Ha algum tratamento para quem sofre de Apeirofobia ( medo do infinito e da eternidade )?

27 respostas
Ha algum tratamento para quem sofre de Apeirofobia ( medo do infinito e da eternidade )?
Olá! Apeirofobia, assim como outras fobias específicas, pode ser tratada na terapia. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a entender como foi feito o condicionamento do medo, trabalhar questões cognitivas envolvidas e exposição ao objeto ou situação temida para que haja habituação. Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode entrar em contato.

Olá. Tudo bem?
Sim, em psicoterapia trata-se medos de objetos variados. O medo é um sentimento que ocasiona o comportamento de afastamento e de esquiva do objeto temido. É importante compreender a associação construída ao perceber a vastidão e isso se faz com investigação de si mesmo. Caso não consiga realizar isso por sozinho não hesite em procurar um profissional da psicologia que lhe inspire confiança. Não se acomode com o incômodo.
Um abraço.
Os transtornos fóbicos costumam ser tratados com psicoterapia e quando necessário, acompanhamento de um psiquiatra para tratamento medicamentoso em conjunto.
A terapia cognitivo comportamental costuma ser bem eficaz no tratamento das fobias.
Dentro da visão da psicologia analítica, é possível através da teoria da complementaridade equilibrar polaridades tão opostas: o medo/fobia por um lado como uma expressão de crenças limitantes e condicionamentos aprendidos e o "infinito" como aspecto simbólico do "sem limites" que um indivíduo pode vivenciar diante do desconhecido. Isso pode ser vivido através da integração da personalidade e à Totalidade do Ser. Visto como um processo neurótico, a fobia pode trazer chaves importantes e valiosas para o crescimento psicológico, pois revela núcleos que estão bloqueados e que quando liberados, trazem grande sentimento de liberdade e alegria de viver. A psicoterapia pode trazer luz e compreensão assim como ferramentas para lidar com essa fobia. Espero ter ajudado, e que você encontre um bom profissional que o ajude a caminhar na direção do seu equilíbrio. Muito boa sorte!
Sim, é possível você trabalhar isso na terapia. O mais indicado no seu caso, é procurar uma Psicóloga (o) da abordagem: Terapia Cognitivo Comportamental, pois essa abordagem trabalha justamente as Questões cognitivas, os pensamentos, que é justamente essa a sua queixa: medo do infinito e da eternidade.
Sim, recomendo sem dúvidas a terapia EMDR.
Ola! Sim, existe tratamentos. A psicanálise é um bom caminho. Procure por um psicanalista!
Olá. Tratamento de fobias é feito por psicólogo e/ou psiquiatra. Procure ajuda. Atenciosamente.
Olá! Fobias em gerais podem ser superadas com tratamento psicoterapêutico, ou seja, com a ajuda de um psicólogo. O tratamento também pode ser associado ao serviço de psiquiatria.
Abraços.
Interessante você pensar sobre infinito e eternidade. São coisas que a gente não consegue apreender com os sentidos, só imaginar. Se isto tem tomado sua mente, seria interessante conversar com alguém que não te insira num quadro fóbico e nem te olhe como doente mas que te ajude a compreender qual é a sua demanda, o que você está buscando. Medo e desejo são duas faces da mesma moeda.
Olá! Fobias são trabalhadas com êxito na Terapia Cognitiva Comportamental. Trabalhando suas lembranças, crenças e medos, buscando sempre um bem estar maior para o paciente. Dependendo da demanda do paciente , as vezes é necessário o acompanhamento de um psiquiatra para receitar algum ansiolítico e de acordo com o tratamento psicoterápico ir diminuindo a dosagem da medicação. Espero ter ajudado. Um abraço
Esse medo remete ao medo do desconhecido, daquilo que não podemos prever nem controlar. Medo esse que tiveram suas raizes na história do sujeito, portante é possível buscar entender a origem desse medo que muitas vezes tem sua origem na forma como o sujeito foi cuidado.
Oi! Eu precisaria ouvir mais você falando sobre isso... Por exemplo, para além do que é colocado como um diagnóstico, o que é para você ter medo do infinito e da eternidade? A partir daí, durante um processo psicanalítico, poderíamos buscar algumas possibilidades para o entendimento de tal sintoma. Vale ressaltar que a psicanálise é a clínica do um a um.
