Existe TOC mental? Digo, sem ser o tipo de DOC em que você precisa realizar repetidas vezes a mesma

15 respostas
Existe TOC mental? Digo, sem ser o tipo de DOC em que você precisa realizar repetidas vezes a mesma ação. Um TOC que só acontece na sua cabeça. Os mesmos tipos de pensamento sempre se repetindo dentro da sua cabeça, não necessariamente pensamentos negativos, só persistentes mesmo.
Olá!

Pela sua pergunta e pela maneira como descreve a queixa, posso imaginar que esteja sofrendo as consequências destes sintomas. Penso que toda manifestação obsessiva de pensamentos que possam te fazer ter a sensação de não poder controlá-los pode ser compreendida como uma possível manifestação (talvez, até, o princípio) de um Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Independente do conteúdo que abrigam, importante observar os prejuízos causados e a forma como interferem em sua vida para que se considere a hipótese de que esses traços possam ser devidamente cuidados, evitando, assim, que assumam maiores (e piores) proporções.

Tenho certeza que com um bom processo terapêutico você poderá compreender melhor as raízes desses pensamentos e encontrar maneira de atenuá-los, ou até mesmo dissipá-los, permitindo-se voltar a viver uma relação sadia e funcional com seu próprio mundo subjetivo, assim como com suas relações interpessoais.

Estou à disposição para trabalharmos isso, juntos!
Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90

Olá,
Neste caso, seria um pensamento intrusivo. É quando o pensamento aprece sem uma relação direta ou aparente com o que está realizando no momento Ex. pode aparecer de forma inesperada no meio de uma conversa. Como o nome diz é um pensamento intrusivo, "que se intromete" de forma repetitiva em diferente contexto, podendo ou não ser negativo.
Na maioria dos casos isso não traz prejuízos para as pessoas.
Deve se procurar ajuda quando esses pensamentos interferem na rotina causando alguma dificuldade no cotidiano.
Exemplos:
Costumam ser irracionais e você tem consciência disso, mas não sabe como parar;
Se manifestam em horas inoportunas, como momentos antes de dormir, podendo levar a insônia;
Assumem o controle da mente, atrapalhando a concentração;
Geram interpretações exagerados do que pode acontecer parecendo cada vez mais reais, na medida que se repetem;
Geram sentimento de autocrítica, resultando em sensações de vergonha, impotência e baixa autoestima;
Podem se traduzir em impulsos ou atos repetitivos (compulsões) que servem para “silenciar”, temporariamente, a ansiedade gerada pela obsessão do pensamento, entre outros.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) que é o dispositivo oficial de traçar os diagnósticos psiquiátricos nos Estados Unidos, sendo utilizado em grande escala no mundo o tratamento pode ser feito através da terapia da abordagem Psicodinâmica, Terapia Cognitiva comportamental e através de terapia medicamentosa.

Isso pode acontecer sim, em vários casos. Um exemplo seria uma raiva ou magoa muito fortes contra uma pessoa. Outras vezes o pensamento pode ser de crítica contra si mesmo, ou até mesmo uma ideia religiosa, estes pensamentos tendem a dificultar o foco em outras coisas ou até mesmo a se valorizar naquilo que pretende fazer
Oii. Sim, o TOC é caracterizado por esses pensamentos intrusivos, não necessariamente a pessoa realiza ações repetidamente. Esses pensamentos intrusivos causam muita angústia. O tratamento é com psicólogo e psiquiatra (os medicamentos usados para TOC aliviam muito os sintomas, melhora a qualidade de vida e auxilia no acompanhamento da psicoterapia). Não deixe de procurar ajuda com profissionais da saúde, ok?
Pensamentos repetitivos que invadem nossa mente sem um desejo consciente são conhecidos como pensamentos intrusivos. O pensamento intrusivo ocorre em diferentes tipos de Transtornos Psíquicos como no Estresse Pós-Traumático, nos quadros de alteração de humor, como na depressão e na mania. Esse tipo de pensamento também é comum nos quadros de ansiedade, nos transtornos obsessivos e nos quadros de depencência a jogos, sexo, drogas, etc.
Os pensamentos intrusivos podem ser um sintoma de outro problema de saúde, como: lesão cerebral; demência; Mal de Parkinson.
Por isso, é importante uma avaliação multidisciplinar com médico clínico, psiquiatra e psicólogo, para entender a origem desses pensamentos e ter acesso ao diagnóstico correto e ao tratamento adequado.
Olá! Espero que esteja bem!

Sim, existe uma condição conhecida como Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) mental, que envolve pensamentos obsessivos recorrentes sem comportamentos compulsivos externos visíveis. Esses pensamentos obsessivos são intrusivos, indesejados e persistentes, causando angústia significativa para a pessoa afetada.

No TOC mental, os pensamentos obsessivos podem se manifestar de várias formas, como preocupações excessivas com a limpeza, simetria, segurança, saúde, religião, sexualidade, entre outros. Esses pensamentos podem assumir uma variedade de conteúdos, mas o elemento comum é que eles são recorrentes e difíceis de controlar.

É importante ressaltar que o TOC mental é considerado uma forma de TOC e está incluído no espectro dos transtornos obsessivo-compulsivos. Embora a pessoa não realize compulsões visíveis, ela pode desenvolver estratégias mentais, como repetir certas palavras ou frases, contar mentalmente, rezar compulsivamente, buscar constantemente garantias ou fazer verificações internas para aliviar a ansiedade causada pelos pensamentos obsessivos.

