Me ajudem! Vou a um evento esse final de semana e estou com medo de ter uma crise de pânico lá, fico

33 respostas
Me ajudem! Vou a um evento esse final de semana e estou com medo de ter uma crise de pânico lá, fico com muita hiperventilação quando estou assim. Tomar banho de piscina pode ajudar a diminuir a crise ? Lá vai ter uma e gostaria de saber se ajuda.
Tomar um banho de piscina pode ajudar a diminuir a ansiedade, especialmente se você se sentir confortável na água.

Além disso, técnicas de respiração abdominal podem ser muito úteis para controlar a hiperventilação. Lembre-se de respirar lentamente e profundamente e de forma controlada, concentrando-se em exalar completamente o ar bem devagar.

Além disso, respirar em um saco de pão com a boca e o nariz juntos, vão aliviar os sintomas durante uma crise de pânico.

É importante também, gerenciamento da ansiedade de forma preventiva, com técnicas de respiração e terapêuticas para não chegar a ter crises.

Se a ansiedade persistir, busque auxilio de um profissional de saúde mental.

Boa sorte

Olá!
Sim, o banho de piscina pode ajudar. A temperatura da água ajuda na regulação emocional, isso pode ser usado em casa com um banho no seu chuveiro também. As técnicas de respiração ensinadas pelo colega são até mais recomendadas.

