Eu tenho depressão e fobia social, as duas bem fortes, eu perdi a esperança e tentei me suicidar rec

29 respostas
Eu tenho depressão e fobia social, as duas bem fortes, eu perdi a esperança e tentei me suicidar recentemente. Vocês acham que alguém como eu, que sempre teve enormes dificuldades de interagir com as pessoas e por isso se isolou por grande parte da vida a ponto de querer deixar de viver, tem chance de conseguir a cura com o uso da terapia cognitivo comportamental e então no futuro ter uma vida normal?
Olá! Acho muito importante que você consulte um psiquiatra para que faça um tratamento medicamentoso. O tratamento farmacológico aliado à terapia cognitivo-comportamental (TCC) é mais eficaz. O medicamento aliviará os sintomas, mas com a psicoterapia você poderá entender melhor os seus conflitos, reconhecer as crenças limitantes e disfuncionais. Através das técnicas da TCC você poderá mudar as crenças e comportamentos e superar a doença. Grande abraço!

O ideal é buscar o tratamento combinado, com um médico psiquiatra junto com a TCC. Esse tipo de psicoterapia irá te auxiliar a entender sua dificuldade e lidar com seu sofrimento, para assim você conseguir superar isso e ter maior qualidade de vida.

É importante compreender o que é como crenças, pensamentos podem atrapalhar nossa vida. Entretanto em alguns casos a psicoterapia só consegue ter melhor resultado quando o paciente segue o tratamento psiquiátrico corretamente, pois o comportamento está interligado com as emoções, com o corpo fisiológico, com o cérebro em sua totalidade. Quando há um desequilíbrio em alguma parte, os demais também podem se desequilibrar. Então para um tratamento eficiente é importante cuidar do fisiológico e do mental em conjunto.

Só a psicoterapia TCC ou só o tratamento psiquiátrico muitas vezes não são suficiente. Mas combinados tem melhor resultado.

As vezes as pessoas não buscam tratamento adequado por desinformação, ou até por pré-conceitos de psiquiatras ou psicólogos. Mas não há nada a temer, os profissionais da saúde mental estão preparados para diversos casos, desde de pessoas que querem apenas se auto-conhecer até pessoas com sofrimento intenso. Faz parta de vida reconhecermos e buscarmos ajuda quando necessário. Acredite em você e busque o que pode te auxiliar, não desista!
Boa noite! Sem dúvida você pode ser tratada e ter uma vida bem mais leve. Como falou sobre a comportamental, acredito que vc já esteja em tratamento, não interrompa o seu tratamento. Você não se arrependerá por se dar a chance de um tratamento. Boa sorte e grande bjo
Olá! A minha abordagem de trabalho não é a TCC, mas me senti muito tocada com sua pergunta. Conviver por muitos anos com os sintomas da depressão e da fobia social deve ter sido muito difícil, e os tempos de agora tem tornado os desafios humanos ainda mais intensos. O mais importante, a meu ver, é que mesmo diante dessas vivências, você escolheu acreditar em você, acreditar que é possível uma outra e nova forma de vida, por mais que muitas vezes esse sentimento seja colocado em dúvida. Ter paciência com o seu processo, elaborar situações que podem ter deixado marcas ao longo de sua vida e que lhe impedem de ter mais qualidade nas relações, tanto com você como com as outras pessoas... Existem diferentes formas de tratar as dores do existir dentro da Psicologia, e cada pessoa vai se identificar ou se sentir confortável com uma delas. Esse fator aliado ao vínculo que se estabelece com o psicoterapeuta potencializam o processo. No seu caso, assim como os colegas pontuaram, também indicaria o acompanhamento psiquiátrico, para assim, serem tratados juntos as causas e os sintomas do que vem lhe trazendo sofrimento. Espero ter ajudado de alguma forma, boa sorte! Abraços.
Olá, a terapia cognitivo-comportamental juntamente com tratamento farmacológico, podem sim lhe auxiliar no manejo dos sintomas depressivos e fobias, bem como, cantribuir para uma melhora na qualiadade de vida. Procure por profissionais capacitados para lhe auxiliar nesse processo.
Fico a disposição.
Sim! Você pode ter um futuro melhor, poder lidar com sua dor, entendê-la, levando em conta os conflitos aparentes bem como os latentes acerca dos sintomas talvez te traga elementos para superá-la na busca dos novos possíveis.
Olá, sinto muito que tenha passado por isso
Temos várias evidências científicas de que o tratamento com psiquiatra associado a TCC podem sim ajudar nesses sintomas de depressão e fobia social. Me coloco a disposição.
Abraços.
Olá! Sim, é possível ficar bem com tratamento! Aliar a terapia cognitivo comportamental a medicamentos para ansiedade e depressão podem te ajudar a superar a dificuldade em interagir. Quando temos depressão é como se usassemos um óculos cinza e tudo fica sem cor, sem graça. A falta de esperança faz com que não acredite na possibilidade de melhorar. Mas pode acreditar que é possível, sim! Muitas pessoas nas mesmas condições que as suas ficaram bem! Acredite! Um abraço.
Bom dia !!!

