Grandes traumas psicológicos que acarretam ansiedade e depressão por mais de mês podem acarretar pro

29 respostas
Grandes traumas psicológicos que acarretam ansiedade e depressão por mais de mês podem acarretar problemas físicos e abalar o sistema imunológico, como gânglios e outros?
Olá! Estudos ao longo dos anos têm demonstrado cada vez mais a existência de complexas interações entre os sistemas nervoso, endócrino e imune. A habilidade do sistema nervoso central (SNC) em modular o sistema imune tem sido extensamente investigada e estabelecida. Esta modulação é mediada por uma rede de sinais existentes na comunicação entre os três sistemas, os quais produzem mediadores biológicos que interagem e/ou afetam a resposta imunológica. Como conseqüência, há o desenvolvimento de enfermidades, como depressão, câncer e doenças inflamatórias crônicas, além de maior susceptibilidade a infecções causadas por microrganismos.
É muito importante procurar tratamento para lidar com esse tipo de trauma. Existe uma abordagem da psicologia chamada EMDR que foi criada especificamente para o tratamento de traumas. Há muitas pesquisas que comprovam a efetividade dessa modalidade de terapia para o tratamento de traumas. Busque em sua cidade um profissional que trabalhe com esta abordagem.
Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos.

A ansiedade e a depressão nos colocam em uma montanha russa de emoções, e isso faz com que o organismo libere hormônios de maneira descontrolada, afetando não só nossas células de defesa, como todas as funções orgânicas que desempenhamos. O Brainspotting é uma técnica eficaz para o tratamento de traumas e pode reverter este quadro.
Boa tarde. Procure saber o que significa o termo Psicossomática e procure o mais rápido possível um Psicólogo de Referencial Psicanalítico ou um Psicanalista.
Se possível faca psicoterapia Breve.
Olá! Se considerarmos que somos seres integrados a aspectos bio, psico, sócio, afetivos e espirituais e que somos seres relacionais, compreenderemos que nada está separado ou isolado em nós, que somos corpo, mente e espírito. Sendo assim podemos entender que uma doença pode afetar nossas emoções assim como as emoções podem afetar nosso corpo. Sabe quando levamos um susto e dispara o coração, falta ar, baixa a temperatura, ficamos pálidos e tremendo? Foi uma emoção que causou uma reação no organismo, então a partir daí podemos compreender que sim! Traumas psicológicos, emoções e sentimentos negativos, ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais podem afetar nosso organismo, muitos distúrbios e doenças tem origem de fundo emocional. Se você ainda não passou pela experiência de um processo psicoterápico sugiro experimentar , com certeza você terá ganhos significativos na sua saúde emocional e física. Espero ter ajudado! Grata.
O trauma pode gerar ansiedade e depressão, e acarreta a longo prazo problemas neurológicos pois o corpo vai somatizando tudo que o paciente sente e pensa, abalando sim o sistema imunológico devido a sobre carga gerada pelo trauma,procure um terapeuta da EMDR que irá te ajudar .
Sim, são conhwcidos como efeitos psicossomáticos. Se for so interesse procure uma terapia q melhor vc se identifique.
Att.
Eduardo
Certamente! Existem as doenças psicossomáticas, que é quando o nosso corpo somatiza nossas emoções (como no caso de depressão e ansiedade) e as manifesta em sintomas físicos, afetando nosso sistema imunológico.
Sofrimento emocional, Relacionamento, Questões comportamentais com filhos , Orientação profissional, Autoconhecimento e crescimento pessoal....

Estes são apenas alguns exemplos de situações onde pode ser vantajoso alguém procurar um psicólogo. Em praticamente qualquer questão existencial que mova uma pessoa a buscar ajuda para si pode haver benefícios no atendimento psicológico. Os traumas acarretados podem gerar transtornos , e por isso mais motivo de que a terapia seria bom.

