Minha esposa possui dor na relação sexual (vaginismo ou dispareunia) a terapia é indicada para ela

27 respostas
Minha esposa possui dor na relação sexual (vaginismo ou dispareunia) a terapia é indicada para ela apenas ou seria melhor nós dois realizarmos a terapia em conjunto?
Primeiramente sua esposa deve passar com um ginecologista para descartar possíveis infecções. Após, pergunte a ele se o melhor tratamento nesse momento seria a fisioterapia ou a psicoterapia. Se decidido pela psicoterapia, o mais importante é a confiança no profissional. Tanto a psicoterapia individual quanto a de casal são indicadas. Discuta com sua esposa como ela se sentirá mais confortável.

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que a Terapia de Casal deve ser feita por um profissional qualificado para tal. A terapia de casal é uma especialidade, muitos desconhece e buscam ajuda no psicólogo clinico, que poderá sim "ajudar", entretanto não é sua especialidade e certamente lhe faltar ferramentas para tal serviço.

A questão de sua esposa precisa ser em primeiro lugar conversada entre vocês, e no segundo momento uma consulta ao especialista será muito adequada,(possíveis causas podem ser descobertas ) o que não significa que ficarão em terapia.

Espero ter ajudado. Forte abraço.
A dor na relação sexual pode ter várias causas, fisiológicas ou psicológicas. Procurar um ginecologista é fundamental para descartar qualquer tipo de problema fisiológico. Quanto à terapia familiar, é uma abordagem que lida com as questões das relações e, no caso de sua esposa, pode ser de grande ajuda. Quando falamos em sexualidade no casamento, estamos falando em um problema do casal e que deve ser resolvido pelo casal. O terapeuta de casal vai trabalhar, em primeiro lugar, tudo que estiver relacionado ao casal. Em seguida, se for necessário, passa-se para as questões individuais.

Espero ter ajudado. Abraço.
Como uma das colegas mencionou, seria bom sua esposa fazer um checkup ginecológico para descartar possíveis questões físicas/orgânicas que estejam afetando seu bem-estar.

Acho cedo ainda para dizer que o que ela sente é vaginismo ou dispareunia. Uma conversa com um/a psicólogo/a com conhecimentos em sexualidade poderá ajudá-los a entender a queixa de sua esposa.

Sobre o fato da terapia ser individual ou casal, vai depender da forma de trabalhar do/a profissional e como vocês lidam com a questão. Em geral trabalho individualmente, por exemplo, mas meu foco durante os atendimentos é tanto o casal como a pessoa que me busca para atendimento.

Boa sorte e espero ter ajudado! ;-)
Como bem disseram os colegas é importante que um especialista seja consultado, como um ginecologista e, sendo descartado um problema físico, a psicoterapia é fundamental.
Uma disfunção sexual, como é o caso do vaginismo, ocorre por vários fatores que certamente acarretará desconforto na relação conjugal. Somente um profissional qualificado poderá dar o diagnóstico correto.
A psicoterapia de casal é necessária para facilitar o dialogo e a compreensão do fenômeno, pois sendo o ato sexual um dos momentos mais prazeroso do casal, a ruptura desse ato prejudica, se não todas, mas grande parte da convivência entre o casal, nas suas diversas áreas.
Naturalmente que mesmo na psicoterapia de casal, cada cônjuge terá seu momento em particular com a psicoterapeuta. O que é fundamental é que ambos tenham em mente que o problema precisa ser compreendido e resolvido para que o vinculo continue fortalecido.
Bom dia. É necessário que sua esposa passe por avaliação médica (ginecologista). Após este passo, ela pode sim procurar por psicoterapia, tanto individual, quanto em casal. Cordialmente, Renato Guimarães
Antes de tudo sua esposa tem que marcar consulta com o ginecologista de confiança para descartar possíveis infecções.
Considerando que não haja nada de grave, a psicoterapia tanto individual quando a de casal são importantes neste caso.