Contudo, pelo que falou, entendi que essas crises são recorrentes. Sendo assim, o melhor a ser feito é buscar ajuda profissional, para lidar melhor com o que está gerando esse desconforto e também para aprender estratégias que você se adeque bem.
Mais importante que buscar estas receitas na internet, é buscar ajuda, hoje o gatilho pode ser o evento, amanhã outra coisa, existem diversas técnicas que podem te ajudar a enfrentar esta situação, então avalie a possibilidade de buscar ajuda.
Essa é uma pergunta um tanto pessoal e com uma resposta nada objetiva, nesse momento só você vai saber quais podem ser os possíveis efeitos de estar na piscina para esse cenário, com quem você vai estar, se é um ambiente conhecido para você, e quais estratégias você pode encontrar para contornar essa situação. Mais importante, procure um acompanhamento para se cuidar e não apenas remediar uma situação.
Olá, sobre o banho de piscina não sei qual o efeito dele para você, geralmente traz um efeito apaziguador para seu corpo? Se a resposta for sim siga com a sua idéia. Destaco a importância de você escutar que medo é esse que te atravessa antes desse evento. O que você está pensando que pode acontecer? Como imagina que vai se sentir lá? Essas crises que você citou acontecem em contextos parecidos? Estou respondendo com algumas perguntas porque ainda que você experimente a crise de pânico, tal como algumas pessoas, o sentido e as formas de enfrentamento demandam sempre uma compreensão da sua singularidade. Boa sorte e se cuide!
Olá. Depende da sua relação com água e também do contexto. Se você já entendeu de banho de piscina te ajuda, pode ser uma boa opção. Além disso, exercícios de respiração e de voltar a atenção para o presente ajudam em momentos de crise. Vale lembrar que para lidar de forma efetiva com crises de ansiedade é preciso fazer psicoterapia. Abraço.
O banho de piscina pode ajudar, sim! Especialmente se a água estiver gelada. Contudo, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas de forma discreta ou até com alguém de sua confiança te acompanhando, para auxiliar no processo de regulação emocional, como a respiração diafragmática e o relaxamento muscular progressivo. No entanto, o ideal é que algum profissional possa te instruir sobre essas técnicas antes de colocá-las em prática, priorizando também treiná-las em um ambiente seguro e confortável em um momento calmo, antes de utilizá-las em momentos de crise.
No entanto, as técnicas possuem um caráter mais imediato e emergencial, é importantíssimo realizar um acompanhamento para a inoculação do estresse e investigação de possíveis padrões de pensamento que podem gerar e/ou perpetuar a ansiedade.
Olá, isso é próprio de quem sofre de crises de pânico, ter medo do próprio medo, pois ela pode desencadear de uma hora para outra! O que os colegas falaram, sobre técnicas para amenizar, são válidas, mas para que o tratamento possa ter efeito, seria necessário uma avaliação psiquiátrica, com medicação e terapia!
Legal se perceber em que momento ela ocorre, pois, pela minha experiência clínica, podem existir gatilhos que disparam a ansiedade e, consequentemente, a crise pânico!
Quanto a piscina, mergulhar, ter contato com a água, acredito que ajude a relaxar!
Qualquer dúvida, estou à disposição!
Boa noite! A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de tratamento psicoterapêutico que se concentra na relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Quando aplicada à compreensão e tratamento de crises de pânico, a TCC procura identificar e modificar os padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a ocorrência e persistência dos ataques de pânico. A crise de pânico é um episódio intenso de medo e desconforto agudo que pode incluir sintomas físicos, como palpitações cardíacas, dificuldade para respirar, tontura, tremores e sensações de desrealização (sentimento de estar fora da realidade) ou despersonalização (sentimento de estar separado de si mesmo). É geralmente acompanhada por pensamentos catastróficos, como a ideia de que a pessoa está prestes a morrer, enlouquecer ou perder o controle. A TCC reconhece que o pensamento desadaptativo desempenha um papel significativo na geração e perpetuação das crises de pânico. Esses pensamentos são muitas vezes automáticos, rápidos e irracionais, e acredita-se que eles desencadeiam reações de ansiedade no corpo. Por exemplo, alguém pode ter o pensamento "Estou ficando tonto. Isso significa que estou tendo um ataque cardíaco" durante um ataque de pânico, o que leva a um aumento na ansiedade e nos sintomas físicos relacionados. Através da TCC, os terapeutas trabalham com os pacientes para identificar e desafiar esses pensamentos desadaptativos. Eles podem ajudar os pacientes a explorar a evidência que apoia ou contradiz esses pensamentos e a desenvolver pensamentos alternativos mais realistas e adaptativos. Por exemplo, o paciente pode ser ajudado a entender que a tontura durante um ataque de pânico é causada principalmente por hiperventilação e não indica uma ameaça iminente à vida. Além da modificação dos pensamentos, a TCC também se concentra na exposição gradual e sistemática aos gatilhos que desencadeiam os ataques de pânico. Isso permite que os pacientes aprendam a enfrentar seus medos ao enfrentá-los diretamente, levando assim à redução do medo e da ansiedade associados. A terapia cognitivo-comportamental é um tratamento eficaz para a crise de pânico, fornecendo ao paciente ferramentas e estratégias para lidar com seus pensamentos e sintomas de maneira mais adaptativa. Ao modificar padrões de pensamento disfuncionais e lidar com as respostas de ansiedade fisiológica, a TCC pode ajudar a reduzir a frequência e a gravidade dos ataques de pânico, e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
Olá,
O contato com a água te acalma ? Se a resposta for sim então continue a usar desse artifício para alívio, porém mais do que isso é necessário tratar a raiz de seu problema. Quais são seus receios ao estar em público? Leve isso em consideração.
A prática da respiração relaxada, meditação também podem ajudar.
Olá! para esse evento sugiro que siga as orientações dos meus colegas psicólogos, porém será apenas um paliativo se você não buscar ajuda especializada e realmente trabalhar essa questão, que se não tratada tende a recorrência e aí sim, te atrapalhar muito nas suas rotinas e os momentos que que poderiam ser prazerosos se tornarem em grandes desafios de sobrevivência. Com técnicas específicas da Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia do Esquema você conseguirá ter o controle dessas emoções instáveis e não mais se preocupar tanto com elas, uma vez que aprenderá habilidades novas e terá bons recursos para lidar com as crises de pânico.
Sou experiente nesse tratamento e atuo nas duas abordagens citadas.
Estarei à disposição!
Olá. Sim, a piscina pode ajudar você a relaxar. Seria legal também nessa viagem, você procurar fazer coisas que goste, e que queria fazer, sempre em busca do seu bem estar, para que fique mais calma. A respiração e meditação porem ajudar a relaxar seus pensamentos, amenizando sua ansiedade, também tem os exercícios físicos, se tiver algum tempo para eles, seria interessante. Caso você não faça terapia, é importante realizar um acompanhamento, para ajuda-la a lidar com esses sintomas, melhorando sua qualidade de vida.
Qualquer duvida, estou a disposição.
Olá! Entendo que seja necessário compreender melhor o porquê desse receio por uma crise de pânico. A crise de pânico pode ser chamada também como crise de angústia. Do que é que você tem receio que possa te angustiar nesse evento? Você costuma sentir crises de pânico com recorrência? Como são as suas crises? Pois para cada um é de uma forma. É preciso entender os seus sentimentos singulares a respeito disso para entender as causas. Por isso também que não é possível falar sobre soluções generalistas. Um banho de piscina pode funcionar para algumas pessoas para conter algumas sensações, mas não para todas. E isso é uma estratégia pontual para lidar com a sensação, mas não a resolução do problema, pois para isto, é necessário que você fale sobre essas crises, sobre o que te angustia, para que seja possível entender esse seu sentimento e elaborar formas de lidar com ele! Pense que essas sensações físicas são apenas a ponta do iceberg e que não adianta tentar resolver apenas ela, pois há muito mais coisas internas para serem trabalhadas!
É compreensível que você esteja preocupado com a possibilidade de ter uma crise de pânico durante o evento. A hiperventilação é um sintoma comum durante as crises de pânico, e pode ser útil ter estratégias para lidar com isso. Tomar banho de piscina pode ajudar a diminuir uma crise de pânico para algumas pessoas, mas é importante lembrar que o que funciona pode variar de pessoa para pessoa. Lembrando que é importante consultar um profissional de saúde mental para obter orientação e apoio específicos para lidar com crises de pânico e ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Compreendo a sua preocupação e o medo de ter uma crise de pânico durante o evento. A experiência de uma crise de pânico pode ser extremamente desconfortável, e é natural procurar maneiras de se sentir mais tranquila.