Depressão e ansiedade ocorrem por questões químicas, (hormonais e de neurotransmissores) envolvidas. No geral algumas práticas comportamentais e cognitivas podem favorecer estas questões químicas , mas em alguns casos podemos auxiliar com tratamento medicamentoso. A tcc terapia cognitivo comportamental é padrão outro para tratamento de depressão e ansiedade , mas dependendo da severidade a medicação ( trabalho multidisciplinar) deve ser feito. Não desista , busque acompanhamento com psicólogo e psiquiatra e faça o tratamento.

Como um psicólogo pode ajudar
Embora existam muitos tipos de transtornos de ansiedade, pesquisas sugerem que a maioria ocorre por processos semelhantes. Pessoas com transtorno de ansiedade tendem a tornar-se facilmente sobrecarregadas por suas emoções. Elas tendem a ter reações particularmente negativas diante de sentimentos e situações desagradáveis.

Muitas vezes, as pessoas tentam lidar com essas reações negativas, evitando situações ou experiências que as deixam ansiosas. Infelizmente, a tentativa de evitar uma situação pode alimentar ainda mais a ansiedade.

Os psicólogos são treinados para diagnosticar transtornos de ansiedade e ensinar aos pacientes formas mais saudáveis ​​e eficazes de lidar com as reações. Mas abordagem terapêutica deve ser escolhida da forma que te deixe confortável. A psicoterapia é um processo colaborativo, onde psicólogos e pacientes trabalham juntos para identificar preocupações específicas. Desenvolver habilidades e técnicas concretas para lidar com a ansiedade. Os pacientes podem esperar para praticar suas novas habilidades fora das sessões para gerenciar a ansiedade em situações que podem torná-los desconfortáveis. No entanto, os psicólogos não empurram os pacientes para tais cenários até que eles estejam seguros de que têm as habilidades que necessárias para efetivamente enfrentar seus medos.
Mais importante que as respostas sobre eficácia diante da sua dificuldade de se relacionar é que você encontre alguém com quem.vocr se sinta acolhido. A técnica é apenas um complemento. A psicoterapia funciona mesmo onde você sentir que pode confiar, onde acontecer a empatia e o acolhimento. E isso não pode ser medido e é algo muito subjetivo e depende mais do acolhimento do que da técnica do profissional.
Olá. Qualquer terapia bem feita traz resultados satisfatórios. Quando digo bem feita significa que a sua parte, assim como a do terapeuta, devem ocorrer da melhor forma. Mudança sempre exige de nós empenho e dedicação. Encontrar motivos para viver e viver bem também é trabalho conjunto. Boa sorte.
Olá, seu próprio sintoma de desesperança em relação à vida e a uma impossibilidade de cura são indicativos importantes de que você precisa sim de um tratamento psicológico, aliado, principalmente nesta fase mais aguda do seu quadro, a um acompanhamento psiquiátrico e medicamentoso. Os remédios podem contribuir para a tentativa de um realimento neuroquímico no seu cérebro. Atrelada a isso, uma escuta profissional de um psicólogo ou psicóloga pode te ajudar e lidar com seus sofrimentos.
Sim!
Eu, honestamente, acredito que o ser humano tende a ser inédito a cada ciclo. Acredito que a relação com o terapeuta é o começo de um vínculo, um exercício/uma espécie de laboratório, no melhor sentido do termo.
Também acredito na força do desejo.
Você pode recomeçar muitas vezes a vida. O sofrimento é inerente à vida. Mas, existem muitas possibilidades de se conectar ao prazer de viver e de estar com o outro.
Vai depender de você. Tem algum preço a ser pago. É necessário abrir mão de certas idealizações, por ex, viver o que é possível. Assim como certas idealizações sobre você mesmo. Poder se curtir do jeito que você é, com seus erros e acertos.
Mas, tudo isso, para dizer que sim.
Você tem que escolher algumas coisas para dizer "sim", para não ficar só no "não".