Atenciosamente,
Se esse quadro já foi diagnosticado pela ginecologista, agora precisará de terapia para entender quais são suas dificuldades em relação a vida sexual e favorecer com que supere qualquer medo e receio. Indico terapia individual a ela.
levando em conta que ela ja tenha passado pelo ginecologista , na terapia individual ou de casal, sera averiguado como tudo começou, se outas causas emocionais podem estar interferindo ou nao neste sintoma que ela esta apresentando no momento. A partir disto, o tipo de terapia podera ser encaminhada, se de casal, ou individual Abraços
Boa tarde!!!!! Tudo bem? A partir do momento em o diagnóstico dado a sua esposa, conforme sua duvida: "Minha esposa possui dor na relação sexual (vaginismo ou dispareunia) a terapia é indicada para ela apenas ou seria melhor nós dois realizarmos a terapia em conjunto? ", já foi dado por um médico especialista, acredito que se o diagnóstico veio pelo especialista, no caso, ginecologista, supondo, possivelmente, o especialista, deva ter indicado terapia individual. Pois, a dor durante a relação pode ser por motivos fisiológicos, emocionais, psicológico, tudo junto ou separados, ou seja, somente fisiológico, não necessariamente por infecções, pode ser somente emocional, onde a sua esposa possa estar passando por uma fase bem estressante ou psicológico, por algum motivo que a "traumatizou" na iniciação da relação na vida sexual, por exemplo. Sugiro que o sr converse mais com a sua esposa, se de fato o diagnóstico veio por meio médico e não pesquisa dr Google, considere as orientações médicas para ajuda-la nessa fase e se for iniciar a terapia, que deixe a sua esposa iniciar individualmente. Se necessário, o(a) psicólogo(a) lhe chamará para um atendimento e se necessário indicará atendimento de casal.

Espero ter contribuído!!!!

Forte abraço!!!!