Tomar um banho de piscina pode, de fato, ajudar a acalmar os sintomas de ansiedade e diminuir a hiperventilação para algumas pessoas. A água fria pode estimular uma resposta de relaxamento no corpo e ajudar a reduzir a sensação de tensão. Além disso, a imersão na água pode desviar a atenção do foco excessivo nos sintomas de ansiedade, proporcionando um alívio temporário.

No entanto, é importante notar que o efeito de um banho de piscina pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem encontrar alívio significativo, enquanto outras podem não experimentar o mesmo benefício. Portanto, não há garantia de que um banho de piscina irá eliminar completamente uma crise de pânico.

Além disso, o tratamento e a gestão de crises de pânico geralmente envolvem estratégias mais abrangentes, como técnicas de respiração, mindfulness, terapia cognitivo-comportamental (TCC), e em alguns casos, medicação prescrita por um profissional de saúde mental.

Se você tem um histórico de crises de pânico ou ansiedade significativa, é altamente recomendável que você discuta essas preocupações com um profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-la a desenvolver um plano de enfrentamento personalizado e oferecer estratégias eficazes para gerenciar a ansiedade durante o evento e em outras situações desafiadoras.

Lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada, e buscar apoio profissional pode ser uma etapa crucial para lidar com a ansiedade e as crises de pânico de maneira eficaz.
Olá! É muito importante buscar um auxílio profissional para o tratamento de crises de ansiedade. Não se pode orientá-lo(a) sem conhecer seu contexto. Não deixe de buscar um profissional especializado. Espero tê-lo(a) ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Tomar banho de piscina pode ajudar a diminuir a crise para algumas pessoas, pois a água fria pode ajudar a reduzir a ansiedade e a excitação do corpo. No entanto, não é garantido que isso funcione para todos. Além disso, se você não se sentir confortável em nadar ou estiver em um ambiente barulhento.