O TOC mental pode causar sofrimento significativo e impactar negativamente a qualidade de vida da pessoa. É fundamental que a pessoa procure ajuda profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, para obter uma avaliação adequada e um tratamento adequado, que pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC) e, em alguns casos, medicação.

Um forte abraço!
Olá!
Sim, é o que chamamos de "TOC puro", mesmo que seja mais comum associar o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) a comportamentos repetitivos, como lavar as mãos várias vezes, verificar repetidamente se as portas estão trancadas, entre outros, o TOC também pode manifestar-se predominantemente com obsessões mentais.
Nesses casos, as obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos, são pensamentos automáticos e intrusivos.
Com um processo terapeutico você pode encontrar estratégias de enfrentamento para esse tipo de pensamentos intrusivos, até mesmo avaliar o tipo de pensamentos que tem surgido!

Espero que fique bem!
Oie! Esses pensamento podem ser caracterizados como intrusivos, mas é importante observar a frequência que isso vem acontecendo, porque pode ser um pensamento obsessivo. Observe: o quanto isso tem te afetado? Você é capaz de não pensar sobre? Consegue ficar em paz, caso não pense? O pensamento vem seguido de uma vontade pra realizar algum padrão de comportamento? Se atente à frequência e intensidade que isso vem acontecendo. A avaliação neuropsicológica pode te auxiliar a encontrar um diagnóstico ou te mostrar a ausência dele. A terapia cognitivo comportamental pode te ajudar a lidar com esses pensamentos. Não negligencie, busque ajuda profissional
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pode se manifestar como pensamentos intrusivos e persistentes, comumente conhecido como transtorno obsessivo-compulsivo. Nesse caso, não há obsessões visíveis, mas pensamentos indesejados repetidos invadem a mente de uma pessoa. Esses pensamentos têm uma grande variedade de conteúdo e podem ser negativos, preocupantes ou neutros.
O diagnóstico e o tratamento do TOC devem ser feitos por um profissional de saúde mental. Psicólogos e psiquiatras avaliam os sintomas, fornecem apoio e recomendam o tratamento adequado. Isso pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC) e, às vezes, medicamentos.
Bom dia, sim, o TOC pode vir desacompanhado de comportamentos repetitivos e rituais. O TOC mental são pensamentos obsessivos e intrusivos e esses pensamentos repetitivos também são sintomas e podem prejudicar a qualidade de vida da pessoa! um beijo!
Olá! Sim, o TOC pode ocorrer tanto, a princípio, a nível de pensamento, como também pode ser que ele se manisfeste em comportamentos, sem que necessariamente a pessoa perceba isso de forma clara. Tem-se utilizado na literatura o nome de "pensamentos intrusívos" para esse tipo de descrição que você comentou, o que pode gerar sentimentos como ansiedade, angústia, dentre outros. Se isso está impactando sua qualidade de vida, o recomendado e realizar psicoterapia e/ou acompanhamento medicamentoso com um psiquiatra. Um abraço!

Olá, tudo bem? Você tem o diagnóstico formulado por um profissional? O TOC é um transtorno complexo, e a procrastinação será uma das consequências dele, principalmente se ela está relacionada a traços de perfeccionismo na execução das tarefas, ou da falta de motivação. O comportamento de procrastinar vai muito além de uma falta de clareza e organização, ele é um comportamento de esquiva de uma situação aversiva, nesse caso será relevante conhecer as emoções que são acionadas ao iniciar uma rotina e os pensamentos associados. Recomendo buscar um profissional, pois é impossível avaliar a causa de uma dificuldade com base apenas em um recorte da sua experiência. Beijos!
Sim, é possível. Em alguns casos os comportamentos compulsivos são poucos ou até inexistentes.
Bom dia, estes pensamentos persistentes são chamados de obsessões que causam angustia e ansiedade. Os pensamentos intrusivos ocorrem mesmo que vc não queira pensar, eles invadem sua mente em qq momento e em diferentes ocasiões e não é brincadeira, pois desconcentra e bagunça a vida da pessoa. Vc fala que o seu não vem acompanhado dos rituais (compulsões), para aliviar as obsessões e que te causam mal - estar interferido na tua qualidade de vida. A primeira coisa a fazer é o diagnóstico preciso, para que se saiba se não vem acompanhado de outras comorbidades, na sequência busque uma psicoterapia, e acompanhamento medicamentoso. A psicoterapia , de preferência a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), com o tratamento medicamentoso costumam trazer bons resultados. Coloco-me à disposição para te ajudar.
Antes para que um paciente fosse diagnosticado com TOC teria que ter a obsessão seguida da compulsão. Atualmente com a nova versão dessas normas ter pensamentos obsessivos com rituais mentais configura também como TOC, sendo inclusive mais raro. Na terapia cognitivo-comportamental o tratamento consiste que a pessoa não procure neutralizar os pensamentos intrusivos já que isso reforça e alimenta esse funcionamento diante de estímulos incómodos. Suas obsessões não são realistas mas o paciente não consegue tirá-las da cabeça sem a ilusão que a compulsão oferece. Por isso é necessário expor o paciente ao estímulo que ele acredita que pode lhe causar algum dano para que comprove por ele mesmo que sem realizar a neutralização do pensamento aquilo que teme não acontece. O Tratamento geralmente ocorre acompanhado de medicação. Vale ressaltar que o diagnóstico deve ser realizado por um profissional e que o tratamento contribui com sua qualidade de vida. Espero ter ajudado, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!