Dra Taisi Mousse.
O fato de você perguntar já indica que isto não é uma questão somente dela. Por isso, acredito que você precisa ser escutado também.
Isso não significa, entretanto, que precisa ser uma “terapia de casal”. Você pode optar por sessões individuais.
Em psicoterapia seria interessante em primeiro momento o espaço só para ela, até para avaliar o caso e depois estabelecer as diretrizes para o tratamento. Sendo que é ponto positivo o interesse do cônjuge no desenvolvimento do processo, podendo participar em momento planejado. I tipo de terapia e estabelecido partir de entrevista avaliativa. Caso prefiram vir juntos para uma primeira conversa é possível desde que combinem juntos.
Olá! Como alguns colegas já falaram, é importante que sua esposa consulte um ginecologista a fim de verificar se as dores durante a relação são de cunho fisiológico, contudo, a origem sendo fisiológica ou psicológica é importante que sua esposa tenha acompanhamento com psicólogo, pois a vida sexual tem influência nas demais áreas da vida. No meu entendimento, a terapia de casal seria num segundo momento. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Bom dia, é importante conhecer as causa da dor que pode ser fisica ou psiquica, se é fisica um ginecologista é adequado para isso, se é psiquica/emocional, precisa consultar um psicologo/a especialista em sexologia ele vai saber tratar o caso e ver se é um problema da pessoa ou da relação entre o casal. Após essa avaliação podem decidir se o tratamento deve ser individual ou de casal. Espero ter ajudado.
O vaginismo tem causa orgânica ou psicológica, seria adequado um a consulta com o gineco para descartar a possibilidade orgânica. O mesmo que a causa seja desta natureza a psicoterapia é adequada . A primeira consulta é interessante que o paciente venha sozinho, assim poderá falar dos seus sentimentos, é momento de cada um. Após a analise do caso, poderá ser feita em casal.
Terapia pode ajudar sim, se ha questões entre o casal a terapia em casal tb pode ser bom.
Nao deixe de ir ao médico genecologista tb
Olá! Levando em consideração que sua esposa já foi diagnosticada por sua ginecologista e teve esclarecimentos de como cuidar, entendo que o trabalho psicológico deve ser feito apenas com ela. Na terapia será cuidado os aspectos emocionais e comportamentais para ajudá-la no entendimento de suas questões. O terapeuta poderá indicar depois uma terapia de casal concomitantemente à individual, caso ache necessário. Mas inicialmente indico terapia individual.
Olá. Antes de procurar um psicólogo, é bom ela passar pelo ginecologista. Conversem entre vocês se há a necessidade de terapia de casal para essa questão ou se ela gostaria de fazer terapia sozinha. Atenciosamente.
Olá! Sempre é recomendado procurar um ginecologista primeiramente. E depois pode-se fazer terapia individual. Mas a terapia de casal é bem bacana pois os dois se empenham em resolver essa questão e há uma apoio maior para sua esposa!!
Olá
A dor na relação sexual pode ter várias causas, fisiológicas ou psicológicas. Procurar um ginecologista é fundamental para descartar qualquer tipo de problema fisiológico. Quanto à terapia de casal, é uma abordagem que lida com as questões das relações e, no caso de sua esposa, pode ser de grande ajuda.
Ola, o tratamento da disfunção sexual precisa ser investigada primeiro a nível individual para se necessário, ser tratado o casal.
Olá! Eu já acompanhei pacientes com esse mesmo diagnóstico (vaginismo) e as acompanhei individualmente, mas com toda certeza afirmo que sua participação eventual - algumas sessões esporádicas acordadas com a psicóloga e com a anuência de sua esposa - tem a contribuir e muito na resolução do problema. Entenda que o Vaginismo é um sintoma que está indiretamente ligado a questões sexuais provindas da psiquê de sua parceira. Por favor, não entenda que estou declarando-a "doente", estou apenas dizendo que ela faz associações inconscientes relacionadas a sexo que podem estar impedindo-a de se soltar, ou até mesmo de sentir prazer. O tratamento ideal para ela se dá por terapia individual, contando com seu auxílio e eventual presença em algumas sessões. Esse auxílio no tratamento é de muita valia sim, o casal tem muito a ganhar.
Olá! Vaginismo ou dispareunia são diagnósticos multifatorias, e o tratamento costuma envolver uma série de profissionais; um bom ginecologista para descartar questões físicas, fisioterapia pélvica para aumentar a consciência corporal, trabalhar gradualmente a capacidade de penetração e psicoterapia. As disfunções sexuais costumam afetar muito a auto-estima e humor e qualidade de vida da pessoa, por isso pode ser importante uma psicoterapia individual com a possibilidade de incluir o parceiro caso necessário.
Na relação de vocês é preciso que haja muito acolhimento e paciência. Existe possibilidade de boa evolução, mas é preciso que o casal faça de relação sexual algo mais gostoso possível excluindo cobranças sobre penetração ou orgasmo. Lembrem que o sexo é muito mais do que penetração ou estímulo genital; é encontro, carinho, toque, erotismo, brincadeira. Explorem uma sexualidade mais ampla, isso tende a fortalecer o vínculo, cuidar da libído e intimidade.
O ideal é sempre individual, mas pode ser de casal e com a orientalçao do ginecologista, boa sorte.
Pode ser individual, ela precisa descobrir o motivo de estar apresentando esse sintoma.
Olá. Minha orientação é ela fazer psicoterapia individual, sendo que terapia de casal também pode acontecer ao mesmo tempo. Além disso, é importante ter acompanhamento de ginecologista. Abraço.
Olá o tratamento para essas patologias é multiprofissional, ginecologista, fisioterapia pelvica e psicoterapia cognitivo comportamental ou terapeuta especialista em sexualidade. Orientações para o casal também são necessárias. Abraço