Agende o seu atendimento pelo Whats psicologoceliomar, ou online
Faça Terapia, sua saúde mental merece o melhor.
É bastante possível que traumas emocionais que não sejam devidamente tratados, possam ter como resultado, alterações psicossomáticas, afetando a funcionalidade dos tecidos orgânicos. O sistema imunológico é bastante sensível a estas questões traumáticas. O TFT (Terapia do Campo do Pensamento) tem se mostrado muito eficiente para tratar traumas e sintomas psicossomáticos como esses aqui relatados. Procure um terapeuta TFT - Adv.
Sim, problemas emocionais que a gente tenta disfarçar, não tomar consciência e tentar deixar de lado podem sim se transformar em sintomas físicos ou psicossomáticos. É muito comum acontecer isso quando a pessoa não entra em contato com as suas próprias emoções, negando-as ou simplesmente não lhes dando a devida importância. Depois de algum tempo a pessoa começa a apresentar problemas físicos dos mais variados. gasta uma fortuna em médicos e remédios e nunca sara, pois as emoções que a perturbam não estão sendo elaboradas e a única válvula de escape de toda essa energia negativa são os sintomas físicos.
O tratamento psicoterápico é o mais indicado para esses casos. E durante um bom tempo.
sim Sim, são conhecidos como efeitos psicossomáticos.
Fazer uma psicoterapia vai te auxiliar , a terapia cognitivo comportamental é indicada é uma terapia voltada para o aqui agora,uma terapia estruturada e breve.
Se você não fala, o corpo fala por você! Somos constituídos por três pilares: corpo, mente e espírito. Se um dos pilares não está bem, o outro sente!
Faça psicoterapia.
Abraço!
Olá! Sua pergunta é muito importante, porque muitas pessoas ainda acreditam que mente e corpo são separados. E, na verdade, eles são interligados e se influenciam mutuamente. Ou seja, se algo não vai bem fisicamente isso afeta o emocional, e se existe um trauma ou sofrimento emocional o corpo apresentará sintomas, inclusive no sistema imunológico. O processo de psicoterapia contribuiria muito na superação do trauma e na sua qualidade de vida. Espero ter ajudado.
Quando temos emoções com as quais não sabemos lidar, ou que não procesamos corretamente, nosso corpo pode adoecer sim.
Nosso corpo é uma coisa só, o separamos para estudar, entender e cuidar, más na prática está tudo interligado.
Espero ter ajudado!
Boa trade.
As representações psíquicas, ou seja, experiências emocionais do indivíduo em seu contexto social, exercem um papel central no processo de somatização através de sintomas físicos, considerados sintomas de origem emocional. A alteração no estado emocional pode promover o aparecimento de doenças como: dor de cabeça – inclusive enxaqueca -, resfriados frequentes, asma, gastrite, dores no corpo sem causa aparente, problemas cardiorrespiratórios, ganho de peso, acometimento da pele por processos alérgicos entre outros. Depressão ou traumas na infância ou vida adulta podem se manifestar de varias formas quando não acompanhados e desenvolvido um tratamento com Psicólogo ou Psiquiatra.
Com certeza! A mente atuando no corpo, por isso, precisamos sempre de cuidarmos de nossa saúde mental. Os sintomas aparecem quando as nossas insatisfações estão enormes. È preciso fazer terapia, aprender um pouco de si/autoconhecimento e lidar com estes problemas! Procure terapia!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 220
Olá. Todas as experiências que temos ao longo da vida, combinadas com o temperamento, resultam em maneiras distintas de reagir diante de situações de conflito. Cada pessoa reage de uma maneira diferente, mas todos temos que encontrar formas de lidar com as questões que nos defrontamos durante nossa vida. Tudo que afeta o psíquico afeta o corpo. A análise é uma possibilidade de lidar com situações específicas, mas tem efeitos mais amplos que permitem que a pessoa possa reconhecer, aprender, reconduzir e ter mais e melhores recursos para agir em novas experiências.
Olá.
Com certeza.
Está provado que mente e corpo não se separa, então o organismo é totalmente influenciado pelas nossas emoções.
Pensando nisto, é de fundamental importância a busca por terapia.
A psicoterapia é uma grande aliada no processo de intervenção em situações como essa, bem como a busca de um médico clinico geral é preciso.
Abraços!
Sim, é muito comum que pessoas que passam por traumas e conflitos dolorosos somatizem e transforme sua dor emocional em dor e doença física.
Procure ajuda médica e psicológica