Olá. Confesso que o termo é novo pra mim, mas é realmente difícil acompanhar todo o catálogo de fobias que aumenta a cada dia que passa. As pessoas sofrem de diversas formas e por motivos muito singulares, então não vou me apegar à fobia, mas naquilo que ela tem de efeito sobre você: o medo do infinito e da eternidade. Só de ler isso já se sabe de antemão que estamos falando muito mais de uma questão existencial e cosmológica do que de um reducionismo ao orgânico de uma doença mental. Qual a origem de tudo? Para onde as coisas vão? De onde vim e para onde vou? Todos os grandes filósofos e pensadores se fizeram essas questões ao menos uma vez na vida. Meu conselho para você é que se permita falar sobre isso, conversar com alguém que lhe inspire confiança e que saiba que vai te escutar de verdade. Um grande amigo, uma pessoa sábia que você conheça ou mesmo um bom psicólogo são muito bem indicados para servirem de interlocutores dessa angustia. São enigmas como esse que nos instigam a ir além. Trate com respeito e seriedade suas dores e preocupações, elas podem ser guias para encontros e acontecimentos incríveis em sua vida. Grande abraço!
Olá. O psicólogo é o profissional indicado para acolher as fobias específicas, em alguns casos é necessário também um acompanhamento de um psiquiatra.
O sofrimento provocado pelas fobias merece um olhar de cuidado.
Não deixe de procurar ajuda.
Olá! Sim, fobias em geral podem ser tratadas com acompanhamento psicológico e psiquiátrico a depender do sofrimento e do impacto que isso tem na vida da pessoa. Recomendo a abordagem análise do comportamento.
Em terapia você terá a chance de escutar a si mesmo, as suas angústias. O trabalho de análise permite, não só, a compreensão da origem de suas fobias e medos mas também ajuda na criação de novos sentidos e novas possibilidades de ver a vida.
Olá
Sim, ao realizar tratamento a sua narrativa tenderá a contornar as questões relativas ao teu sintoma e contribuirá que seja redimensionado. A psicanálise pode ajudar muito nisto.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Bom dia!!! A minha sugestão é um Tratamento Psicológico com Psicólogo e um trabalho de Constelação Familiar. Ambos possibilitarão um mergulho no autoconhecimento e no desenvolvimento humano e com isso um melhor entendimento destes sintomas.
Olá. Com certeza a psicoterapia pode lhe ajudar a compreender melhor estes medos, de forma a ter mais qualidade de vida no aqui e agora. Se sentir que posso contribuir em seu processo, estou à disposição. E lembre-se... É preciso não se acostumar com o incômodo. Abraços!
Olá. Toda fobia consciente, no seu caso a Apeirofobia, está associada a conflitos e angústias inconscientes. Caso você escolha tratar exclusivamente a fobia consciente, provavelmente esses conflitos e angústias inconscientes retornarão de outro modo, buscando expressão através de outro tipo de sintoma. Assim, é necessário compreendê-los em sua origem. A Psicanálise e/ou a Psicoterapia psicanalítica pode lhe ajudar nesse sentido.
Olá! Antes de tudo acho importante esclarecer que qualquer fobia é classificada como um transtorno de ansiedade, de acordo com o Manual de Doenças Mentais (DSM-5), utilizado pelos profissionais da Psicologia e Psiquiatria. Quem tem uma fobia sofre de um temor inexplicável de algo, e faz de tudo para se livrar dele, com a intenção de sentir alívio do grande mal-estar causado pelas situações aversivas. Com a Apeirofobia não é diferente! Pensamentos sobre o infinito é o gatilho perfeito para desencadear uma crise de ansiedade, causando até vertigens. Imagina o quanto é doloroso não poder usufruir de coisas tão prazerosas e lindas como o mar, por exemplo! A Terapia Cognitivo Comportamental, juntamente com a Terapia do Esquema podem ser grandes aliadas no alívio dessas angústias, através de um plano terapêutico adequado. Saliento que nesses casos o tratamento combinado (Psicólogo e Psiquiatra) é o mais indicado. Espero ter ajudado!
Em geral, para as fobias em geral, que estão relacionadas a transtornos de ansiedade, o ideal é que faça terapia, as Terapias Cognitivo Comportamental, vem mostrado bons resultados em casos de ansiedade.
O tratamento é por meio de psicoterapia.
Olá! O tratamento de fobias específicas, conforme marcado pela Sociedade de Psicologia Clínica (APA), é baseado principalmente em duas técnicas de intervenção: expor a pessoa ao seu elemento temido para se acostumar ao estímulo fóbico e eliminar seus pensamentos irracionais sobre seus medos e técnicas de relaxamento e de modificação de pensamentos irracionais que não desapareceram durante a terapia de exposição. Deixo de presente uma reflexão... "Coragem não é a ausência do medo, mas a decisão de que algo é mais importante que o medo." A psicologia pode te ajudar sim! Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Tratamentos de fobias - R$ 140
Psicoterapia.
O tratamento adequado é psicoterapia! Por meio do autoconhecimento você pode entender melhor essas questões. Um abraço!