Se você estiver preocupado com a possibilidade de ter uma crise de pânico durante o evento, é importante ter um plano de ação. Você pode considerar conversar com um profissional de saúde mental para desenvolver esse plano. Algumas estratégias que ajudam podem incluir técnicas de respiração profunda, meditação, foco na atenção plena e relaxamento muscular progressivo.

Espero que isso ajude! Lembre-se de que é normal sentir ansiedade e que existem estratégias eficazes para lidar com isso.
Ideal que procure ajuda profissional para que sejam aprendidas formas de manejar a ansiedade e evitar crises de pânico. Pensamentos e crenças disfuncionais estão associados a forma que lidamos e interpretamos as situações.
Olá, se você se sente bem em contato com a água, pode ser que te alivie estar em contato com ela, no entanto, para tratamento dos sintomas de ansiedade e crise de pânico é necessário ajuda de um psiquiatra e psicoterapia. Melhoras. Fico a disposição.
Você gostando de água e piscina pode ser bom sim. Mas isso já indicação para você adentrar num processo de psicoterapia. Vamos?
Boa tarde! Tente pesquisar no youtube mesmo algumas "técnicas de respiração" que podem te ajudar. Porem, se isso for recorrente... recomendo que procure auxilio de um profissional depois desse evento. Abraço!
Olá.. Primeiramente, é importante observar se essas crises são recorrentes, desde quando vem acontecendo e quais são os gatilhos. Existem muitas técnicas, exercícios de respiração, que podem ajudar em momentos de crise. Mas é de suma importância que você busque ajuda profissional para essa sua questão, para que seja conduzido um tratamento adequado e funcional. Fico a disposição caso precise.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da síndrome do pânico
Vamos lá, o banho de piscina pode sim ajudar. Porém é fundamental que você trabalhe esse pânico profundamente, entendendo a origem e os momentos que isso se agrava.
A partir disso, você pode ir trabalhando gradativamente nesses eventos estressores, para que não se sinta mais tão apavorado quando estiver em outros momentos.
Olá, como tem passado?
Quanto às crises, pode ser interessante procurar ajuda psicológica para que você inicie um processo terapêutico e chegue a solucionar tais sofrimentos, pensar o que te angustia, quanto te angustia, como te angustia, o que te angustia e elaborar melhor essas questões.
Banho de piscina e técnicas de respiração podem ser interessantes, não para todas as pessoas, mas não resolvem problemas, amenizam sintomas, o mais interessante é poder falar e se escutar para encontrar as causas desse sofrimento.
Espero ter ajudado.
Ola, bom dia! Se estar na piscina é algo que goste, te ajudará sim. Além de realizar técnicas de respiração, foco no aqui agora e não em suas reações fisiológicas. Mas mais do que utilizar técnicas, é necessário realizar um acompanhamento psicológico para compreender melhor sobre a origem desta fobia social/ ansiedade e tratá-la.
Me coloco a disposição, @psiluanamarys
Olá! Tomar um banho de piscina pode ajudar algumas pessoas a se acalmarem, especialmente porque a água fria pode ter um efeito relaxante no corpo. No entanto, não existe uma solução única para todos quando se trata de crises de pânico. O que pode ajudar uma pessoa pode não ajudar outra.

Se você está preocupado com a possibilidade de ter uma crise de pânico durante o evento, é importante considerar algumas estratégias para lidar com a ansiedade:

Respiração Profunda: Praticar técnicas de respiração profunda pode ajudar a controlar a hiperventilação. Inspire lentamente pelo nariz, segure a respiração por alguns segundos e expire lentamente pela boca.

Mindfulness e Meditação: A prática regular de mindfulness e meditação pode ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de calma.

Visualização: Imagine-se no evento, sentindo-se calmo e confiante. Visualizar uma situação positiva pode ajudar a reduzir a ansiedade.

Evite Cafeína e Estimulantes: Evite consumir cafeína e outros estimulantes que podem aumentar a ansiedade.

