacionamento afetivo caloroso. Se isto ocorrer, será algo incomum e inesperado e imprevisto e, certamente, fugirá totalmente à regra.

Procure conversar com o(a) psiquiatra que atende a pessoa com quem se envolveu, lembrando-se de que ele(a) vai ter restrições éticas em lhe dar informações. Procure ler bastante sobre o assunto para saber o que esperar. Procure serviços especializados em esquizofrenia e que tenham atendimento para pacientes esquizofrênicos estabilizados, que terão muito em comum com pessoas com personalidade esquizoide e talvez possam ajudá-los.
Olá! A psicoterapia é a forma de tratamento mais frequentemente utilizada, pois vai se concentrar em aumentar as habilidades de enfrentamento gerais, bem como na melhoria da interação social, comunicação e autoestima.
Olá! acredito que em todo relacionamento tem que ter bom humor, confiança e segurança. Acredito que passar esses sentimentos seria uma boa forma para lidar com a situação e ter muita paciência nos dias difíceis.
Entender a dificuldade de aproximação da pessoa com transtorno esquizoide é fundamental. por isso a paciência.