Abçs
Olá. Sim, nosso corpo atua em conjunto. Primeiro procure um médico para descartar possíveis problemas físicos e também procure um psicólogo para fazer terapia. Ansiedade e depressão devem ser tratadas. Boa sorte. Atenciosamente
Olá, boa tarde. A ansiedade e a depressão são doenças que vem acompanhadas por outros sintomas físicos. É muito importante que você busque uma ajuda psicológica e psiquiátrica. Essas doenças pedem um atendimento multidisciplinar, por isso, serão necessário ambos os profissionais que citei a cima. Espero ter ajudado, fique bem!
Existem doenças psicossomáticas, que o corpo reage através das emoções (como na depressão e ansiedade) e as manifesta em sintomas físicos, afetando nosso sistema imunológico.
O importante é procurar ajuda de especialistas.
Att: Kenia Domerasky
Sim. Sem sombra de dúvida, no entanto, esse "acarretar" pode variar de caso para caso. As emoções geradas por traumas ou não, não nos move apenas internamente, elas podem ativar o nosso corpo e o levar a um estado de tensão, gerando o adoecimento.
Podem sim, possivelmente você esteja falando de um Transtorno de Estresse pós traumático, que entre outras consequências emocionais podem acarretar sintomas físicos, como esses que você mencionou. A Psicossomática é uma área da Psicologia que pode te dar algumas explicações de como esse processo ocorre. Se possível procure ajuda médica e psicológica, profissionais que podem te ajudar a entender e passar por esses traumas.
Olá! Os traumas psicológicos afetam todo o funcionamento do nosso organismo, desequilibra as reações químicas de nossas células e isso trará consequências físicas, ou seja, doenças e sintomas. Somos seres integrais, e o que está no corpo afeta a mente e o que está na mente afeta o corpo. O Brainspotting é um método com foco no corpo - cérebro, que auxilia a indentificar as "cápsulas" de traumas e pode diminuir, ou até mesmo, remir os sintomas.
Olá, bom dia. É muito importante compreendermos que mente e corpo se unem em uma única "morada", assim possuem a capacidade de influenciarem-se mutualmente. Traumas, independente do tempo que ocorreram, podem influenciar diretamente em nosso corpo, não depende em todos os momentos de quantos anos dura e sim da dor que nos causou, do tanto que isso nos abalou, não há réguas para o sofrimento. O que é certo e indubidável é sua influencia sob o organismo. Por isso procure a ajuda de um psicólogo, você não precisa lhe dar com traumas, ansiedade e depressão sozinho.
Hoje já é comprovado cientificamente como a ansiedade e depressão afetam todo nosso sistema imunológico e inclusive gerando doenças físicas. Tem diferentes abordagens, mas a linha cognitiva comportamental, terapia regressiva e EMDR, dentro de terapia breve, podem te ajudar imensamente!
Olá. Traumas psicológicos podem sim apresentar efeitos no nosso corpo, sendo esse fenômeno conhecido na psicanálise como psicossomática.

De forma sucinta, o trauma é visto como um excesso para nossa mente em que esse conteúdo tão difícil é reprimido para nosso inconsciente, isto é, nós tentamos esquecer desse momento. No entanto, esse conteúdo traumático nunca é esquecido por completo pois ele tenta voltar à nossa consciência e para isso, tenta passar pelas nossas defesas de alguma forma. Dentro das diversas maneiras, o trauma pode se manifestar através do nosso corpo físico, tentando dar descarga dessa energia que tenta retornar para a consciência.

A análise ou uma psicoterapia de orientação psicanalítica pode auxiliar na exploração desses sintomas que aparecem no corpo mas que estão relacionados ao campo mental, procurando entender junto com você a elaborar os seus significados e suas origens. É também importante passar por um acompanhamento com outros profissionais da saúde como um imunologista, hematologista e psiquiatra para se obter um maior panorama dessas manifestações. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: - R$ 150
Olá. Sim; qualquer tipo de estresse ao organismo (e o trauma é um estressor psicossocial) pode alterar o sistema imunológico e gerar uma imunodeficiência tornando a pessoa mais suscetivel a doenças. Quando estamos sob estresse o nosso organismo secreta hormônios que alteram o sistema imunológico. Entretanto é importante que você procure um médico para descartar qualquer outra condição. Abraço.