Fale com um Profissional: Se você está frequentemente enfrentando crises de pânico, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem oferecer técnicas de enfrentamento específicas e, se necessário, discutir opções de tratamento
olá, como você está? Sinto muito pelo o que está passando. A natação pode ajudar a gerenciar a ansiedade, pois promove a liberação de endorfinas, que melhoram o humor. No entanto, se sentir sinais de um ataque de pânico enquanto nada, como hiperventilação, tente flutuar de costas e respire profundamente. Lembre-se, é importante procurar ajuda profissional se estiver enfrentando essas situações.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
A eficácia do banho de piscina pode variar de pessoa para pessoa, considerando o ambiente desconhecido do evento. Recomenda-se consultar um profissional de saúde mental, como psicólogo ou psiquiatra, para orientação personalizada e estratégias de enfrentamento. Técnicas de respiração, como a profunda e consciente, também podem ajudar a controlar a hiperventilação. Busque apoio profissional para entender suas necessidades individuais e desenvolver estratégias eficazes contra a ansiedade.
Oi, darling! Espero que esteja tudo bem contigo, sobre a questão da piscina, sim pode ajudar, mas como meus colegas elencaram varia de pessoa a pessoa, depende varios fatores como da sua relação com a agua,, se você sente usando roupa de banho em publico, etc. Tem diversas técnicas para lidar com crises de pânico, o exercicio da respiração pode ser uma delas. Sobre suas crises de panico, as vezes, o pensar demais - como por exemplo achar que vai ter um na festa - pode desencadea-las, por isso busque focar nas coisas boas e nos prols dessa festa. Ademais, é importante você entender os possiveis gatilhos das crises para poder lidar com elas e eventualmente parar de tê-las, nesse caso, a psicoterapia entra como local para você tratar e desenvolver estratégias de intervenção e prevenção das crises de pânico. Te desejo uma boa festa e um fabuloso fim de ano.
Olá,
Se você se sente confortável na água e é algo que te ajuda na regulações emocional , pode ser uma estratégia nesse momento, já que o evento vai ocorrer em breve. Porém, mais importante que isso, é você identificar e compreender os fenômenos que fazem com que você apresente tais sintomas, causando um sofrimento e angústia. Sugiro você fazer psicoterapia, pois com certeza ela vai te auxiliar nessas questões e juntos desenvolverem habilidade para lidar com essas situações. Desejo tudo de bom pra você. Fico a disposição.
Olá! Sim. Principalmente se for uma atividade que você gosta de realizar. A atividade motora tende a colaborar com a distração do pensamento, e consecutivamente diminuir o fator estressante para você. Vamos descobrir outras formas de lidar com o pânico? Se precisar de apoio estou por aqui.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
De fato, o banho de piscina pode ser útil nesses momentos. A temperatura da água pode contribuir para regular as emoções, algo que também pode ser replicado em casa com um banho no chuveiro. Além disso, existem algumas técnicas de respiraçãp que podem ser utilizadas em situações mais extremas, como a 4 segundos (inspirando o ar) - 7 segundos (segurando o ar) e 8 segundos (expirando o ar). No entanto, considerando que essas crises parecem ser recorrentes, seria prudente buscar ajuda profissional. Um profissional poderá ajudá-lo a lidar melhor com as causas subjacentes desse desconforto. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Entendo que você está se sentindo ansioso em relação ao evento e preocupado com a possibilidade de uma crise de pânico. Uma crise de pânico é uma resposta intensa de ansiedade que pode incluir sintomas como hiperventilação, palpitações, sudorese e sensação de perigo iminente. Tomar um banho de piscina pode ajudar a relaxar e reduzir a ansiedade para algumas pessoas. A água fria pode ter um efeito calmante. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é diferente. Algumas pessoas podem se sentir melhor, enquanto outras podem se sentir mais ansiosas em ambientes sociais. Se você acha que isso pode ajudar, experimente e observe como se sente. Se a sensação de possibilidade de uma crise de pânico é algo recorrente para você, considere iniciar um acompanhamento psicológico. No seu processo, o profissional te ajudará a encontrar estratégias específicas para você.