Olá, acredito que o problema maior pode estar na sua expectativa em relação a cura dos transtornos. Não falamos de cura em psicopatologia e sim de diminuição dos sintomas. Uma vez que você foca na cura, pode não aceitar o que está vivendo e isso te trazer mais sensação de desesperança. Aceitar é o primeiro passo para você se engajar em mudanças, parar de se cobrar tanto e focar no que pode ser feito. Apesar de não falarmos de cura, é super possível viver bem com transtorno mental, com os tratamentos adequados (TCC e medicação). Tratar um transtorno por vez, com metas claras e objetivas nas sessões, até você caminhar bem e depois passar a tratar os sintomas do outro transtorno pode ser essencial para seu progresso clínico. Talvez começar tratando a depressão porque é a falta de esperança trazida por ela que te coloca em risco de suicídio. Cuide-se e não desista de seu processo. Voce pode estar perto de conseguir mudanças. Pequenas mudanças são preciosas também. Lembre-se que ''vida normal''não é vida sem dores e dificuldades.
Toda psicoterapia será bem vinda no seu caso, principalmente aquelas que lidam com as palavras. Você precisa tomar consciência de si mesma, se conhecer, e falando com alguém de confiança como é um psicólogo, você se sentirá acolhida e todos os seus temores, suas dúvidas, seus conflitos serão melhor entendidos por você. Porque isso só acontece quando existe o OUTRO que nos valida! Não espere mais para procurar uma PSICOTERAPIA, para que você se entenda melhor e descubra o maravilhoso mundo à sua volta.
Olá, claro que temos chance de fazer melhores escolhas! Acreditar em cura para às nossas dores definitivamente é um tanto sulreal. A vida segue!!E com ela deve seguir a coragem para os enfrentamento.Viver sem dores, é imaginar um paraiso que só existe nas paginas Biblicas.O que seria para o nosso mundo hj , a ressaca de uma tarde de domingo! Acredite na vida! Procure um bom profissional.Promova mudanças em sua rotina, fazendo uma análise.Cuide-se!
Olá!
Primeiramente parabéns pela iniciativa de buscar informações, escreves bem e achei seu relato muito honesto.
A meu ver, você não deve depositar sua esperança na TCC, pois a TCC é meramente um conjunto de técnicas e parte da premissa que seus comportamentos são influenciados pelos seus pensamentos, que na minha opinião é uma visão equivocada pelo seguinte motivo, você falou que sempre teve dificuldades em interagir com pessoas (o maior elemento que está relacionado ao surgimento de comportamentos depressivos e fóbicos sociais é exatamente o outro ser humano, por exemplo, a familia, amigos, colegas de trabalho, etc) e acabou se fechado, se você teve dificuldades é porque para você essas experiências não foram positivas e por serem desagradáveis você buscou se isolar para se prevenir, tendo isso como uma prática constante acabou resultando em um tipo de comportamento bastante fixo, ou seja, seu estado não é resultado de seus pensamentos, é resultado de experiências de exposição a essas situações desagradáveis que você passou, e o pior ainda, pôr a responsabilidade em seus pensamentos não é a ideia mais sensata. Tanto a Depressão como a Fobia Social, são resultados de suas experiências, e se você aprendeu a se isolar, é possível sim aprender a interagir com as pessoas, de forma gradual ao ponto de você não sentir os sintomas e desconfortos, uma vez você conseguindo, irá sentir novas emoções e novos sentimentos e provando de satisfações que podem contribuir para amenizar/sanar os comportamentos/desejos de provocar atentado a própria integridade física, esse seria o ponto análogo a palavra que você usou, a "cura".
Espero que eu tenha contribuído e estou a disposição, caso queira saber mais, lhe explico mais detalhado numa boa, grande abraço.
Olá! A Terapia Cogntivo-comportamental pode lhe ajudar sim. Atuamente, existem centenas de estudos científicos que demonstram a eficácia da TCC para vários transtornos psiquiátricos (Depressão, Fobia Social, por ex.), problemas psicológicos (ex. problemas conjugais e familiares) e problemas médicos com componetes psicológicos (ex. dor crônica, insônia, obesidade).

