Meu ex analista encerrou o acendimento de 2 anos abruptamente, devido a mudança de cidade. Entretanto,

14 respostas
Meu ex analista encerrou o acendimento de 2 anos abruptamente, devido a mudança de cidade. Entretanto, não tive nenhum período de adaptação, e estou sem coragem para começar outra análise. O que fazer diante disso?
Parece que ficou uma questão mal elaborada ai, você deve ter se sentido um tanto esquecida e estar vivendo um grande vazio, afinal era uma relação estruturante para você que abruptamente se desfez. Creio que seria bom sim procurar outro analista, recomeçar e isso talvez seja bom para o seu processo, afinal é outra relação, outro ponto de vista.
sei que sente um pouco de desmotivação de "poxa, começar a falar de mim novamente do 0", mas uma ou duas sessões isso passa e a analise começa a fluir.
Não desista!

Iniciar um outro processo analítico, às vezes, é complicado e até penoso, dado que muito do que foi dito só foi dito após serem derrubadas uma série de, digamos, barreiras e/ou dificuldades, a partir do momento em que se estabeleceu um "laço de confiança" com seu analista.
Pontuaria duas coisas: essa dificuldade inicial é bem comum, sobretudo se você e seu antigo analista tivessem uma boa relação terapêutica, porém é bom registrar também que essa boa relação pode se estabelecer com outros profissionais da mesma forma e, em alguns casos, essa mudança é até benéfica para você mesmo.
Dada a dificuldade, eu indicaria tentar entrar em contato com o seu antigo analista e solicitar alguma indicação de um profissional de sua confiança (isso se ele não já tiver feito o encaminhamento). Acho que, de alguma forma, você sendo encaminhada a um profissional que o profissional que você confia indicou poderia ajudar a vencer essa "dificuldade/ falta de coragem/ resistência".
Ao meu ver ela deve se fortalecer através da terapia, a terapia fará com que ela tenha recursos para "enfrentar" os pais e qualquer outro estímulo que seja aversivo para ela e que cause crises.
Uma vez interrompida a análise uma opção seria você continuar sem precisar faze-la por um tempo. No entanto, aparentemente você sente a necessidade de continuar o seu processo analítico. Isso deve ser tratado com a importância devida. Sendo assim recomendo que procure um novo analista. A dificuldade inicial devido a construção de uma intimidade/confiança é algo que realmente pode acontecer, mas uma vez que você escolha um profissional de sua preferencia isso logo será superado com algumas sessões.
Olá! Bom, pelo seu breve relato é possível notar que você está receosa e resistindo a um novo analista, devida a relação que vocês tiveram durante este período. No entanto mesmo assim me parece que você ainda demanda/pede por uma análise. Evidentemente a relação entre analista-analisando provoca marcas, que inclusive são trabalhadas durante o tratamento. Portanto, como você disse no início da sua pergunta sobre o encerramento do "acendimento", me parece que algo ainda está aceso... Acredito que você possa partir daí e falar sobre isso. Um abraço.
Bem, retomar sua análise é fundamental, e trabalhar além de coisas que já vinha fazendo também esta questão com o analista de sua preferência agora. Principalmente, como era a relação transferencial que mantinha sua análise. Cordialmente,
Jeneson
O processo de interrupção do tratamento e de separação de alguém com quem mantinha uma relação importante pode ser sofrido. Isso não é um problema necessariamente, mas aponta para o fato de que este processo, com este profissional, era importante para você. Sobre o que fazer, cabe ponderar se você deseja seguir em atendimento nesse momento - já que não é porque já fazia análise que obrigatoriamente precisa continuar logo após a interrupção. Se você considerar que é importante seguir em análise, concordo com os colegas que pontuaram que, mesmo com as dificuldades iniciais de uma nova relação de trabalho, é muito possível que isso implique em ganhos e desenvolvimentos importantes para você.
Espero que os comentários o ajudem a avançar nas suas reflexões. Abraço.
Olá. É importante você avaliar o porquê da resistência ao retorno a psicoterapia. Os motivos podem se muito variados. Desde sentimento de abandono, medo de estabelecer uma nova relação tão íntima com outro profissional entre outros. Mas o mais importante é que você passou por algumas transformações no processo terapêutico anterior sendo uma pessoa diferente e isto faz com que você possa estabelecer uma relação terapêutica diferente. Pode ser muito proveitoso este novo momento para seu desenvolvimento pessoal!
.
Boa sorte! Fico a disposição.
Olá, bom dia.
É possível que essa interrupção abrupta tenha sido bem ruim pra você; Sem dúvida, é complicado recomeçar outra análise. Você já pensou em tentar alguma outra forma de psicoterapia? Algo mais focado na reestruturação de pensamentos e crenças e focado para resolução de problemas? Se sim, procure uma terapia cognitivo-comportamental.

Espero que tenha te ajudado.
Antes de tomar qualquer decisão, considero importante ponderar sobre duas questões: o motivo de se iniciar um novo processo analítico e o que exatamente te faz sentir sem coragem para isso. Há que haver algum sofrimento para se procurar um analista. Embora seja comum a ideia de que a "análise é algo para se conhecer melhor", na realidade ela só se sustenta quando há algo em jogo. A vida é repleta de desafios e acontecimentos inesperados como esse que relata em relação ao seu ex-analista. Diante disso há a possibilidade de se lamentar, de pensar que as coisas poderiam ser diferentes ou tentar compreender como aquilo que ocorreu te afeta e o qual é a sua parte nisso. Ou seja, já que não podemos prever ou controlar os outros, podemos, por outro lado, nos fortalecer para lidarmos com acontecimentos como esse de modo mais leve, mais autônomo, mais tranquilo.
Toda transferência é transferência de amor...na relação terapêutica nao é diferente.
Romper relações é algo único...cada um lida de uma maneira e penso que talvez nesse momento para vc deve ter sido sofrido e vc deve está no processo de luto dessa separação.
Espera o momento certo e busque dar continuidade a sua análise que pelo visto é algo de valor para vc.
Estarei aqui caso resolva inicisr um novo processo.
É explicável que você tenha tido esse sentimento de perda e/ou abandono diante da ruptura desta relação, e consequentemente tenha gerado uma espécie de bloqueio. O fato de você se recusar a procurar outro analista, é algo a ser trabalhado, pois este seu comportamento pode ser uma repetição de algo não elaborado, ou mal resolvido. Pode se considerar uma pequena amostra de como você se coloca diante das relações. Qualquer dúvida estou a disposição.
Bom dia, eu faço ideia o quanto isso é doloroso. Por isso aconselho a marcar algumas entrevistas com profissionais até você encontrar um onde se sinta à vontade e segura para dar procedimento ao seu tratamento. Sugiro que inicie elaborando essa perda. Um grande abraço.
Olá!Como vc já tem o propósito de continuar o seu processo de autoconhecimento com ajuda de um outro profissional da área de atuação em psicanálises, o próximo passo é o sacrifício das inclinações contrárias a esta concretização como a tendência de ficar temporariamente em zona de conforto. Atualmente, com a prática cada vez mais comum da telemedicina , vencer está inclinação se torna menos difícil.
Boa sorte em sua busca!