Minha filha de tres anos e meio recebeu hoje reclamações de que estava a beijar as amigas e a tocar

9 respostas
Minha filha de tres anos e meio recebeu hoje reclamações de que estava a beijar as amigas e a tocar as partes íntimas das crianças. O que faço. Não entendo este comportamento?
Uma criança nesta idade repete o que vê (e o que escuta) ou o que fizeram a ela. Procure investigar estas possibilidades. As crianças tem sexualidade embora os adultos tendem a não aceitar este fato. No entanto esta curiosidade sobre a sexualidade deve ser mantida dentro dos limites que uma criança pode compreender e esta energia dirigida a outras atividades. Caso estes comportamentos persistam por mais tempo, talvez seja o caso de procurar um psicólogo ou psicanalista.

É comum as crianças manifestarem curiosidade pela sexualidade e fazerem brincadeiras experimentando com outras crianças.
É muito importante falar com ela sobre esse comportamentos de uma maneira tranquila e aberta para que ela possa se sentir a vontade para falar sobre o que aconteceu e perguntar, caso tiver dúvidas.

Também é muito importante que os principais cuidadores prestem atenção para sua maneira de lidar com o assunto da sexualidade, já que muitas pessoas ficam nervosas com este tópico e, no momento de falar com a criança, a tensão que existe no adulto, deixa a criança com medo, dificultando a comunicação.

O fato de presentar esse comportamento pode ser uma oportunidade para abrir uma comunicação sobre a sexualidade e para aprender sobre ela, já que é um aspecto muito presente e importante da vida.

Como mencionou o colega, caso o comportamento vire repetitivo, é importante procurar um especialista para entender melhor o que está acontecendo.

Atenciosamente,
É comum a criança sentir sensações ao explorar o próprio corpo. Não há o erotismo,

mas a sexualidade é presente. As “polaridades” de nosso corpo são ativas desde a

terna infância. Podemos também considerar que para além desse campo das

descobertas, na atual sociedade as crianças vão sendo bombardeadas pelos meios de

comunicação, amigos, parentes e etc. Muitas vezes a criança vai pulando etapas da

vida, capturando noções inadequadas e danosas. É preciso transmitir segurança,

possibilitando uma abertura maior para esse diálogo. Suas sensações ainda estão no

campo das descobertas. Esses comportamentos devem ser investigados sem

preconceitos. Cada etapa da vida da criança é repleta de desafios. A compreensão das

regras morais ocorre por volta dos seis anos, essa captação do mundo sobre o certo e o

errado vai adquirindo forma e organizando o seu psicológico. Mas desde cedo é

possível oferecer a criança condições que possibilite ela refletir sobre suas atitudes,

ajudando-a a maturar suas ações com responsabilidade, impondo também limites,

respeito por si e pelos outros.
O que seria do crescimento dos pais, se não fossem os filhos apresentarem situações totalmente novas. E eles são verdadeiros doutores nesta tarefa para ampliar conhecimento. Como você é uma mãe ou um pai que já percebeu isso, vá em frente, encontre um psicólogo que possa lhe esclarecer.
Para vc explicar para ela, primeiro é necessário que entenda o que está acontecendo.

ELA ESTÁ SE CONHECENDO, CONHECENDO O OUTRO (IGUAL / DIFERENTE), O MUNDO..
Sem cunho sexual que o adulto vê.

Muitas outras situações ocorrerão kkkkk ;)

Explique com tranquilidade e sem julgamentos as informações que pretende sobre o assunto, o mais objetivo e claro possível.

Fez sentido para você?
Gostaria de ajuda para saber como lidar com esta e outras muitas questões? Vamos conversar?

bejinhos
Dra Mariana Goytacaz
Psicóloga e Coach Infantil
Oi !! primeiro precisa entender em que contexto isto acontece e saber como ela entende a situação. Toda criança tem sexualidade mas precisa ser orientada de que ninguém pode tocar seu corpo e nem ela tocar outra criança. É muito importante acompanhar todo desenvolvimento da criança na escola em casa e em situações sociais. A situação que relatou precisa ser entendida e bem esclarecida para a criança ,qualquer dúvida estou a disposição . Abraços
Uma vez que a criança tem desenvolvido este comportamento em ambiente educacional, torna-se importante a observação dos pais no ambiente familiar como a criança se desenvolve, porém é fundamental que esta criança seja acompanhada de um profissional de Psicologia para compreender melhor a sistêmica do funcionamento da criança inclusive em seus ambientes de desenvolvimento, lembrando que a infância é um processo de descobertas.
Acho importante acrescentar algumas considerações, além de ratificar o que os colegas já disseram. Este comportamento para uma criança de 3 anos e meio é totalmente NORMAL, desde que esteja acontecendo entre crianças da mesma idade. Indico que os pais procurem a orientação de um psicólogo para lidar melhor com o desenvolvimento da sexualidade da criança.
A criança nesta fase , age por impulsos e satisfação do prazer que é muito natural ao descobrirem que tocar nos genitais da prazer .Precisa observar se não está imitando alguém ou se foi tocada indevidamente, maliciosamente .Importante chamar a atenção da criança para alguma brincadeira ou outra atividade , e se continuar o comportamento, buscar orientação com profissional .