A psicoterapia por meio da TCC acontece de forma estruturada, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais (inadequados e/ou inúteis).

Quando associado à medicação, o tratamento tende a ser mais eficaz. Por isso recomendo também que você faça uma avaliação médica. Assim, o medicamento poderá ajudar na redução dos sintomas, proporcionando, melhores condições para trabalharmos durante processo psicoterapêutico.

Não deixe de buscar ajuda profissional!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá!
Imagino o quanto tudo isso está difícil para você, sinto muito pela dor que está sentindo por todo esse tempo. É, sim, possível que você siga a uma vida normal e tenha um futuro como você desejar ter, há muitos caminhos possíveis para se tomar na vida. Para te ajudar nesse processo, é fundamental que você procure um psiquiatra que possa te auxiliar no tratamento com a medicação adequada, e um psicólogo que possa te acompanhar constantemente e lhe ajudar a pensar e lidar com tudo isso de outras formas. Você pergunta da cognitivo comportamental, mas todas as linhas teóricas são aptas a trabalhar com você, depende fundamentalmente do psicólogo. Por isso, é bastante importante que você se sinta acolhido e respeitado pelos seus sentimentos, antes de tudo.
Olá! Além da Depressão, a Terapia Cognitiva-comportamental tem se mostrado muito eficaz no tratamento de outros transtornos mentais como Ansiedade, TOC, Fobias Específicas, Transtorno do Pânico e Estresse Pós-Traumático. Juntamente com o tratamento farmacológico, a TCC vem sendo cada vez mais usada para a redução de sintomas e remissão de crises. É uma terapia que desdobra-se de maneira focal a partir da identificação de padrões cognitivos disfuncionais, crenças irracionais e comportamentos não adaptativos, para que, posteriormente, possa atuar na reestruturação desses elementos em prol do bem-estar do paciente.
Cuide-se e não desista! Procure ajuda de um Psicólogo e um Psiquiatra. A Terapia associada a medicamento tem grande efetividade e pode te proporcionar uma melhor qualidade de vida. Abraço!

