Guardadas as devidas peculiaridades que a depressão causa em cada indivíduo, quando é importante a

12 respostas
Guardadas as devidas peculiaridades que a depressão causa em cada indivíduo, quando é importante a introdução de psico-fámacos e quando apenas a psicoterapia será capaz de devolver a lucidez e vida "normal" ao sujeito?
Boa noite. O transtorno de humor, seja ele ansioso ou depressivo, tem de fato variados níveis e maneiras de manifestar-se. O tratamento envolve psicoterapia, adoção de mecanismos de compensação (as chamadas válvulas de escape: atividade física, técnicas de relaxamento, acupuntura, ....) e abordagem farmacológica. A combinação de um ou todas as maneiras de tratamento vão depender da intensidade dos sintomas e do prejuízo na qualidade de vida que o transtorno de humor representa.

Olá! A literatura mostra que a associação medicamentosa e a psicoterapia são atualmente as ferramentas mais eficientes no tratamento da depressão, visto que é uma doença séria que envolve diversos fatores, desde a biologia do sujeito, o meio ambiente, entre outros. Afinal, medicação sozinha não muda comportamento e somente a terapia não é capaz de estabilizar casos graves onde é necessário a intervenção farmacológica. Espero ter ajudado! Um abraço!
Prezada (o), boa tarde. Seu questionamento ganha força em alguns campos. É válido ressaltar que as pontuações aqui feitas são de caráter explicativo, deve-se procurar um profissional em lócus para assim avaliar, de forma mais aprofundada suas demandas. Os sintomas depressivos, encontram em cada sujeito formas bem singulares de se manifestarem. A intensidade dos sintomas, a continuidade e como ele está afetando a vida do sujeito (trabalho, relações, estudos, alimentação, higiene pessoal, lazer, sua rotina), são alguns critérios utilizados. Eles também servem para se avaliar o estado psíquico, a utilização ou não de medicamentos, assim como sua continuidade e/ou desmame. Em todos os casos, o acompanhamento psicoterapêutico é importante, pois oportuniza um lugar para se vivenciar e compartilhar o sofrimento, assim como trabalhar e cuidar dele, conjuntamente com um profissional especializado em saúde mental. Atenciosamente, Wellington Albuquerque.
Medicação e psicoterapia ocorrem juntas, quando são guardadas as devidas peculiaridades da história de vida da pessoa. A sua pergunta é a própria resposta. Por isto o atendimento direto com médico e psicólogo é importante para um tratamento que conduza para a lucidez.
É importante esclarecer que nenhuma psicoterapia ou intervenção medicamentosa possui a capacidade de restituir a "lucidez" de nenhum sujeito a não ser que o debate ocorra dentro de algum parâmetro do que seria a normalidade e patologia em algum ideal preestabelecido. Com isso não estou desconsiderando a gravidade dos sintomas depressivos. Apenas chamo atenção para o fato de que em algumas situações os sintomas devem ser interpretados como uma forma de "dizer" sobre o sujeito e, portanto, há que se ter cuidado em não silenciá-los com intervenções medicamentosas feitas apressadamente e indistintamente. Há portanto, que se considerar na direção da cura, a singularidade de cada caso e o cuidado ético que deve existir num trabalho interdisciplinar no sentido de avaliar a necessidade ou não é em que momento as intervenções medicamentosas e psicoterapêuticas devem em cada caso ser adotadas.
Os Transtornos de Humor, como as Depressões e a Ansiedade, são muito frequentes na sociedade atual, haja vista a quantidade de tarefas e expectativas exigidas no trabalho, na família e nos relacionamentos interpessoais.
Psicoterapia e atividade física (prazerosa) são muito impostantes. A necessidade de medicação ocorre de acordo com a intensidade da Depressão ou Ansiedade, assim como, quando o Transtorno incapacita o indivíduo de trabalhar e ou sustentar relações sociais.
Quando haja um maior comprometimento das atividades diárias do indivíduo vale a pena medicar, pois a melhora dos sintomas será atingida mais rapidamente.
Até há algum tempo atrás, alguns guidelines consideravam o tratamento psicólogo como monoterapia para casos leves de Transtorno Depressivo Maior. A partir de moderado a Severo, já indicavam a introdução de um psicofármaco associado à terapia como mandatório.
Mais recentemente, os guidelines mais modernos têm indicado o tratamento psicofarmacológico junto com a terapia psicológica desde casos mais leves.
O que faz todo sentido. Temos entendido que a depressão é uma doença do corpo todo, com características inflamatórias e etc. Então, uma vez diagnosticada, pq não tratar o mais precocemente possível, enquanto ainda está mais fácil de se resolver?
Por exemplo, uma pessoa com hipertensão arterial ou diabetes, mesmo que leve, deixaríamos de tratar? De jeito nenhum. Então o raciocínio é semelhante. Lembrando sempre que: tratamento farmacológico mais psicoterapia é sempre o mais indicado e o que mostra melhores resultados. Att,
Olá, a introdução de medicanentos será necessária dependendo dos sintomas que a pessoa apresenta. Queixas como dificuldade para realizar a higiene pessoal (tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos), dificuldade para fazer tarefas simples do dia-a-dia (arrumar a casa, trabalhar, sair da cama) forem frequentes é indicado procurar um psiquiatra para as devidas providências. Além da perda do apetite ou excesso dela.
A psicoterapia auxilia na melhora desse quadro. Acredito que com essas duas frentes de trabalho a pessoa possa ter uma boa qualidade de vida. Espero que ajude.
Praticamente falando, quando a depressão estiver te causando prejuízos, como não ir pra terapia ou trabalho, ou seja, de alguma forma fazendo com que você funcione menos, e se sinta mal por isso se cobrando mais. Junto com o psicoterapeuta esse momento pode ser traçado, e caso não tenha um, é interessante começar com esse processo, assim como se estiver se sentindo muito mal, procurar um psiquiatra. Às ordens.
Em minha opinião, a opção por medicamentos ocorre quando a pessoa tem seus hábitos e rotinas comprometidos, quando ocorre uma perda importante da qualidade de vida e os sintomas se tornam incapacitantes. Tudo isso precisa ser avaliado, analisado e uma decisão em conjunto deve ser tomada. A medicação é uma aliada a psicoterapia, pensamos como um todo, no restabelecimento de suas capacidades. A psicoterapia passa a ser melhor absorvida, melhor aproveitada.
No entanto quando não existe perdas importantes e o problema é pontual, pode-se tentar a psicoterapia como única escolha.
Olá. Bom dia! Os transtornos depressivos são classificados de diversas formas. Eles vão dos mais graves aos mais simples. É preciso entender o prejuízo que ele traz para o indivíduo, para aí sim mensurar sua intensidade. Medicamentos quando combinados com psicoterapia apresentam resultados muito mais expressivos, pois não basta tomar um medicamento que atue no seu cérebro, é preciso uma mudança comportamental.