Meu filho de 7 anos esta no primeiro ano de alfabetização e não gosta de escrever, normalmente copia

8 respostas
Meu filho de 7 anos esta no primeiro ano de alfabetização e não gosta de escrever, normalmente copia a rotina do quadro incompleta, me fala que não gosta de copiar, que é sempre a mesma coisa e ultimamente tem tido crises de choro me falando que não consegue copiar e não sabe porque. Oque fazer?
Primeiramente, precisa ser investigado o que pode ter ocorrido para este comportamento aparecer, pode ser alguma dificuldade , ou mesmo algum evento que o deixou assim.
É muito importante você procurar um psicólogo infantil para fazer a avaliação. Se houver necessidade, ele indicará outro profissional de outra área para ajudá-lo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde!

Penso que seja importante buscar uma ajuda profissional para poder identificar o que faz seu filho não conseguir realizar a tarefa/copiar. Assim, pode ser identificada a causa, que podem ser muitas, e a intervenção auxiliará no desenvolvimento esperado para a aprendizagem, especialmente não resultando em outros sintomas de dificuldades escolares, sejam pedagógicas ou emocionais.
O profissional da psicologia poderá ajudar inclusive orientando os pais e também intervindo na escola, se for o caso. A disposição.
Procure a equipe da escola (professores e coordenação pedagógica) para saber como é a rotina de seu filho e comportamento dele diante das demais atividades. Nesta fase de aquisição da linguagem escrita pode ser normal que as crianças apresentem algumas dificuldades, no entanto, se não tiverem acompanhamento pedagógico adequado, podem ter prejuízos passando a "não gostar" de estudar. Um psicopedagogo pode auxiliar nessas questões, atuando com a criança e orientando a família e escola.
Mãezinha importante acreditar no seu filho, se ele conseguiu externalizar isso é porque ele tentou com os recursos internos dele antes sozinho. Ele está fazendo um pedido de ajuda, pois sozinho não consegue lidar. Também é um indicativo de que ele tem um entendimento e possivelmente maturidade dentro do esperado para idade dele, entretanto o fato de ele observar essa dificuldade, comparando com os coleguinhas por exemplo, pode estar gerando emoções desagradáveis, gerar sofremento além de alimentar a crença de que ele não está sendo capaz. Ajude seu filho, fale na escola, se tem alguma psicóloga ou psicopedagoga que possa fazer uma melhor avaliação inicial dele e te orientar, se elas entenderem que pode sim existir uma limitação iram encaminhar para um psicodiagnostico q é uma avaliação completa de todas funções mentais e vai detectar o que está acontecendo e apontar tratamento. Importante é validar o movimento do seu filho, se ele conseguiu se abrir é porque vocês tem uma boa relação.
Olá, é recomendável procurar um psicólogo para fazer uma avaliação psicológica, e investigar o que pode está acontecendo.
Para que um tratamento seja adotado com sucesso, é necessário um diagnóstico detalhado. É preciso fazer uma avaliação. Cada criança tem um forma própria para comunicar o que está passando. Fica claro, porém, que seu filho está passando por algum sofrimento. Há ajuda, apenas dê o primeiro passo! Abraço!
Olá! Acho importante conversar com a escola para entender o que acontece lá. O seu filho está pedindo ajuda, sozinho não está encontrando recursos interno para resolver e para poder ajuda-lo é necessário uma avaliação pois pode haver motivos tanto emocionais como cognitivos. Sou psicóloga infantil e fico à disposição para ajuda-los! Abraço
É importante saber como acontece esse processo da alfabetização. A transição da educação infantil para ensino fundamental pode gerar esses comportamentos, a exigência é maior, o que pode causar fadiga e recusa em fazer as atividades. É importante conversar com a escola para verificar outros comportamentos e como a criança reage a outras situações no ambiente escolar e principalmente se a proposta pedagógica da escola tem consonância com o perfil da criança.

Especialistas

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Vanessa Ramona Santos

Vanessa Ramona Santos

Psicólogo

Recife

Daniele Leão

Daniele Leão

Terapeuta complementar

Salto

Mayara Vieira Pereira

Mayara Vieira Pereira

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 106 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.