Olá, boa tarde! Tanto a depressão, como a fobia social, e outros sofrimentos, são construções que podem ser transformadas e superadas, mesmo que já venham ocorrendo há muito tempo ou que outras tentativas tenham falhado. Através de um processo de psicoterapia, onde haja sintonia com o terapeuta, onde se foque bastante nos fatores sustentando essas dificuldades, não há porque acreditar que elas não possam ser superadas. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito do processo. Abs!
Olá!
Realmente as situações pelas quais você passa são bastante doloridas. A vida tem altos e baixos sempre, porisso é difícil na área da saúde mental dizermos cura. Mas sim de uma mudança de posição quanto ao que passa contigo, sua maneira singular de encarar os acontecimentos e isto requer um bom empenho no tratamento que decidir realizar. E sim, com apoio de medicamentos se for o caso, para te apoiar nesta trajetória!
Olá boa tarde!
Primeiramente gostaria de falar para você que todos somos únicos, e que diante desta subjetividade precisamos nos acolher e procurar não cobrar-nos padrões comportamentais não compatíveis com a nossa personalidade, em um mundo cada vez mais digital em que não mostramos quem de fato somos ou como de fato nos sentimos, parece-nos que todos estão extrovertidos e felizes, bem, nem sempre é isso.
Dito isso é importante uma avaliação psicológica para a possível necessidade de um investimento na psiquiatria,
nem sempre é necessário, em um espaço de fala livre com um profissional sério e comprometido vocês encontraram a origem desses sintomas, uma vez que mais importante que a possível remissão imediata seja o encontro e aceitação com sua subjetividade que somente por ser sua já é valiosíssima.
Muito boa sorte!
Abraço.
Olá! Sim... a terapia cognitiva comportamental pode ajudar. Na sua descrição sugiro o trabalho em conjunto entre psicólogo e psiquiatra - o medicamento faz-se necessário para aliviar os sintomas e reduzir a ideação suicida. O psicologo irá atuar na mudança dos pensamentos, comportamentos e obter melhorias significativas na qualidade de vida e bem-estar.
Olá! Claro que sim. A TCC é considerada padrão ouro no tratamento de ansiedade, possui ótimas e um suporte muito acolhedor para tratar sua fobia e a depressão. Mas além disso, é necessário a medicação para ajudar na sensações de bem-estar e prazer. Não desista de você! Um abraço e fico à disposição!
Olá! Sabe-se que a depressão é uma comorbidade comum dos transtornos de ansiedade, co-ocorrendo frequentemente com a fobia social. Síndromes depressivas ocorrem com frequências que variam de 17 a 70% entre os fóbicos sociais, o que pode agravar o quadro. Dessa forma, é ideal procurar auxílio psicológico com a linha de abordagem com a qual você mais se sentirá a vontade.

Caso queira agendar Teleconsulta, basta clicar no botão.
Olá! Sinto muito por todas as situações doloridas que você vem passando. A terapia cognitivo-comportamental (TCC), aliada ao acompanhamento psiquiátrico, pode ser uma abordagem eficaz no tratamento da depressão e da fobia social, conforme apontam os estudos científicos. Com a TCC, você terá a oportunidade de explorar os pensamentos negativos e distorcidos, identificar padrões comportamentais que reforçam suas dificuldades e desenvolver estratégias de enfrentamento. Quando associado à medicação, o tratamento tende a ser mais eficaz, ou seja, a medicação auxiliará na redução dos sintomas, proporcionando melhores condições para sua evolução ao longo do processo terapêutico. Embora cada jornada seja única, com apoio terapêutico adequado, é possível melhorar significativamente sua qualidade de vida. Você chegou até aqui, foi muito corajosa ao compartilhar conosco seus desafios e buscar ajuda! Continue acreditando em você! Abraços!
Sinto muito ouvir que você está passando por um momento tão difícil. É fundamental lembrar que a recuperação da depressão e da fobia social é possível com o apoio adequado. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma ferramenta valiosa nesse processo, ajudando a identificar e modificar padrões de pensamento negativos, além de fornecer estratégias práticas para enfrentar a fobia social. A jornada para a cura pode ser desafiadora, mas muitas pessoas experimentam melhorias significativas com o tempo e o suporte certo. Busque a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para orientação personalizada e apoio ao longo desse caminho. Lembre-se de que você não está sozinho, e há recursos disponíveis para ajudar na sua jornada de recuperação.